As 7 Bandas De Rock Que Tocaram No Telhado De Um Prédio

As 7 Bandas De Rock Que Tocaram No Telhado De Um Prédio
Ebook O Rock n' Roll Como Ele É

As 7 Bandas De Rock Que Tocaram No Telhado De Um Prédio

Quais são as 7 bandas de Rock que tocaram no telhado de um prédio?

Tem uns rockers que gostam mesmo das alturas tem uns até que pilotam o próprio avião da banda, como é o caso do Bruce Dickinson, do Iron Maiden.

Conforme contamos no post “Iron Maiden A História de Uma das Maiores Bandas do Metal.”

Outros já preferem tocar no telhado com a sua banda.  Sendo esse, o assunto do vídeo de hoje, quais as 7 bandas ou cantores de rock que tocaram no telhado.

Vamos a eles então sem enrolação.

RPM

No sétimo posto das 7 Bandas de rock que tocaram no telhado de um prédio, aparece o RPM.

O RPM foi fundado em 1983 pelos músicos Paulo Ricardo baixo e vocal, Luiz Schiavon Teclados, Fernando Deluqui na Guitarra e Moreno Júnior na Bateria.

Porém o sucesso só veio a acontecer em 1985 com o lançamento do álbum inaugural homônimo da banda, já com P.A nas baquetas.

Eles foram uma das bandas do rock tupiniquim, de maior sucesso comercial.  No entanto deixaram a desejar na produção do Clipe Rádio Pirata.

O enredo do clipe foi meio estranho.  Os integrantes da banda, entram clandestinamente num navio e rendem a tripulação. Veja o clipe no player abaixo:

RPM – Rádio Pirata

Fazem o mesmo em um estúdio de gravação e provocam a maior balbúrdia, para enfim tocarem no telhado de um prédio.

Produção meio underground, muito tosca.  Ao invés de outras bandas dessa relação que tocaram ao vivo nos telhados de prédios.  Os 4 coiotes preferiram gravar esse clipe meio bizarro.

Billy Idol

No sexto posto temos Billy Idol com o Hit Dancing With Myself.

Outro clipe da lista bizarro, que também não usou do expediente de gravar ao vivo no telhado de um prédio.

Billy iniciou sua carreira solo em 1980, após sair da banda Generation X, onde tocava Guitarra e era vocalista.

E dessa banda, ele relançou a música Dancing With Myself, em seu álbum inaugural e homônio.  No clipe ele aparece cantando no topo de um prédio com aspecto meio apocalíptico.

Por incrível que pareça, esse clipe foi premiado como melhor direção pela MTV Video Music Award no ano de 1984.

Falo por incrível que pareça, porque embora a música seja boa, o enredo do clipe é pra lá de estranho. Veja o clipe no player abaixo:

Billy Idol – Dancing With Myself

Idol passa quase todo o clipe cantando no topo de um prédio, enquanto zumbis, tipo walking dead mesmo, escalam o prédio para chegar ao topo.

Um clipe meio tosco, que na minha opinião, mostra uma qualidade da direção do clipe, não tão bem apurada assim.

Ultraje a Rigor

Na posição de número 5 das 7 Bandas de Rock que tocaram no telhado aparece o Ultraje a Rigor com o single Eu Gosto de Mulher.

Formado em 1982 com Roger (guitarra e vocal), Silvio (baixo), Edgar Scandurra na outra guitarra e Leospa na bateria.  O Ultraje a Rigor foi uma das grandes Bandas nacionais da década de 80.

Entretanto o sucesso só veio a surgir em 1985 no lançamento do seu álbum de estreia, Nós Vamos Invadir a sua Praia.

Para o lançamento do seu segundo álbum “Sexo”, resolveram inovar, pelo menos a nível nacional, tocaram em cima da marquise de um prédio na Av. Paulista em São Paulo/SP. Veja o clipe no player abaixo:

Ultraje a Rigor – Eu Gosto de Mulher

Como era de se esperar, atraiu uma multidão.  E a música escolhida para esse show relâmpago foi a música “Eu Gosto de Mulher,” que se tornou a faixa de maior sucesso do segundo álbum, alcançando o posto 96 do hot 100 Brasil.

Toto

Na quarta posição das 7 Bandas de Rock que tocaram no telhado de um prédio aparece a Banda Toto com o single I’ll Be Over You.

O Toto foi uma banda Americana surgida em 1976 em Los Angeles Na California.  Na sua formação inicial contava com Steve Lukather, vocal e guitarra, David Paich nos teclados, Steve Porcaro também nos teclados, Jeff Porcaro na bateria, Bobby Kimbal no vocal e teclado e David Hungate no baixo.

Em seu sexto álbum de estúdio “Fahreneit,” eles resolvem gravar um clipe da canção I’ll Be Over You no telhado de um prédio.

A música foi uma das mais tocadas do álbum, alcançando a posição de número 11 da Bilboard, no outono de 1986.

Diferente do ultraje, eles não tocaram ao vivo.  No clipe que conta com a participação do Cantor/Tecladista Michael McDonald, começa eles tocando ao dia e ao anoitecer. Veja o clipe no player abaixo:

Toto – I’ll Be Over You

No final do clipe, ainda cai uma chuva torrencial na cobertura do prédio, que faz toda a banda sair as pressas.

Uma coisa que não se sabe sobre o clipe, é se a chuva foi verdadeira ou cenográfica, fica a dúvida.

Red Hot Chili Peppers

A medalha de bronze para as 7 Bandas de Rock que tocaram no telhado de um prédio temos o Red Hot Chili Peppers com o clipe gravado ao vivo do single Adventures of Raindance Maggie.

Como contamos aqui no post “Os 8 Guitarristas do Red Hot Chili Peppers.” A Banda foi formada também em Los Angeles na California no ano de 1983, com Anthony Kieds nos vocais, Hillel Slovak na guitarra, Flea nos baixos e Jack Irons na bateria.

Como falamos nesse post, O Red Hot tem uma particularidade incomum em outras bandas.

Essa particularidade, foi a rotineira troca de guitarristas na banda.  Foram 8 guitarristas desde a sua fundação até hoje.

Só o guitarrista atual, John Frusciante está em sua terceira passagem pela banda.

Show no Telhado

Foi com o guitarrista antecessor de Frusciante em sua passagem atual, Josh Klinghoffer, que a banda tocou em cima de um telhado de um prédio em Venice Beach em Los Angeles.

Foi no dia 30 de Julho de 2011 eles subiram na cobertura de um prédio e fizeram um show relâmpago.  Tocaram a música The Adventures of Raindance Maggie, para promover o décimo álbum de estúdio da banda I’m With You.

Quem convocou a galera para essa apresentação foi Flea via twitter.  No entanto a ideia, foi do diretor Marc Klasfeld.

O prédio foi escolhido aleatoriamente no dia da apresentação.  A gravação foi no final da tarde ensolarada da praia e lotou os arredores pelos fãs. Veja o clipe no player abaixo:

Red Hot Chili Peppers – The Adventures of Rain Dance Maggie

Ao contrário do U2 que é a segunda colocada das 7 Bandas de Rock que tocaram no telhado de um prédio.

O Red Hot Contou com a escolta policial na gravação.  Um detalhe na gravação desse vídeo, foi que o prédio não tinha grades de proteção na cobertura.

Em um determinado momento Flea chega a sentar no parapeito do prédio tocando seu baixo.

U2

Como já dei um spoiler anterior, a medalha de prata para as 7 Bandas de Rock que tocaram no telhado de um prédio, vai para o U2 com a música Where The Streets Have No Name.

Formação

Ao contrário do Red Hot, que teve 8 guitarristas ao longo da carreira, o U2  conta com seus 4 integrantes, desde o início.  Bono Vox nos vocais,  The Edge na guitarra, Adam Clayton no baixo e Larry Mullen Jr. Na bateria.

Esse último aliás, foi quem teve a ideia de formar uma banda, quando os 4 ainda eram adolescentes e estudavam na Mount Temple Comprehensive School situada em Dublin na Irlanda.

Além dos 4, nessa época havia 6 integrantes na banda. O quinto integrante chamado Dik Evans na segunda guitarra. 

O sexto era Ivan McCormick que também tocava guitarra, só que esse durou pouco, saiu em algumas semanas de banda.

Já Dik era o irmão mais velho de Dave Evans o The Edge, esse ficou na banda até 78, quando saiu para cursar a faculdade.

O U2 é uma das bandas de rock mais bem sucedidas comercialmente no mundo inteiro eles venderam mais de 175 milhões de discos, mas isso é assunto para uma outra edição que só fala deles, em breve aqui em nosso canal.

Show no Telhado

Vamos nos ater hoje, ao dia 27 de março de 1987, foi quando eles subiram no telhado do Edifício Republic Liquar Store na East 7th Street, esquina com Main South Street em Los Angeles para um show relâmpago.

Esse show relâmpago, foi planejado pelo diretor Meiert Avis, e tinha um objetivo promocional de lançamento do terceiro single Where the Streets have no Name, do quinto álbum de estúdio da banda Joshua Tree.

A produção reforçou a estrutura da última laje do prédio, para suportar uma possível invasão de fãs.

Até um gerador foi instalado, caso a polícia viesse a cortar a energia do prédio.  A vizinhança foi estudada, para obtenção de ângulos para as tomadas de câmeras. Veja o clipe no player abaixo:

U2 – Where The Streets Have No Name

Chama a Polícia

A ideia inicial do diretor, era que a polícia aparecesse no local discutisse com alguém da banda ou direção e que alguém fosse preso veja só.

Contudo a polícia apareceu, mas frustrou a ideia do diretor, por se tratar do U2, os policiais esperam o encerramento da música.

Bono então dramatiza a situação, informando que as gravações seriam interrompidas devido a chegada da polícia.

Nesse momento os policiais sobem ao telhado, para discutir com os produtores da banda.  Sendo tudo documentado pelos cinegrafistas, como queria o diretor.

Em entrevista a Revista Rolling Stone no ano de 1985, Bono revelou que até essa ocasião, eles não tinham dimensão do tamanho da banda.

Após esse fato, eles se deram conta, que já eram uma das maiores bandas de Rock do Planeta.

O clipe dessa apresentação, rendeu a banda o Grammy de 1989 como melhor performance de vídeo clipe.

The Beatles

E a medalha de ouro para as 7 Bandas de Rock que tocaram no telhado, vai para………………….Os Beatles.

Como já contamos parte da história dos Beatles nos posts, As cidades Mais roqueiras do mundo e Presley X Lennon, os Beatles foram a banda de maior sucesso comercial de toda a história.

Eles venderam nada mais nada menos que 183 milhões de cópias vendidas só nos EUA.  Estima-se que no mundo todo, eles venderam mais de 600 milhões de cópias.

No dia 30 de janeiro de 1969 eles tocaram juntos pela última vez no telhado Apple Records, empresa criada pela banda em Londres.

Pioneiros no Telhado

Eles são a medalha de ouro dessa lista, por ter sido os pioneiros em tocar em telhados, e também os que venderam mais discos em todos os tempos.

Eles tocaram durante 42 minutos, com nove tomadas de 5 canções. Veja o Hit Don’t Let Me Down em uma dessas tomadas no player abaixo:

Uma multidão começou a se juntar nas ruas e nos prédios próximos.  Apesar da receptividade positiva por parte do público, polícia chegou e se preocupou com o barulho e o trânsito.

Inicialmente, os funcionários da empresa do quarteto inglês não queriam permitir a entrada dos homens da lei.  No entanto após ameaçados de prisão liberaram a entrada para a corporação policial.

Zoando a Polícia

Quando a polícia chegou ao telhado, Os Beatles tocaram mais alguns minutos com Paul McCartney improvisando na letra de Get Back para refletir a situção cantou:

“Lá vem você tocando em telhados de novo, você sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar prender você.”

John Lennon fazendo piada finalizou:

“Eu gostaria de agradecer em nome do grupo e de todos nós e eu espero que tenha passado na audição.”

Claro que essa novidade dos Beatles de tocarem em telhado, foi nova, o que reacendeu na época a esperança que eles não encerrariam a banda e saíssem em turnê.

No entanto pra frustração geral da galera, isso não aconteceu e de fato esse pequeno show foi a última apresentação dos besouros juntos.

Dica do Blog

Pra você curtir esses clipes sem importunar ninguém, apresento a vocês  o Airphone, um fone de ouvido sem fio.

Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.

O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas.  Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.

Airphone

Clique aqui ou na imagem acima e acesse já esse produto.

O que achou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários. Se desejar acompanhar em vídeo, clique no player abaixo:

Vídeo dessa Matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame