Um dos maiores festivais que o mundo do rock já resgistrou, veja nesse artigo Woodstock o mais famoso festival de rock da história, confira!
Muitos dão uma “pachecada”, e pregam que o Rock in Rio é o maior festival de música ou de rock da história.
Em número de edições pode até ser, conforme contamos aqui em nosso blog no artigo sobre o Rock In Rio, são 9 edições do Rock in Rio no Brasil e mais 9 na edição portuguesa de Lisboa.
No entanto, quando se fala em festival de rock pelo mundo todo, o que vem a nossa cabeça, é o festival da lama nos arredores de Nova Iorque, o festival dos peladões como ficou conhecido por muitos.
Viagem no Tempo
Ah, meu querido, prepare-se para voltar no tempo e entrar na vibe hippie! Vamos falar sobre o lendário festival de música Woodstock, aquele evento que fez os anos 60 vibrarem com muita paz, amor e rock’n’roll.
Imagine só: estamos em 1969, numa fazenda em Bethel, no estado de Nova York. O sol brilha, a grama é verde e todos estão prontos para uma experiência musical épica.
O Woodstock foi o resultado de uma ideia maluca de três jovens sonhadores que queriam celebrar a música e os ideais de uma geração inteira.
A proposta era simples: juntar um monte de gente em um lugar, curtir os melhores artistas da época e espalhar a mensagem de paz e união.
Mas o que aconteceu foi uma explosão de energia, com mais de 400.000 pessoas (e algumas vacas, segundo boatos) se amontoando em um espaço que não estava nem perto de ser projetado para tanta gente.
Lamaçal
Os organizadores enfrentaram problemas com infraestrutura desde o começo. Os banheiros eram escassos e não aguentavam a demanda.
Mas quem se importava com isso quando a música estava tocando? Bandas icônicas como Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Who se apresentaram, colocando fogo na multidão e deixando todos em transe.
E não foi só a música que deixou sua marca em Woodstock. A galera estava lá para se libertar, curtir a liberdade de expressão e abraçar seu espírito livre. Rolava um clima de comunidade, com pessoas compartilhando comida, água e até mesmo amor (se é que você me entende).
Mas nem tudo foram flores, meu amigo. O festival enfrentou diversos problemas, como falta de comida e chuvas torrenciais que transformaram tudo em um lamaçal gigante.
Os organizadores tiveram que improvisar e correr atrás do prejuízo, mas no final das contas, Woodstock se tornou um símbolo da contracultura e do movimento hippie.
Como Surgiu
Tudo começou com quatro caras malucos chamados Michael Lang, Artie Kornfeld, John Roberts e Joel Rosenman, que resolveram se aventurar no mundo dos festivais de música.
Eles queriam fazer algo diferente, algo que capturasse a essência da contracultura da época. No início eles queriam criar um estúdio no meio do nada. Entretanto a ideia evoluiu, esses quatro visionários se reuniram, bateram cabeça e pensaram: “E se a gente fizesse um festival gigantesco, tipo o maior de todos os tempos?”
Assim, nasceu a ideia de Woodstock. O nome foi inspirado em uma cidadezinha de Nova York, mas o festival aconteceu em uma fazenda em Bethel, que era bem mais aconchegante e tranquila.
A ideia desses caras era simples: eles queriam unir as pessoas através da música, promover a paz e criar uma comunidade que se apoiasse mutuamente.
Com ingresso a 18 dólares (antecipado) e 24 nos dias do evento, 186 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Eles esperavam um público de cerca de 200 mil pessoas, para os quatro dias de evento que ocorreu entre 15 e 18 de agosto de 1969.
No entanto mais de meio milhão de pessoas causou congestionamentos e o maior alvoroço na zona rural de Bethel estado de Nova Iorque.
Não Foi Fácil
Eles escolheram um line-up recheado de estrelas do rock e do folk da época, e conseguiram convencer esses artistas incríveis a participarem desse projeto louco, insano.
Mas vamos combinar que organizar um festival para mais de 400.000 pessoas não é tarefa fácil, né? Esses quatro aventureiros enfrentaram desafios épicos, desde falta de financiamento até achar um lugar para realizar o evento.
Eles tiveram que correr atrás de patrocinadores, negociar com autoridades locais e fazer milagres para tornar o Woodstock uma realidade.
Sabe o que é mais engraçado? Eles até tentaram encontrar um local maior, mas acabaram se apaixonando por uma fazenda que nem estava à venda. Eles simplesmente invadiram o lugar e disseram: “Olha, a gente vai fazer um festival aqui, então segura essa, fazenda!”. E acredite ou não, os donos da fazenda concordaram e deixaram rolar!
Participantes e Cachês
Ah, as estrelas do Woodstock! Vou te contar sobre as bandas e cantores que animaram aqueles dias mágicos e deixaram uma marca eterna na história da música. E olha, muitos deles abriram mão do dinheiro e teriam feito fizeram seus shows de graça. Dá pra acreditar?
Eu falo teriam, pois essa era a informação que tínhamos até 2013, quando foi revelado, quanto os participantes teriam recebido de cachê na época, conforme você pode ver na tabela abaixo.
- Jimi Hendrix $18,000
- Blood, Sweat & Tears $15,000
- Joan Baez $10,000
- Creedence Clearwater Revival $10,000
- The Band $7,500
- Janis Joplin $7,500
- Jefferson Airplane $7,500
- Sly and the Family Stone $7,000
- Canned Heat $6,500
- The Who $6,250
- Richie Havens $6,000
- Arlo Guthrie $5,000
- Crosby, Stills, Nash and Young $5,000
- Ravi Shankar $4,500
- Johnny Winter $3,750
- Ten Years After $3,250
- Country Joe and the Fish $2,500
- Grateful Dead $2,500
- The Incredible String Band $2,250
- Mountain $2,000
- Tim Hardin $2,000
- Joe Cocker $1,375
- Sweetwater $1,250
- John Sebastian $1,000
- Melanie Safka $750
- Carlos Santana $750
- Sha Na Na $700
- Keef Hartley $500
- Quill (banda) $375
Detalhando
Vamos começar com um dos maiores ícones do festival: Jimi Hendrix. Esse guitarrista lendário foi uma das atrações principais e fez uma performance épica, levando todos ao delírio com seus solos alucinantes. Sabe quanto ele ganhou por isso? Adivinha: nada! Isso até 2013 era o que se pensava, conforme já falamos.
Outro nome que brilhou no palco foi Janis Joplin, a princesa do rock’n’roll com sua voz rasgada e poderosa. Ela também teria aberto mão do dinheiro e se apresentado de graça conforme falamos., deixando todo mundo impressionado com sua energia contagiante.
Temos a banda The Who, com seu rock enérgico e cheio de atitude. Eles também não teriam recebido nunhum um centavo pelo show. O mesmo aconteceu com o Creedence Clearwater Revival, que botou todo mundo para dançar com seu estilo único de rock e country.
E não podemos esquecer do lendário Santana, com sua mistura incrível de rock, blues e ritmos latinos. O guitarrista Carlos Santana e sua banda também teriam se apresentado de graça, mostrando que o amor pela música e o espírito do festival eram mais importantes do que qualquer pagamento. Mesmo porque os cachês que teriam sido pagos, seriam módicos como revelado em 2013, mesmo para os padrões da época.
Outros Cobraram de Fato
Claro, teve algumas bandas que receberam cachês. Por exemplo, a banda Jefferson Airplane, que tocou nos primeiros dias do festival, embolsou cerca de 7.500 dólares. Já a banda Grateful Dead, que também fez uma performance memorável, faturou aproximadamente 2.500 dólares.
Mas no geral, a maioria dos artistas teria optado por deixar a grana de lado e se juntar a essa incrível celebração musical. O Woodstock foi um momento em que a música e os ideais de paz e união superaram o aspecto financeiro.
Recusa de Convites
Claro, vamos falar das estrelas que perderam a chance de brilhar no Woodstock! Acredite ou não, alguns grandes nomes da música decidiram recusar o convite para participar do festival mais icônico da história.
Começando com uma das bandas mais famosas da época, os Rolling Stones. Eles foram convidados para se apresentar em Woodstock, mas acabaram recusando. Talvez tenha sido uma pena para eles, mas, ei, eles já eram grandes demais, não é mesmo? Quem precisa de Woodstock quando você é uma lenda viva?
Mas eles tiveram suas razões, Jagger estava na Austrália filmando Ned Kelly, e a mulher ou namorada de Richards acabara de dar a luz a seu filho Marlon.
Outro nome que dispensou a oportunidade de estar no festival foi Bob Dylan. O cara já era um ícone da música folk e, apesar de ter sido convidado, preferiu seguir seu próprio caminho e não fazer parte daquela loucura hippie. Quem sabe ele não queria se misturar com a multidão e preferiu se manter mais “zen”?
E olha só, até os Beatles foram cogitados para se apresentar no Woodstock! Mas adivinha? Eles também deram um passinho para trás e decidiram não participar. Imagina só a loucura que seria ver John, Paul, George e Ringo juntos em um palco naquela atmosfera mágica? Infelizmente, só ficou no campo das especulações.
Ah, e não podemos esquecer dos The Doors. Jim Morrison e sua trupe também receberam o convite, mas acabaram recusando. Quem sabe eles estavam ocupados escrevendo suas poesias sombrias em algum canto obscuro e não queriam se misturar com tanta energia positiva?
Outras Edições
Assim como o Rock In Rio, o Woodstock voltou em uma segunda edição. Só que ao contrário do festival tupiniquim, o Woodstock retornou 25 depois, em 1994, também em uma fazenda a 135 de Nova Iorque.
5 anos depois em 1999, houve a terceira edição, que devido a violência, sua reputação do “Festival da Paz e do Amor, acabou indo por água baixo.
Houveram tentativas dos organizadores em criar novas edições comemorativas nos 40 anos do festival em 2009 e também no quinquagésimo aniversário em 2019. No entanto, as negociações fracassaram, e o icônico festival, ficou limitado as 3 edições citadas.
Ele pode não ter tido o sucesso comercial e a continuidade do Rock In Rio que praticamente virou edição ano sim, ano não, ou seja, a cada 2 anos.
Por ter sido criado 16 anos antes do festival carioca, Woodstock continua e acredito que continuará sendo o Festival de Rock mais famoso de todos os tempos.
Mesmo depois de todos esses anos, o espírito de Woodstock continua vivo. Seu legado ecoa através das gerações, inspirando sonhadores e relembrando a importância da música e do amor em nossas vidas.
Então, vamos levantar nossas mãos em paz e celebrar Woodstock, o festival que mostrou ao mundo que a música tem o poder de unir corações e transformar o mundo. Paz, amor e rock’n’roll, baby!
Dica do Blog
Tá precisando trocar de celular? Tá querendo trocar o seu velho aparelho 4G por um da nova tecnologia 5G?
Saiba que só Amazon tem os melhores celulares, as melhores marcas e os melhores preços do mercado.
Clique aqui ou no banner acima e acesse direto a página de celulares da Amazon, onde você encontra aquele celular desejado com os melhores preços com descontos exclusivos pra você que é expectador aqui de nosso canal, e tudo dividido em 10 vezes sem juros acesse já.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários. Para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo: