Filho do Punk, ele é como se fosse um neto do rock, veja nesse artigo: New Wave um dos subgêneros mais comerciais do rock confira!
Assim como o Punk Rock, teve sua versão mais pesada através do subgênero Hardcore Punk, ele teve sua versão digamos assim, mais doce e leve com o New Wave.
E essa versão mais açucarada do Punk, se tornou tão grande quanto seu antecessor, praticamente ofuscando e tirando de cena esse filho rebelde do rock.
Caracterizado por muitos em seu início pelas letras, que eram consideradas bobas e alegres, o New Wave também é marcado pelo uso dos teclados e sintetizadores em sua sonoridade.
Basicamente o New Wave chegou em 1976, dando uma injeção de ânimo no estilo roqueiro e também dando uma agitada no universo fashion com seu estilo colorido e extravagante.
Início
O New Wave surge quando o som das discotecas, da disco music, era predominante na década de 70. E também com o velho punk rock já dava seus primeiros sinais de esgotamento.
O estilo visual do New Wave era mais alegre, dançante e colorido. E também com aspectos futuristas em muitos casos.
Pela razão dos críticos e as rádios americanas chamarem o Punk de moda passageira, passaram a adotar o termo “nova onda,” para caracterizar as novas bandas punk da Inglaterra.
Isso ocorreu no ano de 1976, os primeiros ingleses a serem identificados e rotulados como a nova onda, foram os cantores Elvis Costello e Joe JacksonAu.
Já nos EUA, as primeiras bandas de New Wave, foram 2 de Nova Iorque, Blondie e Talking Heads e os The Romantics de Detroit. Veja essas 3 bandas nos players abaixo:
Os New Waver’s como eram chamados os rockeiros desse novo subgênero, tocavam suas guitarras de forma mais rápida, e os vocalistas cantavam de uma forma mais estridente.
Auge na Década de 80
Já no final da década de 70 o Movimento New Wave, começa a ganhar corpo e novas bandas americanas como o Oingo Boingo e o The Cars surgem, fortalecendo o filho do punk.
Em 1981 com o surgimento da MTV, o New Wave ganha popularidade de vez, superando até o seu primo e contemporâneo o filho do Metal, o Glam Metal.
Glam Metal que inclusive contamos a história desse filho do Heavy Metal aqui em nosso Blog, clique aqui pra você acompanhar.
No ano seguinte, o Instituto Gallup fez uma pesquisa, onde 14 % dos adolescentes, disseram que o New Wave, era seu estilo musical preferido.
O New Wave era um estilo menos rebelde e mais comercial que o Punk.
Passaram a descrever todos os artistas que usavam os sintetizadores, como banda ou cantores de New Wave.
Synth-Pop
Essa generalização, fez muitos fãs e jornalistas musicais se rebelarem, fazendo surgir subgêneros do New Wave, o primeiro deles foi o Synth-pop.
O Synth-pop chegou para ocupar um vazio deixado pela disco music e popularizou de vez o uso dos sintetizadores no lugar ou além dos teclados.
Entre as bandas inglesas de Synth-Pop destacam-se: Depeche Mode; The Human League; A-ha; OMD; Eurythmics; E os caras do Pet Shop Boys.
Vale destacar também a banda alemã Kraftwerfk, um dos pioneiros desse subgênero.
New Romantic
Também utilizando os sintetizadores de forma maciça, o New Romantic, ou os Novos Românticos na tradução literal, esse subgênero do new wave ficou marcado pelo uso do baixo e bateria eletrônica.
As bandas de destaque do New Romantic foram:
Duran Duran; Culture Club; Spandau Ballet; Soft Cell; Alphaville; The Buggles e Yazoo.
Decadência na Década de 90
No começo da década de 90 o New Wave ainda era bastante popular. Bandas como o INXS, Tears for Fears e The Pretenders estavam no auge de suas carreiras.
Contudo, o declínio do New Wave começa nos anos seguintes com a chegado do novo filho do Rock, o Movimento Grunge, o chamado rock das garagens de Seattle.
O Boom do Grunge se deu com a explosão de vendas do álbum Nevermind dos caras do Nirvana. Conforme contamos aqui em nosso Canal no Youtube na edição número 18 do clube do rock, clique no player abaixo pra você acompanhar.
Os sintetizadores, visual colorido e aspecto futurista das bandas de New Wave, deram lugar a um rock com ar mais puro e despojado.
De carona com o Grunge, bandas de rock alternativo e indie rock, aproveitaram o embalo. Enquanto que o New Wave quase saiu do mapa, com poucas bandas resistindo como foi o caso do Duran Duran, A-ha e Tears for Fears.
Revival nos Anos 2000
Após a “quase morte” do New Wave na década de 90, o movimento ressurge no novo milênio com um revival na primeira década.
Surgem bandas como Coldplay, Franz Ferdinand, The Strokes, Interpol e The Killers.
Essas bandas influenciaram o surgimento de novas bandas do estilo na segunda década, como Chvrches e Austra.
Influências na Moda e Cultura
Através de sua batida forte e ao mesmo tempo suave, e também dos sintetizadores, a Nova Onda influenciou outros gêneros musicais na década de 80, como a música pop e também seu primo o Glam Metal.
Na moda houve forte influência do new wave, tudo era colorido e extravagante. As mulheres usavam muitas roupas coloridas, maquiagem carregadas de cores vivas e acessórios pra lá de extravagantes e futuristas.
Pulseiras e brincos de acrílico e plástico eram a grande sensação. Os cabelos super volumosos e ao estilo Mullets também marcaram presença.
O New wave inspirou ainda a chamada geração saúde, com a febre das ginásticas aeróbicas nas academias. E ainda tornou a lycra, o moleton e o tênis com peças do vestuário não exclusivamente esportivas.
A sétima arte também foi influenciada pelo New Wave. Filmes para jovens e adolescentes como comédias e aventuras atingiram grande popularidade.
Filmes policiais e de ação, cheios de explosões e perseguições, também foram influenciados, trazendo personagens ao estilo new wave inclusive com trilha sonora do subgênero.
No Brasil
A nível de Brasil, o termo New Wave não foi muito bem empregado por aqui. Mesmo assim muitas bandas se apropriaram desse estilo musical.
Aqui no Brasil o Rock Nacional da década de 80 era chamado de Rock Brasil ou ainda Rock Brasileiro.
Muitas bandas do Rock Brasil tocavam punk ou pós-punk como é o caso da Legião Urbana, Titãs, Ira e Camisa de Vênus.
E outras do Rock Brasil tocavam o New Wave propriamente dito, como o Kid Abelha, Metrô, Engenheiros do Hawaii, Gang 90 e as Absurdettes e RPM
Dica do Blog
Um recado pra galera que gosta de tatuagens, e quer empreender nessa área, que deseja ser um tatuador profissional.
Tem um curso online que te ensina passo a passo a ser um profissional dessa área, onde as possibilidades de ganho são muito boas.
Clique aqui ou no banner abaixo e saiba mais.
Fontes: Google e Wikipédia.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários! Para ver esse artigo em vídeo clique no player abaixo: