Como Surgiu o Rock Na Bahia
Bahia terra de todos os Santos. Como surgiu o Rock na Bahia? Assim como o Brasil foi descoberto pelos Portugueses em terras baianas. O Rock tupiniquim, além da trupe da jovem guarda do Rio de Janeiro, deu seus primeiros passos na década de 60 em solo Baiano, com Raul Seixas, considerado o Pai do Rock Nacional.
Raulzito e Os Panteras
Com 10 anos de idade, lá pelos idos de 1955, Raulzito já tocava e se jogava no chão imitando o Little Richards, que assim como Elvis, foi um dos precursores do Rock lá nos Estados Unidos.
Um pouco mais velho aos 12 anos seu desempenho escolar era ruim, um dos motivos? Falta as aulas para ficar ouvindo Rock in Roll. Com 14 anos, juntamente com seu amigo Waldir Serrão, fundaram o Elvis Rock Club na capital Baiana.
Mais tarde aos 18 em 1963, forma sua banda. Dava-se início de como surgiu o rock na Bahia. Primeiramente foi chamada de Relâmpagos do Rock, depois The Panters, e após a fama começar a rolar em Salvador, mudam para Os Panteras.
Em 1967 recebe um convite de Jerry Adriany, para se mudar para o Rio de Janeiro. Um ano depois grava seu primeiro e único álbum com Os Panteras pela Gravadora Emi Odeon.
Fim dos Panteras
O álbum foi um fracasso de vendas. Após ter passado fome no Rio, como relata mais tarde em Ouro de Tolo, sai da banda e volta pra Salvador.
A sorte de Raul começaria a mudar quando conhece um diretor da CBS Discos na Bahia, o que o faz voltar ao Rio e conseguir uma vaga de Produtor nessa gravadora.
Raul trabalhou por 4 anos como produtor musical e compositor, ocupação essa que lhe rendeu a comodidade financeira.
Em 1973 Raul lança seu primeiro álbum de Sscesso Krig-há, Bandolo, que continha a famosa Ouro de Tolo citada antes.
Ao longo de sua carreira Raul vendeu mais de 50 milhões de discos, sendo 16 álbuns de estúdio e 5 ao vivo.
Raul Rock Seixas, nos deixou em 21 de agosto de 1989, vítima de parada cardíaca, um dia antes do lançamento de seu álbum a Panela do Diabo, composto e gravado em parceria com Marcelo Nova do Camisa de Vênus.
Outras Bandas Baianas da década de 70 foram precursoras de como surgiu o rock na Bahia. Como: Big Ben (Waldir Serrão) e os Novos Baianos. Esses últimos tocaram até um pouco de rock no início, mas depois descambaram para outros estilos musicais.
Já no final dessa década, surgiram nomes como Os Cremes, Banda do Companheiro Mágico e Mar Revolto, que tinha entre seus integrantes Carlinhos Brown, que mais tarde ficaria famoso em outro Gênero musical.
Na década de 80 surgem as bandas que também contribuiriam ao capítulo de como surgiu o rock na bahia. Gonorréia, Espírito de Porco, e Delirium Tremens que, juntos ao Camisa de Vênus, lotavam show nos Circos Relâmpago e Troca de Segredos.
Camisa de Vênus
O Camisa, foi fundado em 1980 por Marcelo Drummond Nova (Vocal) e Robério Santana (Baixo). Os dois trabalhavam na Rádio e TV Aratu, respectivamente e tinham um gosto musical em comum.
Robério chamou Karl Franz Hummel para a guitarra base, que por sua vez chamou Gustavo Adolpho Souza Mullhem para a bateria. Eugênio Soares, guitarra solo, se juntou ao grupo, compondo assim a estrutura inicial da banda.
O nome da banda surgiu, após algumas pessoas que compareciam aos ensaios da band, achar o som muito incômodo. Marcelo associou esse incômodo ao fato de usar camisinhas para transar. A partir daí estava oficializado o nome da banda.
Dois shows depois Eugênio Soares sai do grupo, o batera Gustavo que queria tocar guitarra solo, chama Aldo Pereira Machado, para assumir as baquetas, estava então composta a formação que duraria até 1987 com o primeiro fim da banda.
Após o Lançamento do álbum duplo sentido em 87, Marcelo anuncia a sua saída para trabalhar em carreira solo.
O mesmo disse que os demais integrantes poderiam continuar se quisessem, contudo preferiram mesmo encerrar a carreira naquele momento.
A Volta em 95
Em 1995 Karl, liga para Marcelo e o convence a voltar com a banda, juntamente com Robério, metade da banda volta a tocar, com Luís Sérgio Carlini na guitarra Solo e Franklin Paolillo na bateria.
Uma vez que Gustavo Mullem estava trabalhando no exterior e Aldo Machado tinha se convertido religioso, e não gostaria mais de tocar.
Após o lançamento de dois álbuns Plugado ao vivo e Quem é Você? Que contou com a participação de Eric Burdon dos The Animals o grupo fica um ano em Turnê.
Após essa turnê Marcelo anuncia novamente o fim da banda, para continuar seu projeto solo.
Reuniões Pontuais
Após um hiato de 8 anos a banda volta a se apresentar em reuniões esporádicas em 2004, 2007 e 2009 com Gustavo Mullem presente de novo a banda, que decidem voltar de vez com as atividades, contudo Marcelo se nega a continuar e para seu lugar chamam Eduardo Scott ex vocal dos gonorréias para o seu lugar.
Em 2011 Robério deixa a banda, ano seguinte Marcelo entra na justiça impedindo os remanescentes de utilizarem o nome Camisa de Vênus, que continuariam a tocar de forma independente.
No ano de 2015 Marcelo e Robério decidem voltar com o Camisa de vênus dessa vez com Drake Nova (filho de Marcelo)na guitarra Leandro Dalle na outra guitarra e Célio Glouster na bateria.
Fizeram uma turnê comemorativa de 35 anos da Banda, o sucesso foi tanto que ano seguinte 2016 decidem lançar mais um álbum Dançando na Lua só com inéditas. Ao todo foram 9 álbuns lançados, sendo 3 ao vivo
Outras Bandas da Década de 80
Na sequência, ainda nos anos 80, outras bandas chamaram atenção, como Elite Marginal, Diário Oficial, Ramal 12, Cravo Negro, Via Sacra, Faróis Acesos, entre outros, destacando-se em coletâneas e numa rádio local focada em rock, fato único no dial baiano.
Pitty
Priscila Novaes Leone ou simplesmente Pitty nasceu em Salvador em 07 de Outubro de 77. Ela entra na lista como Top 3 do Rock Baiano não é a toa.
Pitty é cantora, compositora, produtora, empresária, apresentadora e multi instrumentista brasileira.
Cantora desde os 17 anos, ela na música de forma profissional em 1997 como baterista da Banda Baiana de hard core She’s, apesar de terem realizado alguns shows, a banda não gravou nenhum álbum.
No ano seguinte, Pitty integra banda Inkoma, dessa vez como vocalista e gravou um álbum de estúdio destacando-se no underground baiano.
Em 2002 é convidada para um projeto solo, e em 2003 assina com a gravadora Deckdisc e seu single Máscara estoura nas rádios. Em 7 de Maio de 2003, ela lança seu álbum inaugural Admirável Chip Novo.
São 5 álbuns lançados no total, todos com grande sucesso e repercussão. Além de outros dois álbuns com a banda Inkoma e com seu projeto paralelo com o guitarrista de sua Banda, Martin Mendonça, chamado Agridoce em 2011.
Outras Bandas da Década de 90
Outras bandas tiveram um certo destaque no Rock Baiano na década de 90 como Lisergia, Dois Sapos e Meio, Bosta Rala, Catapulta, Saci Tric, Dinky Dau, Maria Bacana e Penélope.
Anos 2000
Nos anos 2000 como já vimos a Pitty teve sua carreira decolada e bandas contemporâneas a ela tivemos Ros Retrofoguetes, Lou, Cantos dos Malditos Na Terra do Nunca, A Sangue Frio, Scambo, O Cìrculo, Radiola, Formidável Família Musical, Matiz, Dearylands entre tantos outros. Mostrando e mescla de estilos dentro do Rock Baiano, hardcore, indie, folk, hard rock, nu metal, blues rock, etc..,
Atualidade
De uma geração um pouco mais nova, diversas bandas, como Maglore e Vinvendo do Ócio, Vendo 147, Velotroz, Yun-Fat, Trônica, Tentrio, entre outras, seguem carreira, umas mais na ativa, com muitos shows e novos trabalhos, e outras mais lentamente. O que tem chamado atenção no cenário rock, no entanto, é a profusão de novas bandas que têm surgido ou se destacado nos últimos tempos, não mais apenas em Salvador, mas cada vez mais também em cidades do interior baiano.
Atenção galera, uma dica pra quem gosta de tatuagem e quer ingressar nesse mundo das tatuagens. É um ramo em crescente alta, permite bons rendimentos, seja um tatuador profissional, clique aqui ou na imagem abaixo e saiba sobre um curso que te ensina a ser tatuador profissional, um curso passo a passo , totalmente do zero, clique e saiba mais.
Se desejar acompanhar essa matéria em vídeo, é só clicar no player abaixo: