Seria possível tocar bateria com um braço só? Veja nesse artigo “O Baterista que Toca com Um Só Braço, confira!
Por incrível que pareça, o cara tem um braço só, e toca uma bateria como poucos. É isso mesmo que você leu, Rick Allen é batera do Def Leppard desde 1978, e a quase quarenta anos toca bateria com uma mão só e melhor que muitos bateristas por aí que tocam com as duas mãos.
Por essa razão, fizemos esse artigo, o baterista que toca com um só braço.
E pra você que tá de bobeira aí, que tal baixar um ebook grátis que conta a história do rock n’ roll? Clique aqui ou no banner abaixo, e baixe o Ebook “O Rock n’ Roll Como Ele É, que conta a história do rock n’ roll, ao longo desses últimos 80 anos, em uma versão atualizada 2024 é grátis.
A Entrada no Leppard
Já se passaram quase 40 anos que Richard John Cyril Allen perdeu o braço esquerdo. Contudo, mesmo assim, ele continua firme como batera do Def Leppard, uma das maiores bandas de rock da Inglaterra, tendo vendido, mais de 100 milhões de discos na carreira.
Rick Allen como é conhecido, é o terceiro baterista a ingressar na banda, e entrou para a trupe de forma meio inusitada. Sua mãe, Kathleen Moore, respondeu a um anúncio da banda, que procurava por um novo baterista.
Nascido em 1º de novembro de 1963, ele entrou para a banda no dia do seu aniversário, quando completou 15 anos, em 1978. No ano seguinte abandona os estudos para se dedicar exclusivamente a carreira musical, e um ano após entrar pra banda, eles abrem um show para ninguém mais, ninguém menos que os caras do AC/DC no Hammersmith Odeon em Londres.
Formada em 1977, a banda só veio a lançar seu primeiro álbum “On Through the Night em 1980, com o ainda menor de idade Rick Allen nas baquetas.
O Acidente
A banda seguia firme fazendo sucesso, com 3 álbuns já lançados, quando foi convidada em 1984 para tocar no Rock in Rio, que iria se realizar em janeiro de 1985. Contudo declinou do convite, pois estavam envolvidos com a gravação do 4º álbum de estúdio Hysteria, que só seria lançado em 1987.
Muita gente pensa que a banda não veio para o festival brasileiro, devido ao acidente, só que isso não é verdade, eles não aceitaram meses antes do festival, o acidente ocorreu em 31 de dezembro de 1984 quando o setlist do festival já estava fechado.
Véspera de ano novo, Rick passeava com sua então namorada Miriam Barendsen, em seu Corvette C4, na estrada A57, quando aparentemente, foi desafiado pra um “Pega”. Um carro a frente acelerava e desacelerava, esperando por Rick, como se o desafiasse.
Após alguns quilômetros, irritado com a situação, Rick resolve acelerar de vez, foi quando perdeu o controle do carro saindo da estrada e batendo em um muro, antes de terminar em um campo.
O impacto do acidente, arremessou Allen para fora do carro, tendo seu braço esquerdo decepado, ficado preso ao cinto de segurança.
Pós Acidente
Os médicos tentaram reimplantar o braço, mas foram obrigados a abortar a ideia, devido a uma infecção.
Num primeiro momento Allen ficou péssimo, pensando e se perguntando, como posso continuar tocando bateria sem um braço só? Contudo com o apoio dos amigos e familiares, e milhares de cartas de todo o globo (é cartas mesmo, naquela época 84/85 não existia internet, muito menos redes sociais), ele resolve seguir em diante como batera do Leppard.
Pra isso foi desenvolvido uma bateria eletrônica especialmente projetada para Rick, que conta com 4 pedais para ele acionar com o pé esquerdo. Alguns deles, fazendo as funções que o braço esquerdo faria. Com muita resiliência e obstinação, ele superou as adversidades para continuar tocando.
O ano de 1985 serviu como uma espécie de retiro pra banda. Rick seguiu, treinando na bateria com um braço só, e o restante se concentra nas gravações do 4º álbum.
Já no ano seguinte em 1986, pra quebrar o ritmo das gravações, eles decidem fazer oito shows na turnê europeia Monster of Rock no verão. Jeff Rich batera do Status Quo, foi chamado para dar um suporte extra para Rick Allen na bateria.
Quando Jeff perde um show, a banda sente, que pode seguir com Rick Allen sozinho, que este daria conta do recado, mesmo tocando com um só braço.
Outra Tragédia na Banda
Em janeiro de 1987 são finalizadas as gravações do 4º álbum Hysteria, que viria a ser lançado em agosto daquele ano. No ano seguinte a banda segue com a turnê de divulgação desse novo álbum.
Nos anos seguintes a banda segue trabalhando nas gravações de seu quinto álbum de estúdio Adrenalize, até que em 1991 outra tragédia marcaria a banda.
Conforme contamos aqui na edição 27 do clube do rock, Vencidos pelas Drogas, em 08 de janeiro de 1991 o guitarrista Steve Clark, morre após misturar álcool com analgésicos que foram prescritos a ele. Quer acompanhar esse vídeo? Tem um link na descrição pra você conferir.
Prisão e Obras de Caridades
Allen foi casado com Stacy Lauren Gilbert de 1991 a 2000, esposa essa, que o denunciou por abuso conjugal. Ele acabou preso, depois condenado a uma equipe de trabalho voluntário e também a participar de reuniões dos Alcóolicos Anônimos.
Atualmente Allen e sua atual esposa Lauren Monroe que também é musicista, são cofundadores da Raven Drum Foundation, uma instituição que cuja missão é apoiar pessoas em crise, com modalidades alternativas de cura, enfatizando o poder do tambor.
Nas últimas duas décadas, Allen também ajudou muitos adolescentes e crianças com necessidades especiais, jovens e famílias vítimas de violência doméstica, e também veteranos da guerra do Vietnam, Iraque e Afeganistão.
Recentemente agora em março de 2023, Rick foi agredido por um jovem de 19 anos em Fort Lauderdale após um show, sabe-se lá por quais razões, mas não foi nada grave só um susto.
Conclusão
Pois é galera, a vida do cara não foi fácil não, que vai desde a superação de um desastre no qual perdeu um braço até a prisão por problemas conjugais.
Quem vê o cara tocando batera com um braço só, não pensa nas adversidades de que esse cara passou durante a vida. Que aparentemente o fizeram crescer principalmente no lado humano, por suas obras de caridade.
A vida é uma escola e todos nós erramos. O que precisamos fazer, é aprender com os erros, e usar isso pra construir algo de bom em nós, algo que nos faça melhor, assim como Rick fez.
Só uma coisa dele atualmente que eu não aprovaria, ele é vegano. Não que eu seja contra quem é vegano, muito pelo contrário, até admiro.
Mas cá pra nós, não tem nada melhor que um churrasquinho hein, um contra-filé, uma picanha, uma alcatra ou chuleta hein???
Dica do Blog
Você, está pretendendo montar sua banda de rock? Já tem uma banda, mas o que tá faltando são os instrumentos?
Sabia que na Amazon você encontra todos os instrumentos musicais e acessórios que uma banda precisa?
Clique aqui ou no banner acima, que você será redirecionado, direto pra página de instrumentos musicais e acessórios da Amazon. Com preços especiais pra você que expectador aqui de nosso canal, e tudo dividido em 10 vezes sem juro, acesse já!
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo.