Os 7 Maiores Acidentes No Mundo Do Rock

Os 7 Maiores Acidentes No Mundo Do Rock
Ebook O Rock n' Roll Como Ele É

Os 7 Maiores Acidentes No Mundo Do Rock

No artigo de hoje trataremos sobre Os 7 Maiores acidentes do mundo do Rock, aqueles que causaram mais impacto.

Infelizmente na vida em geral, e no Rock também é claro, nem tudo são flores, existem as adversidades.

Sei que muita gente vai falar, ah mas está faltando esse ou aquele.

Tudo bem, cada um tem seu ponto de vista, no entanto, procuramos nos basear naqueles que pegaram muita gente de surpresa e causaram grande impacto ao longo dos tempos.

Não levamos em consideração suicídios e overdoses, no caso do segundo, pode ser acidente, contudo a pessoa que toma certas substâncias sabe do risco.

Mas chega de papo e vamos aos Top 7 dos acidentes no mundo do Rock.

Cozy Powell/Várias Bandas

Cozy Powell

No posto de número 7, dos 7 Maiores Acidentes no Mundo do Rock, aparece o Baterista Cozy Powell.

Colin Trevor Powell, ou Cozy Powell como era conhecido, nasceu em 29 de Dezembro de 1947 no Condado de Gloucestershire na Inglaterra.

Cowell foi um renomado e solicitado baterista no mundo do Rock.  Ele ficou em 31º lugar na lista dos 50 maiores bateristas de Hard Rock e Metal de todos os tempos lançado pelo site Loudwire.com

Ele tocou nas bandas Rainbow, Whitesnake, Cinderella, Emerson Lake and Cowell (variação do Emerson Lake and Palmer quando este deixou a banda), Black Sabath e Fletwood Mac dentre outros nomes do Pop Rock.

Morte

Quando ele deixou o Fletwood Mac em 1996, ele se juntou ao Guitarrista sueco de Heavy Metal Yngwie Malmsteen.

No dia 05 de Abril de 1998, aos 50 anos, após abandonar uma turnê do Sueco por sentir dores no pé.  Cozy morreu em um acidente automobilístico perto Bristol também na Inglaterra.

Ele dirigia seu carro em uma rodovia, um Sedan médio Saab 9000 a 170 km/h sob forte chuva.

Segundo a reportagem da BBC, seu índice alcoólico no sangue estava acima do permitido, ele não usava cinto de segurança, e ainda falava com sua namorada na ocasião, que teria ouvido o barulho do impacto.

Veja no player abaixo, um clipe do Whitesnake ao vivo, onde Cozy performa na bateria em 1984.

Whitesnake – Love Ain’t No Stranger

Dimebag Darrell/Pantera

Dimebag Darrell

Darrell Lance Abott, nasceu em Dallas no Texas, em 20 de agosto de 1966.

Mais conhecido como Diamond Darrell e posteriormente Dimebag Darrell, nome artístico que passou a adotar nos anos 90, foi guitarrista fundador do Pantera, junto com seu irmão Vinnie Paul nas baquetas.

A banda de Glam Metal, foi formada em 1981 em Arlington no Texas, juntamente com o Baixista Rex Brown e o Vocalista Terry Glaze.

Em 1987 a banda queria uma pegada mais pro lado do Trash, foi quando recrutou Phil Anselmo para o lugar de Terry.

Dimebag Darrell é considerado pelos fãs do Heavy Metal, como um dos guitarristas mais originais e técnicos de todos os tempos.

Tanto que ele foi eleito o guitarrista número 1 do mundo do metal, pela revista britânica Metal Hammer

Damageplan e Morte

Devido ao envolvimento de Anselmo com heroína, os irmãos fundadores, Vinnie e Darrell, resolveram dissolver a banda em 2003 e fundaram o Damageplan.

Um ano depois, em 08 de dezembro de 2004, ele foi morto de uma forma um tanto bizarra e estranha.

Durante um show da nova banda em Columbus no Ohio, um fã maluco chamado Nathan Gale, subiu ao palco e atirou no guitarrista.

Após acertar Darrell em cheio ele se virou contra a plateia e continuou a atirar, matando inclusive mais um fã da Banda, que subiu ao palco para tentar conter o assassino.

O Assassino foi morto a tiros pela polícia, no entanto chegou a atingir um total de 15 pessoas com seus disparos.

Embora a polícia não tenha descoberto as razões do crime, muitos que o conheciam atribuíram ao fato de o mesmo ser fã do Pantera, e não ter reagido bem a sua dissolução.

Veja no player abaixo, Dimebag em ação em um clipe do Pantera.

Pantera – Cemetery Gates

Randy Rhoads/Quiet Riot e Ozzy Osbourne

Randy Rhoads

No posto de número 5 dos 7 maiores acidentes do mundo do Rock, aparece o Guitarrista Randy Rhoads da Banda de Ozzy Osbourne, o Pai do Metal.

E por falar em Pai do Metal, na edição número 12 de nosso Canal Clube do Rock, contamos a história de Ozzy Osbourne.

Deixamos de mencionar nesse vídeo, que você pode conferir no player abaixo, que ao sair da banda em 1979, ele foi demitido por seus companheiros.

Vídeo da Edição Nº 12 Clube do Rock

É isso mesmo o velho Ozzy andava meio que abusando do uso de drogas, e seus parceiros do Black, acabaram por demiti-lo.

Quiet Riot

Randall William Rhoads, ou simplesmente Randy Rhoads, nasceu em Santa Mônica na California no dia 06 de Dezembro de 1956.

Aos 16 anos de idade no ano de 1973, junto com o baixista Kelly Garni, o Vocalista Kevin DuBrow e o Baterista Drew Forsyth fundam o Quiet Riot.

Em 1979 após dois álbuns lançados, Quiet Riot I e Quiet Riot II, desentendimentos entre Garni e DuBrown, fazem o baixista abandonar a banda.

Rhoads, não satisfeito com o ocorrido, também deixa a banda, alegando não ver futuro para a banda sem Garni.

Contratação de Rhoads por Ozzy

Em 1980 Ozzy, recém demitido do Sabbath, começa a fazer audições para buscar um guitarrista.

Após várias audições mal sucedidas, Rhoads se candidata para uma.  Ao Chegar, logo ao afinar sua guitarra, Ozzy reconhece que achou o guitarrista que procurava.

Rhoads gravou dois álbuns com Ozzy, A Blizard of Ozz e Diary of a Madman.  Ele foi eleito por uma enquete realizada pela revista Rolling Stone, como 36º melhor guitarrista de todos os tempos.

Morte

Outra morte muito estranha e bizarra.  A banda de Ozzy havia tocado em Knoxville no Tenesse no dia 18 de março de 1982. 

Pegaram a estrada na mesma noite, pois tinham um compromisso de tocar no 14º Rock Superbown, em Orlando na Flórida, juntamente com Bryam Adams e banda, Foreigner e UFO.

Após a noite inteira viajando, a banda que tinha como motorista, Andrew Aycock, resolveram passar em sua casa em Leesbur na Flórida.

Andrew que tinha dirigido a noite toda, morava em uma casa onde tinha um galpão com avião e uma pista de pouso, cujo proprietário era Jerry Calhoun.

Exame Médico Vencido

Mesmo com seu brevê vencido, e sem a permissão do dono do mesmo, Andrew pegou o avião e levou o tecladista Don Airey e o empresário Jat Duncan para dar umas voltinhas.

Após largar os dois, convidou Randy Rhoads e Rachel Youngblood, responsável pelas maquiagens da banda para também irem com ele.

Aí vem a bizarrice, a ex esposa de Andrew entrou no ônibus onde Ozzy e o restante da banda dormia.

Segundo testemunhas Andrew tinha visto ela entrar, e passou a dar voos rasantes próximos ao ônibus.

Na quarta passagem, a asa do avião tocou no ônibus, fazendo o mesmo perder o controle bater em uma árvore e explodir no galpão de Jerry.

Ozzy acordou assustado, e chegou até a salvar um homem do incêndio que estava no galpão, no entanto, Rhoads, a maquiadora e o piloto/motorista, estavam mortos.

Assista no player abaixo, um clipe de Randy, junto com Ozzy e banda, no single I Don’t Know, confira!

Ozzy Osbourne e Banda – I Don’t Now

Clif Burton/Metallica

Cliff Burton

Clifford Lee Burton ou simplesmente Cliff Burton.  Ele nasceu em Castro Valley na Califormoa em 10 de Fevereiro de 1962.

Contamos parte da história de Cliff e sua curta duração no Metálica no artigo Os 7 melhores baixistas de todos os tempos.  Veja esse artigo em vídeo no player abaixo.

Vídeo da Edição 38 do Clube do Rock

Ele entrou para o Metallica em 1982, um ano depois da fundação da banda. 

Burton tocava um baixo que parecia guitarra, ele entrou na banda por isso, deixou James e Lars, impressionados em uma performance em um bar.

Cliff chegou na banda a tempo de participar do álbum de estreia Kill Em All, onde mostra esse solo de Cliff que impressionou James e Lars na faixa “Anesthesia”.

Veja o clipe no player abaixo:

Metallica – Anesthesia

Morte

A Carreira de Cliff na Banda foi curta.  Ele morreu em um acidente com o ônibus da Banda na turnê européia em 86

Na noite de 26 de Setembro de 1986 no sul da Suécia, após jogar cartas, Cliff acabou ganhando e como prêmio foi dormir na única beliche disponível no peque ônibus.

O veículo derrapou no gelo e acabou capotando, com o impacto, Cliff foi arremessado para fora do veículo que acabou sendo esmagado pelo do próprio ônibus que caiu em cima do seu corpo.

James suspeitou de embriaguez do motorista, mas nada foi comprovado, foi uma fatalidade do acaso.   Com apenas 24 anos o talentoso baixista nos deixou.

Buddy Holly/ Richie Valens/JP. Richardson

3 Promessas do Rock Antigo

O dia em que música morreu, assim foi chamado o dia 03 de fevereiro de 1959, devido ao acidente aéreo na madrugada desse dia em Clear Lake no estado de Ioha o Tio Sam.

Por que essa alcunha?  Estavam a bordo simplesmente 3 dos Cantores de Rock, que eram tão populares e promissores como Elvis na época.

Por essa razão a medalha de bronze da nossa lista dos 7 maiores acidentes no mundo do rock vai para Richie Valens, Buddy Holly e JP. Richardson.

Três jovens cantores e 3 promessas para o Rock na ocasião. 

Buddy tinha 22 anos, já compunha, gravava e produzia  seus próprios discos e shows.

Richie Valens de 17 anos, estourou com a inesquecível canção chamada La bamba, que rendeu até filme mais tarde.

JP. Richardson era o mais velho da turma tinha 28 anos, compunha para outros artistas e já tinha feito sucesso com o Hit Chantilly Lace.

Os jovens músicos participavam de uma turnê chamada The Winter Dance Party, que deveria cobrir 24 cidades em 3 semanas de 23 de Janeiro a 15 de fevereiro de 1959.

Como o próprio nome diz Festival de dança de inverno, eles estavam no rígido inverno americano, e o ônibus da turnê não tinha aquecedor a bordo.

O Acidente

Foi quando Buddy, que já estava cansado com as viagens de ônibus, teve a ideia de fretar um voô para a próxima cidade Moorhead no Estado de Minessota.

Só que tinha um detalhe, a pequena aeronave fretada só tinha 3 lugares para passageiros para levar uma pequena parte dos músicos do elenco do Festival, Valens e Richardson toparam ir com Buddy.

A aeronave um Bonanza B35 decolou as 0:55 do dia 03 de fevereiro de 1959 e pouco tempo depois não obteve contato com a torre de controle.

As 3:30 da manhã o aeroporto de destino avisou que não teve contato algum com a aeronave.  Fizeram um voô de reconstituição na manhã seguinte e encontraram os destroços da aeronave.

De acordo com as investigações, o mau tempo e a inexperiência do jovem piloto de apenas 21 anos, foram as principais causas do acidente.

Apurou-se também, que a torre de controle do aeroporto que partiram, falhou por não alertar o jovem piloto sobre as condições adversas do mau tempo.

A morte das 3 jovens marcou o que parecia ser o fim da era de ouro no Rock na época.  Principalmente por Little Richard ter se convertido, e ter se tornado pastor evangélico e por Elvis estar servindo o exército na época.

Veja o vídeo That’ll Be The Day do Buddy Holly no player abaixo:

Buddy Holly – That’ll Be The Day

Lynyrd Skynyrd

Lynyrd Skynyrd

Na medalha de prata para os 7 maiores acidentes do mundo do rock, aparece uma banda que quase foi dizimada em um acidente áereo em 1977.

Trata-se do Lynyrd Skynyrd uma banda Americana formada em 1964 na cidade de Jacksonville na Flórida.

A banda vendeu mais de 50 milhões de discos, divididos em 5 álbuns antes do acidente e nove posterior ao acidente, com a nova formação em 1991.

Falei quase dizimada, porque no dia de 20 de Outubro de 1977, parte da banda foi morta.  Aconteceu em um acidente aéreo envolvendo 27 pessoas, entre membros da banda, tripulação e roadies.

Foi após um show em Greenville na Carolina do SulBaton Rouge na Louisiana. 

Dos 7 membros da banda, morreram o vocalista e fundador Ronnie Van Zant e o Guitarrista Steve Gaines, além da irmã do mesmo Cassie Gaines, que era backing vocal da banda, o assistente de direção, e o Piloto e co piloto do avião.

Pós Acidente

Os outros 21 sobreviventes, ficaram gravemente feridos, mas sobreviveram a queda da aeronave.

Alguns dos outros membros sobreviventes, se juntaram a Jhonny Van Zant, irmão mais novo de Ronnie nos vocais e reativaram a banda.

Uma curiosidade sobre esse acidente, é que no mesmo ano essa aeronave um Convair CV 240 havia sido rejeitada pelo Aerosmith.

A trupe de Steven Tyler não achou o avião e a tripulação, adequados para o padrão da banda.

Clique no player abaixo para acompanhar o single do Lynyrd Freebird em 1977:

Lynyrd Skynyrd – Freebird

Mamonas Assassinas

Mamonas Assassinas

E a medalha de ouro para os 7 maiores acidentes do mundo do rock vai para……………..Mamonas Assassinas.

Para quem tem menos de 35 anos é muito provável que se lembre vagamente desse fenômeno não só do Rock, mas de toda a história da música tupiniquim.

O Mamonas foi fundado em 1989 com o nome de Utopia na cidade de Guarulhos na Grande São Paulo.  Praticamente viveram no ostracismo, no underground paulista até outubro de 1994.

Nessa época, perceberam que as paródias que faziam nas suas apresentações tinham mais impacto, do que as músicas chamadas sérias e as covers que tocavam.

Resolveram mudar de perfil, gravaram uma demo com duas faixas, “Mina”, que mais tarde mudaria de nome para “Pelados em Santos, e Robocop Gay“.

O Produtor musical Rick Bonadio, achou sensacional as faixas, nascia ali O Mamonas Assassinas.

Eles começaram a criação e gravação do único álbum da Banda, com o nome homônimo, que foi lançado em junho de 95.

O Sucesso

Esse álbum com 15 faixas, vendeu mais de 1.800.000 cópias, e recebeu o prêmio de disco de diamante pela ABPD, Associação Brasileira de Produtores de Discos.

A Banda composta por: Dinho nos vocais; Bento Hinoto o Japa da Guitarra; os irmãos Samuel Reoli no baixo, e Sérgio Reoli na bateria; e Júlio Rasec nos teclados, explodiram de sucesso em todo o País.

Pra nós que vivemos essa época, não tem como deixar de admitir o sucesso, o boom meteórico que a banda teve.

Os últimos nove meses da carreira da banda, que durou um ano e meio, eles faziam praticamente um show por dia.

E recebiam a bagatela de 100 mil de cachê, por cada show.  A exposição na mídia era intensa, em todos os programas e canais de TV.

Fatídico Acidente

Toda a banda morreu em um acidente aéreo na serra da cantareira, a bordo de um jatinho Learjet, modelo 25 D, as 23:16 do dia 02 de março de 1996.

Eles retornavam de um show em Brasília, quando tentaram pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos e tiveram que arremeter.

Autorizado a tentar o pouso novamente, o piloto se equivocou e ao invés de fazer o retorno para a direita sentido Rodovia Dutra, fizeram a esquerda e se chocaram com a Serra da Cantareira.

Segundo a CENIPA, houve imperícia do piloto, causada pela fadiga com o excesso de voôs.

A comoção nacional foi gigantesca.  A internet estava dando os primeiros passos e foi por ela que as fotos dos destroços do avião e os corpos mutilados dos músicos e tripulação tomaram conta da rede.

Legado

Apesar de serem tachados como palhaços e ridículos pela crítica especializa, e serem alvos de crítica pesada no movimento LBGT por causa da letra apelativa de Robocop Gay. Veja o clipe no player abaixo:

Os Mamonas foram precursores no Rock Nacional do chamado Rock com humor, com suas letras bem humoradas e escrachadas, aliado a um figurino exótico nas apresentações.

Na edição número 5 do clube do Rock, falamos sobre o humor no rock, tanto nacional como internacional, clique no player abaixo para acompanhar o vídeo:

Vídeo de Edição nº 5 do Clube do Rock

Dica do Blog

E pra você curtir esses 7 clipes que estão nesse artigo sem importunar ninguém. Apresento a vocês  o Airphone, um fone de ouvido sem fio.

Airphone

Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.

O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas.  Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.

Airphone

Clique aqui ou nas imagens acima e acesse já esse produto.

Deseja ver essa matéria em vídos? Basta clicar no player abaixo:

Vídeo dessa Matéria

O que achou dessa matéria? Deixe sua opinião nos comentários, diga se faltou algum acidente do rock importante nessa lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.  Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.

EI, VOCÊ...

Não Vai Embora, Antes de Baixar um Ebook Grátis Sobre a História do Rock N’ Roll, Vai?  Sabia que Não, Para Baixar Basta Digitar seu Nome e Email Abaixo

Me Chame