A Obra E Carreira Do Motorhead Os Fundadores Do Speed Metal

A Obra E Carreira Do Motorhead
Ebook A História do Rock N Roll

O Motorhead é o digno representante do Speed Metal, subgênero do Heavy Metal.  Esse subgênero é classificado por muitos como extremamente rápido e muito técnico.

Ele foi tipo um irmão mais velho dos outros subgêneros do metal, o Power e o Trash Metal.

Apesar de outras bandas como o Deep Purple, e o Judas Priest serem apontadas como uma das origens do Speed, foi no Motorhead, que esse subgênero teve maior identificação como fonte.

Mesmo seu líder, fundador, vocalista e baixista da banda Lemmy Kilmister, que associava o som da banda simplesmente como Rock N’ Roll!

A discografia e as curiosidades sobre essa banda inglesa chamada Motorhead, é o que você vai acompanhar nesse artigo.

Origem e Formação

Motorhead
LEICESTERSHIRE, ENGLAND – JUNE 12: members of Motorhead, Phil Campbell, Lemmy Kilminster and Mikkey Dee pose backstage at the third and final day of this year’s Download Festival at Donington Park, Castle Donington on June 12, 2005 in Leicestershire, England. The annual rock festival features over 90 acts on three stages over three days. (Photo by Jo Hale/Getty Images)

Lemmy foi integrante da banda  inglesa chamada Hawkind, entre os anos de 1971 de 1975, quando foi demitido da banda.

A demissão se deu pelo baixista ter sido preso no Canadá por posse de drogas.

Ele então decidiu montar sua própria banda, recrutou o guitarrista Larry Walls e o batera Lucas Fox.  O nome Motorhead, foi inspirado na última canção que o baixista havia escrito para a banda anterior.

Contratados pela gravadora United Artist em outubro de 1975, eles gravaram algumas sessões em um estúdio no País de Gales.

Nessas sessões o produtor Dave Edmunds, não aprovou o batera Lucas Fox, que foi substituído por Phil Taylor.

Trio Clássico

No mês de março de 1976, eles decidem adicionar mais um guitarrista a banda, Eddie Clarke, deixando a banda momentaneamente com dois guitarristas.

O que não durou muito, pois Larry Walls, retorna a sua antiga banda Pink Fairies, deixando a banda com a formação que é considerada a mais clássica da banda com Lemmy/Clarke/Taylor.

Em agosto de 1977 eles lançam seu primeiro álbum de Estúdio, homônimo da banda, já pela gravadora Chiswick Records.

E lógico que o single de promoção do primeiro álbum foi a faixa título Motorhead, que já havia sido escrita por Lemmy em sua antiga banda.

Overkill

Já com nova gravadora, a Bronze Records, a banda lança o single Louie Louie em junho de 1976, que chega a posição 68 da parada inglesa UK Singles Chart.

O sucesso desse single, impulsionou a banda para a gravação do segundo álbum de estúdio Overkill, que foi lançado março de 1979

Além do single Louie Louie, as outras faixas de destaque e que foram lançados como single, são a faixa título Overkill e No Class.

O álbum alcançou a 24ª posição na UK Albums Chart, e foi bem recebido pela crítica que viu uma notória evolução comparando com o álbum inaugural.

A revista Kerrang, listou esse álbum na posição 46 entre os 100 maiores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos.

Clique no player abaixo para conferir a faixa título desse álbum:

Motorhead – Overkill

Bomber

No mesmo ano de 79 em outubro, eles lançam o terceiro álbum de estúdio Bomber, o único single de lançamento foi a faixa título do álbum.

Esse álbum chegou ao posto de número 12 na parada inglesa de álbuns, sendo o de melhor critica e vendagem até aquele momento.

Durante a gravação desse álbum, que foi de julho a agosto de 1979, a banda participou do Festival de Reading, onde tocou ao lado de bandas como o The Police por exemplo.

No decorrer da turnê desse álbum, a antiga gravadora United Artist, pegou gravações da banda entre 75 e 76 e lançou o álbum On Parole.

Ace of Spades e Iron Fist

Gravado entre agosto e setembro de 1980 o quarto álbum de estúdio da banda Ace of Spades, foi lançado em novembro do mesmo ano.

Seu single de promoção do álbum, a faixa título foi lançada um mês antes, que atingiu o topo da parada britânica de singles.

Esse foi o álbum de maior sucesso da banda, e foi classificado pela Revista Rolling Stone na posição 408 dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.

No Reino Unido ele alcançou a 4ª posição na parada dos álbuns.  Ele marcou também a entrada da banda no mercado Norte-Americano.

Já o álbum Iron Fist, quinto de estúdio da banda, foi gravado entre janeiro de fevereiro de 1982.  O lançamento dele foi 2 meses depois em abril.

Seus singles de promoção do álbum foram, a faixa título e Go to Hell.

Troca de Guitarrista

Ainda em 1982 e antes da gravação (fevereiro e março de 1983), e também do lançamento (junho do mesmo ano) do 6ª álbum de estúdio da banda, Another Perfect Day, o guitarrista Eddie Clarke deixa a banda.

Ele não concordou com a gravação do cover Stand By Your Man, da cantora de música country a americana Tammy Wynette.

Pra seu lugar, recrutaram Brian Robertson, que teve vida curta na banda.  Seus trajes como shorts e sapatilhas de balé, causaram um dissabor na banda.

Ele saiu da banda em novembro de 1983.  Começou então uma longa procura pela banda por um novo guitarrista.

Resolvem então, contratar dois guitarristas no início de 1984 Wurzel e Phil Campbell.

Outro Batera

No entanto quase que de imediato, o batera Phil Taylor deixa a banda.  Pete Gill assume o seu lugar.  Isso levou a Lemmy fazer uma piada na época:

“Eu deixei eles, ou eles me deixaram?”

Em agosto de 1984 eles lançam o single “Killed by Death,” que serviu para promover o álbum de compilações “No Remorse,” que foi lançado em setembro do mesmo ano.

Após isso a banda entrou em litígio com a gravadora Bronze Records, alegando que seus lançamentos não estavam sendo promovidos como deveriam.

Isso ocasionou o fim de contrato entre as partes. E a banda acabou levando a melhor no processo judicial, ganhando a causa.

Nova Gravadora

No ano de 1986 eles fecham com a nova gravadora GWR Records, gravam e lançam o sétimo álbum de estúdio da banda “Orgasmatron,” lançado em agosto de 1986.

O single de promoção desse álbum “Deaf Forever,” foi lançado em junho de 1986.

Pete Gill deixa a banda no ano de 1987 antes do lançamento do álbum Rock N’ Roll em setembro de 1987.

Phil Taylor reassume o posto das baquetas da banda.  Os singles de promoção desse álbum foram Eat the Rich e Rock n’ Roll.

O desempenho do álbum nas vendas e nas críticas não foi tão bom assim, ocupando apenas a 34ª posição na parada britânica. 

Ele foi também o último pela gravadora GWR, e mais um processo judicial contra a essa outra gravadora foi movida.

1916 e March or Die

Com o processo judicial resolvido, e com nova gravadora a WTG Records, em fevereiro de 1991, eles lançam o nono álbum de estúdio da banda 1916.

O single de promoção do álbum, The One to Sing the Blues, foi lançado dois meses antes em dezembro de 1990.

Esse álbum ficou marcado também como a última participação de Phil Taylor como baterista na banda.

Já nas gravações do álbum seguinte “March  or Die, o batera Taylor foi demitido por não ter aprendido a executar a música “I Ain’t No Nice Guy.”

Dois bateras completaram a gravação desse álbum o décimo de estúdio da banda Tommy Aldridge e Mikkey Dee.

O Escolhido

Tommy gravou a maior parte do álbum.  Já Mikkey Dee, velho conhecido de Lemmy, gravou apenas a faixa Hellraiser

Contudo a identificação foi tanta que Dee assumiria ali como titular das baquetas da trupe de Lemmy.

Inclusive, essa faixa Hellraiser, eles escolhem como single de promoção de March or Die.

Já com novo selo a ZYX Music, gravadora da Alemanha, os caras lançam o décimo primeiro álbum de estúdio da banda, Bastards.

Lançado em novembro de 93 o álbum teve os singles “Don’t Let Daddy Kiss Me e Born to Raise Hell em sua promoção.

Três Novamente

Novamente com nova gravadora a Steamhammer da Alemanha, o álbum Sacrifice 12º de estúdio da banda, é o último com a participação do guitarrista Wurzel.

Ele deixa a banda após a gravação do álbum que a banda lançou em março de 1995.  Ele suspeitava que estava sendo roubado financeiramente.

Sobre isso Lemmy falou na época:

“Ele começou a me acusar de roubar seu dinheiro e tal, como se eu precisasse do dinheiro de Würzel. Quer dizer, eu tenho todo esse dinheiro vindo de Hawkwind antes dele e do Motörhead antes dele – eu não precisava da porra do dinheiro dele.”

Lemmy Kilmister

Overnight Sensation e Snake Bite Love

Em 15 de outubro de 1996, eles lançam o 13º álbum de estúdio da banda Overnight Sensation.

Sobre esse álbum Lee Marlow do Classic Rock afirmou em 2013:

“Prova imediata de que a última formação de três homens do Motörhead, foi mais do que acertada do que as formações anteriores.”

Lee Marlow

Em março de 1998, chega Snake Bite Love 14º álbum de estúdio da banda.  Um mês depois já iniciam uma turnê de promoção do álbum.

15º e 16º Álbuns

Chegou os anos 2000 e com ele o décimo quinto álbum de estúdio da banda, We are Motorhead.

A crítica elogia o álbum, e todas as faixas foram escritas pelos 3 integrantes.  Exceto a cover God Save the Queen da banda Punk Sex Pistols. Também da Inglaterra.

Abril de 2002 é a data de lançamento do décimo sexto álbum de estúdio da banda Hammered

O tema desse álbum é mais sombrio e reflexivo, certamente impactados pelo ataque as torres gêmeas em Nova Iorque em setembro de 2001.

Inferno e Kiss of Death

Em junho de 2004, os caras lançam o décimo sétimo álbum de estúdio da banda, Inferno.

Esse disco é um dos mais pesados da banda, com exceção a última faixa do álbum Whorehouse Blues. 

Ela destoa das demais por ser mais pro estilo country blues, com o violão sobressaindo e uma gaita no final.

Dois anos depois em agosto de 2006, eles lançam o 18º álbum de estúdio da banda, Kiss of Death.

Também bem avaliado pela crítica, o álbum alcançou o 4º lugar na parada alemã, melhor posição da banda naquele país.

19º e 20º Álbuns

Em agosto de 2008 eles lançam o décimo nono álbum de estúdio da banda, Motorizer.

Com elogios da crítica especializada. O álbum vem com faixas fortes. Entre elas Runaround Man, Burried Alive e Time is Right. Esses singles soam como se fossem da década de 80.

Esse foi o último dos 10 álbuns lançados pela gravadora Steamhammer.

14 de dezembro de 2010, foi a data de lançamento do 20º álbum de estúdio da banda The World is Yours.

Primeiro álbum pela gravadora UDR da Alemanha, e distribuído pelo selo EMI no restante do mundo, ele contou com o single Get Back in Line para promoção.

Lemmy dedicou esse álbum ao cantor Ronnie James Dio, que havia morrido 7 meses antes, vítima de câncer.

Aftershock

Em 18 de outubro de 2013 eles lançaram o 21º e penúltimo álbum de estúdio da banda, Aftershock.

Com críticas positivas e negativas, a faixa Heartbreaker, chegou a ser indicada ao grammy. Como melhor performance de metal em 2015, mas não levou.

Em novembro desse ano eles deveriam embarcar e uma turnê na Europa para promover esse álbum, contudo tiveram que adiar para março de 2014 devido a problemas de saúde enfrentado por Lemmy.

Em janeiro de 2014 novo adiamento da turnê dessa vez para junho daquele ano pelo mesmo motivo.

Bad Magic e Morte de Lemmy

Em fevereiro de 2015 a banda entra em estúdio para a gravação de seu 22º e último álbum de estúdio Bad Magic.

O lançamento se deu em 28 de agosto de 2015, data de aniversário de 40 anos da banda.

A banda seguiu em turnê, ora cancelando shows ora realizando.

O último show da banda foi em Berlim na Alemanha no dia 11 de dezembro de 2015.

Lemmy estava com câncer na próstata seu médico havia lhe dado de 2 a 6 meses de vida.  No entanto no dia 28 de dezembro de 2015, quatro dias após completar 70 anos, ele faleceu vítima de um câncer extremamente agressivo.

Dias depois da morte de Lemmy tanto Mickey Dee, como Phil Campbell, decretaram o fim da banda, dizendo ser impossível continuar o Motorhead sem o Lemmy.

Legado

Com 40 anos de carreira, os 22 álbuns de estúdio citados aqui, 10 álbuns ao vivo, 12 compilações e 5 EPs, o Motorhead vendeu mais de 15 milhões de discos desde sua formação.

O Motorhead não foi apenas uma banda de Heavy Metal, como já falamos lá na introdução, eles criaram o Speed Metal, que posteriormente originou o Trash e o Power Metal.

Dica do Blog

Um recado pra galera que gosta de tatuagens, e quer empreender nessa área, que deseja ser um tatuador profissional.

Tem um curso online que te ensina passo a passo a ser um profissional dessa área, onde as possibilidades de ganho são muito boas.

Clique aqui ou no banner abaixo e saiba mais.

Tattoo Life Academy

O que achou desse post? Diz sua opinião aí nos comentários, se deseja ver esse artigo em vídeo, basta clicar no player abaixo:

Vídeo desse artigo

Fontes: Google, Wikipedia e Motorhead.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame