Microfones a postos, os bateras vão soltar sua voz. Veja nesse artigo os 7 bateristas que cantam, porém não largaram as baquetas!
Como falamos aqui em nosso blog, em um artigo anterior, sobre os 7 bateristas que largaram as baquetas e soltaram a voz. A bateria é o coração pulsante de uma banda de rock, não dá pra imaginar o rock sem a batera.
Nesse artigo anterior, falamos de caras como Phil Collins, Dave Grohl, Don Henley, Lobão e por aí vai.
Esses caras começaram como bateras, porém depois largaram as baquetas pra se dedicarem integralmente aos vocais.
Nessa lista de hoje falaremos dos caras que, apesar de soltarem a voz, seja cantando faixas ou como backing vocals, nunca largaram as baquetas.
E pra você que tá de bobeira aí, que tal baixar um ebook grátis que conta a história do rock n’ roll? Clique aqui ou no banner abaixo, e baixe o Ebook “O Rock n’ Roll Como Ele É, que conta a história do rock n’ roll, ao longo desses últimos 80 anos, uma versão atualizada 2024.
Peter Criss (Kiss)
Abrindo a nossa lista dos 7 bateristas que cantam, porém não largaram as baquetas, aparece o primeiro batera da banda Kiss, Peter Criss.
Criss teve duas passagens pela banda, a primeira de 73 a 80 e a segunda entre 96 e 2001. O batera compôs várias canções para a banda e soltou a voz como vocalista principal em várias faixas.
Como o single “Beth” do 4º álbum de estúdio “Destroyer”, lançado em março de 1976 pela banda dos caras pintadas, que você acompanha no player abaixo.
Roger Taylor (Queen)
Outro batera que gostava de soltar a sua voz, pero sem largar as baquetas, foi o vocalista do Queen Roger Taylor.
Assim como Peter Criss, ele não se limitou a fazer os backing vocals da galera da rainha. Ele também compunha e soltava a voz como vocalista principal em várias canções.
Como a faixa I’m in Love With My Car, 3ª faixa do 4º álbum de estúdio “A Night at the Opera”, lançado em setembro de 1975 pelos caras. Veja no player abaixo.
Taylor lançou também 5 álbuns solos em sua carreira, sendo que no primeiro deles, lançado em 1981 ele canta e toca todos os instrumentos em todas as faixas.
Taylor Hawkins (Foo Fighters)
Outro Taylor que também era batera e gostava de soltar a sua voz era Taylor Hawkins do Foo Fighters. Ele seguiu os passos do patrão Dave Grohl e soltou a voz como cantor sendo batera, porém, sem largar as baquetas.
Além de backing vocal, Hawkins soltava a voz como cantor principal em algumas canções, como na nona faixa do disco 2 do 5º álbum de estúdio da banda “In Your Honor”, que foi lançado em junho de 2005 pela banda. Veja esse hit, “Cold Day in the Sun” no player abaixo.
Em 2004 Taylor lançou seu projeto paralelo “Taylor Hawkins and the Coattail Riders”, projeto esse que ele também soltava a voz sem largar as baquetas.
Infelizmente em março de 2022 Hawkins morreu vítima de overdose, na Colômbia, onde o Foo Fighters excursionava. Causa mortis overdose de heroína e antidepressivos.
Serginho Herval (Roupa Nova)
Sim, também temos representante tupiniquim nessa lista. Trata-se de Serginho Herval, batera do Roupa Nova, onde também canta, sem largar as baquetas desde sua fundação em 1980.
Ele é um dos vocalistas principais da banda, desde sua criação, tendo gravado inúmeros sucessos como “Dona”, uma regravação da banda em 1985. Acompanhe esse hit no player abaixo.
Levon Helm (The Band)
O quinteto “The Band”, era formado por 4 canadenses e um norte americano “Levon Helm” baterista e um dos vocalistas da banda.
Com sua voz sentimental, Levon só não esteve a frente da banda, no hiato da mesma entre 79 e 83, e de 83 a 85 quando retornou e ficou até o final do The Band em 1999 quando ele e o tecladista Hudson, resolvem encerrar a banda, após a morte do baixista Rick Danko.
Levon faleceu em abril de 2012 aos 71 anos, vítima de uma batalha que travava contra o câncer a anos.
Acompanhe o hit “The Weight” do The Band, no player abaixo!
Tommy Lee (Motley Crue)
Um dos fundadores do Motley Crue, Tommy Lee, só soltava a voz na banda, como backing vocal mesmo, nunca como principal.
Isso ele deixou para fazer só em seus pessoais, dois álbuns solo, lançados em 2002 e 2006.
Acompanhe no player abaixo, o single “Hold Me Down”, do projeto de 2002, onde Tommy aparece cantando, contudo sem empunhar as baquetas, cedidas a outro batera no vídeo, acompanhe!
Mike Portnoy (Dream Theater)
E fechando a nossa lista dos 7 bateristas que cantam, porém nunca largaram as baquetas, aparece o batera Mike Portnoy, um dos fundadores do Dream Theater.
Mesmo sendo um dos fundadores da banda em 1985, Portnoy só foi soltar a voz como backing vocal 11 anos mais tarde, por volta de 1996.
Aclamado por vários prêmios, o notável baterista do Dream Theater, se envolveu em outros projetos paralelos, que acabaram levando-o a deixar a banda em 2010.
Nesses projetos paralelos, Portnoy também solta a voz nos vocais de apoio, sendo também letrista em grande parte das canções, assim como fazia no Dream Theater.
O batera pródigo, retornou a banda no ano passado em 2023, para retomar o projeto principal com o restante da galera.
Veja no player abaixo, a 3ª faixa e 1º single “Constant Motion”, do 9º álbum de estúdio “Systematic Chaos”, onde Portnoy solta sua voz, confira!
Dica do Blog
Que tal se tornar um mixologista, preparar drinks incríveis, assim como os melhores bartenders e barmans do mundo? Veja esse vídeo no player abaixo…
Então, clique aqui ou no banner abaixo e faça sua inscrição no Bebidas Criativas um curso online com 5 Ebooks que vão te transformar em um bartender de qualidade, aprendendo com os melhores mixologistas do mundo. Desperte seu mixologista interior.
O que achou desse post, faltou alguém nessa lista? Solta as letras aí nos comentários logo abaixo, para ver a matéria desse artigo em vídeo, clique no player abaixo.