O que Ozzy Osbourne e Perry Farrell tem em comum além de músicos? É o que vai conferir nesse artigo, acompanhe!
Os donos de festivais de música, geralmente são empresários bem-sucedidos financeiramente com seus negócios. Sendo que, por hobby, ou visão empreendedora, resolveram criar seus festivais.
Foi assim com Roberto Medina e sua agência Artplan. Ele fez tanto sucesso na década de 80 que resolveu se aventurar pelo mundo do show Business.
Antes de criar o 1º Rock in Rio no ano de 1985, ele já tinha entrado para o livro dos recordes ao promover o show do Frank Sinatra no Maracanã para mais de 175 mil pessoas.
Rock in Rio que foi assunto aqui recentemente em nosso blog. Clique aqui pra você acompanhar.
Entretanto não só empresários se aventuraram no mundo dos festivais. Dois Rockers, enxergaram aí, uma oportunidade para criar o seu próprio festival.
Além de músicos famosos do velho rock n’ roll, Ozzy Osbourne e Perry Farrell são idealizadores e donos de outros 2 dos maiores festivais de rock da história, o Ozzfest e o Lollapalooza.
Carreira
Apesar de tanto Ozzy, quanto Farrell sem bem conhecidos no universo roqueiro. Não tem comparação a carreira de ambos.
Enquanto Ozzy foi fundador de uma das maiores bandas de metal da história, O Black Sabbath. E também ter tido uma carreira solo bem promissora vendendo só ele, mais de 100 milhões de discos.
Conforme contamos em nosso Canal no Youtube no vídeo sobre a carreira de Ozzy. Clique no player abaixo pra você acompanhar.
Farrell teve uma carreira mediana, sendo vocalista e líder de 3 bandas, Jane’s Addiction, Porno for Pyros e Satellite Party.
Já em seus festivais foi o inverso, o Lollapalloosa atingiu maiores proporções que o Ozzfest do comedor de morcegos. Tendo edições anuais no Tio Sam e vários outros países na América do Sul e Europa.
Surgimento
No caso do Lolla, os desentendimentos entre Farrell e o guitarrista Dave Navarro no Jane’s Addiction, se tornaram insuportáveis ao ponto de em 1991. eles anunciarem uma turnê de despedida da banda.
E foi nessa turnê que Farrell viu a oportunidade de criação do festival. Até então os festivais eram criados em locais fixos.
O Lolla começou em 1991 em locais itinerantes, além da despedida da banda de Farrell, contava ainda com as bandas Siouxsie and the Banshees e Nine Inch Nails.
A partir do ano seguinte Farrell deixou a banda e passou a se dedicar exclusivamente ao festival desde então.
Já o Ozzfest começou de uma forma curiosa. A empresária e esposa de Ozzy teve o pedido de participação do marido negada na edição do Lolla em 1996.
Veio daí a ideia de Ozzy de montar o próprio festival.
Formato e Edições
Tanto o lolla como o ozzfest se tornaram edições itinerantes e anuais até 1998, quando o lolla tem seu declínio popular devido ao alto preços dos ingressos, e tem sua última edição naquele ano.
Já o festival de Ozzy ganha fama e renome, com grandes nomes do metal se alternando ao longo dos anos.
Farrell retornar com seu festival itinerante no ano de 2003, quando retorna com sua banda Jane’s Addiction tocando nessa edição.
No entanto essa edição não teve a esperada repercussão devido aos preços altos novamente, o que levou Farrell a cancelar a edição do ano seguinte em 2004.
Durante 6 anos (98 a 2004) o festival de Ozzy leva vantagem sobre o Lollapalooza, deixando Ozzy com um risinho de deboche por ter sido recusado em 1996, e ver ao festival rival definhar ao longo dos anos.
Reviravolta do Lolla
Entretanto em 2005 Farrell faz uma parceria com a Capital Sports & Entertainment e lança o festival dessa vez de forma fixa em 2 dias na cidade de Chicago no estado de Illinois.
Com mais de 70 artistas divididos em 5 palcos, o festival bombou, e atraiu um público de mais de 65 mil pessoas.
Devido ao sucesso o festival se manteve para o ano seguinte em 2006 na mesma Chicago e outro festival de sucesso, fazendo assinarem um contrato de 5 anos com o parceiro até 2011. Deixando os shows de forma fixa na capital do estado de Illinois.
Em 2011 mais uma renovação, garantindo os shows em contrato, até o ano de 2018.
Ozzfest no Mundo
O Ozzfest, fez sua primeira edição fora dos EUA no ano de 2002 na Inglaterra, além da edição americana que aconteceu normalmente.
Contudo só foi retornar as terras do Reino Unido em 2010. Naquele ano teve uma edição em Israel, além das edições inglesa e americana.
Entre 2002 e 2010 as edições americanas aconteceram normalmente nos EUA, com exceção ao ano de 2009, que não aconteceu devido a Ozzy ter se concentrado mais na composição de seu 11º álbum de estúdio Scream.
Nos anos de 2011, 2012 e 2014 não houve Ozzfest. Em 2013 e 15 Ozzy levou seu festival para o Japão.
Em 2016 e 17, últimos anos do Ozzfest foi na cidade de San Bernardino na Califórnia.
Lolla não Fica Atrás
Já o Lolla além de sua edição anual fixada em Chicago, começou a se expandir internacionalmente.
Em 2011 eles lançam suas edições no Chile e também no Brasil que se firmariam também em edições anuais.
E o sucesso do Lollapallooza explode ao longo dos anos, o que faz eles lançarem o festival em mais 4 países.
Além de Brasil, Chile e EUA, o festival tem suas edições anuais lançadas na Alemanha, Argentina, França e Suécia.
Parada Obrigatória
Ao contrário do Ozzfest que teve sua última edição no ano de 2017 como falamos, devido ao desgaste. O Lolla palooza explodia nos 7 países do evento.
E foi justamente no seu auge no mundo todo, que o Lolla teve que parar por 2 anos obrigatoriamente, devido a Pandemia do Covid.
Não houve edições nos anos de 2020 e 2021 no Brasil. Já na versão americana houve a edição de 2021 realizadas entre os dias 29 de julho e 2 de agosto daquele ano.
Em 2020 os fãs americanos do festival tiveram que se contentar com uma live transmitida pelo youtube.
Censura Tupiniquim
A edição pós pandemia do lollapalooza no Brasil realizada em 2022, ficou marcada pela censura do TSE.
Na opinião de nosso Canal Clube do Rock, artistas musicais, não deveriam misturar sua ideologia política nos seus shows.
Afinal o público está ali para apreciar seu conteúdo musical e não saber se fulano vai votar em ciclano ou beltrano. O artista está ali para demonstrar seu talento.
E o que vimos nessa edição foram alguns artistas, fazendo sinais em alusão a um determinado candidato a presidência cuja eleição seria só (foi) em Outubro último.
Em tempo o Lolla foi realizado no mês de março de 2022. Isso obrigou aos juízes do TSE a censurar tais atos, alegando propaganda política irregular. Visto que, estava fora do período de campanhas eleitorais.
Se bem que esses artistas que se manifestaram, não tem nada de Rock. Esse é o problema do Lolla, traz muitos artistas, que não tem nada a ver com o rock em suas edições aqui no Brasil.
Show que Não Aconteceu
Uma banda que tocaria e valeria a pena ver nessa edição do festival, seria o Foo Fighters. Contudo, o show não aconteceu devido ao falecimento do baterista Taylor Hawkins, dias antes na Colômbia.
E já que esse show não aconteceu, veja no player abaixo, o clipe Learn to Fly, primeiro single da banda a alcançar o Hot 100 da parada americana Bilboard.
Dica do Blog
E pra você curtir esse clipe sem importunar ninguém, apresento a vocês o Airphone, um fone de ouvido sem fio.
Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.
O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas. Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.
Clique aqui ou no banner logo acima e acesse já esse produto.
O que achou desse post? Deixe sua opinião aí nos comentários. Para ver esse artigo em vídeo clique no player abaixo:
Fontes: Google, Wikipedia, Ozzfest e Lollapalooza.