Tô sem assunto, deu branco, esse é o assunto da matéria de hoje, quem é que nunca deu um branco, uma pane, onde não consegue criar ou desenvolver nada.
E isso acontece também no cenário do Rock com os compositores do melhor gênero musical, dão um branco, ou um apagão e não conseguem compor, ou até compõe, só que com umas letras que ninguém entende patavina alguma.
E pra você que é músico e está com dificuldade para compor, tem um curso no mil, que te ensina a compor do zero, clique aqui e saiba mais.
Esse fato de letras que ninguém entende, me faz lembrar também o nome inusitados de Bandas também que a gente fica sem entender por tem aquele nome, contudo isso é assunto para outro vídeo, sigamos em frente com as letras.
7 LETRAS MAIS INUSITADAS DO ROCK NACIONAL
Vamos enumerar pra você 7 músicas do Rock Nacional, com letras pra lá de estranhas e tentar entender o que os nobre amigos compositores tentaram nos dizer.
Aproveita e diz aí nos comentários se esquecemos de alguma música estranha, que não faz parte dessa lista, mas que merecia figurar entre elas diz aí…
Antes de começar, vai aquele recadinho básico pra turma dos “politicamente corretos”, sim, eu estou de certa forma criticando, contudo sou fã dos caras, e não falto com o respeito com nenhum deles tá claro, off course, então vamos lá…
7 Relicário – Nando Reis
“É uma índia com colar / A tarde linda que não quer se pôr / Dançam as ilhas sobre o mar / Sua cartilha tem o A de que cor?”
A índia com colar até que tudo bem vai, mas daí em diante fica difícil, como “A tarde linda que não quer se pôr”??? Como assim, a tarde não quer ir mas embora, a noite chegando pra render a guarda, e a tarde dá birra e não quer se pôr??? E as ilhas dançando putz que viagem, e aí chega a cartilha no meio da confusão, muito louco meu…
6 Kátia Flávia (Fausto Fawcett)
A guerra entre Irâ e Iraque na década de 80 trouxe um pouco de notoriedade ao míssil Exocet, contudo o mesmo foi ficar famoso aqui em solo tupiniquim pela música Kátia Flávia do cantor Carioca Fausto Fawcett, o autor desta canção sobre calcinhas antiaéreas.
A louraça belzebu avisou a polícia que está usando uma calcinha ou um míssil Exocet?
Tô aqui imaginando loira endiabrada, com uma calcinha que tem um coldre com um míssil? E a letra fica ainda mais loucura, loucura depois dos versos:
Ficou famosa por andar num cavalo branco Pelas noites suburbanas Toda nua, toda nua,
Essa parte aí de andar pelada em um cavalo branco até que me interessou hein, mas pena que não tem um clipe oficial da loira galopando como veio ao mundo…
5 Piano Bar (Engenheiros do Hawaii)
É uma p… música, umas das melhores do Engenheiros, mas a letra dela só na viagem,
“Doe sangue e me dê seu telefone”
É apenas uma das frases misteriosas desta letra, então o cara pede mina doar sangue e dar o telefone pra ele? Vale lembrar que a expressão dar o telefone na década de 80/90 seria a mesma coisa de nos dias de hoje passar o “zap”. (sic)
“No táxi que me trouxe até aqui, Julio Iglesias me dava razão. No clipe Paul Simon tava de preto, mas na verdade não era não. Na verdade “nada” é uma palavra esperando tradução”.
E vamos continuar esperando por um bom tempo, afinal Humberto Gessinger e Julio Iglesias dividiram o mesmo táxi? Ou Julio era motorista de taxi nas horas vagas e o Paul Simon estava ou não de preto no clipe, “nada” a palavra esperando a tradução continua sem…
4 Codinome Beija-Flor (Cazuza)
Para rimar com “beija-flor”, Cazuza adotou uma expressão pra lá de maluca, que ele próprio definiu como o ato de enfiar a língua no ouvido do próximo fazendo movimentos de liquidificador. Quanta imaginação do cara
“Que só eu que podia Dentro da tua orelha fria Dizer segredos de liquidificador”.
3 Depois do Começo (Legião Urbana)
Essa letra é tão maluca que a graça dela é justamente o fato de não fazer nenhum sentido. O Renato Russo deve ter feito de propósito ou estava numa onda tão doida de chapar o melão, e acabar com o piqui do Goiás.
“Acender um intervalo pelo filtro, Usar um extintor como lençol, jogar pólo-aquático na cama, Ficar deslizando pelo teto”.
2 Pescador de Ilusões (O Rappa)
Uma das melhores músicas do Rappa, dá para gastar algumas horas na mesa de bar discutindo o significado dessa música. Surgiriam várias teorias sobre a dor no joelho, a comemoração na pescaria e o livro sem final, Será acabaram de escrever?
“Se por alguns segundos eu observar E só observar A isca e o anzol, a isca e o anzol, a isca e o anzol Ainda assim estarei pronto pra comemorar”.
Medalha de ouro O Que (Titãs)
Essa música do Titãs de autoria do Arnaldo Antunes também está entre as minhas favoritas da Banda, mas meia dúzia de palavras curtas é a totalidade da letra da música apenas isso: “que”, “não”, “é”, “pode” e “ser”, além do artigo “o”. Cada um entende como quiser.
Que não é o que, não pode ser Que não é o que não pode ser Que não é o que não pode ser que não é.
Uma coisa eu afirmo com certeza, a sonoridade da música, é top meu irmão.
Se preferir, pode acompanhar essa matéria em vídeo, é só clicar abaixo: