A História Do Kid Abelha Uma Das Maiores Bandas Do Rock Nacional

A História Do Kid Abelha
Ebook A História do Rock N Roll

Veja nesse artigo a carreira e a História do Kid Abelha, uma das maiores bandas do rock nacional, confira!

A Trupe do Kid Abelha completariam 41 anos de carreira, se não tivessem anunciado seu fim, no ano de 2016.

A Beleza de Paula

Agora no dia 23 de agosto faz aniversário a Eterna musa do Rock Nacional a vocalista e ex-líder da banda Paula Toller.

Dona de uma beleza singular, ela vai completar 60 anos de idade numa forma física estupenda de fazer inveja a muitas garotas e mulheres mais novas por aí.

No começo de 2022, ela deu uma entrevista ao podcast do publicitário Washington Olivetto, ela cita que não tem uma receita milagrosa para manter a forma.

Apenas come bem, comida caseira de preferência, tem uma certa disciplina com a alimentação e gosta de brincar e pular, não se levando muito a sério.

“Sem humor a vida não tem graça!”

Paula Toller

Por isso escolhemos o mês de agosto para contar a História do Kid Abelha, uma das maiores bandas do Rock Nacional.

E uma curiosidade sobre Paula Toller, conforme contamos aqui em nosso canal no artigo “As 7 Bandas lideradas por uma mulher. Paula era tímida e não queria cantar. 

Origem

Paula e Leoni estudavam na PUC no Rio e começaram a namorar no ano de 1981.

Toller começou a ir aos ensaios da banda de Leoni chamada Chrisma.

Com Leoni nos vocais e baixo, Beni Borja na bateria e Pedro Farah na Guitarra, começaram a insistir para Paula ingressar na banda.

Após várias recusas, ela resolve aceitar.  Em seguida George Israel entra como saxofonista na banda, nascia ali o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens.

Logo em seguida Pedro Farah deixa a banda, dando lugar a Bruno Fortunato nas guitarras.

Nome

Inicialmente a banda era chamada de Kid Abelha e os Abóboras Selvagens.  Eles escolheram esse nome, após execução de sua fita demo de do single Distração, na extinta Rádio Fluminense FM.

Confira esse single inicial do Kid no player abaixo:

Kid Abelha – Distração

O Sucesso foi imediato, passando a banda a fazer shows no Circo Voador no Rio.  Com isso, duas faixas entraram na composição do LP Circo Voador, Distração já citada e Vida de Cão é Chato pra Cachorro.

O Batera Beni Borja saiu logo depois, fazendo a banda optar por bateristas contratados, ao invés de efetivar um para o lugar de Beni.

Primeiros Álbuns e Rock In Rio

Após o sucesso do compacto Pintura Íntima em 1983.  Um ano depois eles lançam o primeiro álbum de estúdio da banda Seu Espião.

Além de Pintura Íntima e a faixa título, destacamos as faixas “Nada Tanto Assim, Alice, Fixação, Como Eu Quero e Porque não Eu?”

O álbum foi disco de ouro e o sucesso dele, fez a banda ser convidada para tocar no primeiro Rock in Rio em janeiro de 1985.

Eles tocaram em dois dias no festival, para mais de 300 mil pessoas no somatório.

Ainda em 85 no mês de maio eles lançam o segundo álbum de estúdio da banda Educação Sentimental.

Foi nessa época que eles efetivaram Claudinho Infante como batera, ele ficou até 88, quando saiu e a banda voltou a optar por bateristas contratados desde então

Esse álbum rendeu 2 discos de ouro pra banda.  Dentre as faixas destacam-se os sucessos “ Lágrimas e Chuva, Educação Sentimental I e II, Os Outros, Garotos, Uniformes e A Fórmula do Amor.

Saída de Leoni

Essa última faixa citada  “A Fórmula do Amor,” foi justamente a causa da saída de Leoni da banda em 1986.

O namoro com Paula já tinha acabado desde 82, contudo nesse ano brigaram por um motivo fútil.

Os integrantes do Kid Abelha, foram convidados por Léo Jaime a tocar a música fórmula do amor no seu show.

Na hora da chamada ao palco esqueceram justamente do Leoni, compositor da música juntamente com Léo.

Devido a esse motivo, houve o rompimento do baixista com o grupo.  Ele montou uma nova banda chamada Heróis da Resistência.

Primeiro Ao Vivo e Tomate

Muitos afirmavam que a banda acabaria sem Leoni.  No entanto, Paula e sua trupe lançaram um álbum duplo ao vivo, gravado no Anhembi em São Paulo para um público de mais de 20 mil pessoas.

O álbum ao vivo também chegou ao disco de ouro, que abriu caminho para o lançamento do terceiro álbum de estúdio da banda Tomate.

Tomate foi lançado em agosto de 1987, já com a nova dupla de compositores da banda, Paula que a essa altura, já era considerada Sex Symbol do País e George Israel.

Dentre as faixas de sucesso de Tomate, além da faixa título, destacam-se “Me Deixa Falar, No Meio da Rua,  e Amanhã é 23.

Sendo que essa última, Paula usou a própria data de aniversário como inspiração para compor.

Gravidez e 4º Álbum

O quarto álbum de estúdio da Banda Kid, foi lançado em julho de 1989. Com Paula Toller grávida de seu único filho Gabriel Toller Farias, que nasceu em dezembro de 1989.

Ele é fruto do casamento de Paula com o Cineasta Lui Farias.  Eles se conheceram em 85 logo após Paula ter namorado Herbert Vianna por dois anos.

O álbum Kid, ao contrário dos anteriores, foi bem elogiado pela crítica e as vendas não alcançaram o disco de ouro.

Dentre as canções de sucesso que se destacaram desse álbum citamos “Dizer não é Dizer Sim, Todo o meu Ouro  e De Quem é o Poder.”

Tudo é Permitido / Iê Iê Iê

O quinto álbum de estúdio da banda “Tudo é Permitido” foi lançado em 30 de junho de 1991.

Além dos sucessos Grand Hotel, Gosto de Ser Cruel e No Seu Lugar, destacamos as regravações de Tim Maia, Não Vou Ficar e Fuga Nº II dos Mutantes.

Já o sexto álbum de estúdio da banda Iê Iê Iê é lançado em agosto de 93.  Entre as 9 faixas destacam-se Eu Tive um Sonho, Em Noventa e Dois e Deus (Apareça na Televisão).

Esse álbum conta ainda com um cover do Deep Purple, Smoke On the Water.

Veja esse cover no player abaixo:

Kide Abelha – Smoke On The Water

Meio Desligado/Meu Mundo Gira Em Torno de Você

Em 94 a banda lança seu segundo álbum ao vivo, Meio Desligado, o primeiro no formato acústico.

Eles ganharam disco de platina duplo com esse álbum.  Além das regravações teve a inédita Solidão que Nada.

No ano de 1996, eles lançam o sétimo álbum de estúdio da banda Meu Mundo Gira Em Torno de Você.

Dentre as faixas do sétimo álbum, destacam-se Te Amo pra Sempre, a cover do cantor Hyldon Na Rua, Na Chuva na Fazenda e a que virou até sucesso internacional Como é Que Eu Vou Embora.

Assista ao clipe de Como é Que Eu Vou Embora no player abaixo:

Kid Abelha – Como é Que Eu Vou Embora

Esse foi o álbum de estúdio de maior vendagem da banda.

Espanhol / Remix / Autolove / Coleção

Em 1997 eles lançam um álbum de coletâneas em Espanhol, oitavo de estúdio, e um de remix em versões dance de seus sucessos, nono de estúdio da banda.

No ano seguinte 1998 é lançado o décimo álbum de estúdio da banda, Autolove.

Dentre as 12 faixas destacamos Maio e Eu Só Penso em Você.

No ano 2000 é lançado o décimo primeiro álbum de estúdio da banda Coleção, que contém uma série de regravações de outros artistas, além de uma inédita, Deve Ser Por Amor.

Surf/Segundo Acústico

Lançado em 2001 o décimo segundo álbum de estúdio da banda Surf.

O álbum traz várias faixas que homenageiam o Rio de Janeiro.  De forma clara as faixas, Gávea Posto 6 e Ressaca 99.  A solidão e tristeza humana são abordadas nas letras.

Em 2002 eles lançam o segundo acústico e terceiro ao vivo da banda o álbum Acústico MTV, comemorando os 20 de carreira da banda.

O álbum é repleto com os sucessos da banda. Além de uma música do Ira, uma do Cazuza, novamente a do Hyldon e uma do Claudinho e Buchecha.

O DVD desse show foi premiado com diamante duplo, o que é marca rara em vídeos tupiniquins.

Pega Vida / Hiato e 30 anos

Após ficar 3 anos em turnê com o Acústico, em 2005 eles lançam o décimo terceiro e último álbum de estúdio da banda Pega Vida.

Esse álbum, teve seu lançamento em meados de 2005.  Das onze faixas inéditas, destaque para Peito Aberto, Poligamia, Eu tou Tentando e Por Que Eu Não Desisto de você.

Em 2007 a banda entra em hiato que dura até 2011 quando retoma as atividades, já de olho nas comemorações dos 30 anos de carreira.

Em 28 de abril de 2012, a banda gravou um show ao vivo comemorando as 3 décadas de carreira. No Citibank Hall no Rio de Janeiro. Esse show teve a transmissão ao vivo pelo canal Multishow.

Esse show resultou no quarto álbum ao vivo e último lançamento da banda em agosto de 2012.  O álbum trouxe 18 sucessos da banda e mais uma inédita Caso de Verão (Amorzinho)

Fim da Banda

Em 2013 a banda se apresentou pela última vez ao vivo, foi no Festival de Verão de Salvador na Bahia.

No evento a banda foi aclamada pelo público, onde eles completaram 15 anos de participação.

Após isso anunciaram que a banda dar novamente uma pausa para tocarem seus projetos pessoais.

No entanto em 2016 a banda anunciou em sua página no Facebook, que aquela apresentação em Salvador 3 anos antes, havia sido realmente a última da deles.

Dizia o comunicado:

“A vontade de experimentar outras formas de criar e o desgaste natural de tanto tempo juntos nos levaram a essa decisão. Optamos por um soft-ending, um final suave, evitando o sensacionalismo.”

Kid Abelha

Legado

Em seus 13 álbuns de estúdio 4 ao vivo e uma compilação, o Kid Abelha vendeu mais de 9 milhões de discos.

Um dos expoentes do rock nacional da década de 80, o som do Kid Abelha continua a embalar não somente da geração que viveu aquela época, mas como também quem é apreciador do bom rock nacional da leva da década de 80.

Dica do Blog

Um recado pra galera que gosta de tatuagens, e quer empreender nessa área, que tem o desejo de ser um tatuador profissional.

Tem um curso online que te ensina passo a passo a ser um profissional dessa área, onde as possibilidades de ganho são muito boas.

Tattoo Life Academy

Clique aqui ou no banner acima e saiba mais.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários. Para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:

Vídeo desse Artigo

Fontes: Google, Wikipedia, Whiplash, 89 A Rádio Rock, Extra e Discogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame