
Quem são os rockstars famosos do mundo do rock de origem judia? Veja nesse artigo, os 7 rockstars que são judeus e você não sabia!
Em uma época em que alguns artistas do mundo “woke”. Preferem lacrar e pregar o antissemitismo em plena terceira década do 3º milênio. Por outro lado, mostramos os rockstars que são judeus, o inverso desses antissemitas nada empáticos.
A presença judaica no contexto rock and roll, na história do rock, é muito maior do que esses lacradores e muita gente pensa. Os rockstars judeus por nascimento ou conversão. No caso desses 7 dessa lista, são só por nascimento. Essa presença se expressa de diversas formas, ás vezes publicamente, ás vezes quase invisível ou perceptível ao público em geral.
Por essa razão criamos esse artigo, com os 7 Rockstars que são judeus e você não sabia.
Antes, um recado pra você que tá de bobeira aí. Que tal baixar um ebook grátis que conta a história do rock n’ roll? Clique aqui ou no banner abaixo, e baixe o Ebook “O Rock n’ Roll Como Ele É, que conta a história do rock n’ roll, ao longo desses últimos 80 anos.

1) Mark Knopfler

Começamos a nossa lista dos 7 rockstars que são judeus e você não sabia, com o líder e fundador do Dire Straits, o guitarrista e vocalista Mark Knopfler.
Embora Mark raramente fale sobre fé ou religião, ou até não se encaixe como judeu praticante. Ele herdou a experiência do pai que era um refugiado da ocupação nazista na Hungria.
Erwin Knopfler fugiu da Hungria em 1939, se radicando em Glasgow na Escócia, onde conheceu a futura mãe de Mark Louisa Mary.
Nascido em Glasgow Mark e a família se mudaram para New Castle. Lá ele e seu irmão David Knopfler fundaram o Dire Straits em 1977.
Mesmo não ter sido um judeu praticante conforme já falei, e experiência vivida por seu pai, certamente influenciou e moldou sua consciência social e histórica. As letras das músicas de Knopfler, contam histórias de personagens comuns, muitas vezes com tons melancólicos ou reflexivos. E essa inclinação para narrativas humanas, pode estar ligado ao senso de empatia herdado das experiências familiares.
2) Lenny Kravitz

Já Lenny Kravitz, teve as tradições judaicas um pouco mais presente na sua vida. Isso começou com seus avós paternos que eram judeus e migraram da Rússia para o Tio Sam.
Seu pai Sy Kravitz era judeu praticante, e fez com que Lenny crescesse em um ambiente de cultura judaica. Além também, da cultura afro-americana e cristã por parte da mãe de Lenny Roxie Roker.
E essa dualidade cultural e religiosa, influenciou o cantor e moldou sua visão de mundo e da sua música que mistura soul, blues entre outros gêneros.
Em sua autobiografia Lenny reconhece essa dualidade, como parte essencial do que ele é hoje como artista.
3) Geddy Lee

Além dos dois primeiros rockstars, que tem sua origem judaica ligada ao nascimento. Geddy Lee, vocalista e baixista do Rush é uma das figuras centrais do judaísmo no rock.
Seus pais Morris Weinrib e Mary Manya Rubinstein eram poloneses e sobreviventes judeus do holocausto na Polônia. Eles eram adolescentes quando se conheceram no Gueto antes de serem presos e encaminhados a Auschwitz.
Quando a guerra terminou, e os Aliados libertaram os campos, Morris pai de Lee, saiu em busca de Manya no campo de deslocados de Bergen-Belsen na Alemanha, onde se casaram e migraram para o Canadá.
Sobre sua relação com a cultura e identidade judaica, Geddy Lee chegou a afirmar em uma entrevista de forma descontraída e irônica:
“Sou meio que um judeu ateu. Me banho na beleza racial do judaísmo, mas não vejo o que isso tem a ver com acreditar em Deus”.
4) Gene Simmons

Um dos Rockstars que são judeus e poucos sabem, por incrível que pareça é Gene Simmons o “Demônio” mascarado do Kiss.
O baixista e vocalista da banda Nova-iorquina, nasceu em Haifa em Israel. Seus pais se mudaram da Hungria, para a então Palestina Sob Mandato Britânico, após a guerra. Sua mãe Flóra Kovácz, que mais tarde mudou o nome para Florence Klein, também foi sobrevivente do holocausto.
Nascido com o nome de jude, assim como sua mãe, ele também mudou de nome para Gene Simmons. Segundo o linguarudo, a mudança de nome foi estratégica. E não por renegar suas origens, das quais ele tem o maior orgulho.
Por não usar drogas e álcool, Simmons se identifica como um pária no show business. O que motivou ele a ter esse estilo foi sua mãe. E sobre isso ele afirma:
“Sou filho único, e não tinha o direito de machucar minha mãe. A vida já fez isso o suficiente”.
5) David Draiman

Ao contrário de Simons, David Draiman vocalista do Disturbed, chegou a usar drogas e quase morreu de overdose de heroína quando tinha 18 anos. Isso ocorreu logo após sua então namorada ter se suicidado.
Após isso, Draiman acordou pro mundo e largou as drogas. Cerca de 4 anos depois em 1996 ele entrou pra banda Brawl, que mais tarde mudou o nome para Disturbed.
Filho de judeus, Draiman chegou a estudar na adolescência em escolas ortodoxas, visando a ordenação rabínica. Contudo acabou sendo convidado a se retirar, pois se rebelou contra o conformismo. Dizia ele:
“Só queria ser um adolescente normal.”
No entanto, mesmo não sendo um rabino, Draiman se tornou uma das vozes do rock mundial, mais ativas ao combate ao Antissemitismo.
6) Joey Ramone

O punk rock também haveria de ter seu judeu aqui na lista dos 7 rockstars que são judeus e você não sabia. Aliás no caso de Joey Ramone, o correto é era judeu, pois Joey nos deixou em 2001 aos 49 anos de idade.
Nascido com o nome de Jeffrey Ross Hyman em maio de 1951 no bairro Queens em Nova Iorque. Que mais tarde, virou Joey, a família era judia. Há relatos que ele teria nascido com um irmão gêmeo parasita em suas costas não completamente formado e que foi removido.
Antes de fundar os Ramones em 1974, cinco anos antes Joey foi diagnosticado com TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Ele ficou marcado pelo seu físico característico, magro e alto, que foi atribuído a Síndrome de Marfan e a saúde frágil.
Como já falei, Joey nos deixou em 2001 vítima de linfoma.
7) Bob Dylan

E pra encerrar a nossa lista dos 7 rockstar que são judeus e você não sabia aparece ele, o vovô garoto, Bob Dylan, o pai do Jakob do Wallflowers.
Bob nasceu Robert Allen Zimmerman em 24 maio de 1941 em Duluth, Minnesota. Seus pais Abram Zimmerman e Beatrice Beatty Stone eram de uma pequena comunidade judaica.
Os avós paternos emigraram de Odessa no império russo, hoje Ucrânia. Já os avós maternos são judeus vindos da Lituânia.
Dylan fez seu “bar mitzvá”, ritual judaico de passagem par a vida adulta aos 13 anos em 1954. No final da década de 70 ele se converteu ao cristianismo. Mais tarde se distanciou do rótulo de nascido de novo.
Em entrevista em 1997 ele falou sobre religiosidade:
“A questão é a seguinte: Eu encontro religiosidade e filosofia na música. Não as encontro em nenhum outro lugar. Canções como “Let Me Rest on a Peaceful Mountain” ou ” I Saw the Light ” — essa é a minha religião. Não sigo rabinos, pregadores, evangelistas, nada disso. Aprendi mais com as canções do que com qualquer entidade desse tipo. As canções são o meu vocabulário. Eu acredito nas canções.”
Dica do Blog
Sabia que investir no mercado de ações, pode ser fonte pra gerar renda extra de forma passiva, sem fazer força? Veja esse vídeo no player abaixo:
Clique aqui ou no banner abaixo, e faça sua inscrição no Método Ação Expert. Um curso online que vai te capacitar no mercado de ações. Orientando você, a investir com confiança e segurança que precisa para ter sucesso em seus investimentos.

O que achou desse post? Diz aí sua opinião nos comentários. Para assistir a um vídeo complementar a esse artigo, clique no player abaixo.


