Existem muitos rocks de sucesso que não são originais. Veja nesse artigo 15 covers que bombaram e fizeram mais sucesso que os originais.
Um cover ou uma cover sempre foi uma espécie de homenagem ao artista original, seja para parabenizar, enviar uma mensagem ou até mesmo apoiar.
Alguns apenas tocam ao vivo, outros por sua vez gravam em versões de estúdios e até lançam como singles.
O fato é que, muito desses covers, não dão em nada, fica só pela homenagem mesmo. Por outro lado, outros vingam e conseguem fazer mais sucesso que a versão original.
Isso não quer dizer que as versões originais não sejam boas, pelo contrário, algumas chegam até a fazer sucesso mediano, outros nem tanto.
Em razão disso fizemos esse artigo com 15 covers que bombaram e fizeram mais sucesso que os originais.
1) It’s My Life – No Doubt
É errado falar que a canção It’s My Life da banda inglesa Talk Talk não fez sucesso. Sim ela fez, e se tornou um dos maiores hits dos caras. Confira no player abaixo:
Contudo, ela fez mais sucesso com a banda de rock alternativo e new wave da california No Doubt, capitaneado pela bela vocalista Gwen Stefani.
Beleza essa, que ela abusa no vídeo clipe desse cover, onde ela interpreta uma assassina que dá fim nos maridos. Assista no player abaixo:
2) Last Kiss – Pearl Jam
A balada triste, de um cara com a morte de sua amada, Last Kiss do Pearl Jam, é uma cover tão famosa, que muita gente não sabe que é cover.
Imortalizada na voz de Eddie Vedder, Last Kiss é uma das mais famosas dessa lista dos 15 covers que bombaram e fizeram que os originais. Confira no player abaixo:
A música original foi gravada por Wayne Cochran & The C.C. Riders no ano de 1962 é quase totalmente desconhecida do público em geral. Acompanhe no player abaixo:
E por falar em Pearl Jam, pra você que é fã dos caras, semana passada contamos a história da banda aqui em nosso canal, vou deixar um link na descrição pra você acompanhar.
3) Nothing Compares 2 U – Sinéad O’Connor
Uma música que pouca gente imaginava que fosse uma cover, é a balada Nothing Compares 2 U, da carequinha do rock, Sinéad O’Connor. Veja no player abaixo:
Ela foi composta pelo cantor Prince no ano de 1985 para seu grupo The Family, que também tinha a produção do cara do Purple Rain. Confira no player abaixo:
Sinéad gravou essa cover em seu segundo álbum de estúdio, I Do Not Want What I Haven’t Got, em 1990.
4) Girls Just Want To Have Fun – Cyndi Lauper
Outra música que ninguém imagina ou imaginava que fosse cover é a dançante Girls Just Want To Have Fun da “patinho feio” do rock Cyndi Lauper. Assista no player abaixo:
E tem mais um detalhe, “As Garotas Querem Apenas se Divertir,” que se tornou uma espécie de hino do empoderamento feminino foi composta e gravada por um homem, o músico Robert Hazard.
Ele gravou no ano de 1979, Cyndi lançou a cover 4 anos depois em 1983 como seu primeiro single, explodindo de sucesso pelo mundo todo.
Acompanhe a versão original de Hazard no player abaixo:
5) Torn – Natalie Imbruglia
A australiana Natalie Imbruglia tem como seu maior sucesso o hit Torn, e justamente o seu maior sucesso na realidade é um cover. Veja no player abaixo:
A música é original é da banda de metal alternativo da california Ednaswap. Ela foi composta em 1993 e gravada em estúdio 2 anos depois. Acompanhe no player abaixo:
Imbruglia incluiu a versão em seu álbum de estreia Left of the Middle no ano de 1997 e a canção se tornou um estrondoso sucesso nas paradas, tornando a modelo e cantora Natalie, conhecida no mundo todo.
6) I Fought The Law – The Clash
O hit I Fought The Law da banda inglesa de punk rock The Clash, também é um dos 15 covers que bombaram e fizeram mais sucesso que os originais. Confira no player abaixo:
A versão original é da banda americana de rockabilly chamada The Crickets que gravou no ano de 1960. Veja abaixo:
Os caras do The Clash Mick Jones e Joe Strummer ouviram em uma jukebox, outra cover dessa música da banda The Bobby Fuller Four e resolveram gravar uma versão e colocar no seu álbum de estreia nos EUA, no ano de 1979.
7) Whiskey In The Jar – Metallica
Outra banda que gravou seu cover inspirado em outro cover foram os caras do Metallica. Veja no player abaixo:
A música Whiskey In The Jar é original da banda folk irlandesa The Dubliners formada nos anos 60. Acompanhe:
Contudo a trupe de James Hetfield foi inspirada para a regravação em 1998, na versão de outra banda irlandesa o Thin Lizzy que gravou a mesma em 1972.
Essa versão do Metallica chegou a ganhar o Grammy de Melhor Performance de Hard Rock do ano 2000.
8) Twist and Shout – The Beatles
Seguindo nessa mesma linha, outra banda que regravou sua cover a partir de outra regravação, foi ninguém mais ninguém menos que os The Beatles.
E por incrível que pareça, um de seus maiores sucessos “Twist and Shout,” não é de autoria dos 4 rapazes de Liverpool. Veja no player abaixo:
A música é original do grupo vocal The Top Notes, que a lançou no ano de 1961 e ainda como lado b tem base? Confira no player abaixo:
Assim como o Metallica os Beatles gravaram sua versão em 1963 inspirada em outra cover, do The Isley Brothers gravada um ano antes em 1962.
9) American Woman – Lenny Kravitz
Outra música que ninguém imaginava que fosse uma cover é o rock que enaltece a mulher americana do rocker Lenny Kravitz, American Woman. Veja abaixo:
A canção é uma versão da banda canadense The Guess Who que a gravou no ano de 1970. Veja a seguir no player:
Kravitz lançou sua versão como single no ano de 1999 como promoção de seu 5º álbum de estúdio “5.”
10) Amor, Meu Grande Amor – Barão Vermelho
Sim, temos um representante tupiniquim nessa lista dos 15 covers que bombaram e fizeram mais sucesso que os originais.
É o Barão Vermelho com a balada romântica “Amor, Meu Grande Amor.” Eles gravaram essa versão, no ano de 1996 em seu décimo álbum de estúdio intitulado “Álbum.” Veja abaixo:
A música é uma versão da cantora Ângela Rô Rô, que gravou a original no ano de 1979. Confira abaixo:
11) Blue Suede Shoes – Elvis Presley
Até tu Elvis? Sim o Rei do rock também é um que aparece na lista dos 15 covers que bombaram e fizeram mais sucesso que os originais.
A música Blue Suede Shoes não é de sua autoria e sim de outro cantor de rockabilly, contemporâneo a Elvis, Carl Perkins. Veja o hit com Elvis no player abaixo:
O ano era 1956 Perkins estava numa dureza, numa trocação de pele danada quando compôs Blue Suede Shoes e gravou na esperança de explodir nas paradas. Veja no player abaixo a versão original com Carl Perkins:
Entretanto o cantor sofreu um acidente de carro, que quase fez ele passar dessa pra melhor.
Presley que não era bobo nem nada, viu potencial na canção e regravou uma versão, quando Perkins ainda se recuperava do acidente.
O sucesso de Presley fez a carreira de Perkins estacionar, fazendo ele não ter o mesmo destaque que o Rei do Rock.
12) Easy – Faith No More
A turma mais jovem do metal, pode até pensar que a música Easy lançada em 1992 no quarto álbum de estúdio da banda da Califórnia Faith no More, seja de autoria própria.
Isso por que o vocalista Mike Patton, se sente tão a vontade na música, que até seus gritos, entram em sintonia na melodia. Acompanhe no player abaixo:
Porém a verdade é que a música é da década de 70 da ex banda de Lionel Richie os Commodores. Confira!
13) I Love Rock n’ Roll – Joan Jett
Quem diria que um dos hinos do rock é um cover. Sim, estou falando de I Love Rock N’ Roll da cantora e guitarrista da Pensilvânia Joan Jett e sua banda os Blackhearts.
Inclusive essa música faz parte da edição 21 do clube do rock que trata dos 7 hinos do rock, as 7 músicas que são consideradas como verdadeiros hinos do Rock n’ roll, clique no player abaixo para acompanhar:
Todo mundo pensa que essa música é de autoria de Joan e sua banda, mas na realidade ela é um cover da versão da banda inglesa The Arrows que a gravou no ano de 1975. Veja abaixo a versão original:
Segundo o vocalista e baixista da banda, Alan Merrill, a música foi composta como uma resposta a música It’s Only Rock N’ Roll (But I Like it) lançada pelos Rolling Stones no ano de 1974.
Joan gravou a canção em duas ocasiões. A primeira foi no ano de 1979 com 2 integrantes do Sex Pistols, Steve Jones e Paul Cook e não atingiu o sucesso.
Ela insiste na gravação novamente em 1982, dessa vez com sua banda os The Blackhearts e aí sim acerta em cheio no sucesso. A música ficou de 30 de março até o dia 1º de maio no topo, em primeiro lugar da parada da Bilboard. Acompanhe no player abaixo a versão que entrou pra história do rock com Joan e sua banda:
14) Knockin’ On Heaven’s Door – Guns N’ Roses
Outra música que muita gente fica surpresa ao saber que é um cover e não uma música original dos caras do Gun’s N’ Roses é o famoso bate bate na porta do céu, Knockin’ On Heaven’s Door. Veja no player abaixo:
No entanto, a música é de autoria do Cantor de Folk Rock Bob Dylan, que lançou o single em julho de 1973. Veja abaixo a versão original com Bob:
A canção foi composta por Dylan para a trilha sonora do filme de velho oeste Patt Garrett e Billy The Billy the Kid.
Com o Guns, o single foi lançado em maio de 1992, fazendo parte da promoção do quarto álbum de estúdio da banda Use Your Illusion II, lançado em 1991.
15) Beggin – Maneskin
E o último de nossa lista dos 15 covers que bombaram e fizeram mais sucesso que os originais é a música Beggin da banda Italiana de hard rock, os caras do Maneskin.
Não só o cover bombou, mas fez a banda ser conhecida mundialmente e atingir o sucesso.
A gravação original é do ano de 1967 da banda americana The Four Seasons. Veja abaixo:
O Maneskin é uma das gratas revelações do rock nos últimos anos. Eles conheceram o sucesso ao participar no ano de 2017 da 11ª edição da versão italiana do programa Factor X, quando ficaram em 2º lugar.
A música que eles escolheram pra se apresentar? Foi justamente essa, Beggin, ela foi o pontapé inicial da banda para atingir ao estrelato.
Veja o vídeo dessa apresentação, da banda no player abaixo:
Dica do Blog
E pra você curtir esses vídeos sem importunar ninguém, apresento a vocês o Airphone, um fone de ouvido sem fio.
Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.
O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas. Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.
Clique aqui ou no banner logo acima e acesse já esse produto.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo clique no player abaixo:
Fontes: Google, Wikipedia, KMs que contam, TMDQA, Rockbizz e letras.mus.