Pensa que o rock é feito só de guitarras baixos e baterias? Saiba que existe cada instrumento aí, um mais estranho que o outro, veja nesse vídeo 10 bandas que usam instrumentos atípicos no rock internacional, confira!
Basicamente uma banda de rock é composta por um vocalista, um guitarrista, e a chamada cozinha do rock com um baixista e um baterista.
No entanto com o passar dos anos outros instrumentos foram chegando pra compor esse que é o maior gênero musical de todos os tempos.
O primeiro deles foi o teclado ainda na década de 60 com a criação do subgênero rock progressivo. Já na década seguinte outros como o New Wave e o Glam Metal também introduziram o teclado.
Daí em diante vários instrumentos, como o saxofone, violino entre outros, foram chegando para essa festa.
Entretanto muitas bandas, umas famosas, outras nem tanto, começaram a utilizar instrumentos musicais todos “diferentões” dos tradicionais a que estamos acostumados. Umas só em algumas músicas, outras já na totalidade de suas composições.
Pensando nisso, fizemos o roteiro desse artigo com 10 Bandas que usam instrumentos atípicos no rock internacional.
Shakuhachi
Feito de bambu, o shakuhachi é uma flauta com cinco furos criada na China e introduzida no Japão. Suas primeiras utilizações datam do século VIII.
Essa flauta foi muito utilizada por sacerdotes budistas na antiguidade.
Uma banda famosa que utilizou essa flauta atípica em uma composição foram os caras do Linkin Park na faixa Nobody’s Listening.
A décima primeira faixa do segundo álbum de estúdio da banda, Meteora lançado em 2003, se destaca das demais, justamente pelo uso dessa flauta.
O compositor da música o vocalista Chester, decidiu que a letra acompanharia o ritmo da flauta e não ao contrário. Ela foi tocada por um músico contratado, que não fazia parte da banda.
Veja no player abaixo essa música com essa flauta inovadora:
Vibrafone
Outro instrumento nada convencional, que foi utilizado por uma banda de rock e é usado muito no Jazz é o Vibrafone.
O vibrafone é uma espécie de mesa composta por teclas de metal que são montadas sobre um suporte com tubos metálicos ocos, que servem para amplificar o som.
Ele é tocado com duas baquetas com as pontas revestidas de lã ou feltro. Sua origem não é muito precisa, embora muitos afirmarem que ele seja originário da Ásia.
A banda famosa que usou o vibrafone em pelo menos uma música, foram os caras do The Cure no single “The Love Cats no ano de 1983, confira no player abaixo:
Outra banda famosa que usou o vibrafone pelo menos por 10 anos em seus shows foi O Rappa. Além dos teclados tradicionais, o músico Marcelo Lobato tocou esse instrumento de 2008 até o fim da banda em 2018.
Cravo
Também chamado de Clavecino, o Cravo tem a aparência similar a de um piano. Contudo seu funcionamento é diferente.
No cravo você tange ou belisca a corda, ao contrário do piano, onde a corda é percutida.
Ele é originário da idade média, o modelo mais antigo ainda preservado é do ano de 1521 originário da Itália.
Uma banda famosa que utilizou o cravo em uma de suas composições foi a dupla americana de Ohio o The Black Keys.
Ele foi utilizado na oitava faixa Too Afraid To Love You, do sexto álbum de estúdio da banda, Brothers, lançado em 2010. Veja no player abaixo:
Teremim
Pensa num instrumento musical que funciona sem você tocar nele?
É isso mesmo que você ouviu o Teremim é um instrumento musical que não precisa de contato físico entre o executor e o aparelho.
O russo Léon Theremin inventou esse aparelho no ano de 1928. Funciona da seguinte forma, ele é controlado através de duas antenas de metal, uma oval e outra vertical. Elas captam o movimento das mãos do músico, e emitem sinais elétricos que são amplificados e enviados aos alto falantes.
Uma banda que utilizou esse aparelho na gravação do hit Wake Up, do seu álbum de estreia Tourist History, lançado em 2010, foram os caras do Two Door Cinema Club, banda norte irlandesa de Indie Rock.
No vídeo clipe dessa faixa, não é perceptível identificar a banda usando esse instrumento, mais vale pelo hit confira no player abaixo:
Dulcimer
Com esse nome e aparência pra lá de estranhos, o dulcimer é um instrumento de cordas de aço percutidas de origem medieval.
Muito usado em músicas folclóricas em toda a Europa, ele é uma espécie de caixa acústica de madeira, com cordas metálicas em aço dispostas no sentido horizontal sobre pontes acopladas a caixa.
Assim como o vibrafone já falado anteriormente, o som é reproduzido por baquetas, que em contato com essas cordas representam um som seco, vibrante e metálico.
Quer saber de uma banda de rock famosa que usou o dulcimer? Ninguém mais ninguém menos, que os caras do Rolling Stones na música Lady Jane.
Ela é a terceira faixa do quarto álbum de estúdio da banda Aftermath, nessa música o ex guitarrista da banda Brian Jones, um dos fundadores da banda é quem executa o instrumento, confira o som no player abaixo:
Brian foi demitido em 1969 da banda, pouco tempo depois foi encontrado morto afogado em sua piscina. Um empreiteiro chamado Frank, assumiu em seu leito de morte em 1993, que afogou Brian.
Glokenspiel
Mais um da família das baquetas, o glokenspiel é uma espécie de vibrafone portátil sem os tubos, só com as teclas metálica, e bem mais agudo.
A banda famosa que usou esse instrumento em uma de suas músicas foi o U2 no início de sua carreira no ano de 1980.
I Will Follow, foi um dos singles de lançamento do álbum de estreia da banda Boy.
Apesar de ele não ser perceptível no vídeo desse single da banda, dá pra ver os caras, bem moleques mesmo, ainda no início de carreira, confira no player abaixo:
Banda de Gelo
Não tão famosa como essas bandas citadas, surge uma banda não usa só um instrumento musical atípico em suas composições, mas todos eles.
Trata-se da banda e projeto chamado Ice Music, desenvolvido por Tim Linhart um escultor de gelo tão apaixonado por música que resolveu criar uma banda só com instrumentos musicais feitos com a sua matéria prima GELO.
Sim, é isso mesmo que você ouviu, ele criou instrumentos musicais de corda, percussão e sopro a partir da mistura de água com neve, com sede em Lulea na Suécia.
Por serem feitos de gelo, é normal que as apresentações da banda sejam feitas em local apropriado, com a temperatura em torno de -12 C°.
A sala ou estúdio que fica numa caverna, é formada por dois iglus interligados chamado TheICEconcerthall.
Difícil de acreditar nisso né, pois é verdade, veja no player abaixo:
Risco de Choque?
Que tal uma banda que mistura show de rock, com conceitos de eletricidade, magnetismo e robótica, formada por 3 músicos, 2 engenheiros e um robô?
ArcAttack é uma banda formada em 2005 na cidade de Austin no Texas, que usa transformadores de alta voltagem nos palcos.
Ele é convertido em voltagens diferentes tão altas que chegam a provocar relâmpagos artificiais no palco.
Os músicos usam uma roupa de malha de metal, transformando o próprio corpo em um condutor de eletricidade, contudo, ao mesmo tempo serve de proteção.
A guitarra por sua vez, é adaptada por um emaranhado de fios que protegem a mão dos caras enquanto tocam. A bateria é tocada um robô chamado King Beat nessa inusitada banda eletrizada chamada ArcAttack.
Veja o vídeo com esses cientistas e músicos malucos no player abaixo:
Só Batera e Voz
Sim os alemães do Van Canto banda de Heavy Metal de Berlin, utiliza só a bateria e as vozes pra produzir um metal a cappella.
Enquanto apenas 2 dos dos 6 integrantes utilizam suas vozes normais para cantar, os outros 3 usam as vozes para imitar o som do baixo e das guitarras.
Aí você pode perguntar?
Por quê não utilizam a bateria por voz também como um beat box?
Segundo a banda, eles perderiam a cerne do metal, sem a bateria real, que está lá pra identificar claramente esse estilo. O som dos caras, contemplam covers famosos do Metallica, Nightwish e Iron Maiden. Eles gravaram 8 álbuns de estúdios que mesclam covers e músicas próprias.
Veja no player abaixo um cover do clássico Fear of the Dark do Iron Maiden, os caras arrebentam, confira!
Violoncelos
E falando em outra banda do metal que se especializou em performar covers, e também tem só a bateria entre os instrumentos convencionais do rock é o Apocalyptica.
Formada em 1993 em Helsinque na Finlândia inicialmente formavam um quarteto de violoncelos fazendo cover e tributo aos caras do Metallica.
A partir de 2005, a banda integra um baterista de forma definitiva, e a partir de 2009 volta a ser um quarteto com a batera e 3 violoncelos.
A partir de 2000 eles passam a ter vocalistas esporádicos em participações especiais e em turnês.
O som que os caras arrancam dos violoncelos não deixam você com saudades das guitarras e baixo, quer conferir? Veja no player abaixo um cover do Metallica do clássico Master of Puppets:
Dica do Blog
Diz uma coisa pra mim, já teve vontade de tocar esse fantástico instrumento chamado guitarra? O mais charmoso dos instrumentos musicais? E nunca teve oportunidade?
Clique aqui ou no banner abaixo e conheça um curso de guitarra nota mil brother, totalmente passo a passo, que te ensina a tocar esse instrumento do zero mesmo sem saber nada, primeiro link e saiba mais.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver essa matéria em vídeo, clique no player abaixo:
Fontes: Wikipedia, Google, Minuto Indie, Cifraclub e Whiplash.