Led Zeppelin A Carreira De Uma Das Maiores Bandas Da História do Rock

Led Zeppelin A Carreira De Uma Das Maiores Bandas Da História do Rock
o rock n roll como ele é

Led Zeppelin

Só pra ser curto e grosso, simplesmente Led Zeppelin, a Carreira de uma das maiores bandas da história do rock, confira!

Uma das maiores bandas de toda a história do Rock N’ Roll.  Para alguns é a maior banda de rock de todos os tempos.

Oficialmente o Led Zeppelin teve apenas 12 anos de carreira. Contudo, o legado e a influência que essa banda exerceu e ainda exerce sobre o rock é de espantar.

Nesse artigo de hoje vamos contar a história dessa fantástica banda, desde o comecinho desse fenômeno não só do Rock mas de toda a classe musical.

The Yardbirds

Tudo começou com o guitarrista Jimmy Page.  No ano de

1966 ele era guitarrista dos estúdios musicais de Londres, quando juntou-se a Banda The Yardbirds para substituir o baixista Paul Samwell-Smith.

É isso mesmo, no começo, Jimmy tocava baixo.  No entanto, logo largou o baixo trocando pela guitarra, fazendo dupla com Jeff Beck outro super guitarrista da história do rock.

Passado um ano, Beck abandona a banda.  Jimmy fica como único guitarrista, tendo como companheiros, Keith Relf nos vocais, Chris Dreja no baixo e Jim McCarty na bateria.

Em 1968 divergências entre os membros, ocasionou no fim da banda.  O vocalista Keith e o batera McCarty, autorizaram Page e o baixista Dreja, a usar o nome em seu novo projeto.

New Yardbirds

Nascia ali o New Yardbirds o embrião do Led Zeppelin, cujo primeiro vocalista convidado para a banda, não foi Robert Plant e sim Terry Reid.

Entretanto Terry recusa a oferta e sugere um vocalista novo (Plant) para seu lugar que tocava na banda Band of Joy.

Dessa banda também veio o novo batera John Bonham.  Já John Paul Jones, velho conhecido de Jimmy da época de estúdios, assumiu a vaga deixada por Dreja, que abandonou o projeto para se dedicar a carreira de fotógrafo.

Enfim Led

Quando terminaram de compor seu primeiro álbum de estúdio. Tiveram que mudar o nome da banda.

Dreja emitiu uma carta de anulação da autorização para uso do nome Yardbirds, o que fez a banda buscar um novo nome.

O baterista Keith Moon e o baixista Entwistle, ambos do The Who, tinham sugerido a Page anos antes, o nome balão de chumbo (Lead Ballon).  Expressão era usada para designar algo desastroso.

Por sugestão do empresário Peter Grant, eles suprimiram a letra “a” de Lead e substituíram a palavra balloon por zeppelin.  Combinação perfeita entre leve e pesado na cabeça de Jimmy Page.

Na noite de 25 de outubro de 1968 na cidade de Guildford na Inglaterra, eles fizeram o primeiro show com o novo nome.

Primeiro Álbum

O último show como New Yardbirds foi 6 dias antes em Liverpool.  Ainda em outubro eles gravaram o primeiro álbum, intitulado como homônimo da banda.

O lançamento desse álbum foi em janeiro de 1969 nos EUA. No dia 26 de dezembro de 1968 eles fizeram seu primeiro show na América, na cidade de Denver no Colorado.

Esse álbum fez grande sucesso, e serviu de inspiração para diversas bandas como o Aerosmith.

Em 2003 a VH1 classificou o álbum no 43º como os maiores álbuns de todos tempos.  Na Revista Rolling Stone ele foi classificado na posição 29º entre os 500 maiores de todos os tempos.

Na parada da Bilboard ele chegou no 10º posto.  Dentre as 9 faixas destacamos, Good Times Bad Times, You Shook Me e I Can Quit You Baby.

Segundo Álbum

O segundo álbum da banda “Led Zeppelin II,” foi gravado nos EUA. Durante a turnê americana, no ano de 1969.

Seu lançamento foi em outubro de 69, tendo feito um sucesso comercial bem maior que o seu antecessor.

Ele arrebatou mais de 12 milhões de cópias vendidas, só nos EUA.  Dentre as faixas a icônica Whole Lotta Love, Bring It On Home, The Lemon Song e Heartbraker se destacaram.

Na época esse, álbum foi citado por críticos, como modelo de álbum de Heavy Metal a ser seguido pelas bandas desse subgênero.

Terceiro Álbum

No começo de 1970 Plant e Page se refugiaram em uma casa de campo no País de Gales, para trabalhar no terceiro álbum de estúdio da banda, Led Zeppelin III.

O álbum foi gravado nos meses de maio e junho/69.  O lançamento foi em novembro desse ano.

Ele não teve o sucesso comercial logo de cara.  Contudo se recuperou consideravelmente das críticas e opiniões diversas, e com o passar do tempo.

Dentre as 10 faixas destacamos Imigrant Song, Since I’ve Been Loving You, Celebration Day e Out On The Tiles.

Quarto Álbum e Maior Banda do Mundo

Em dezembro de 1970, eles começaram a trabalhar o quarto álbum de estúdio da banda. O lançamento foi em 1971. Não tinha nome na capa.

Esse ato da banda, de não colocar nome no álbum, foi uma represália dos caras, pelas críticas recebidas do álbum anterior.

Para a banda, era apenas o quarto álbum. Led Zeppelin IV, foi o nome dado pela gravadora.

Contudo, o álbum se tornou o mais vendida da banda, e um dos mais vendidos da história do rock, com cerca de 40 milhões de cópias vendidas.

A essa altura, o Led era intitulado como a maior banda de rock do mundo.

Até hoje é apontado, Led Zeppelin IV, como o álbum mais importante de rock de todos os tempos.

A Faixa Stairway To Heaven é a música mais pedida e mais tocada de todos os tempos, nas rádios FMs.  Além dela destacam-se entre as 8 faixas,  Misty Mountain Hop, Black Dog e Rock and Roll.

Clique no player abaixo e assista uma performance ao vivo de Stairway to Heaven:

Led Zeppelin – Stairway to Heaven

Houses of the Holy

Assim como o anterior, o quinto álbum de estúdio da banda Houses of the Holy foi sem o nome na capa, nem do álbum nem da banda.

Apenas a imagem de crianças nuas subindo a calçada dos gigantes na Irlanda do Norte.

Ele foi lançado em março de 1973 e vendeu mais de 11 milhões de cópias.  Dentre as faixas, podemos destacar, The Song Remains The Same, Dancing Days e The Ocean.

Ele foi o último álbum lançado pela Atlantic Records, visto que a banda montaria em seguida sua gravadora própria.

Gravadora Própria

Em 74 a banda dá uma parada para lançar sua gravadora própria a Swang Song Records.

No ano seguinte a banda lança, já com o selo próprio, o sexto álbum de estúdio da Banda Physicall Grafitti.

Destacam-se entre as 16 faixas desse álbum duplo, The Rover, Kashmir, Night Fligth e Sick Again.  Esse álbum vendeu cerca de 10 milhões de cópias.

Acidente e Sétimo Álbum

A turnê de lançamento do sexto álbum foi cancelada devido a um acidente automobilístico sofrido por Plant em agosto de 75 na Grécia.

Nessa parada forçada por causa do acidente, a banda aproveitou para compor as canções do sétimo álbum de estúdio Presence.

Gravado em novembro de 75, em apenas 17 dias por causa de compromissos, Presence foi lançado em março de 1976.

Apesar de ser um álbum importante para a banda, Presence foi um com menos vendagem, algo em torno de 3 milhões de cópias.

Dentre as 7 faixas, destaque para Royal Orleans e Tea For One.

Última turnê nos EUA e Prisão

No ano de 1977 o Led sai em turnê promocional do sétimo álbum. E o que seria sua última turnê nos EUA, sem que eles soubessem.

Após várias apresentações com estádios lotados, em 03 de junho de 1977 uma tempestade interrompeu o show da banda em Tampa na Florida.  Uma revolta do público, que invadiu as barricadas do show, exigindo a apresentação.  Resultado disso, 19 prisões e 50 feridos.

Ainda nessa turnê no show de 23 de julho em um show na California, o batera John Bonham e membros da equipe apoio da banda foram presos.

