Começa hoje galera dia 02 de setembro o maior festival de música na maior cidade tupiniquim, The Town, O Rock in Rio de São Paulo. Serão cinco dias de festival, dias 02, 03, 07, 09 e 10.
Tentamos extrair o máximo de rock que terá nesse festival, mas vou logo adiantando, a participação rockeira é minoria, cerca de 20% do que rolará no palco principal do evento.
E isso é o que você vai acompanhar a partir de agora nesse artigo sobre o “The Town, o Rock in Rio de São Paulo!”
Rock in Rio Piorado
Pra quem duvidava não poderiam piorar o Rock in Rio, a trupe do Sr. Roberto Medina conseguiu, deixou o irmão caçula do Festival carioca mais chato que dançar com irmã.
O Rock in Rio de hoje em dia tem apenas o chamado e salvador “Dia do Metal”, e algumas pinceladas de rock em alguns de seus outros 6 dias de festival.
O seu irmão mais novo, o The Town, o Rock in Rio de São Paulo, que conta com 5 dias de festival, só têm um dia de rock no festival. Isso é praticamente a única coisa positiva desse festival, pelo menos não tem rock no nome, como seu irmão mais velho do Rio.
Diversidade cultural, essa é a temática, do que promete ser o maior festival de música da maior cidade do país. Muito focado no pop, o The Town traz uma variedade de estilos, que vão do jazz ao hip hop, restando apenas um dia destinado ao velho e bom Rock and Roll, no palco principal, que na cidade da música paulista será chamado de Skyline.
Abriu o Cofre
Apesar de ter economizado no rock, os idealizadores do festival, não economizaram nos palcos, são cinco no total, no qual o Skyline vai receber os maiores shows de renome do festival.
Foram mais de 300 milhões de investimento, tanto na cidade da música, localizada no Autódromo de Interlagos, como nos cachês dos artistas.
E por falar em cachês, essa primeira edição do The Town, conta com o cachê mais caro da história desembolsado pelos organizadores.
“Eu nunca paguei tão caro por um show.” Essas foram o palavras proferidas pelo chefão Boss Roberto Medina. Ele se refere ao cachê pago ao cantor pop Bruno Mars, uma espécie de Michael Jackson dos anos 2000.
Para fazer 2 shows no festival, Mars receberá um milhão e meio de dólares, mais de 7 milhões de reais pela cotação atual. É muita grana pra um cantor de pop, pelo menos se fosse do bom e velho rock and roll, mas nada.
O Rock do Festival
E como não tem muito de Rock, pra falar no festival, vamos conferir as atrações do palco principal, no único e isolado dia do festival, dia 9 de setembro, também conhecido como sábado que vem.
Pitty
Com mais de 20 anos de carreira, essa baianinha porreta é a primeira a subir no palco principal, no já apelidado “Dia do Rock.”
Essa beldade baiana de 45 anos, começou como baterista da banda She’s, depois passou pela banda Inkoma, antes de iniciar sua carreira solo, quando essa última banda chegou ao fim.
Pitty gravou 5 álbuns de estúdio até o momento, e um sexto no projeto “Agridoce”, com o guitarrista de sua banda, Martín Mendonça em 2011.
Tida por muitos como a princesa do Rock Tupiniquim, alcunha da também bela, Paula Toller do Kid Abelha, Pitty tem como uma das maiores influências, a Rainha do Rock Nacional Rita Lee.
Ela também cita como influência, seu conterrâneo o Rei do Rock Tupiniquim Raul fera Seixas. Além também dos gringos, Faith no More, Nirvana e Ramones.
Já pra ir entrando no clima da apresentação da Pitty, veja no player abaixo o hit “Fracasso”, segundo single de lançamento do 3º álbum de estúdio da cantora “Chiaroescuro”, lançado em agosto de 2009.
Garbage
Formada em 1994 a banda de Rock Alternativo da cidade de Madison no estado de Wisconsin lá no Tio Sam, a banda será a 2ª apresentação do palco principal no isolado dia rockeiro.
Com Shirley Manson no vocal e guitarra, Steve Marker na guitarra, Duke Erikson no baixo e teclados e Butch Vig nas baquetas, a banda promete levantar a galera na noite do dia 09 de setembro.
Seus maiores sucessos são “Querr e Only Happy When It Rains” do álbum inaugural autointitulado, “Cherry Lips” do 3º álbum de estúdio “Beautiful Garbage”, e “I Think I’m Paranoid”, do 2º álbum de estúdio “Version 2.0”.
Veja no player abaixo esse último single citado “I Thin I’m Paranoid”, e sinta a vibe dessa banda.
Em seus 29 anos de carreira com 7 álbuns de estúdio e 2 compilações, o Garbage já vendeu mais de 25 milhões de cópias.
Yeah Yeah Yeahs
Contratado as pressas para substituir a banda Queens of the Stone Age, que cancelou sua participação no festival quase em cima da hora, a banda Yeah Yeah Yeahs será a 3º e penúltima a subir no palco principal no dia do Rock.
Formada no ano 2000 em Nova Iorque pela vocalista sul coreana Karen O, Nicolas Zinner na guitarra e Brian Chase nas baquetas, a banda lançou 5 álbuns de estúdio até o momento.
Dentre os seus maiores sucessos destacamos “Maps” de seu álbum de estreia “Fever to Tell” lançado em abril de 2003, “Zero” e “Heads Will Roll” do 3º álbum de estúdio It’s a Blitz, lançado em março de 2009.
Veja esse último hit o “Cabeças vão Rolar” no player abaixo:
Foo Fighters
E por fim encerra o Dia do Rock, e também a participação do maior gênero musical de todos os tempos nesse festival paulista, os caras do Foo Fighters.
Os caras da trupe de Grohl, são de longe os maiores nomes do rock nesse rock in rio paulista. E prometem agitar a galera no autódromo de Interlagos.
Vai ser a primeira vez que o Foo Fighters, tocará no Brasil. Isso depois da morte do batera Taylor Hawkins, que ocorreu em março do ano passado. Dias antes de eles se apresentarem também no autódromo de interlagos, mais dessa vez pelo festival Lolla Paloosa de 2022. É óbvio que a apresentação dos caras foi suspensa naquela ocasião.
Falar da carreira desses caras é chover no molhado. Eles já gravaram onze álbuns de estúdio na carreira, sendo o último esse ano de 2023 “But Here We Are”. Onde Grohl relembra os tempos de Nirvana e fazendo a parte de batera nas gravações do álbum.
Já para as turnês, foi contratado em Josh Freese para assumir as baquetas na vaga deixada por Hawkins.
Veja no player abaixo o vídeo com a letra do single “Rescued”. Single esse que foi usado para promover esse álbum, lançado em abril de 2023.
Conclusão
Enfim galera, essas são as 4 bandas, que vão deixar um pouco de rock and roll nesse festival. Mesmo sem a turma da pesada, do metal, não estar representada, sábado que vem dia 09/09, promete ser o melhor dia do festival. Musicalmente falando, se é que vocês me entendem…
Dica do Blog
Tá precisando trocar de celular? Tá querendo trocar o seu velho aparelho 4G por um da nova tecnologia 5G?
Saiba que só Amazon tem os melhores celulares, as melhores marcas e os melhores preços do mercado.
Clique aqui ou no banner acima e acesse direto a página de celulares da Amazon. Onde você encontra aquele celular desejado com os melhores preços. E com descontos exclusivos pra você que é leitor aqui de nosso Blog, e tudo dividido em 10 vezes sem juros acesse já.