Não se trata de um jogo de futebol, você vai acompanhar nesse artigo Liverpool e Manchester, Rivalidade também no rock, confira!
Duas potências do noroeste inglês, Liverpool e Manchester, são eternas rivais no mundo futebolístico.
Por lá, já surgiram várias bandas e cantores de rock, que fez a rivalidade entre as duas cidades aumentar, inclusive no âmbito musical.
No quesito população Liverpool e Manchester estão praticamente empatadas tendo a primeira 496 mil habitantes e a segunda com 570 mil pessoas.
Rivais no futebol desde 1900 e bolinha, as cidades ficam a 50 quilômetros de distância uma da outra, no noroeste da Inglaterra. Sendo que, a rivalidade musical tem se aprofundado ao longo dos anos, assim como no futebol.
E por essa razão fizemos esse vídeo de hoje Liverpool e Manchester, rivalidade também no Rock. Escolhemos, e escalamos 3 das principais bandas de cada uma das cidades, para elencar aqui nessa edição. Sabemos que existem outras inúmeras bandas dessas cidades. Contudo, selecionamos apenas 3 de cada, as mais famosas, para dar um aspecto igualitário, para não ser injusto com as demais.
E pra você que tá de bobeira aí, que tal baixar um ebook grátis que conta a história do rock n’ roll? Clique aqui ou no banner acima e baixe o Ebook “O Rock n’ Roll Como Ele É, que conta a história do rock n’ roll, ao longo desses últimos 80 anos, uma versão atualizada agora de 2024.
Liverpool
Considerada por muitos como a capital cultural da Europa, em 2008, Liverpool ganhou uma eleição, onde foi apurada, a cidade mais musical da Inglaterra.
O pleito foi realizado pelo conselho de artes britânico, elegendo a cidade com 49% dos votos. O que surpreende nessa eleição, foi o segundo lugar, que ao invés de Manchester que ficou em 3º, a prata acabou indo para a cidade de Sheffield, berço de Joe Cocker e Arctic Monkeys.
The Beatles
É claro que essa eleição teve o peso e a influência de seus maiores representantes, os caras dos Beatles. O quarteto de Liverpool explodiu o rock nos anos 60 se tornando uma febre mundial.
A turma de Lennon e McCartney vendeu em torno de 600 milhões de discos no mundo todo. O que os coloca apenas abaixo do Rei Elvis Presley, nesse quesito, pois estima-se que o homem das costeletas, tenha vendido em torno de 1 bilhão de discos.
Echo and the Bunnymen
O 2º representante do time de Liverpool da nossa lista são os caras do Echo and the Bunnymen, banda formada em 1978 pelo vocalista Ian McCulloch.
Os homens coelhos gravaram 13 álbuns de estúdio na carreira e continuam na ativa até os dias de hoje. Eles tiveram um breve hiato na carreira de 4 anos entre 1993 e 1997.
A Flock of Seagulls
O último representante do trio de Liverpool de nossa lista, são os caras do A Flock of Seagulls.
A banda do bando de gaivotas foi formada em Liverpool em 1979, praticamente na mesma época dos homens coelhos. Duas bandas típicas representantes do cenário New Wave, que estava no seu auge naquela época.
Manchester
Se Liverpool é o centro cultural da Inglaterra e Europa, podemos associar Manchester como o centro econômico industrial da ilha.
Muitas companhias tem sedes administrativas em Manchester, e as cidades em torno dela somam em torno de 3 milhões de pessoas na grande Manchester, podemos assim dizer.
Oasis
A Primeira banda representante do time de Manchester são os caras do Oasis, com a dupla brigona, os irmãos Gallagher.
Torcedores fervorosos do Manchester City, a banda dos irmãos brigões, já chegou a ser comparada por muitos, com os próprios Beatles, aumentando e acirrando assim, a rivalidade musical entre as cidades.
Em 2009 a banda encerrou as atividades, as brigas frequentes dos irmãos foram a causa. Eles chegaram a se agredir até fisicamente antes do encerramento.
Os brigões gravaram 7 álbuns de estúdio entre 1991 e 2009, tendo vendido mais de 70 milhões de discos na carreira.
The Smiths
Outra grande banda representante de Manchester, são os caras do The Smiths, dignos representantes do cenário Indie Rock e Rock Alternativo.
Uma das bandas mais influentes da década de 80 a carreira musical dos Smiths foi curta apenas 5 anos de 1982 a 1987.
Desavenças entre o guitarrista Johnny Marr e o vocalista Morrissey, culminaram no fim da banda que lançou 4 álbuns de estúdio na curta carrera.
Joy Division/New Order
E por fim o último representante do time de rock de Manchester, são os caras do Joy Division/New Order.
A banda Joy Division gravou 3 álbuns de estúdio em seus 4 anos de carreira (1976-1980), tendo encerrado suas atividades após o suicídio de seu líder, o vocalista Ian Curtis em maio de 1980.
O trio remanescente Bernard Summer (guitarra), Peter Hook, baixo e Stephen Morris (bateria), fundaram o New Order, tendo adicionado a tecladista Gillian Gilbert à banda.
Eles lançaram 10 álbuns de estúdio até o momento. Sendo que os 2 últimos, já foram gravados sem a participação do baixista Peter Hook, que saiu da banda em 2007.
Conclusão
Concluindo ambas as cidades são de extrema importância para o rock e a música em geral.
Muitos preferem Liverpool por notória alusão e homenagem aos Beatles. Outros já preferem Manchester. Nós aqui do canal clube do rock, preferimos muretar, e na dúvida, ficamos com ambas, afinal o bom e velho rock n’ roll, só tem a agradecer a essas duas cidades inglesas, pelas bandas que lá surgiram.
Dica do Blog
Que tal se tornar um mixologista, preparar drinks incríveis, assim como os melhores bartenders e barmans do mundo? Veja esse vídeo abaixo…
Então, clique aqui ou no banner logo abaixo e faça sua inscrição no Bebidas Criativas um curso online com 5 Ebooks que vão te transformar em um bartender de qualidade, aprendendo com os melhores mixologistas do mundo. Desperte seu mixologista interior!
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, quer ver esse artigo em vídeo? Clique no player abaixo: