Eles são uma das bandas mais bem-sucedidas da década de 90 Pearl Jam a história de um dos maiores nomes do Grunge, confira!
Juntamente com os caras do Nirvana e Soundgarden o Pearl Jam formam as 3 grandes bandas do movimento Grunge.
Movimento esse que se tornou um dos grandes subgêneros do Rock n Roll no final da década de 80 e início da de 90, conforme contamos em um vídeo na edição número 18 do Clube do Rock, clique no player abaixo para acompanhar:
Em razão disso chegou a vez de falar desses caras, Pearl Jam a história de um dos maiores nomes do Grunge.
Origem
Era meados dos anos 80 quando o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament começaram a tocar na banda Green River sediada em Seattle.
A banda atingiu um certo sucesso, contudo foi dissolvida em 1987 por conflitos internos entre os integrantes.
Ament e Gossard se juntaram ao vocalista Andrew Wood e formaram o Mother Love Bone. Nos anos de 88 e 89 a banda seguiu fazendo algumas gravações e shows, até que conseguiram assinar com a gravadora Polygram para gravar um álbum.
No mês de março de 1990, 4 meses antes do lançamento do álbum de estreia da banda Apple, uma tragédia acontece, o vocalista Andrew Wood morre de overdose de heroína.
Arrasados com a morte do companheiro Ament e Gossard decidem encerrar a banda. Após alguns meses, Gossard começa a trabalhar com seu amigo outro guitarrista, Mike McCready que acabava de sair de sua ex banda que tinha acabado chamada Shadow.
Os dois guitarristas juntaram-se ao baixista Ament e gravaram uma fita demo, iniciando a procura por um vocalista e baterista.
Início
Eles passaram essa fita demo para Jack Irons ex batera do Red Hot Chili Peppers, para ver se o mesmo tinha interesse em tocar com eles, e também para ajudar a divulgar.
Irons recusa, mas encaminha a fita para seu amigo em San Diego Eddie Vedder que tocava em uma banda local chamada Bad Radio. A fita continha 3 músicas Alive, Footsteps e Once.
Vedder gostou dos arranjos e enquanto surfava, veio a inspiração para compor as letras. Ele jogou seu vocal em cima das melodias e repassou ao trio de Seattle.
Os caras ficaram impressionados com o vocal de Vedder, e o fizeram voar até Seattle para uma audição. Em uma semana Vedder já havia se juntado a banda.
Temple of the Dog
Chris Cornell vocalista do Soundgarden se encontrou com os caras em meados de 1990 mostrando duas músicas que tinha composto em tributo ao falecido Andrew Wood.
Esse encontro resultou em um projeto paralelo chamado Temple of the Dog que durou 2 anos e gerou um álbum com 2 vocalistas Vedder e Cornell.
Contudo, a banda segue seu projeto principal com a chegada de Dave Krusen nas baquetas, eles assumem o nome de Mookie Blaylock, em referência a um jogador de basquete.
A primeira apresentação da banda foi em outubro de 1990 e logo assinam com a gravadora Epic Records.
No entanto a gravadora, temendo problemas autorais, pede que a banda mude de nome, foi aí que eles adotam o nome de Pearl Jam.
Origem no Nome
Num primeiro momento Vedder atribui o nome da banda a uma receita de geleia de sua bisavó chamada Pearl.
Entretanto mais tarde, no ano de 2006 em uma entrevista a revista Rolling Stone, ele diz que isso era uma tremenda mentira.
Embora sua bisavó chamasse Pearl, o nome foi ideia de Ament e McCready, que após assistirem a um show de Neil Young escolheram o nome.
Young tem como característica, improvisações em seus shows, que levam músicas a durarem até 15 ou 20 minutos. Essas improvisações são conhecidas como Jamming.
Primeiro Álbum
Em março de 1991 os caras entraram em estúdio para começar a gravar seu primeiro álbum Ten, uma homenagem ao número da camisa que Mookie Blaylock usava nas quadras.
Dois meses depois em maio, tem substituição nas baquetas. Dave Krusen deixa a banda após ser internado em uma clínica de reabilitação de drogas.
Ele foi substituído por Matt Chamberlain que também ficou por pouco tempo, ele resolve ir tocar em outra banda chamada Saturday Night Live e sugere Dave Abbruzzese, para completar a turnê de lançamento de Ten.
Ten foi lançado em agosto de 91, e apesar de não ter deslanchado no início, ele se tornou o álbum de maior vendagem da banda com mais de 20 milhões de cópias vendidas.
Com 11 faixas seus singles de lançamento desse álbum, foram Alive e Jeremy. O sucesso do álbum ocorreu simultaneamente com a explosão do Grunge em todo o mundo.
Treta com Vídeos
O sucesso veio e os caras ficaram um pouco incomodados com isso. Tanto que se recusaram a fazer um vídeo clipe para Black, 5ª faixa do primeiro álbum.
Mesmo sabendo que os vídeos ajudam na vendagem dos álbuns, Vedder afirmou que o conceito de videoclipe tiraria a imaginação do ouvinte sobre a música.
Ele disse na época:
“Antes de os videoclipes chegarem, você ouvia a música com seus fones de ouvido, sentado na cadeira, com os olhos fechados, e você chegava às suas próprias visões.”
Eddie Vedder
Eles voltam ao estúdio no início de 1993, encarando o desafio de gravar um novo álbum e manter o sucesso do álbum inaugural.
Vs. foi lançado em outubro de 1993 e vendeu um milhão de cópias somente na primeira semana de lançamento.
Seus singles de lançamento foram Go, Daughter, Animal e Dissident.
Vitalogy
Com um som um pouco menos agressivo que seus antecessores, Vitalogy, 3º álbum de estúdio da banda foi lançado em novembro de 1994.
A maioria de suas 14 faixas foram compostas e gravadas nas pausas da turnê de Vs. e a tensão na banda era grande.
Por diferenças políticas o baterista Dave Abbruzzese foi demitido após a conclusão desse álbum. Para o seu lugar foi recrutado o ex batera do Red Hot, Jack Irons.
Vitalogy vendeu mais de 5 milhões de cópias, seus single de lançamento foram Spin the Black Circle, Not for You e Immortality.
Quarto e Quinto Álbuns
Após a turnê de Vitalogy, a banda entra em estúdio novamente para a gravação de seu 4º álbum de estúdio, No Code.
Com a capa cheio de um grafismo inovador, No Code foi lançado em agosto de 1996 exatamente 5 anos após o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio Ten.
Seus singles de lançamento foram Who You Are e Off He Goes.
A banda voltou aos estúdios em 1997 para gravar o 5º álbum de estúdio Yield, após a curta turnê de seu antecessor No Code.
O álbum foi lançado em fevereiro de 1998. Seus singles de lançamento foram Given to Fly e Wishlist.
Para o videoclipe animado da sétima faixa do disco Do The Evolution(primeiro desde 1992), eles contrataram o desenhista de HQs Todd McFariane.
Troca de Baterista
Dois meses depois do lançamento de Yield, eles trocam novamente de batera, sai Jack Irons, que estava cansado das turnês. Em seu lugar é chamado Matt Cameron ex batera do Soundgarden.
Após a turnê de Yield, a banda fez uma pequena pausa e voltaram a se reunir no fim de 1999 para a gravação do 6º álbum de estúdio Binaural.
Binaural foi lançado em maio do ano 2000. Seus singles de lançamento foram Nothing as it Seems e Light Years.
A foto de sua capa é a imagem de uma nebulosa distribuída pela Nasa, que fica a 8 mil anos-luz da terra.
O encerramento da turnê europeia desse álbum terminou de forma trágica.
Durante o show da banda no Festival de Roskilde na Dinamarca, 9 fãs foram pisoteados e sufocados até a morte. Inicialmente a banda foi considerada culpada pelo episódio. Contudo depois se livrou dessa acusação.
Riot Act e Homônimo
Após terem chegado até encerrar a carreira(devido a tragédia na Dinamarca) e uma longa pausa de um ano, em 2002 eles começam a trabalhar no sétimo álbum de estúdio da banda Riot Act.
O lançamento foi em novembro de 2002 e teve como singles I Am Mine, Save You e Love Boat Captain.
Em 2006 eles trocam de gravadora, assinando com a J Records e começam a trabalhar em seu 8º álbum de estúdio que é homônimo da banda.
Diferente da maioria das bandas, que preferem dar seu nome ao álbum inaugural, eles inovam e lançam o 8º como seu novo álbum em maio de 2006.
A gravação ocorreu entre novembro de 2004 e fevereiro de 2006, seus singles de lançamento foram World Wide Suicide, Life Wasted e Gone.
Backspacer e Lightning Bolt
No começo de 2008 a banda começou a trabalhar em seu 9º álbum de estúdio Backspacer.
O lançamento do álbum foi em setembro de 2009, tendo como singles The Fixer, Got Some/Just Breathe e Amongst the Waves.
A banda não renovou o contrato com a J Records, o lançamento desse álbum foi pelo próprio selo dos caras a Monkeywrench Records nos EUA e pela Universal no resto do mundo.
Em outubro de 2013 a banda lança seu 10º álbum de estúdio Lightning Bolt, que teve como singles Mind Your Manners e Sirens.
A gravação do álbum foi entre os anos de 2011 e 2013.
Último Álbum Gigaton
Depois de uma parada de 5 anos nas gravações, em 2018 eles começam a trabalhar no 11º e último álbum de estúdio até então Gigaton.
Eles lançaram o álbum em março de 2020, justamente o mês que culminou na explosão da pandemia do Covid 19 no mundo.
A turnê americana teria início nessa data, mas devido a pandemia foi adiada.
Os singles de lançamento desse último álbum foram, Dance of the Clairvoyants, Superblood e Retrograde.
Influências e Legado
Apesar de ser um dos expoentes do movimento Grunge, a banda tem como influência bandas de rock clássico como o The Who e Neil Young e também de bandas de punk, como os Ramones.
Eles se tornaram a banda de rock and roll americana mais popular dos anos 90, segundo a Allmusic.
Os caras venderam mais de 60 milhões de discos na carreira em todo o mundo.
No Brasil eles tocaram em 16 datas sendo 4 em 2005, 4 em 2011, uma em 2013, 5 em 2015 e 2 em 2018.
Dica do Blog
Um recado pra você que é fã de contrabaixo, sempre teve vontade de aprender a tocar baixo e nunca teve oportunidade?
O Canal e Blog Clube do Rock apresenta a você o Real Bass, um curso que te ensina a tocar esse fantástico instrumento chamado contrabaixo.
Um curso totalmente passo a passo que te ensina do zero, clique aqui ou no banner acima e saiba mais.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários sua opinião, para ver esse artigo em vídeo clique n player abaixo:
Fontes: Wikipedia e Google.