Turnês de Despedida
Tem bandas que se despedem e voltam a ativa, menos essas 5 bandas que realmente fizeram turnês de despedida e encerraram a carreira, confira!
Nessa altura do campeonato, já devíamos estar todos um pouco de saco cheio quando uma banda joga a carta da “última turnê”.
Tem um monte de músicos por aí, tipo Ozzy Osbourne, Motley Crue, Scorpions, Kiss, Aerosmith e uma turma de outros, que dizem que vão pendurar as chuteiras, só pra voltar a estrada e fazer shows até mais não poder.
Mas e quando o “adeus” é pra valer mesmo? Pois é, isso acontece, e a gente te mostra aqui em quatro turnês de despedida que foram de verdade, juro!
Mas, claro, até alguns desses nomes citados deram a sua escapadinha e voltaram aos palcos depois.
Mas todos os que estão nessa lista, pelo menos até o momento que escrevendo esse artigo, juraram que é a última vez e estão se segurando firme nessa promessa. Vamos ver até quando, né?
Twisted Sister
A morte do baterista duradouro do Twisted Sister, o AJ Pero, em 2015, acabou jogando uma pá de cal na carreira de turnê da banda.
Aí, o grupo chamou o batera do Dream Theater e Winery Dogs, o Mike Portnoy, pra dar uma força e finalizar os shows já marcados. Eles falaram que as apresentações que tiveram que empurrar pra 2016 seriam a despedida definitiva deles na estrada.
Essa turnê foi batizada de “40 e Danem-se”, e o Snider, Jay Jay French, Eddie Ojeda, Mark Mendoza e o convidado especial Mike Portnoy subiram no palco pra prestar uma homenagem pro AJ Pero.
A cereja do bolo rolou em 12 de novembro de 2016, lá no México, como parte do Corona Northside Rock Park Meeting Fest.
Antes do show, o Dee Snider soltou um tweet:
“Depois de 40 anos, o último show do Twisted Sister é amanhã à noite. Tô feliz por ter chegado até aqui, mas triste por ver essa história chegar ao fim.”
Dee Snider
HIM
A turma finlandesa pioneira do “metal do amor”, o HIM, fez um anúncio pra lá de dramático em 2017.
“Depois de uns bons 25 anos de amor e metal dançando juntos, a gente sentiu que o HIM já tinha feito o seu rolezinho e era hora de dizer tchau. A vida é assim, né? Precisamos abrir espaço pra novas aventuras, novos cheiros e novos sons que ainda nem desbravamos. Já completamos a missão, resolvemos o quebra-cabeça e viramos a chave. Valeu!”, explicou o Ville Valo, que é o vocalista.
E o baixista, Mikko “Migé” Paananen, jogou mais lenha na fogueira:
“Lá pro finalzinho de 2017, a gente vai dar um adeuszinho. Mas antes desse momento épico, a gente quer te dar uma última chance de curtir nossos shows ao vivo, num evento que vai ser tipo uma festa triste, mas ao mesmo tempo uma celebração do metal do amor, na vibe do Lovecraft! Bora nessa?” Completou o baixista.
Veja no player abaixo o hit “Wing of a Butterfly”, um dos maiores sucessos da banda.
Slayer
Parece que o fim do Slayer tava dando sinal faz um tempo. Em 2016, o vocalista Tom Araya, numa entrevista pra Loudwire, deu umas risadas e soltou: “Aos 35 anos, já tá na hora de começar a curtir minha aposentadoria.” E aí, em janeiro de 2018, o Slayer soltou o anúncio oficial da sua turnê de despedida.
Essa tour começou em maio de 2018 e durou um ano, fechando as cortinas em 30 de novembro de 2019, lá no Forum em Los Angeles. E pra dar aquela força final, eles chamaram a galera do Primus, Ministry e Philip H. Anselmo & the Illegals.
Agora, o último show foi uma coisa de louco! Começaram com “South of Heaven” e fecharam com a preferida dos fãs, “Angel of Death”. Veja esse último no player abaixo:
“Valeu demais, galera! Quero agradecer por dividirem o tempo de vocês com a gente. O tempo é ouro, né? Então, obrigado por compartilharem esse tempo com a gente. Vou sentir falta pra caramba. E o mais importante, obrigado por fazerem parte da minha vida. Boa noite e cuidem-se”, soltou o Araya no finalzinho.
Patroa Mandou…
Uns dias depois do show, a esposa do Kerry King, a Ayesha, não deixou barato pra quem tava sugerindo que a banda ia voltar: “ÚLTIMO. FINAL. ACABOU”, ela respondeu pra um pessimista. E quando outro insistiu que o Slayer ia voltar, ela mandou um “Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca.”
E olha, até hoje eles não deram as caras de novo. Mas o King e o guitarrista Gary Holt, que voltou pra sua outra banda, o Exodus, depois da passagem pelo Slayer, já questionaram se foi cedo demais pra pendurar as chuteiras.
Black Sabbath
Ah, o Ozzy Osbourne, o mestre das “turnês de despedida” que nunca chegam ao fim, né? Mas em 4 de fevereiro de 2017, em Birmingham, Inglaterra, rolaram as notas finais, e dessa vez foi pra valer pro Black Sabbath na estrada.
Eles terminaram a maratona de 81 shows da turnê “The End,” que começou em 20 de janeiro de 2016, com alguns probleminhas de saúde pelo caminho.
Ozzy, que já tinha aprontado no Voodoo Fest de Nova Orleans em 2015, soltou pro NOLA.com na época:
“É, realmente é o fim do sábado. Em dezembro, vou fazer 68 anos, e acho que já tá na hora de botar um ponto final nessa história. Não tô falando que não vou subir no palco com o Geezer [Butler] ou o Tony [Iommi] de novo, mas oficialmente, a turnê chegou ao fim.” Ele ainda mandou essa: “Não quero ficar prolongando isso só pra encher os bolsos de dinheiro. Tô a fim de fazer minhas próprias paradas.”
Já o Iommi também explicou por que tavam largando a estrada, contando pro Birmingham Mail:
“Na real, meu corpo não aguenta mais. Não quero que o câncer volte e essas turnês dos sábados estão cobrando um preço alto. Por isso decidimos fazer essa última tour, pra nos despedir de vez. E é isso, não vamos repetir essa história.”
Arrependidos?
Mas olha, o Iommi admitiu mais tarde ao Metal Talk que não parecia ser o fim de verdade: “A maioria das turnês termina assim, e todo mundo volta pra casa pensando: ‘Daqui a seis semanas estamos de volta na estrada.’ Mas dessa vez, não foi bem assim… Pelo menos, por um tempo, a vibe continuou.”
De lá pra cá, o Ozzy se juntou ao Iommi nos Jogos da Commonwealth em 2022, e o Iommi até apareceu no álbum vencedor do Grammy do Ozzy, que rendeu o prêmio de Melhor Performance de Metal em 2023. Só que Osbourne, Iommi, Geezer Butler e Bill Ward não se juntaram desde o fim da turnê em 2017. Será que ainda vem alguma surpresa por aí?
Led Zeppelin
E pra finalizar a nossa lista das 5 bandas que realmente fizeram turnês de despedida e encerraram a carreira, aparece os caras do Led Zeppelin.
Alías, a turnê de promoção do oitavo e último álbum de estúdio In Through the Out Door lançado em 1979, durou só alguns shows.
Começou no verão de 1980 na pequena turnê europeia, que acabou sendo interrompida com a morte do baterista John Boham em 25 de setembro de 1980. O cara foi encontrado morto asfixiado pelo próprio vômito.
Mesmos surgindo rumores, que substituiriam Boham por outro batera, pra complementar o restante da turnê, que ainda iria passar pelo Tio Sam, o restante da galera resolveu cancelar a turnê e sacramentar fim da banda.
O Fim
Um comunicado a imprensa foi emitido no dia 4 de dezembro de 1980 que dizia:
“Queremos que se saiba que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como éramos”, e foi simplesmente assinado “Led Zeppelin”.
Após o fim os caras se apresentaram em algumas reuniões esporádicas, com o filho de Boham, Jason assumindo as baquetas do pai, mas não gravaram mais nenhum álbum e nem fizeram mais turnês.
Dica do Blog
Tá precisando trocar de celular? Tá querendo trocar o seu velho aparelho 4G por um da nova tecnologia 5G?
Saiba que só Amazon tem os melhores celulares, as melhores marcas e os melhores preços do mercado.
Clique aqui ou no banner acima, e acesse direto a página de celulares da Amazon, onde você encontra aquele celular desejado com os melhores preços com descontos exclusivos pra você que é expectador aqui de nosso canal, e tudo dividido em 10 vezes sem juros acesse já.
O que achou desse post sobre as turnês de despedida? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo: