A História Do Green Day Um Dos Trios Mais Famosos E Bem-Sucedidos Do Rock

A História Do Green Day
Ebook A História do Rock N Roll

Confira nesse artigo a história do Green Day um dos trios mais famosos e bem-sucedidos do rock, a carreira, discografia e curiosidades.

Na mesma época em que surgia um novo subgênero do rock, grunge o chamado rock de garagem lá da turma de Seattle no começo dos anos 90.

Surgia uns caras lá na California que conseguiram reviver uma nova onda de punk rock nos EUA, os caras do Green Day.

Os fatos, a discografia, as curiosidades, porque eles tem esse nome, é o que você vai conferir nesse vídeo, a história do Green Day um dos trios mais famosos e bem-sucedidos do Rock

Aproveita também pra baixar seu ebook grátis, que conta a história da Rock and Roll ao longo dessas 8 décadas, clique no segundo link para baixar é totalmente grátis, não vacila rapaziada!

Origem

O guitarrista e vocalista Billie Joe Armstrong e o baixista Mike Dirnt se conheceram ainda crianças com apenas 10 anos de idade no ano de 1982, na escola em que estudavam.

Foi nessa época que Billie ganhou sua primeira guitarra de sua mãe e pouco tempo depois ele perde o pai vítima de câncer.

O baixista Dirnt foi um dos poucos amigos de Billie que conheceu seu pai antes da morte.  Quando completou 15 anos, Mike se muda de mala e cuia para a casa do amigo Billie.

Ambos com a mesma idade 15 anos, começaram a trabalhar como entregadores de pizza, visto que sua mãe chegou a trabalhar em 2 empregos para sustentá-lo.

Formação

Nessa época, ambos se juntaram ao baterista Sean Hughes e formaram uma banda que nomearam como The Sweet Children.

No dia 17 de outubro de 1987 eles fizeram o primeiro show na lanchonete Rod’s Hickory Pitt em Valejo na California, onde a mãe de Billie Armstrong trabalhava.

No ano seguinte em 1988 eles substituem o baterista Hughes por John Kiffmeyer, que passou a ser uma espécie de gestor da banda além de batera.

Em 1989 o produtor e dono da gravadora Lockout Records, Larry Livermore, viu a banda tocar, gostou e chamou os caras para assinarem um contrato.

Antes da gravação e lançamento do primeiro EP chamado 1.000 hours, eles abandonam o nome Sweet Children, para evitar confusão com outra banda chamada Sweet Baby.

Passaram a utilizar o nome Green Day, em alusão a preferência da banda pela cannabis, o popular baseado.

Primeiro Álbum e Novo Batera

Em 13 de abril de 1990 eles lançam o primeiro álbum 39/Smooth e saem em turnê pelo Tio sam para promover o álbum.

No final desse ano o batera John Kiffmeyer, também chamado de Al Sobrante, anuncia sua saída da banda para ingressar na faculdade.

Dave E. C. ocupou as vagas nas baquetas de forma temporária.  Um pouco antes de lançarem sua primeira coletânea Tré Cool se junta a banda substituindo Dave, deixando assim a banda com sua formação atual.

Em julho de 1991 eles lançam essa coletânea, 1039/Smoothed Out Slappy Hours, que foi praticamente o álbum inaugural substituto, visto quê, fez mais sucesso que o primeiro álbum e vendeu mais, cerca de 2 milhões no mundo inteiro.

Além do primeiro álbum completo, essa coletânea continha também os EPs, 1000 Hours e Slappy.

Kerplunk e o Sucesso

O segundo álbum de estúdio da banda Kerplunk, foi gravado de maio a setembro de 1991, e lançado no mês de janeiro de 1992.

Esse álbum vendeu mais que o anterior, cerca de 3 milhões no mundo todo.

O sucesso desse álbum, chamou a atenção de grandes gravadoras.  Em 1993 eles deixam a Lockout e assinam com a Reprise Records, e começam a trabalhar no 3º álbum de estúdio da banda Dookie.

Dookie foi gravado nos meses de setembro e outubro de 1993 e lançado em 1º de fevereiro de 1994, esse álbum catapultou a banda para o estrelato mundial.

O álbum vendeu mais de 12 milhões de discos só nos EUA.  No mundo todo ele vendeu mais de 30 milhões de cópias.

Os singles de promoção desse álbum foram Longview, Welcome to Paradise, Basket Case,  She, e When I Come Around.

Woodstock e Lama

O primeiro, terceiro e quinto single dessa lista, alcançaram o topo da parada da Bilboard, o que levou a banda a ser convidada para o 2º Woodstock, evento criado em comemoração do 25º aniversário do 1º Woodstock.

A apresentação da banda no festival chamou a atenção, não só pelos cabelos coloridos e por suas letras engraçadas.

O auge da performance foi a guerra de lama entre os integrantes da banda, o que motivou a galera a praticar o mesmo.

O que se viu foi lama pra todo lado, com invasão no palco no final do show.  Essa balburdia chegou aos seguranças confundirem o baixista Dirnt com um dos invasores.

Resultado?  2 dentes a menos na boca de Mike.  Contudo, essa exposição no festival fez o álbum Dookie  ganhar o status de Diamante e ganhar o grammy daquele ano, como melhor álbum alternativo.

Queda nas Vendas e Popularidade

No segundo semestre de 1995 é lançado o quarto álbum de estúdio da banda Insomniac, um álbum com som mais agressivo que o anterior.

O sucesso de Dookie, levou a comunidade de punk rock mais raiz, a chamarem os caras de vendidos.

Por essa agressividade, eles perderam um pouco as vendas.  Insomniac vendeu cerca de 2 milhões de cópias nos EUA.

Contudo, foram positivamente elogiados pela crítica.  Os singles de promoção desse álbum foram: Geek, Stink Breath, Walking Contradition, Stuck With Me, e Brain Stew/Jaded.

Pausa / 5º e 6º Álbuns

Depois de um ano de pausa (1996) e prestes a completar 10 anos de formação, eles gravam de janeiro a julho de 1997 seu quinto álbum de estúdio Nimrod.

Nimrod é lançado em outubro de 1997, ele é um álbum com um som muito diferente do que eles já haviam produzido.

Ele mistura pop punk, surf rock e até ska e faz a banda vender bem novamente, foram cerca de 8 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Os singles de promoção desse álbum foram:  Hitchin a Ride, lançado em setembro de 97;  Good Ridance (Time of Your Life) lançado em outubro de 97; Redundant em maio de 98; e Nice Guys Finish Last, lançado em março de 1999.

Warning

O sexto álbum de estúdio Warning, foi gravado de março a Abril do ano 2000.

Seu lançamento foi em 3 de outubro de 2000, seu desempenho nas vendas no início não foi muito bom.

Contudo hoje Warning, já ultrapassa a casa dos 5 milhões de discos vendidos mundialmente.

Seus singles de promoção foram Minority, Warning, Waiting e Macy’s Day Parade.

Entre 2001 e 2003 a banda em recesso lançando um álbum ao vivo e mais duas coletâneas no período.

Roubo e Sucesso Novamente

Nos 3 primeiros meses de 2003 a banda entrou em estúdio para gravar o que seria o 7º álbum de estúdio da banda, Cigarettes end Valentines.

Quando completaram 20 faixas, as fitas master foram roubadas.  Os caras decidiram não recriar as faixas e começaram a compor e gravar do zero no mês de abril de 2003 a março de 2004.

Sorte nossa, que nasceu ali um dos melhores e mais rentáveis discos da banda, American Idiot, sétimo de estúdio.

Musicalmente explorado como ópera rock, o álbum foi lançado em 20 de setembro de 2004 e vendeu mais de 16 milhões de cópias no mundo todo.

Os singles de lançamento desse álbum foram:  A faixa título American Idiot lançada em maio de 2004; Boulevard of Broken Dreams lançado em agosto de 2004; Holiday em março de 2005, Wake me Up September Ends em junho de 2005; e Jesus of Suburbia lançado em outubro de 2005.

Banda Paralela?

Tem alguns rockers que em paralelo a banda lançam projetos solo.  Com os caras do Green Day é diferente eles lançam um projeto paralelo de uma nova banda.

Trata-se do Foxboro Hots Tubs, banda com os mesmos integrantes do Green Day lançada no final de 2007, quando o Green Day completava 20 anos de carreira.

Eles o rock clássico dos anos 60 e lançam até um álbum com essa banda Stop Drop and Roll

No ano de 2008 fazem até uma mini turnê com essa banda, explorando pequenos estabelecimentos da california.

Oitavo Álbum

21St Century Breakdown ou Colapso do Século XXI oitavo álbum de estúdio da banda, foi gravado entre o final de 2008 e início de 2009 e lançado em 15 de maio de 2009.

Explorado no mesmo formato ópera rock assim como o anterior American Idiot, o álbum é dividido em 3 atos: Heroes and Cons, Charlatans and Saints e Horseshoes and Handgrenades.

O álbum ocupou o topo das paradas em 14 países e vendeu mais de 5 milhões e meio de cópias em todo o mundo.

Para promover o álbum foram lançados os singles: Know your Enemy lançado em abril de 2009; 21 Guns em maio de 2009; East Jesus Nowhere em outubro de 2009; 21st Century Breakdown em dezembro de 2009 e Last of the American Girls lançado em abril de 2010.

Trilogia

Em sua conta no Twitter no mês de fevereiro de 2012 Billie Joe anuncia não só próximo álbum, mas sim os 3 próximos álbuns, a trilogia Uno, Dos e Tré.

São o 9º, 10º e 11º álbuns de estúdio da banda que conta com cada um dos 3 integrantes fazendo as capas individuais de cada um dessa trilogia.

É óbvio que a estampa da capa do 11º (Tré), foi a foto do baterista da banda Tré Cool, por questões semânticas.

Eles lançam os álbuns da trilogia foram em setembro (Uno), novembro(Dos) e dezembro(Tré) de 2012.

A vendagem dos 3 álbuns atingiu cerca de 3 milhões de cópias no mundo todo.

Singles

Os singles para promover Uno foram: Oh Love lançado em julho de 2012; Kill the DJ em agosto de 2012 e Let Yourself Go em setembro de 2012.

Já para Dos, teve apenas o single Stray Heart como promoção, lançado em outubro de 2012.

Enquanto para promover Tré teve os singles The Forgotten lançado em outubro de 2012 e X-Kid lançado em fevereiro de 2013.

Hall da Fama e Últimos Álbuns

Em abril de 2015 a banda conquistou a introdução ao Rock and Roll Hall of Fame pelo reconhecimento do trabalho da banda desde a sua fundação.

Veja no player abaixo uma parte da apresentação da banda nesta premiação com o hit Basket Case.

Green Day – Basket Case

Eles gravaram de janeiro a julho de 2016, e lançaram em 7 de outubro daquele ano o décimo segundo álbum de estúdio da banda Revolution Radio.

Esse penúltimo álbum da banda, vendeu até o momento cerca de 750 mil cópias, o que representa um belo número, em se tratando de uma época digital.

Os singles de promoção desse álbum foram: Bang Bang lançado em agosto de 2016; Still Breathing em novembro de 2016 e Revolution Radio lançado em maio de 2017, ano em que banda comemorou 30 anos de carreira.

Em fevereiro de 2020, em pleno começo da pandemia, eles lançam o 13º e último álbum de estúdio dos caras Father of All Motherfuckers.

Não conseguimos levantar os registros de vendagem desse último álbum.  No entanto ele recebeu críticas de mistas a positivas por parte dos especialistas.

Influências e Legado

O som dos caras, geralmente é comparam, a bandas da primeira onda punk lá da década de 70 e 80, como Ramones, Sex Pistols e The Clash.

Outra banda que influenciou a turma do Green Day foram seus conterrâneos do Bad Religion.

O Green Day, assim como outras bandas como o Sublime e o Offspring. Fizeram renascer o interesse e a popularização com a segunda onda do punk rock nos EUA.

Os caras de East Bay da California já venderam mais de 85 milhões de discos em todo o mundo. Em seus 13 álbuns de estúdio, 10 ao vivo 3 EPs e 4 compilações.

Dica do Blog

Um recado pra galera que gosta de tatuagens, e quer empreender nessa área, que deseja ser um tatuador profissional.

Tem um curso online que te ensina passo a passo a ser um profissional dessa área, onde as possibilidades de ganho são muito boas.

Clique aqui ou no banner abaixo e saiba mais.

Tattoo Life Academy

O que achou desse post? Deixe sua opinião aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo clique no player abaixo:

Vídeo desse artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame