A Treta Entre Elvis Presley E John Lennon Porque Eles Não Se Bicavam

A Treta Entre Elvis Presley E John Lennon
Ebook O Rock'n Roll Como Ele É

A Treta Entre Elvis Presley E John Lennon

Afinal, qual foi a treta entre Elvis Presley e John Lennon?

Pode parecer surpresa pra muitos, mais a treta, a rixa entre Presley e Lennon era notória.

Dois dos maiores nomes do Rock Mundial Elvis Presley tidos por muitos como o Rei do Rock, e John Lennon, guitarrista, vocalista e fundador dos Beatles não se bicavam.

Pelo menos a partir do primeiro e único encontro entre os dois que ocorreu em 1965 na mansão de Elvis em Graceland, quando o quarteto de Liverpool foi visita-lo.

O Legado de Elvis

Elvis está para o Rock, assim como Pelé está para o futebol. 

O maior nome do Rock mundial foi o responsável pela popularização do gênero, como já contamos aqui em nosso blog, alguns meses atrás.

Se quiser acompanhar essa outra matéria em vídeo, basta clicar no player abaixo:

Vídeo da Matéria Sobre Elvis

Ele foi um dos Pais do Rock and Roll e foi o que mais popularizou o gênero na década de 50 nos primórdios do melhor estilo musical.

Sendo influenciador de diversos músicos que surgiriam, nada mais óbvio. 

O Fã e Admirador Lennon

“Sem Elvis não haveria os Beatles”.  Quem disse isso?  O próprio John Lennon, antes do único encontro entre os dois em 65.

Lennon e o restante do quarteto de Liverpool, era um fã incondicional do Rei, pelo menos até antes do único entro como já falamos.

Por ser 2 anos mais velho que Paul, ele era o líder natural da Banda, sendo maioria de suas músicas compostas por ele, apesar de fazer questão de dividir as autorias com Paul.

E por essa liderança podemos classificar John como uma espécie de Príncipe do Rock, ou pelo menos um deles, classificando Mick Jagger, líder dos Stones, como um segundo príncipe.

Lennon Antes dos Beatles

Nascido em Liverpool em 9 de Abril de 1940, John Winstom Ono Lennon foi o fundador da Banda de Rock mais popular de todos os tempos os Beatles em 1960.

Você não leu errado eu falei o sobrenome “Ono” no nome, pelo motivo do mesmo em 22 de abril de 1969, ter acrescentado o sobrenome de sua segunda esposa Yoko Ono, ao seu nome de batismo.

Lennon cresceu em meio a uma disputa de guarda dos Pais Alfred Lennon e Julia Lennon, quando tinha 4 anos os pais se separaram.

Após a Tia de Lennon (irmã de Júlia), reclamar ao serviço social sobre os tratos de Julia ao Filho, Julia deu a guarda provisória de Lennon a sua irmã Mimi.

Sabendo disso, Alfred passou na casa de Mimi e levou Lennon quando ele tinha 6 anos.

Alfred queria levar John com ele para a Nova Zelândia, o que resultaria na não formação dos Beatles.

Segundo o Wikipedia, os Pais então deixaram para o menino decidir, que acabou optando pela mãe. Os fãs dos Beatles agradecem.

O resto da infância John morou com sua tia Mimi que era casada e não tinha filhos.  Contudo sua mãe o via regularmente, tanto ela o visitando como ele a ela.

Sendo sua mãe que colocava os discos de Elvis para ele ouvir na sua adolescência, surge daí sua admiração e influência do Rei.

Início dos Beatles

Aos 16 anos John ganha sua primeira guitarra de sua mãe, e forma a banda Quarrymen., Um ano depois McCartney entra para a Banda.

Harrison chega logo depois, os três juntamente com Stuart Suttcliffe o primeiro baixista, fundam os Beatles.

Para sua primeira excursão em Hamburgo, chamaram o baterista Peter Best para essa excursão.

Após a excursão Ringo Starr assume as baquetas no lugar de Peter Best e Paul assume o baixo no lugar de Stuart que deixa a banda.

O que se viu daí em diante, foi a chamada Beatlemania, um fenômeno de popularidade e sucesso nada visto antes.

Esse enorme sucesso fez Lennon falar uma de suas maiores barbaridades, em entrevista em 1966 ele chegou a afirmar que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo, uma blasfêmia sem tamanho.

Diferenças Entre Elvis e John

Quando você pensa em alguém muito famoso ou como Ícone cultural, Elvis e John, são duas figuras que vem naturalmente a nossa cabeça.

Contudo a semelhança entre os dois fica por aí, só na popularidade e e enorme sucesso.

A ideologia política dos dois eram inversas como se fosse canhota contra direita.

John Lennon Canhoteiro

John era ativista político, aliado mais com a esquerda, era contra a Guerra do Vietnã por exemplo.

Criado por sua Tia e sua Mãe, que eram de uma família com 5 irmãs defensoras e alinhadas ao feminismo, John foi desenvolvendo uma ideologia mais alinhada a essa área e com viés de esquerda.

Seu Pai também desertou do exército, o que pode ter contribuído ainda mais para o seu posicionamento político.

Elvis Conservador

Presley por outro lado era conservador, alinhado com a Direita, patriota ao extremo, tanto que tinha abajures na forma de vagão com os dizeres “Todo o caminho com LBJ” em seu salão no qual recebeu o quarteto inglês.

LBJ era a sigla do Presidente Lindon Baines Johnson, 36º a ocupar a presidência de 63 a 69 com a morte de John F. Kennedy.

Embora Democrata, johnson era um fervoroso defensor do anticomunismo e aumentou as apostas americanas na intensividade na guerra do Vietnã.

O Encontro

No dia 27 de Agosto de 1965, o ainda humilde John e seu quarteto, visita o Rei Do Rock em sua mansão Graceland em Memphis.

Os Beatles aproveitaram uma brecha na sua segunda turnê lá nos EUA e foram visitar ao Rei.

Limousine com Os Beatles em seu interior com Elvis Caminhando ao Fundo

Era o canhoteiro Lennon, que tinha Elvis como seu ídolo musicalmente falando.  Politicamente no entanto, viviam em mundos inversos.

John ao adentrar a sala com sua trupe, já avista os abajures com a frase do Presidente Johnson.

Elvis assistia TV sem som e tocava contra baixo ligado a caixas amplificadas.

Segundo a revista britânica Farout Magazine, Lennon teria irritado Presley a revelar seus pensamentos anti guerra.

O língua solta e afiada de John já começou a espalhar atritos até antes do aperto de mão entre os dois, complementa a matéria nessa revista.

Carta de Elvis

Não foi um encontro muito amistoso, e não há muitos registros detalhados sobre a ocasião, o que se sabe que eles nunca mais se encontrariam e teriam evitado um ao outro como se fosse uma trégua.

A matéria revela ainda que Elvis anos antes de morrer teria escrito uma carta ao então Presidente Richard Nixon, onde se dizia favorável a deportação de John que a essa altura e com o fim dos Beatles já morava nos EUA.

Há rumores que falam que Nixon teria até pedido para Elvis espionar Lennon em um segundo encontro, o que não aconteceu.

Se bem que isso não tem como confirmar, pois Elvis morreu em 77, Lennon em 80 e Nixon em 84.

Entrevista de Lennon Sobre o Encontro

Não há declarações de Elvis sobre esse encontro, no entanto John deu uma entrevista em 1975, onde falou sobre esse encontro:

“Ele estava assistindo a TV sem som, tocando baixo e cantando.  Começamos a cantar junto mas paramos para vê-lo.  Estávamos meio que aterrorizados por esse encontro. Aos depois, ouvi de um amigo, que conhecia a ex-esposa dele, que ele também estava aterrorizado. Por dois motivos, éramos novidade e ele não sabia o que ia acontecer.  Disse anida  que Elvis estava há horas em preparação, pensando no que ia nos dizer. E nós o adoramos.”

Outros Relatos do Quarteto

Há outros registros desse encontro onde Lennon teria perguntado sobre novas composições do Rei e esse teria afirmado, estar mais focado na época em fazer filmes do que lançar novos álbuns.

Já Ringo Star falou sobre o encontro:

“Foi tão estranho, e eu estava tão zangado porque ele não estava criando música. Ele não estava fazendo o que deveria fazer. “

George Harrison por sua vez disse:

“Não podíamos ter-nos tornado bons amigos, era impossível”. “Não éramos amigos nem nada”, prosseguiu Harrison. “Mas ele era muito simpático. Ele era um tipo simpático. Era magro, mas era muito bom, estou feliz por o ter conhecido”.

Paul parecia pelos relatos o mais entusiasmado do encontro e falou:

“Ele foi fantástico, foi um dos grandes encontros da minha vida”.

E Ring Star finalizou os comentários do quarteto, se mostrando decepcionado anos depois:

“A parte triste é que”, afirmou Starr, “descobrimos anos e anos mais tarde que ele tentou banir-nos da América. Porque ele era muito grande com a CIA e tudo mais”.

Ex Admiradores?

A partir desse encontro o que se viu foi a banda andando em direção contrária a linha de Elvis.

Primeiro porque a banda não o imitava com seus frenéticos remelexos de quadris e condenavam isso.

Já os seus “rivais” Stones, foram na linha contrária e passaram a adotar os remelexos nas atuações do vocal Mick Jagger.

Chegaram até tachar os Beatles de ultrapassados por não remexerem os quadris e ir de encontro, não só o que o Rei e os Stones faziam, mas muito outras bandas da época.

Fim dos Beatles Destino USA

John Já era ativista antes de conhecer Yoko Ono, depois do casamento então esse ativismo ficou exacerbado.

Lennon conheceu a artista plástica Japonesa Yoko Ono em 1966 e engataram o namoro.

Em 69 Lennon passou a levar para as reuniões da Banda a nova namorada, o que era contrário as regras da banda, que não permitia levar namoradas as reuniões.

John casou-se com Yoko nesse mesmo ano e a banda caminhava para seu final, que ocorreu um ano depois.

Em 1971 o casal mudou-se para nova Iorque, começaria ali um cabo de guerra entre o governo Nixon e a deportação ou não de John.

Deportar Lennon e o Novo País?

Richard Nixon tentou de todas as formas deportar o ativista político Jhon Lennon do País, desde sua chegada até quando Nixon foi deposto pelo famoso escândalo de watergante em 1974.

Seu Sucessor Gerald Ford apesar de ser Republicano afrouxou o caso de deportação de Lennon e assim mesmo passou a viver em paz na América.

John Lennon antes disso estava tão combativo a ideia de deportação, que chegou a fundar uma micronação chamada Nutopia.

É isso mesmo que você leu, Nutopia foi uma micronação criada por ele e Yoko Ono, para abordar os problemas de migração do ex beatle.

A bandeira era de cor branca e a sede da embaixada Nutopiana era o prédio de John Dakota.

Mulher Que Manda

John era de esquerda, ativista ao extremo, Elvis de direita conservador, ambos só se entraram uma vez e se afastaram como já falamos.

No entanto John tinha seu lado submisso e aceitava as imposições que Yoko regulava, tanto que só foi trazer seu filho Julian aos Estados Unidos quando se separou de Yoko em 72.

Julian nascem em 63, fruto de seu primeiro casamento com Cinthia.  Yoko proibia o Beatle de ver o filho.

A Japa mandava tanto no ex Beatle que até “empurrou a sercretária May Pang para os braços do inglês quando se separaram.

Pan e John viveram dois anos juntos até que em 74 a Japa pediu o maridão de volta.

O casal se reconciliou e dessa união nasceu em 75 o segundo filho de Lennon Sean.

Finais Parecidos

John Lennon e Elvis Presley além da fama e de serem príncipe e Rei do rock’n roll respectivamente, tinham outra semelhança entre as várias diferenças expostas aqui.

Eles alegavam ter visto OVNIS Objetos Voadores Não Identificados  e de certa forma foram abduzidos dessa vida de forma precoce.

Elvis aos 42 anos de idade em 1977, vítima de ataque cardíaco fulminante.

E John aos 40 anos em 1980, vítima de um fã maluco que atirou pelas costas do cantor.

Dica do Blog

Por fim um recado pra você que gosta de Guitarra, que tal aprender a tocar esse fantástico instrumento?

Guitarra Rock 2,0

Clique aqui ou na imagem acima e conheça um curso de guitarra nota mil brother.

O que achou dessa matéria? Diz aí nos comentários se gostou ou não, se ficou surpreso com a treta entre os dois, deixe seu comentário,

Quer acompanhar essa matéria em vídeo? Basta clicar no player abaixo:

Vídeo dessa Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame