Legião Urbana
Chegou a hora deles, no vídeo de hoje Legião Urbana uma das bandas mais importantes do cenário nacional, confira!
A Legião Urbana marcou época como uma das principais bandas do Rock Nacional. Uma das que mais venderam discos, aproveitou como nunca a explosão do Rock Nacional na década de 80.
E hoje chegou a vez de falarmos sobre a Legião Urbana uma das bandas mais importantes do cenário nacional.
Antes de entrarmos a fundo desse assunto, sem nenhuma conotação sexual, ou de duplo sentido de minha parte, deixe seu like e se inscreva em nosso canal, isso não te custa nada brother ou sister, e nos ajuda muito perante o algoritmo do youtube, botão vermelho aqui embaixo.
Se você é do Insta ou do Face deixe seu like e siga nossa página.
Aproveita também pra baixar seu ebook grátis, que conta a história da Rock and Roll ao longo dessas 8 décadas, clique no segundo link para baixar é totalmente grátis, não vacila rapaziada!
Aborto Elétrico
Conforme contamos aqui na edição 16 do clube do rock, onde falamos sobre o Rock de Brasília, a Legião Urbana, surgiu de uma dissolução da Banda Aborto Elétrico, formada por Renato Russo e os irmãos Fê e Flávio Lemos.
Eles faziam parte do que era chamado na época de Turma da Colina, que contava também com os membros da Plebe Rude e também do incipiente Paralamas do Sucesso.
O Aborto durou de 1978 a 1981, os frequentes desentendimentos entre o baterista Fê Lemos e Renato Russo, que chegou até a ser tomar baquetadas do batera no palco, ocasionou o fim da banda.
Eles não chegaram a gravar nenhum álbum, as canções compostas foram divididas entre os irmãos que fundaram o Capital Inicial e Renato que montou a Legião em Formada em agosto de 1982.
Vou deixar um link na descrição pra você acompanhar esse vídeo sobre a história do rock em Brasília, considerada por muitos como o berço do rock nacional.
Início
O primeiro show da Legião Urbana ocorreu no dia 5 de setembro de 1982 no parque de exposições em festival com mais 8 bandas na cidade de Patos de Minas.
Esse show contou com Renato no vocal e baixo, Marcelo Bonfá na bateria, Paulo Paulista nos teclados e Eduardo Paraná na guitarra.
Na realidade o organizador do festival, tinha contratado a banda Aborto Elétrico. No entanto, Renato com sua astúcia, conseguiu convencer o empresário, a aceitar sua recém-formada banda para o lugar.
Veja no player abaixo um vídeo documentário sobre esse primeiro show dos caras:
Paraná e Paulista deixam a banda após essa apresentação. A banda seguiu sem tecladista e contou com a participação de Ico Ouro Preto (irmão de Dinho do Capital) nas guitarras no lugar de Paraná.
Ele não durou muito, após negligências com o grupo foi substituído por Dado Villa-Lobos em março de 1983, e seguiu como trio até o ano seguinte 1984.
Tentativa de Suicídio
Muita gente não sabe, mas Renato Russo tentou suicídio no ano de 1984. Passando por vários problemas emocionais e pessoais, ele cortou os pulsos nesse ano, o que o deixou impossibilitado de tocar baixo, Renato Rocha o “Negrete,” é recrutado para o baixo, compondo assim um dos quartetos mais famosos do Rock Tupiniquim.
Primeiro Álbum
A banda já tinha assinado contrato com a EMI, e começou em outubro desse ano a gravar seu primeiro álbum de estúdio autointitulado, que foi lançado em janeiro de 1985.
O primeiro single a promover o disco foi a faixa Será, lançada em fevereiro de 1985. O álbum ainda teve como singles de lançamento as faixas: Ainda é cedo de março de 1985, Geração Coca-Cola de abril, Teorema em junho e Soldados lançada em julho de 1985.
As letras das faixas desse álbum, contém fortes críticas a vários aspectos da sociedade tupiniquim, e com profundo engajamento político-social.
Sucesso nas vendas, e com críticas bem positivas, o álbum levou a banda ao estrelato, fazendo ela ser a mais aclamada tanto pelo público, quanto pela crítica naquele momento do Rock Nacional.
Dois
Com o sucesso do primeiro álbum, era hora de aproveitar o embalo e já lançar o segundo. Gravado entre os meses de fevereiro e abril de 1986, Dois foi lançado em julho de 1986.
Ele chegou a ser classificado pelo público da Eldorado FM e do portal do Estadão, como o 3º melhor disco brasileiro da história.
Em matéria de vendas, o álbum vendeu o dobro do álbum inaugural, com mais de um milhão e oitocentas mil cópias vendidas, se tornando o segundo álbum mais vendido da banda.
Se o primeiro tinha uma pegada mais punk, Dois já se encaixa numa pegada mais folk. Seus singles de lançamento foram: Tempo Perdido, Eduardo e Mônica, Índios, Quase sem Querer e Acrilic on Canvas.
Que País é Este
Gravado em outubro de 1987, o terceiro álbum de estúdio da banda, Que País é Este, foi lançado em novembro daquele ano.
Ele foi o 3º álbum mais vendido da banda com mais de um milhão de discos vendidos.
Seus singles de lançamento foram além da faixa título, Angra dos Reis, Eu Sei e Faroeste Caboclo, sendo essa última escrita por Renato, ainda na fase de trovador solitário, ainda nos tempos do Aborto Elétrico.
Single esse que rendeu um dos maiores personagens do Rock Tupiniquim, ninguém mais ninguém menos do que João de Santo Cristo.
Personagem esse que retratamos aqui na edição 43 do clube do rock, com os 7 maiores personagens criados pelo rock nacional, vou deixar um link na descrição pra você acompanhar o vídeo.
Show no Mané Garrincha
18 de junho de 1988 era pra ser marcado como show da vida para a Legião Urbana, pelo menos era assim que Renato Russo esperava.
No entanto não foi bem assim, falhas na organização e segurança, fizeram que o show atrasasse mais de uma hora, nos mais de 50 mil expectadores.
O show começou e ainda havia gente na fila pra entrar. Confusões e violência policial se desencadearam, com bombas caseiras, deixando um resultado de 230 pessoas feridas e 63 presas.
Até um fã alucinado subiu ao palco tentando agredir Renato. Paredes ao redor do estádio foram pichadas em repúdio a banda, o que fez a turnê ser suspensa e a Legião nunca mais tocaria em sua cidade natal.
As Quatro Estações
As confusões no show de Brasília, fizeram a banda se recolher mais aos estúdios. Tanto que o quarto álbum de estúdio da banda, As Quatro Estações levou mais de um ano pra ser gravado, de julho de 1988 a agosto de 1989.
Essa demora se deu pela falta de criatividade de Renato Russo na época, que cogitou até encerrar a banda. Entretanto, pela “moral” que tinham com a gravadora, foi estendido o espaço e tempo necessário para que a banda pudesse criar.
Lançado em outubro de 1989, As Quatro Estações foi o álbum de maior vendagem da banda com mais de dois milhões e 600 mil cópias.
Seus singles de lançamento foram: Há tempos; País e Filhos e 1965 (Duas Tribos). Esse álbum ficou marcado como o último com a participação do baixista Renato Rocha.
Os frequentes atrasos do baixista as gravações ficaram insustentáveis, sendo que 6 meses depois do início da gravação ele foi demitido.
Mesmo não aparecendo sua foto na capa, assim como os demais integrantes, foi decidido por eles, que Negrete receberia todos os direitos sobre novo álbum.
Quinto Álbum
O quinto álbum de estúdio da banda “V” é um dos álbuns mais melancólicos da banda. Renato passava por problemas de relacionamento com seu “namorado”, e tinha recém descoberto que era soropositivo do HIV.
A gravação foi nos meses de Agosto e Setembro de 1991, e o lançamento em novembro daquele ano.
A melancolia se refletiu nas vendas, com cerca de 500 mil cópias vendidas, ele vendeu 5 vezes menos vendido que o a anterior.
Seus singles de lançamento foram Teatro dos Vampiros e Vento no Litoral. Ele também teve a canção mais longa da Legião, Metal Contra as Nuvens, com 11 minutos e 24 segundos em sua duração.
O Descobrimento do Brasil
O 6º álbum de estúdio da Legião, O Descobrimento do Brasil, marcou uma fase mais otimista de Renato Russo, ele iniciou um tratamento pra se livrar da dependência química, e mostrava-se mais confiante.
Eles gravaram nos meses agosto a outubro de 1993, e lançaram dois meses depois, em dezembro daquele ano, atingindo 950 mil cópias vendidas.
Além do único single de promoção Perfeição, destacamos as faixas Giz, Vamos Fazer um Filme, a faixa título e Vinte Nove.
Sendo essa última, referência aos 29 dias entre os meses de abril e maio, que Renato ficou internado em uma clinica de recuperação para dependentes químicos no Rio.
A Tempestade e Morte de Renato
As letras do 7º álbum de estúdio da banda, A Tempestade, eram muito introspectivas e sombrias, já com Renato aparentemente prevendo a sua morte.
Eles gravaram esse álbum nos primeiros 6 meses no ano de 1996 e seu lançamento se deu no dia 20 de setembro de 1996, apenas 21 dias antes da morte de Renato. Dezesseis e Via Láctea foram os principais singles deste álbum.
O último show da banda foi um ano antes do começo das gravações desse álbum, em janeiro de 1995 na cidade de Santos.
Como falei, Renato morreu 21 dias após o lançamento desse álbum, no dia 11 de outubro de 1996 de doença pulmonar obstrutiva crônica, septicemia e infecção urinária, tudo em decorrência da debilitação causada pelo vírus da Aids, ele deixou um filho que tinha 7 anos na ocasião.
11 dias depois da morte de Renato, Marcelo e Dado anunciaram o fim da banda, no dia 22 de outubro de 2022.
Último e Póstumo Álbum
Nove meses depois da morte de Renato, eles lançam o 8º e último álbum de estúdio da banda, Uma Outra Estação.
Eles lançaram um álbum póstumo, com as faixas que sobraram da gravação do álbum anterior A Tempestade.
Das 28 faixas que sobraram, eles utilizaram na composição desse álbum que que lançara em julho de 1997.
Plágio?
Criaram várias controvérsias com acusações de plágio da banda. Que País é Este, de 1986 seria um plágio da canção I Don’t Care da banda americana Ramones. Veja nos players abaixo as duas canções:
Na época quando perguntaram, Renato ironizou dizendo “Eu não Ligo,” tradução literal do nome da música.
Outro caso foi do hit Será do primeiro álbum da banda. Esse teria sido um plágio da canção “Say Hello Wave Goodbye” da banda inglesa Soft Cell. Esse plágio sim confirmado pela banda. Veja os 2 hits nos players abaixo:
Ainda é cedo é outro hit que acusaram eles de plágio, e por duas vezes. A primeira da banda escocesa The Cartoons, para a versão Love is The Drug e a segunda da banda inglesa Joy Division pelo single “A Means To An End.” Veja as 3 versões nos players abaixo:
Legado
A Legião Urbana é uma das maiores bandas do rock nacional. Nos seus 8 álbuns de estúdio, eles venderam mais de 25 milhões de cópias.
A banda que influenciou gerações, deixou um legado de 3 filmes sobre a banda. O primeiro deles foi Somos Tão Jovens de 2013, onde conta a história da adolescência de Renato Russo, seu interesse pela música e início do Aborto Elétrico e primeiros anos da Legião Urbana.
No mesmo ano eles lançaram Faroeste Caboclo, que na minha modesta opinião não retratou bem a letra da música, deixando muito a desejar.
E por último, em julho de 2018, começaram as gravações para Eduardo e Mônica, o casal mais famoso do rock nacional. Devido a pandemia, o filme só pode estrear em Janeiro de 2022. Esse ainda eu não vi, quero ver se dessa vez o diretor foi fiel a letra da música.
Dica do Blog
Um recado pra galera que gosta de tatuagens, e quer empreender nessa área, que deseja ser um tatuador profissional.
Tem um curso online que te ensina passo a passo a ser um profissional dessa área, onde as possibilidades de ganho são muito boas.
Clique aqui ou no banner abaixo e saiba mais sobre o Tattoo Life Academy.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, pra ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo: