Chegou a vez de falarmos sobre a banda do linguarudo Gene Simmons, Kiss a banda mascarada mais famosa do mundo, confira!
Hoje é a vez dos caras mascarados do Kiss, contaremos aqui sua história, discografia e curiosidades sobre a banda originária de Nova Iorque.
Esse é o tema de nosso artigo de hoje Kiss a banda mascarada mais famosa do rock and roll.
Origem e Formação
O início do Kiss data do ano de 1973 quando Paul Stanley, Stanley Albert Elsen de nascimento, e Gene Simmons, Chaim Witz de nascimento, resolvem montar uma banda, após dissolução da banda antiga de ambos chamada Wicked Lester.
Através de anúncios em jornais e revistas de Nova Iorque, cidade natal da banda, eles contratam Peter Cris para a bateria.
Estava formado o trio com Simmons no baixo e vocal e Stanley nas guitarras e vocal. No entanto viram a necessidade de outro guitarrista para a guitarra solo, já que Stanley não tinha vocação para solar.
O recrutamento de Ace Frehley, foi um tanto estranho. Ele chegou para fazer os testes furando fila, com calça rasgada e um tênis de cada cor parecendo um mendigo mesmo, segurando uma guitarra.
Sua furada de fila foi descoberta e ele reconduzido ao final da mesma. Contudo quando chegou sua vez e começou a tocar, impressionou a todos e garantiu seu lugar na banda dos mascarados.
Nome e Máscaras
Banda formada faltava o nome, eles queriam um nome simples e marcante. Se inspiraram em um concurso de beijo que havia em Nova Iorque, daí surgiu o Kiss.
Já com relação as máscaras, eles começaram a usar logo no início, como parte de sua identidade visual e para criar uma imagem teatral e impactante em seus shows.
A ideia das máscaras e da maquiagem foi inspirada em bandas como Alice Cooper e New York Dolls, que também usavam roupas e maquiagens exageradas e teatrais em seus shows.
O objetivo era criar uma persona única e digna para cada membro da banda, além de contribuir para a criação de um universo visual próprio da banda, que combinava elementos do rock, do glam e do teatro.
As máscaras também ajudaram a criar uma certa aura de mistério em torno da banda, aumentando seu apelo e sua popularidade entre o público e preservando o anonimato de seus integrantes.
Desde então, a imagem da banda Kiss se tornou uma das mais icônicas e reconhecidas da história do rock.
Língua, Pirotecnia e Figurinos
Não só as máscaras eram a marca registrada da banda. Como uma digna representante do Glam Metal, subgênero do Metal surgido no início da década de 70. Os figurinos da banda eram pra lá de extravagantes.
Com roupas de couro pretas apertadas e sapatos com saltos grandes exagerados eram destaques entre as bandas da época.
Outra característica da banda que sempre chamou a atenção desde os primeiros shows foi a imensa língua do baixista Gene Simmons, que ele sempre fez questão em exibir.
Pirotecnia, fumaças e luzes ao extremo, também é outra marca registrada da banda, que também exibia um letreiro luminoso enorme com o nome da banda.
Primeiros Álbuns
O primeiro álbum do Kiss (Auto intitulado) lançado em fevereiro de 1974, foi um fracasso nas vendas, o que fez com que a gravadora exigisse que eles lançassem outro álbum ainda naquele ano.
O segundo álbum Hother Than Hell, foi lançado em outubro de 1974. Ele tinha uma capa inspirada na cultura oriental, com caracteres japoneses, tentando passar a impressão, que já eram conhecidos por lá.
Ledo engano, novamente a banda fracassa nas vendas o que os obriga a entrar em estúdio novamente no início de 1975 para gravar um novo álbum.
Lançado em março de 1975, Dressed to Kill, terceiro álbum de estúdio da banda, traz um lampejo ou uma luz no final do túnel que a banda poderia vir a fazer sucesso enfim.
Seu primeiro single de lançamento Rock and Roll All Nite, lançado em 2 de abril de 75, bate o 12º posto da parada da Bilboard. Ele foi o primeiro hit a frequentar o top 20 dos EUA.
O Sucesso
Aproveitando o embalo do sucesso desse primeiro single, a gravadora Casablanca Records, pede a banda outro álbum ainda naquele ano de 1975.
Só que os caras, resolveram inovar e lançar o próximo álbum ao vivo e não de estúdio como sugeria a gravadora.
Eles seguiram os comentários na época, que diziam que o Kiss era uma banda só de palco, que só sabia fazer ao vivo.
Sendo assim, registram o show da banda no Cobo Hall de Detroit, e lançam o álbum Alive em setembro de 1975. Esse álbum foi o primeiro da banda a alcançar o disco de ouro nas vendas.
Já com o status de grande banda, no início de 1976, eles entram em estúdio pra gravação do novo álbum Destroyer, quarto de estúdio da banda.
Destroyer foi lançado em março de 1976, e chega para consolidar o sucesso da banda de vez, emplacando mais 4 hits nas paradas, Shout It Out Loud, Detroit Rock City, God of Thunder e Beth.
Veja no player abaixo uma apresentação ao vivo da banda do hit Shout It Out Loud:
Europa e Japão
O sucesso desse álbum leva a banda a sua primeira turnê fora dos EUA, eles partem para a Europa.
Já no segundo semestre de 1976 eles voltam ao estúdio pra trabalhar no 5º álbum de estúdio da banda, Rock and Roll Over.
O álbum é lançado em novembro de 1976, e tem como destaques os hits “I Want You”, “Hard Luck Woman” e “Calling Dr. Love”.
Esse álbum rendeu ainda a banda, sua primeira turnê no Japão na terra do sol nascente.
O sexto álbum de estúdio da banda Love Gun, lançado em junho de 1977 é o primeiro da banda a alcançar a marca de disco de platina. Ele também foi o primeiro álbum da banda o top 5 da lista da Bilboard 200.
Estafa e Acordo
Com o sucesso e as turnês, no ano seguinte em 1978 a banda já estava cansada. Para evitar ou prorrogar a separação da banda, que parecia mais evidente a cada dia, Gene e Paul, sugerem a Ace, Peter e gravadora o lançamento de um álbum solo de cada, porém sem vínculo com a banda.
Após o lançamento dos 4 álbuns solos Peter Criss parecia decidido a abandonar a banda. Tanto que ele participou só da gravação da faixa Dirty Livin, que ele mesmo canta, na gravação do sétimo álbum de estúdio da banda Dinasty, lançado em maio de 1979.
Anton Fig, foi convidado para gravar a batera das demais faixas desse álbum.
Ainda em 1979 eles começam a gravar o 8º álbum de estúdio da banda Unmasked, que foi lançado em maio de 1980. Ele não contou novamente, com a participação do batera Peter Criss nas gravações, apesar de ele figurar na arte e capa do álbum.
Novamente Anton Fig faz o trabalho de batera nas gravações do álbum, que não foi um disco que chamou a atenção dos fãs por ser considerado mais pop do que hard rock.
Saída de Criss
Após o lançamento de Unmasked em maio de 80, Peter Criss deixa a banda oficialmente, para seu lugar é recrutado Eric Carr, que participa da turnê de lançamento desse álbum.
No ano seguinte em 1981 eles lançam o 9º álbum de estúdio da banda Music From the Elder no mês de novembro. Onde aparecem com um visual renovado, ainda com máscaras, contudo com cabelos mais curtos e roupas mais discretas.
Já em 1982 a banda entra em estúdio para a gravação do 10º álbum da banda de estúdio Creatures of the Night. Só que sem a participação do guitarrista Ace Frehley que havia sofrido um acidente.
Eles lançam o álbum em outubro de 1982, Frehley não participou de nenhuma faixa, Vincent Cusano substituiu Ace nas gravações, contudo Frehley ainda aparece na capa do álbum.
Novo Guitarrista
Ace Frehley deixa a banda o que faz os caras recrutar outro guitarrista novamente através de um anúncio.
Guitarristas como Richie Sambora, futura estrela do Bon Jovi e Steve Farris, futuro integrante do Mr. Mister, se candidataram, mas não tiveram aprovação.
“Vinnie” Vincent Cusano foi o escolhido, e assumiu a máscara e personagem de Warrior, só ele e Eric Carr usaram máscaras diferentes das 4 originais, Stanley (estrela), Simmons (Demônio), Frehley(homem do espaço), e Criss (homem gato),
Eric Carr usou a máscara de Coiote ou The Fox no seu personagem.
E por falar em máscaras no álbum seguinte Lick It Up, 11º álbum de estúdio da banda lançado em setembro de 1983, eles decidem tirar as máscaras e mostrar sua verdadeira identidade, dizendo ser apenas uma banda de rock.
Outras Trocas
O recém contratado guitarrista Vinnie Vincent, começou a contestar seu papel na banda, visto que recebia salário e não era tratado como integrante oficial da banda.
Resultado disso, demissão de Vincent, no seu lugar entra Mark St. John que já estava de sobre aviso. Com ele a banda grava o 12º álbum de estúdio, “Animalize”, lançado em setembro de 1984.
No entanto a passagem dele é breve, só chegou a fazer um show completo. Para o restante da turnê dessa turnê, Bruce Kulick assume o posto de novo guitarrista.
Um ano depois em setembro de 1985 eles lançam o 13º álbum de estúdio “Asylum”, no mesmo ano em que Gene Simmons compraria sua própria gravadora.
Selo Próprio e Morte de Carr
Em setembro de 1987, já na gravadora de Gene, eles lançam o 14º álbum de estúdio da banda, Crazy Nights.
Dois anos depois, em outubro de 1989, eles lançam Hot in the Shade, 15º álbum de estúdio da banda com destaque para as faixas “Forever”, “Hide Your Heart” e “Rise to It”.
Veja o vídeo deste último hit no player abaixo:
No mês de abril de 1991, Eric Carr, descobre um câncer raro no coração e começa a fazer o tratamento. No entanto, 6 meses depois ele morre durante uma cirurgia aos 41 anos de idade. Eric Singer ocupa então seu lugar.
Eles lançaram Revenge, 16º álbum de estúdio da banda, em maio de 92, sendo o penúltimo com a participação de Bruce Kulick na guitarra solo.
Retorno das Máscaras
No ano de 1995 a MTV convida o Kiss para gravar um álbum acústico, o Kiss Unplugged. Para essa gravação, Ace Frehley e Peter Criss retornam a banda para a gravação desse álbum.
No ano seguinte em 1996, eles decidem retomar a formação original e também o uso das máscaras, aposentadas em 1983.
No próximo ano, em outubro de 1997, eles decidem lançar o engavetado 17º álbum de estúdio da banda Carnival of Souls: The Final Sessions, ainda com a participação de Kulick e Singer como integrantes.
Um ano depois no mês de setembro de 1998 eles lançam Psycho Circus 18º álbum de estúdio da banda.
No ano 2000 eles anunciam uma turnê de despedida da banda, a chamada Farewell Tour. No meio da turnê Peter Criss se ausenta por problemas de artrite, Eric Singer retorna para ocupar a vaga nas baquetas.
Nova Saída de Frehley e Criss
Após a turnê o Kiss decide fazer um novo álbum ao vivo e não encerrar a carreira. Como você pode ver, essa história de última turnê do Kiss vem de longa data.
Frehley decide deixar a banda novamente em 2003 para seu lugar eles recrutam Tommy Thayer. Criss retorna após a recuperação da artrite.
Entretanto é por pouco tempo, após a turnê Domination Tour, que os caras fizeram em conjunto com o Aerosmith, Peter Criss deixa a banda novamente em 2004.
11 anos depois, em outubro de 2009 eles lançam novamente um álbum de estúdio, Sonic Boom 19º álbum de estúdio da banda.
Em 2012 eles lançam o 20º e último álbum de estúdio da banda Monster.
De lá pra cá, além da turnê desse último álbum, a banda realizou mais 3 turnês, a do 40º aniversário da banda em 2014/15, a Freedom Rock Tour entre 2016 e 2018, e a End of the Road World Tour de 2019 pra cá.
Legado
O Kiss completa esse ano de 2023 50 anos de carreira. Ao todo eles venderam mais de 100 milhões discos mundialmente, só nos EUA foram mais de 25 milhões.
Essas vendas foram dividem-se em seus 20 álbuns de estúdio, 10 ao vivo e 11 compilações. Eles receberam 28 discos de ouro como premiações.
Apesar das tretas que envolvem Frehley e a dupla mandante da banda, onde Ace acusa eles de mercenários, não dá pra negar o legado dos caras.
A banda constitui um dos maiores impactos culturais da década de 70. Sobretudo pelas suas roupas e maquiagens nunca vistas antes na história não só do Rock, mas na história música em geral.
Dica do Blog
Tá precisando trocar de celular? Tá querendo trocar o seu velho aparelho 4G por um da nova tecnologia 5G?
Saiba que só Amazon tem os melhores celulares, as melhores marcas e os melhores preços do mercado.
Clique aqui ou no banner acima e acesse direto a página de celulares da Amazon, onde você encontra aquele celular desejado com os melhores preços. E ainda, com descontos exclusivos pra você que é leitor aqui de nosso blog, e tudo dividido em 10 vezes sem juros acesse já.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:
Errado. Secos e Molhados
Tá certo, gostei da pachecada kkkkkkkkkk
Respeito a sua opinião, mas acho que o mundo do rock não concorda com ela.