Criatividade é o que não falta no rock n’roll, e hoje vamos falar sobre os 7 clipes mais criativos do mundo do Rock Parte 5, confira!
Nas edições números 36, 47, 62 e 79 do clube do rock, mostramos os 7 clipes mais criativos do mundo do rock, parte 1, 2, 3 e 4 respectivamente.
E como já falamos nas 4 edições anteriores, o mundo do rock é muito grande e as bandas se superam cada vez mais na criatividade e inovação na composição dos roteiros de seus vídeos.
Sendo assim, não poderíamos ficar restritos a uma, duas 3 ou 4 edições. Por essa razão, o nosso tema de hoje vai ser os 7 clipes mais criativos do mundo do rock parte 5.
Yellow River/Christie
A banda inglesa Christie formada em 1969 em Leeds na Inglaterra lançou seu maior sucesso Yellow River no ano seguinte em 1970.
A Música fez parte do álbum inaugural e homônimo da banda.
Até aí nada de mais, o que torna o clipe curioso, para fazer parte dos 7 clipes mais criativos do mundo do rock parte 5 é o cenário escolhido para gravar o clipe.
O cenário do vídeo, já que a letra fala de rio, nada mais é, do que um rio da Inglaterra.
O trio canta e toca seus instrumentos em um barco que navega no Rio Tâmisa
Inspiração
O compositor da música, o vocalista e baixista Jeff Christie se inspirou em vídeos da guerra do Vietnã para compor a música.
A letra diz:
“Abaixe as armas a guerra está ganha, vou voltar para o lugar que eu amo o Rio Amarelo. O Rio Amarelo está na minha mente, o Rio Amarelo está no meu sangue.”
Banda Christie
A letra só fala nesse rio amarelo, o tempo todo. Se você tem mais de 30 anos provavelmente já ouviu essa música.
Mesmo tendo sido lançada há mais de 50 anos, a música fez um sucesso estrondoso não só na época, mas também no decorrer dos anos.
Influência
Eles citam os Beatles como grandes influenciadores de sua carreira. Para assistir esse clipe da Banda Christie basta clicar no player abaixo:
Seven Nation Army/The White Stripes
O vídeo da canção Seven Nation Army, do quarto álbum de estúdio The Elephant, de 2002 do Duo Americano The White Stripes, o clipe chama atenção pelo formato da gravação.
A criatividade está na edição do vídeo. É usado o efeito Zoom, com alternância das imagens da baterista Megan, com a do vocalista e guitarrista Jack.
Essa música foi uma das mais tocadas e apreciadas da primeira década desse terceiro milênio.
A sincronia do bumbo de Megan com os efeitos visuais do vídeo também é destaque.
Futebol
Essa música tornou-se uma espécie de hino cantada por várias torcidas de clubes de futebol, espalhadas pelos quatro cantos do mundo.
Uma característica dessa música é a de não possuir refrão. E a letra em si não é muito clara.
Ela diz que cada um tem a sua história pra contar e isso vai desde a Rainha da Inglaterra, ou até mesmo os cães do inferno.
Sobre o nome da música O Exército das Sete Nações, Jack afirma que é uma citação errada que ouviu quando era criança em Detroit.
Ele ouviu o Exército da Salvação, e confundiu com Exército das Sete Nações. Veja esse clipe no player abaixo:
In The Shadows/The Rasmus
O clipe da música In The Shadows da banda finlandesa The Rasmus, chama a atenção pela criatividade do enredo, para figurar entre os 7 clipes mais criativos do mundo do rock parte 5.
A canção é do 5º álbum de estúdio da banda Dead Letters. A letra fala em alguém que está procurando e esperando algo, que está sempre nas sombras.
Fala de alguém que está aprisionado ou ainda com uma doença, procurando se libertar.
Vídeo
Como falei, a parte criativa do vídeo não está na letra, mas sim desenrolar do enredo do clipe.
A história se passa num típico casarão ou castelo europeu, onde a banda toca em um show particular em um salão. E em uma outra época, uma jovem chega para trabalhar como empregada nesse casarão.
A serviçal passa a ter visões nos espelhos da casa, do show dessa banda no futuro.
Em um jantar solene, ela tem outra visão no espelho e deixa cair a bandeja no chão. A chefe dos serviçais a castiga com chicotadas.
Atemporal
No meio da noite ela tem nova visão da banda no espelho. Dessa vez o vocalista Lauri Ylonen, estende os braços, e leva a jovem serviçal para o futuro.
Ela é tele transportada para o futuro dentro do show da banda. O clipe acaba, mostrando os chefes dos empregados entrando nos aposentos da moça e não a encontrando.
Veja esse vídeo no player abaixo:
Open Up Your Eyes/Tonic
Open Up Your Eyes ou abra os seus olhos é a primeira faixa do álbum inaugural da banda da Tonic formada em 1993 em Los Angeles na California.
A letra como o próprio nome já diz, serve de alerta, dizendo para você ficar quieto e alerta, que todos os problemas desaparecerão.
Já o vídeo, mostra os quatro integrantes andando de patins nas ruas de um condomínio residencial horizontal.
Passeio Divertido
Nesse passeio eles vão cruzando com moradores com as situações mais inesperadas. Que vão desde uma modelo posando para fotos, até um homem sendo levado pela coleira, com um balde na cabeça fingindo ser um cachorro.
Os quatro rapazes da banda, ainda mostram uma grande habilidade ao fazer inúmeras coreografias com as rodinhas nos pés.
Confira esse vídeo clicando no player abaixo:
Californication/Red Hot Chili Peppers
A criatividade dos caras do Red Hot Chili Peppers, começa no nome da faixa título do Sétimo álbum de estúdio da Banda Californication!
Embora o vocalista Anthony Kieds negue, muitos acreditam o nome é uma mistura de Califórnia com fornication, fazendo alusão a fornicação.
A letra da música começa dizendo que Espiões Chineses tentam roubar sua alegria, e garotas suecas sonham com participações no cinema. E se você quer esses sonhos, isso é californicação, isso é californication.
A letra segue dizendo em envelhecimento, cirurgião, casamento, controle de população, e por aí vai…
Vídeo
No entanto a criatividade mesmo está no vídeo. Os quatro integrantes da banda são transportados para um jogo de vídeo game.
Trata-se do jogo do vídeo de game GTA. Cada um dos personagens da banda, se torna um jogador dentro do game.
Cada integrante passa por diversos cenários, pilotando carros, pilotando insetos gigantes, terremotos, etc…
Assista a esse clipe clicando no player abaixo:
Who Can It Be Now/Men At Work
A criatividade dos caras do Men At Work no clipe de Who Can It Be Now, ficou por conta de usar o cotidiano de nosso dia a dia.
Esse clipe figura nessa lista dos 7 clipes mais criativos do mundo do rock parte 5 pela simplicidade que a banda explora.
Muitos videoclipes, não retratam fielmente e letra da música, pelo contrário alguns nem lembram.
Já esse clipe trabalha na construção do enredo do vídeo, simplesmente retratando basicamente o que diz a letra.
O Vídeo
O clipe começa com alguém batendo na porta da casa do vocalista da banda Colin Hay.
Diz a letra e o vocalista cantando:
“Quem poderá ser batendo na minha porta? Vá embora, não volte mais aqui. Não vê que está tarde da noite?”
Men At Work
E o vídeo segue, mostrando o protagonista com receio e temor do visitante inesperado que não para de bater na porta.
O vídeo mostra o lado cômico desses irreverentes músicos, não só nesse clipe como os outros da trupe australiana.
Clique no player abaixo para conferir esse clipe:
Another Brick In The Wall Parte II/Pink Floyd
Pra fechar essa lista dos 7 clipes mais criativos do mundo do rock parte 5. Um clipe que se você gosta de rock e tem mais de 30 anos, provavelmente já assistiu.
A criatividade sempre foi forte na composição das músicas, letras e também na produção dos clipes da banda Inglesa Pink Floyd.
Another Brick in The Wall part II retrata bem essa criatividade e superprodução.
A letra faz uma crítica aos rígidos sistemas educacionais, em grau especial aos internatos. Dizendo que não precisam de educação e nem de lavagem cerebral.
Diz ainda professores, deixem as crianças em paz!
Vídeo
No clipe as crianças marcham em direção a uma máquina que os transformas em clones vazios com faces de barros, iguais e sem distinção.
Os alunos ainda caem dentro de um moedor de carne gigante, e saem picados como salsicha.
O vídeo ainda mostra em seu início, um professor que pega um aluno escrevendo poemas na sala de aula e o castiga com uma palmatória na frente dos colegas.
A sequência mostra o mesmo professor em casa no meio de uma refeição, seguindo as ordens de uma esposa que parece ser tão autoritária com ele, como ele é com os alunos.
Indiretas
São mensagens subliminares que os caras do Floyd transmitem no clipe.
Não é segredo pra ninguém de como acaba o clipe de Mais um Tijolo no Muro. Ao som de um riff poderosíssimo de David Gilmour, as crianças se revoltam, quebram suas cadeiras e ateiam fogo nas mesmas.
Clique no player abaixo para acompanhar esse clipe na íntegra:
Dica do Blog
E pra você curtir esses clipes sem importunar ninguém, apresento a vocês o Airphone, um fone de ouvido sem fio.
Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.
O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas. Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.
Clique aqui ou no banner logo acima e acesse já esse produto.
Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários. Para assistir essa matéria em vídeo, clique no player abaixo: