O mundo do rock é recheado de celebridades extravagantes e na maior parte das vezes polêmicas.
Em razão disso, fizemos um levantamento dos 7 astros do Rock, mais marcantes de todos os tempos para te listar nesse artigo.
Certamente muitos vão falar, faltou esse aqui, aquele outro lá, com esse não concordo, etc., avaliamos as características de cada um, pra chegar a essa lista final dos Astros do rock, 7 figuras icônicas do Rock and Roll.
David Bowie
Famoso por seu pseudônimo “Camaleão do Rock, David Robert Jones, ou simplesmente David Bowie é o primeiro de nossa lista dos Astros do Rock, 7 figuras icônicas do Rock and Roll.
Ele ganhou o apelido de camaleão por sua capacidade de renovar sua imagem com figurinos e cores pra lá de extravagantes, e também pela sua experimentação musical.
Montou sua primeira banda aos 15 anos de idade, e 5 anos depois seu primei álbum autointitulado. Seu som variou entre o hard rock, rock experimental, glam metal, pop rock e new wave.
Bowie gravou e lançou 26 álbuns de estúdio durante sua carreira, o último, “Blackstar,” foi lançado apenas dois dias antes de sua morte que ocorreu em 10 de janeiro de 2016 aos 69 anos.
Bowie é considerado um dos artistas mais influentes do rock. Ele vendeu mais de 136 milhões de discos em sua carreira e foi condecorado com várias premiações e homenagens no Reino Unido e EUA.
Fama e Polêmica
Ele se tornou uma figura icônica do rock, não só por sua aparência e por suas músicas, mas também por suas declarações.
As polêmicas sempre andaram de mãos dadas com Bowie e boa parte delas, era centrada na sua sexualidade.
Em 1972 em uma entrevista à revista Melody Maker, Bowie se declarou gay. Anos mais tarde, em outra entrevista para a Playboy, afirmou que era bissexual.
No ano de 1983 mais uma polêmica, ao voltar atrás e afirmar a revista Rolling Stone, que sua declaração de bissexualidade foi o maior erro que cometeu.
No entanto em 2002, afirmou em outra entrevista, dessa vez para a revista Blender, que acha que essa declaração não foi um grande erro na Europa, mas que nos EUA trouxe muita dor de cabeça para ele.
Reza a lenda, que Bowie e Jagger tiveram um caso, Angie (esposa de Bowie) teria subido ao quarto e flagrado os dois peladões na cama. Bowie teria relatado que os dois escreviam uma canção na ocasião, Mick ficou em silêncio. Isso teria ocorrido no ano de 1973, vai saber…
Fred Mercury
Outro cantor icônico do rock, que ficou também marcado, pelas polêmicas envolvendo sua sexualidade, foi o vocalista do Queen Freddie Mercury.
Conforme contamos aqui em nosso Canal na edição número 34 do clube do rock, ele viveu junto de Mary Austin, sua companheira por 6 anos, tendo se separado em 1975, quando contou a ela sobre sua bissexualidade, e que tinha tido um relacionamento extra conjugal com outro homem, vou deixar um link na descrição pra você acompanhar esse vídeo.
Entretanto a bissexualidade não era o que mais chamava a atenção, sua presença firme e performática nos palcos com o Queen é que deram maior fama ao cantor do bigodinho.
Origem e Sucesso
Farrokh Bulsara, nome de batismo de Freddie, nasceu em 05 de stembro de 1946 na cidade de Pedra na Tanzânia. Quando tinha 17 anos sua família se mudou para Londres, no ano de 1964.
Em 1970 junto com Brian May e Roger Taylor ele funda o Queen, uma das maiores bandas de todos os tempos.
Os maiores sucessos da banda, forma compostos por Freddie, que ficou a frente da banda por 21 anos tendo gravado 14 álbuns de estúdio, que renderam mais de 300 milhões de discos vendidos na carreira.
Freddie foi diagnosticado com o vírus da Aids em agosto de 1987, onde suas aparições públicas começaram a diminuir.
Tido por muitos como o maior vocalista de todos os tempos, Freddie faleceu em 10 de novembro de 1991, já todo debilitado pela Aids.
Mick Jagger
Para muitos ele é sinônimo de pé frio, de azarado quando o assunto envolve esporte, visto que sua imagem está associada a equipe perdedora.
Como no exemplo do 7 a 1 sofrido pelo Brasil na semifinal da copa do mundo de 2014 em nosso país, Jagger estava nesse jogo torcendo pelo Brasil, em companhia de seu filho brasileiro, que tem com a apresentadora Luciana Gimenez.
Já na carreira de músico e nos negócios, a alcunha de azarado não lhe cabe pelo contrário, é fundador e líder de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, os caras do Rolling Stones.
A banda fundada em 1962 e ainda em atividade em 61 anos de carreira, lançou 25 álbuns de estúdio, tendo vendido mais de 250 milhões de discos até o momento.
Está registrado no Guinnes Book um show da banda no ano de 2007 na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, como o concerto gratuito para o maior público já registrado com 2 milhões de pessoas. Veja no player abaixo o hit Satisfaction nesse histórico show!
Prisões e Puladas de Cerca
A fama de Jagger deve-se não só as suas influências na música e sua performance nos palcos, mas também a sua excentricidade fora dele.
Ele e seu parceiro de banda o guitarrista Keith Richards, admitiam na década de 60 o uso aberto de drogas. Certa vez no ano de 1967, Jagger e sua então namorada Mariane Faithfull, foram presos por porte de drogas na casa de Richards.
Pai de 8 filhos, de cinco mulheres diferentes, Jagger foi casado por 2 vezes. A última, a modela Jerry Hall, com quem casou em 1990, se separou do mesmo, quando descobriu o caso dele com a apresentadora Luciana Gimenez. Conforme já relatei, teve um filho com ele chamado Lucas, nascido em 1999.
O último filho de Jagger nasceu em dezembro de 2016 quando o cantor já tinha 73 anos de idade. Agora em 2023 Jagger completa 80 anos no dia 26 de julho.
Ozzy Osbourne
Se tem um que não poderia faltar a essa lista dos Astros do Rock, 7 figuras icônicas do rock and roll, é o comedor de morcegos e pombos super Ozzy Osbourne.
Sim, além de morcegos ele já mordeu pombos também conforme contamos aqui na edição número 12 do clube do rock, vou deixar um link na descrição para você acompanhar.
Ozzy já havia conseguido a fama por ser um dos fundadores da banda que é uma das precursoras do Heavy Metal, o Black Sabbath.
O Black foi formado em 1968 e por onze anos, Ozzy ficou a frente da banda como vocalista, quando em 1979 foi expulso da banda por desavença com os outros membros e abuso de drogas.
Volta por Cima
Ozzy não se intimidou e montou uma bela de uma carreira sólida, onde vendeu mais discos que sua ex banda, na casa dos 100 milhões de cópias vendidas.
Além das excentricidades já citadas, que vão desde morder pombos e morcegos, até subir no palco enrolado numa bandeira do Brasil, em um show em Buenos Aires, Ozzy ganhou mais fama ainda por outra razão.
O ano era 1996, quando a esposa e empresária de Ozzy, Sharon Osbourne, teve o pedido de participação do marido negado para o recém-criado Festival Lollapallosa, conforme contamos aqui no post Donos de festivais.
O que fez Ozzy então, resolveu criar seu próprio Festival, chamado Ozzfest.
Angus Young
Quando se pensa em guitarrista, em guitar man, a primeira imagem que vem na cabeça, que acredito ser na cabeça da maioria dos rockers é de Angus Young, guitarrista do AC/DC.
Com seu velho uniforme escolar e mochila nas costas que acabou virando símbolo da banda, Angus Young também não poderia ficar fora dessa lista.
Além do visual incomum, Angus também é reconhecido por suas performances pra lá de energéticas, regadas até a strip-tease durante os shows dos caras.
O visual, Angus trouxe lá da adolescência na Austrália quando chegava da escola e nem tirava o uniforme, indo direto de encontro ao instrumento.
Em companhia de seu irmão Malcom, eles montaram a banda no ano de 1973. Um ano depois Bon Scott se junta a eles, fazendo a banda decolar e lançar seu primeiro álbum no ano de 1975.
Sucesso
A partir daí a banda não parou mais de fazer sucesso, nem com a morte de Bon Scott no ano de 1980, que relatamos aqui em nosso canal na edição de número 15, vou deixar um link na descrição, pra você acompanhar.
A banda lançou dezenove álbuns de estúdio na carreira sendo o último lançado em 2020 em plena pandemia.
Eles venderam mais de 200 milhões de cópias na carreira e ao contrário dos outros dessa lista, o icônico guitarrista é uma pessoa simples e prefere manter sua vida privada fora da mídia.
Raul Seixas
Antes que muitos falem:
O que o Raulzito tá fazendo aí nessa lista dos gringos?
E eu respondo, não dá pra deixar de fora o cara que introduziu o Rock n’ Roll no Brasil, e sem exagera é um dos músicos mais pedidos no mundo. Por onde você andar vai sempre perceber alguém dizendo a celebre frase, “Toca Raul!”
Até em shows internacionais, você pode ver faixas com esses dizeres. Em um deles, no Rock in Rio de 2013, Bruce Springsteen não só tocou, como cantou em português o hit “Sociedade Alternativa.” Veja esse momento no player abaixo:
Raul Seixas cresceu ouvindo Elvis Presley na capital Baiana Salvador onde nasceu em 26 de junho de 1945. Com 14 anos ele montou um fã clube do Elvis junto com o amigo Waldir Serrão no ano de 1959.
Carreira
Em 1963 Raulzito forma sua primeira Banda Os Panteras. 5 anos depois eles lançam seu primeiro disco no ano de 1968.
Contudo o disco não vendeu bem, e a banda acabou desfeita logo em seguida. Raulzito se muda para o Rio, onde foi trabalhar como produtor musical de uma gravadora.
No ano de 1973 ele decide retomar sua carreira de cantor lançando seu primeiro álbum, onde finalmente conhece a fama e o sucesso.
Certa vez, já no auge do sucesso em meados da década de 70 em viagem aos EUA, Raulzito teria passado uma cantada na cantora Rita Lee. Rita esquivou-se dizendo que conhecia a mulher dele. Raul por sua vez, alegou ser só brincadeira.
Ao todo Raulzito lançou 15 álbuns de estúdio, até 1989 quando faleceu no dia 22 de agosto aos 44 anos, vítima de pancreatite aguda, em decorrência de uma cirrose hepática.
Elvis Presley
Se o rei do rock tupiniquim está nessa lista, o ídolo dele, Elvis Presley o Rei do Rock não podia faltar é óbvio!
Elvis foi um fenômeno até no aprendizado, ele aprendeu a tocar violão apenas observando as pessoas, ele recebeu apenas algumas aulas básicas, e o resto veio de ouvido mesmo.
Seu primeiro álbum lançado em 1956, foi uma explosão de vendas. Entre álbuns de estúdio e compilações, Elvis lançou 129 álbuns.
Esse é o recorde na parada Bilboard 200, pra você ter uma ideia, o segundo lugar Frank Sinatra tem 82 albuns
Mais Recordes
Só nos EUA Elvis vendeu mais de 176 milhões de discos. No mundo todo, ele vendeu mais de 500 milhões cópias, alguns acreditam, que essa quantidade mundial possa chegar até 1 bilhão de discos vendidos.
Elvis atingiu ainda 101 discos de ouro, 57 de platina e 25 de multiplatina.
No ano de 2018 Donald Trump, concedeu a Elvis a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil nos EUA. Essa premiação é feita postumamente.
Dica do Blog
Um recado pra você que é fã de contrabaixo, sempre teve vontade de aprender a tocar baixo e nunca teve oportunidade?
O Canal e Blog Clube do Rock apresenta a você o Real Bass, um curso que te ensina a tocar esse fantástico instrumento chamado contrabaixo.
Um curso totalmente passo a passo que te ensina do zero, clique aqui ou no banner acima e saiba mais.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo clique no player abaixo:
Fontes: Google, Wikipedia, Isso Compensa, Ebiografia.