Chris Cornell O Triste Fim De Uma Lenda Do Rock’N Roll
Um dos maiores nomes do Rock Moderno, Chris Cornell o triste fim de uma lenda do Rock’n Roll. Líder de 3 bandas de sucesso, teve sua carreira abreviada com a sua morte há 4 anos atrás.
Ao longo de sua carreira nas 3 bandas e também nos álbuns solos, vendeu mais de 30 milhões de discos.
Origem
Cornell nasceu no dia 20 de Junho de 1964 em Seatle Estado de Washington lá no Tio Sam. Seu Pai Eduard F. Boyle era um farmacêutico católicao e sua mãe Karen Cornell contadora judia.
Quando seus pais se divorciaram Chris e seus 4 irmãos trocaram o sobrenome do Pai, pelo sobrenome de solteira da sua mãe.
Cornell teve uma infância meio problemática, aos 9 anos de idade, encontrou no porão na casa de um vizinho, discos dos beatles o qual tomou gosto pela música.
Ainda na infância, seu primeiro instrumento foi um piano.
Aos 12 anos de idade abandonou a escola e passou a consumir álcool, maconha, ácidos e alguns remédios controlados, ele teve depressão nesse período.
Antes de ingressar no mundo da música, Cornell trabalhou em um atacadista de frutos do mar e também na cozinha de um restaurante em Seatle.
Música
Sua primeira banda foi composta na adolescência o The Shemps, uma banda de covers, onde ele tocava bateria, juntamente com Hiro Yamamoto no baixo e Kim Tahyl na guitarra.
Mais tarde já com 20 anos em 1984 após o término dos The Shemps, ele forma com os ex companheiros a nova banda que passou a se chamar Soundgarden.
No início da banda Cornell tocava bateria e cantava, no entanto Scott Sundquist logo assumiu as baquetas, sendo substituído posteriormente por Matt Cameron.
Já falamos em um vídeo em nosso Canal sobre o Movimento Grunge, o Soundgarden foi a Banda pioneira do gênero e a primeira a assinar com uma gravadora, a Subpop com o EP Screaming Life em 1987.
Clique no player abaixo para você acompanhar.
O Soundgarden lançou mais dois álbuns o Ultraomega Ok de 88 de o Louder Than Love de 89, que não tiveram grande repercussão.
Temple Of The Dog
Ainda sem conhecer o sucesso no Soundgarden que viria só no terceiro álbum de estúdio Badmotorfinger, que os levaria a fama mundial.
Após a Morte de seu amigo Andrew Wood da Banda Mother Love Bone de overdose.
Ele monta uma banda paralela chamada Temple of the Dog, com o ex integrantes do Mother Jeff Ament e Stone Grossard, e também os recém recrutados Eddie Vedder e Mike McCready.
A banda lançou só um álbum homônimo da banda em 1991. No entanto esse album só foi vender bem após 92 quando a banda já tinha se desfeito. (Eles Fizeram somente um show). O álbum vendeu mais de um milão de cópias.
Sucesso no Soundgarden
Como já falei o sucesso veio no terceiro álbum badmotorfinger de 91. Esse álbum teve mais de 2 milhões de cópias vendidas, e se consolidou com o álbum Superunknow, o maior sucesso comercial da banda em 94.
Esse último álbum foi impulsionado pelo single Black Hole Sun, além de Spoonman, My Wave entre outros.
A banda ainda lançaria o álbum Down on the Upside de 1996 que não teria o mesmo sucesso do antecessor, apesar dos elogios da crítica e sucesso dos singles Pretty Noose, Blow up the Outside World e Burner in my Hand.
Fim da Banda
Houveram muitas tretas e discussões na turnê de lançamento desse álbum.
Em um show em Hononolu no Hawaii em Feveiro de 97 O baixista Bem Shepherd, que havia substituído Yamamoto em 1991 no contrabaixo, joga seu instrumento para o alto e sai do palco, após uma falha no equipamento sonoro.
Também há especulações de uma treta entre Cornell e o guitarrista Kim Thayl. Kim queria um som com mais peso, que lembrasse os riffs no início da bana.
Já Cornell, queria um som mais direcionado para o vocal. No entanto, ambos confirmaram em entrevistas posteriores e separadas, que não houve rusgas entre eles para o fim da banda.
Segundo Cornell a banda acabou pela pressão nos negócios e o rumo que isso tomou. O fato é que no dia 09 de abril de 1997, a banda comunicou o encerrrametno.
Audioslave
Cornell Lançou um álbum solo em 1999 Euphoria Morning, antes de se juntar com os ex integrantes do Rage Against the Machine, Tom Morello na Guitarra, Tim Commerford no baixo e Brad Wilk na bateria para formar o Audioslave.
O primeiro álbum de estúdio homônimo da banda, lançou os hits Cochise, What You Are, I am the Highway, Show me How To Live e Like a Stone.
O hit Like a Stone alcançou o primeiro lugar da Parada Bilboard Mainstream e até o momento da edição do roteiro de desse vídeo, o impressionante número de 843.115.858 visualizações no youtube.
No de 2005 aconteceu um fato inédito, o Audioslave tocou em Cuba.
Pela primeira vez a Ilha recebeu um show de Rock, eles tocaram para um público de mais de 50 mil pessoas.
No mesmo ano a banda lança seu segundo álbum, Out of Exile, que alcançou o topo da parada Norte Americana, Bilboard 200, tendo como destaques além da faixa título os hits Your Time Has Come, e Be Yourself
Fim da Banda Parte II A Missão
Em 2006 eles lançam o álbum Revelations, que já começou na segunda posição da Bilboard 200, além da faixa título destacou-se o hit Original Fire.
No ano de 2007 Cornell deixa a banda alegando “diferenças irreconciliáveis”:
“Devido a conflitos de personalidade que não podem ser resolvidos, assim como diferenças musicais, estou deixando permanentemente a banda Audioslave. Desejo aos outros três membros nada além do melhor em seus futuros empreendimentos”.
Dizia o comunicado de Cornell.
Retorno do Soundgarden
Apesar de reiteradas vezes os ex integrantes do Soundgarden, assim como Cornell falarem que não se reuniriam novamente, isso acabou acontecendo em 2011.
Como Fruto dessa reunião, lançaram o álbum King Animal em 2012, saindo em turnê de lançamento no mesmo ano.
Ficaram em turnê até o fatídico maio de 2017. Em abril desse ano Cornell confirmou que estavam trabalhando para a composição do novo álbum o sétimo de estúdio da banda.
Morte
Cornell sofria de depressão e mostrava um comportamento suicida nas letras de suas músicas, como também nos seus vídeo clipes.
Veja o clipe do Audioslave “Show me How to Live”, clicando no player abaixo pra você entender o que estou dizendo.
Na madrugada de 18 de maio de 2017 por volta da meia noite e meia, Cornell Foi encontrado morto no banheiro de um hotel em Detroit por seu segurança.
Ele foi encontrado caído ao chão com sangue na boca e uma faixa em volta do seu pescoço.
Apesar da viúva alegar que Chris jamais se mataria, em primeiro momento ela tentou argumentar que a morte poderia ter sido atribuída a um medicamento chamado Ativan.
No entanto após a perícia, a polícia divulgou em 02 de Junho de 2017, os dados da autópsia, dizendo que os medicamentos encontrados, não eram suficientes efetivos para matar uma pessoa.
Homenagens
No mesmo dia da morte, 18 de maio de 2017, entre 9 e 10 da noite. A famosa a torre de observação de Seattle “Space Needle” apagou suas luzes em homenagem a Cornell.
Também nessa noite, a cantora Ann Wilson da Banda Heart homenageou Cornell, no programa Jimmy Kimmel Live, cantando a canção “Black Hole Sun” .
O batera do Soundgarden, Matt Cameron, comentou:
“Meu cavaleiro das trevas se foi” em sua página no Facebook.
O Pearl Jam postou em seu site e nas redes sociais, uma foto de Chris abraçado a um cachorro.
O guitarrista Tom Morello, parceiro do Audioslave fez um poema em homenagem ao vocalista.
O Alice in Chains postou uma foto de Cornell com a legenda “Estamos de coração partido, em suas redes sociais.
Em meio a premiação Billboard Music Awards em 21 de maio de 2017, o vocal da banda Imagine Dragons, Dan Reynolds, homenageou Cornell, relembrando a vida e a carreira do mesmo e pediu um momento de silêncio, no momento em que a foto do cantor era exibida nos monitores do evento.
Mais Homenagens
Em um show solo de Eddie Vedder em Londres em 6 de junho de 2017, Eddie falou sobre Cornell pela primeira vez desde a sua morte:
“Ele não era apenas um amigo, ele era alguém que eu admirava como um irmão mais velho”, e “Eu vou viver com essas memórias no meu coração e vou amá-lo para sempre”.
Os integrantes e colegas de Cornell na banda Audioslave o homenagearam durante um show da banda Prophets of Rage em Berlim em 7 de junho de 2017, tocando uma versão instrumental da canção “Like a Stone”.
Nessa apresentação tinha um microfone vazio iluminado no centro do palco enquanto o público cantava no lugar de Cornell. É de arrepiar, veja esse momento clicando no player abaixo:
No dia 20 de julho de 2017, que seria o aniversário de 53 anos de Chris Cornell, o guitarrista do Pearl Jam, Stone Gossard, companheiro de Cornell na banda Temple of the Dog, redigiu uma carta para ele, que foi publicada no site oficial do Pearl Jam.
Ambos fazem aniversário no mesmo dia.
Homenagens III
O batera do Foo Fighters, Taylor Hawkins, de forma inusitada, colocou uma imagem de Cornell no bumbo de sua bateria em Agosto de 2017.
No primeiro show do Pearl Jam após a morte de Cornell que aconteceu em Santiago do Chile em 13 de março de 2018.
O vocalista Eddie Vedder dedicou a canção “Come Back” para ele, enquanto o batera Matt Cameron vestiu uma camiseta com um desenho de Cornell nas costas durante a performance.
Ann Wilson voltou a homenagear o músico em 14 de abril de 2018, juntamente com Jerry Cantrell, amigos de longa data de Cornell, prestaram tributo ao cantor durante a cerimônia do Hall da Fama do Rock cantando um cover de “Black Hole Sun” do Soundgarden.
No final da apresentação, uma foto de Cornell foi exibida em um telão atrás do palco, e Cantrell se virou e levantou seu braço direito com o punho cerrado em saudação à Cornell.
Recomendação
Um recado pra você que é fã de contrabaixo, sempre teve vontade de aprender a tocar baixo e nunca teve o oportunidade?
O Canal Clube do Rock apresenta a Real Bass, um curso que te ensina a tocar esse fantástico instrumento chamado contrabaixo.
Um curso totalmente passo a passo que te ensina do zero, clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais.
Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo: