Sub Gênero do Metal
Como Surgiu o Glam Metal? Cabeleira longa é uma marca registrada das bandas de rock. Mas e aquelas bandas, que além de cabelos longos, tem aquelas roupas extravagantes, com visual andrógino e colorido, e muitas vezes até com maquiagem?
Vale ressaltar que a extravagância, não se limitava apenas no visual não, suas performances nos palcos, também eram “pra lá” de diferenciadas.
Essas bandas, são de um sub gênero do Metal chamado Glam Metal ou Hair Metal. No Brasil ficou popularmente conhecido como “Metal Farofa” e seu início ocorreu no início da década de 80.
Dentre os principais representantes do estilo podemos citar o Cinderella, Nelson, Poison, Skid Row, Stryper, Europe, Twisted Sister, Firehouse, Guardian, Warrant e Motley Crue. E em doses menos homeopáticas, os gigantes Bon Jovi, Guns N’Roses e Van Halen.
O Sucesso
Essa onda do Glam Metal, que também era conhecido como Pop Metal, ficou famoso em toda a década de 80. E tinha como seu cabo eleitoral ou canal de divulgação a MTV.
Graças a MTV e seus vídeo clipes, o estilo estourou, arrebentou a boca do balão lá no Tio Sam, e também no restante do mundo.
Na época era uma novidade, no mesmo tempo que algumas bandas usavam de shows super produzidos, cheios de luzes, com palcos imensos, explosões e pilhas de amplificadores. Outras já não tinham o mesmo talento para isso.
A Queda do Glam
O Glam se tornou uma espécie de caricatura de si mesmo, e passou a ser esnobado e ridicularizado pela própria MTV no final da década de 80. Que buscava um novo estilo para explorá-lo comercialmente.
A popularidade do gênero entrou em viés de baixa, e começou a cair no início da década de 90.
Foi quando surgiu o Movimento Grunge, que com suas temáticas existencialistas e tom depressivo, totalmente inverso ao clima de festa do Glam, começou a bombar e a MTV que não é boba nem nada, abraçou a turma de Seattle.
A Origem
Apesar de ter explodido na década de 80, o Glam iniciou na verdade na década anterior a de 70. Que devido ao sucesso das bandas precursoras do Metal como Black Sabath, Led Zeppelin e Deep Purplo no final da década de 60.
Surgiram bandas que usaram do visual apelativo, cada um a sua maneira, como Quiet Riot, Kiss, T Rex, Johnny Thunders, David Bowie, Mott the Hopple e New York Dolls, esses são os verdadeiros precursores do Glam.
Musicalmente
Musicalmente falando, o Glam Metal combina um som tradicional de Heavy Metal, incorporando elementos de Hard Rock com punk rock com ganchos criativos de riffs de guitarra.
O Glam também utilizava de o uso exagerado de harmonias melosas, através de músicas lentas e emocionais, que gradualmente construía para um final forte.
As famosas “mela cuecas”, que quase criaram um sub gênero do Glam, o Love Metal, quem não se lembra das coletâneas de sucesso dessa época com esse nome.
Pra você que não conhece o gênero ou ainda quer relembrar alguns sucessos do Glam Metal.
Nessa matéria, vamos disponibilizar 3 clipes, um do T Rex, um dos precursores do estilo, e também um da Banda Nelson, e outra da Cinderella.
Os players se encontram abaixo é só clicar e boa curtição:
E pra você acompanhar essa sonzeira, use um fone de ouvido sem fio, e acompanhe os clipes onde estiver e sem importunar ninguém.
Com o Airphone, um fone de ouvido sem fio, com a tecnologia bluetooth, você pode conectar o mesmo no seu celular, seja ele Android ou IOS, no seu tablet, no seu PC ou Notebook.
Ele ainda é resistente a água, tem garantia e a qualidade do som é absurda brother, sensacional.
Clique aqui ou na imagem abaixo, e peça já o seu, aproveite, o preço é super especial.
Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo: