Quais As Bandas de Rock? Que Falam De Religião Em Suas Músicas
O Rock e a Fé. Quais As Bandas de Rock? Que Falam De Religião Em Suas Músicas? Quais Músicos se converteram ao Cristianismo.
Desde sua origem o Rock N’ Roll, é associado por alguns lunáticos ao capeta, chifrudo ou coisa ruim. No entanto, muitos dos pioneiros do rock, tem a sua origem dentro das igrejas norte americanas.
A primeira pessoa a tocar Rock Rosetta Tharpe, é uma delas, ela foi a pioneira desse gênero musical que é o mais popular do mundo.
Espertalhões
Muitas bandas aproveitaram dessa associação ao cão chupando manga, para fazer marketing. Como foi o caso dos Rolling Stones, quando lançaram a música Sympathy For The Devil, que em sua tradução literal, quer dizer simpatia pelo demônio.
Outras de fato fazem apologia ao satanismo, como é o caso de algumas bandas do subgênero do Metal o “Black Metal.”
Se você quiser saber mais do assunto, clique aqui ou no banner abaixo, e baixe seu Ebook Grátis que conta a história do Rock N’ Roll.
Lá tem um capítulo que fala sobre os subgêneros do Heavy Metal.
Expoente Emocional
A música em si, é uma forma de expor sentimentos, de expressar desejos e frustrações.
E o Rock de uma forma geral, é onde se manifestam as críticas sociais, políticas e religiosas.
Você provavelmente já escutou por aí que religião não se discute, certo? Errado, ela se discute sim, e muitas bandas, falam sobre religião, mesmo não sendo da linha gospel.
Rock Nacional
Algumas bandas tradicionais do Rock Brazuca, trataram do tema em algumas de suas canções.
Engenheiros
Os gaúchos do Engenheiros do Hawaii, lançaram em 1990 o seu quarto álbum de estúdio intitulado como o “Papa é Pop.” Na faixa título eles falam sobre o universo pop, que não poupa nem o Pontífice.
Clique no player abaixo para acompanhar o clipe:
Esse termo o “Papa é Pop”, se popularizou tanto, se a cada vez que ele fosse emprega, Humberto Gessinger, baixista, vocalista e compositor da música, ganhasse 1 real, certamente ele estaria estre os 10 homens mais ricos do mundo.
Titãs
Outra banda brasileira que lançou uma música, que causou muita repercussão na época foi os Titãs.
Em seu terceiro álbum de estúdio Cabeça Dinossauro de 1986, a terceira faixa Igreja abordava o tema religioso.
Composta por Nando Reis, ela foi uma das últimas a entrar no álbum. Ela também causou grande repercussão na época.
Paulo Miklos e Arnaldo Antunes eram contra a inclusão da faixa no álbum. Paulo mudou de ideia após eles tocarem.
Já Arnaldo manteve-se contra, e chegou a sair dos palcos quando a mesma era executada. Porém, tempos depois aboliu essa atitude.
Veja o clipe no player abaixo:
Legião Urbana
Mais uma banda de Rock Nacional que abordou o tema religioso foi o Legião Urbana. Na décima primeira faixa “Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar,” do quarto álbum de estúdio da banda “As Quatro estações.” No final da música ele canta a oração “Cordeiro de Deus”, que é cantada ou citada nas missas na hora da fração do pão eucarístico.
Acompanhe o clipe dessa música, no player abaixo:
Rock Internacional
Muitas bandas no cenário internacional, falam abertamente sobre o tema e suas crenças. Muitos desses músicos, muita gente nem imagina, que eles sejam ligados a fé.
Alice Cooper
Pelos palcos mundo afora, quem vê os shows macabros, cheios de sangue e performances arrepiantes, não imagina que por trás do Alice Cooper existe um fervoroso religioso.
Certa vez em entrevista ao site gringo Independent, Cooper afirmou:
“Eu sou um cristão normal, leio a bíblia todos os dias. Sou um artista de rock que é cristão.”
Dave Mustaine
Outro que ninguém imagina que seja um homem de fé é o líder e fundador do Megadeth, Dave Mustaine.
Com um passado cheio de bebidas, drogas e vícios, Mustaine chegou a ser expulso do Metallica por seus abusos.
Contudo em 2004 após sofrer um sério acidente, que chegou a afetar os nervos em um dos braços, Dave se converteu ao cristianismo.
Uma de suas primeiras atitudes após a conversão, foi parar de tocar algumas músicas mais obscuras e também em não subir ao mesmo palco com bandas satanistas.
Sobre a sua conversão Mustaine afirmou:
“Quando eu encontrei a salvação, havia algumas coisas que eu não sabia. Eu passei muito tempo como um novo cristão, tentando ficar confortável na minha nova pele. Foi no verão de 2005 que comecei a sentir harmonia entre a minha vida espiritual e artística.”
Nicko McBrain
O batera do Iron Maiden Nicko McBrain é outro que se converteu ao cristianismo, parando com os excessos de bebidas alcóolicas.
Em 1999 ele chorou ao entrar em companhia de sua esposa, na igreja Spanish River perto de sua em Boca Raton na Flórida.
“Eu entrei, sentei, chorei e pensei: Não bebi ontem a noite, por que não consigo me manter de pé? Então tive esse caso de amor com Jesus acontecendo no meu coração.”
Religião nas Letras
No mundo do rock, existem várias bandas que escapam do rótulo de “Artistas Cristãos.” No entanto, outras bandas expressam em suas letras, suas crenças religiosas.
U2
Banda de renome mundial os irlandeses do U2, sempre usaram a temática bíblica e a fé cristã em várias de suas canções.
Podemos citar como exemplos: A faixa “40” do álbum War, terceiro álbum de estúdio da banda; A faixa “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” do álbum “The Joshua Tree quinto álbum de estúdio da banda; E a faixa“Wake Up, Dead Man” do álbum Pop, nono de estúdio da banda.
Os versos da segunda dizem:
“Eu acredito que quando o Reino chegar / Todas as cores irão sangrar em uma só / Mas sim, ainda estou correndo / Você quebrou as amarras / Você afrouxou as correntes / Você carregou a cruz / Da minha vergonha / Você sabe que eu acreditei nisso / Mas eu ainda não encontrei o que estou procurando.”
Mumford & Sons
O líder da banda Mumford & Sons Marcus Mumford, é filho de um casal de líderes de uma igreja inglesa, chamada Vineyard Church. Ele é um membro assíduo dessa igreja até hoje.
Suas composições expressam sua espiritualidade. Ele falou em entrevista ao Guardian que suas músicas são deliberadamente algo espiritual, contudo, não religiosas.
Entre os singles da banda que refletem essa temática, destacamos, “Sigh No More,” Below My Feet” e Whispers In The Dark.
Os versos dessa última canção dizem:
“Sussurros no escuro / Roube um beijo e você partirá seu coração / Recolha suas roupas e curve seus dedões / Aprenda sua lição, me guie até em casa / Poupe meus pecados para a arca / Eu fui devagar demais para partir / Sou um cafajeste mas não uma fraude / Eu me propus a servir ao Senhor.”
Belle and Sebastian
O líder e principal letrista e compositor Stuart Murdoch da banda Escocesa Belle and Sebastian, também usa tema bíblicos em várias canções.
Apesar do seu envolvimento em sua paróquia local na Escócia, sua banda é raramente citada como uma banda cristã.
Dentre suas músicas com uma pegada cristã, destacamos, “If You Find Yourself Caught In Love”, “The Ghost of Rockschool” e “The State I Am In.”
Sendo essa última com os versos:
“Eu me entreguei ao pecado / Eu me entreguei a Providence / E eu estive lá e de volta outra vez / O estado em que estou / Oh meu amor, você dignar-se-ia a me ajudar / Eu sou estúpido e cego / O Desespero é trabalho do diabo, é a insensatez da mente vazia de um garoto.”
Black Sabbath
Mesmo com o nome de Black Sabbath, (sábado negro) ter se originado de filmes de terror na época de fundação da banda. Conforme contamos em nosso Canal no Youtube na edição de número 12 do clube do Rock, O Pai do metal, veja no player abaixo:
E também por serem acusados frequentemente de satanismo. Os caras do Black Sabbath, tem em muitas de suas canções, letras com conteúdo cristão.
As letras até falam em temer e evitar o diabo e a ira de Deus. Alguns temas são considerados como tabus pela própria igreja.
Entretanto, o Black traz nas suas letras de forma direta e crua.
Dentre as músicas destacamos o hit homônimo da banda e primeiro álbum “Black Sabbath, “War Pigs e “After Forever”.
Os versos da primeira dizem:
“Grande forma negra com olhos de fogo / Dizendo as pessoas seus desejos / Satanás está sentado lá, rindo / Observando as chamas subindo e subindo / Oh não, não, Deus me ajude!”
Lenny Kravitz
O Cantor Lenny Kravitz utiliza a temática espiritual praticamente em todo a sua carreira.
E não é só nas letras de suas músicas, como parte de sua fé, ele passou anos como celibatário.
Dentre os seus singles citamos como exemplo “Are You Gonna Go My Way?”, “Believe” e “Beyond the 7th Sky.”
Os versos da primeira dizem:
“Eu nasci há muito tempo / Eu sou o escolhido, Eu sou o único / Eu vim para salvar o dia / E não vou sair enquanto não terminar / Então é por isso que você tem que tentar / Você tem que respirar e se divertir / Mesmo não sendo pago Eu jogo este jogo / E eu não vou parar enquanto eu não terminar / Mas o que eu quero realmente saber é / Você vai seguir meu caminho?”
Kings of Leon
Os três irmãos Followill da banda do Tenessee Kings of Leon, são filhos de um pastor da United Pentecostal Church.
Sua formação cristã, influencia várias de suas letras, como os singles “Lucifer” e Crawl.
Os versos da primeira dizem:
“Eu fui e vendi minha alma a Jesus / E ninguém sabe o que ele significa para nós / Eu fui e consegui pra mim um pouco daquele fogo do espírito / Não há nada neste mundo que possa me levar mais alto.”
Evanescence
Os fundadores do Evanescence a Vocalista e Tecladista Amy Lee, e o guitarrista Ben Moody, se conheceram em um acampamento de verão, promovido por uma igreja de Little Rock no Arkansas.
Como frequentadores assíduos da igreja, é natural que boa parte de suas composições, sejam reverberadas com a temática religiosa.
Dentre seus singles destacamos “Tourniquet” e “Bring To Me Life.”
Os versos da última dizem:
“Como você consegue ver dentro dos meus olhos, como portas abertas / Levando você a meu centro / Onde eu fiquei tão dormente / Sem uma alma / Meu espírito dormindo em algum lugar frio / Até você achá-lo lá e o trazer de volta ao lar / Me acorde, me acorde por dentro / Me salve.”
Dica do Blog
E pra você curtir esses clipes do post, sem importunar ninguém, apresento a vocês o Airphone, um fone de ouvido sem fio.
Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.
O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas. Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.
Clique aqui ou no banner acima e acesse já esse produto.
Gostou desse post? Dê sua opinião nos comentários. Para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:
Fontes: Rock na Veia, Google, Wikipedia, 89 A rádio Rock, Cadê meu Whiskey, rock 80 Brasil e Comunidade Católica Shalom.