7 Bandas Com 2 Bateras
Parece até meio estranho, fica até difícil de imaginar uma banda com 2 bateristas tocando, mas que existem elas, existem.
Muito provavelmente você talvez tenha visto e não percebido 2 bateras em ação na mesma banda.
Se caso não viu ou não se lembre, não se sinta culpado elas são raras. Por essa razão, deve ser difícil para os caras manterem a sincronia e harmonia da melodia.
Por isso corremos atrás e fomos pesquisar as 7 bandas de rock com 2 bateristas juntos na sua formação.
The Doobie Brothers
A primeira da lista das 7 bandas de rock com 2 bateristas simultâneos em sua formação é o The Doobie Brothers de San Jose na California.
O nome Doobie Brothers não está relacionado a nenhum parentesco entre os integrantes.
A banda adotou o nome por um vizinho ter sugerido, por falar que eles não paravam de fumar maconha. E Doobie era uma espécie de gíria local para o baseado, a sugestão foi mais do que aceita digamos assim.
Apesar de ser formada em 1970, o sucesso explodiu com o segundo álbum da banda Toulouse Street, onde a primeira faixa Listen To The Music alcançou o topo das paradas.
Segundo Batera
Foi nessa época que a banda resolveu adotar a adição de uma segunda bateria, passando a banda a ser um sexteto.
Ficou assim composta a formação clássica do The Doobie Brothers: Tom Johnstone guitarra e vocal; Pat Simmons Guitarra; Tiran Porter Baixo; Jeff Skunk Baxter na outra guitarra; John Hartman na primeira bateria; e Michael Hossack na segunda batera adicional.
Hoje a banda conta somente com um baterista na sua formação. Contudo, a maior parte de seus 52 anos de carreira, foi composta por 2.
Eles gravaram 18 álbuns de estúdio e venderam cerca de 40 milhões de discos.
Clique no player abaixo, para conferir o clipe Listen To The Music:
Orquestra Mineira de Rock
Era abril de 1999, quando 3 bandas de suma importância do cenário underground mineiro: Cálix, Cartoon e Somba, se uniram pra fazer um show em um clube na capital mineira, ali nascia a Orquestra Mineira de Rock.
A princípio era apenas uma reunião de 3 bandas que comungavam de gosto e preferências musicais em comum.
Nesse show eles se revezaram no palco, ao final, todos os 12 componentes se uniram no palco, transformando em uma orquestra.
O repertório da banda, vai dos clássicos do rock até a música erudita. Eles também tocam as canções autorais das 3 bandas.
Além das duas baterias, compõe a Orquestra Mineira de Rock, guitarras, baixos, piano, teclados, violões, bandolin, cello, esraj e 9 vozes.
Confira no Player abaixo, uma apresentação em dezembro de 2017, onde eles performam Bohemian Rapsody da banda Queen. A semelhança da sonoridade com a banda inglesa é impressionante veja:
PAUS
Apenas com 4 integrantes, a banda portuguesa PAUS é a terceira da nossa lista das 7 Bandas de rock com 2 bateristas simultâneos em sua formação.
A banda formada em 2009 em Lisboa, conta com um tecladista/Guitarrista (Fábio Jevelim), um baixista (Makoto Yagyu) e dois bateristas Hélio Morais(Também vocalista) e Joaquim Albergaria.
PAUS é um dos nomes em mais evidência do Rock Alternativo Português no momento.
Eles estiveram no Brasil em 2019, onde gravaram um EP de quatro faixas no Redbull Studio em São Paulo/SP. Esse EP teve a participação de alguns músicos brasileiros.
Segundo o vocalista Hélio Morais, que também é um dos bateristas. A ideia de gravar esse EP no Brasil e contar com a colaboração de alguns músicos brasileiros, nada mais é, do que experimentar uma fase mais colaborativa.
Clique no player abaixo e confira o clipe Pelo Pulso dessa Banda Lusitana:
The Allman Brothers Band
Os caras do The Allman Brothers Band, fundaram a banda em 1969 em Jacksonville na Flórida nos EUA.
A banda sempre contou com seus dois bateristas Butch Trucks e Jai Johanny “Jamoe” Johanson desde a fundação da banda.
O Grupo incorporava elementos do jazz, blues e música country em seu som. Eles foram premiados com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971 e 2005.
Célebre Guitarrista
Seu guitarrista Duane Allman, foi considerado pela Revista Rolling Stone em 2003, como o nono melhor guitarrista de todos os tempos.
No entanto a carreira de Duanne foi curta. Ele morreu em um acidente de moto em 1971.
A mesma Rolling Stone, classificou a banda entre os 100 maiores artistas de todos os tempos.
Entre idas e vindas, a banda encerrou sua carreira em outubro de 2014. No decorrer desses 45 anos de carreira, eles tiveram dois hiatos, entre 76 e 78, e também entre 82 e 89.
Veja no player abaixo apresentação ao vivo da banda em setembro de 1970 com a música Whipping Post, confira:
Grateful Dead
A banda Grateful Dead foi fundada em 1965 em San Francisco na California. Inicialmente eles contavam apenas com um baterista Bill Kreutzmann.
No entanto, ele ficou só 2 anos como único baterista da banda. Em 1967 ele ganha a companhia de Mick Hart nas baquetas.
A dupla de bateras do Grateful Dead, ganhou o apelido de “Demônios do Ritmo.”
Em 1971 Nick deixa a banda, deixando o grupo momentaneamente com um batera. Contudo, retorna em 1974 e fica até o fim da banda no ano de 1995.
O sincronismo entre os dois bateras é impressionante. Acompanhe a dupla em ação no clipe Let The Good Times Roll gravado ao vivo no ano de 1989. Veja no player abaixo:
Genesis
A mais famosa da lista das 7 bandas de rock com 2 bateristas simultâneos em sua formação são os caras do Genesis.
Conforme contamos em nosso Canal no Youtube na edição número 6 do clube do rock a partir da saída de Peter Gabriel da banda, o batera Phil Collins acumula o posto de vocalista da banda.
Clique no player abaixo pra acompanhar o vídeo da Edição 06:
Em 1977 Chester Thompson é recrutado para ser o baterista e deixaria Phil Collins livre para os vocais.
Eu disse deixaria, pois apesar de Collins ter ficado livre para cantar ele nunca abandonou de fato as baquetas.
Duas Baterias no Palco
Sempre havia duas baterias no palco dos shows da banda. Porque volta e meia Collins pegava as baquetas e mostra sua velha habilidade de batera.
Eu falei pegava, porque infelizmente hoje, devido a saúde debilitada, Collins não consegue mostrar mais sua arte na bateria.
Entretanto antes nos shows que precederam a pandemia, as duas baterias estavam lá firmes e fortes.
Em 2006 o Genesis fez um estupendo show para mais de 500 mil pessoas em Roma na Itália.
Nesse show ele e Chester, esbanjam habilidade nas baquetas, num duelo de baterias pra lá de sensacional.
Confira esse duelo e o show na íntegra no player abaixo, é espetacular.
King Crimson
No caso do King Crimson, banda formada em 1968 no condado de Dorset na Inglaterra, a banda tocou com um baterista até 1994.
Desde a fundação só Robert Fripp guitarrista fundador, permanece na banda. A banda teve várias formações, um entra e sai danado de componentes ao longo da carreira.
A primeira dupla de bateras da bateras na banda, se deum em 1994 quando a banda passou a ser um sexteto.
Pat Mastelotto e Bill Bruford foram os responsáveis pelas baquetas na ocasião. Bill era o baterista desde 1972. Nesse ano recebeu a companhia de Mastelotto.
Três anos depois Bill deixa a banda, ficando Mastelotto como único baterista até 2008. Nesse ano Gavin Harrisson assume a segunda bateria, deixando a banda novamente com dois bateras.
3 Bateras
Em 2014 a banda passa por uma nova reformulação, e a dupla de bateras ganham a companhia de Bill Rieflin, mais um integrante das baquetas deixando a banda com 3 bateristas.
Assista no player abaixo, a banda tocando nessa época em 2014, com esses 3 bateras no palco, confira!
Dica do Blog
Mesmo o assunto do artigo de hoje ter sido a bateria. Diz uma coisa pra mim, Já teve vontade de tocar guitarra? O mais charmoso dos instrumentos musicais?
Clique aqui ou no banner abaixo e conheça um curso de guitarra nota mil brother, totalmente passo a passo.
Curtiu esse post? Deixe sua opinião nos comentários. Para acompanhar esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:
Fontes: Wikipedia, Google, Tenho Mais Discos que Amigos, Site Doobie Brothers e Site Genesis.