Um membro da equipe do promotor local, teria sido espancado pela equipe de apoio, durante a apresentação da banda.

Dias depois Plant recebeu a notícia que seu filho de cinco anos de idade morreu devido a um vírus estomacal.  O restante da turnê foi cancela em razão disso.

Último Álbum

Especulava-se sobre o fim da banda.  No entanto, em 1978 eles se reúnem para a gravação do oitavo álbum da banda In Through the Out Door e terceiro pela gravadora própria.

Entre o final de 78 e início de 79, a banda gravou o álbum na Polar Studios em Estocolmo na Suécia.

Esse álbum é marcado pela sobreposição dos sintetizadores de John Paul Jones, aos riffs de guitarra de Jimmy Page.

Devido ao vício em heroína, Page vivia uma crise artística, o que fazia os teclados de Jones se sobressaírem.

O disco vendeu mais de 7 milhões de cópias só nos EUA, dentre as faixas destaque para as faixas In The Evening e All My Love, composta por Plant pra homenagear seu pequeno filho falecido em 1977.

Morte de Bonham

Esse álbum teve a parte europeia da turnê realizada entre o final de 79 e primeiro semestre de 1980.

Eles tinham a previsão para tocar em outubro desse ano nos EUA.

Em junho de 1980, um show em Nuremberg na Alemanha teve que ser interrompido, quando Bonham teve um colapso no palco.  Ele foi levado as pressas

para o hospital.

A especulação era que Bonham tivesse abusado do uso de álcool e drogas.  No entanto, a banda informou que ele apenas tinha comido demais.

No dia 24 de setembro de 1980 Bonham foi trazido até o Bray Studios, onde a banda ensaiava para a turnê americana.

Excesso de Vodka

No caminho ele pediu para pararem e tomar um café da manhã.  O café da manhã dele, foi mais de meio litro de vodka comendo presunto.

Na chegada ao estúdio o consumo de vodka continuou.  Os ensaios foram até tarde da noite. 

A banda toda foi pernoitar na casa de Page.  Bonham já apagado pelo consumo excessivo de vodka, foi carregado para a cama.

No dia seguinte ás 13:45, 25 de setembro de 1980, John Bonham foi encontrado morto por um assistente e John Paul Jones, asfixiado pelo próprio vômito.

John Bonham foi cremado no dia 10 de outubro de 1980.

Fim Oficial

Rumores de outros bateras para o lugar de Bonham foram cogitados.  Entretanto eles resolveram mesmo foi dissolver a banda.

No dia 4 de dezembro de 1980 um comunicado oficial da banda dizia:

“Queremos que se saiba que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como éramos.”

Pós Fim

Em 1981, Page e Plant, se uniram aos guitarristas Jeff Beck e Nile Rodgers e fundaram o grupo Honeydrippers.

No ano de 1984, eles lançam o álbum homônimo da banda com 5 faixas, com destaque para Sea of Love, em seguida o projeto é encerrado.

Veja esse hit Sea of Love no player abaixo:

Honeydrippers – Sea of Love

Em 14 de maio de 88 os 3 remanescentes do Led, se reuniram para o 40º aniversário da gravadora Atlantic Records.

Na batera Jason Bonham ocupou o lugar deixado pelo pai.  No entanto a apresentação foi um fiasco.

Em 2007 eles voltariam a tocar juntos novamente em um show na O2 Arena em Londres, com Jason novamente nas baquetas.

Dessa vez foram elogiados pela crítica.  Cogitou-se até seguirem e uma nova turnê, o que foi rechaçado por Plant que preferiu seguir em carreira solo.

Page, Jones e Bonham cogitaram convidar outro vocalista, mas logo desistiram da ideia e seguiram com seus projetos pessoais.

Legado

O Led Zeppellin é uma das bandas de Rock mais bem-sucedidas de todos os tempos, mesmo com apenas 12 de atividades oficiais.

Estima-se que dentro dos seus 8 álbuns de estúdio, 10 coletâneas e 4 ao vivo, eles tenham vendido algo em torno de 250 milhões de discos em todo o mundo.

Eles também influenciaram diversas outras bandas do rock mundial, inclusive contemporâneas.

Dave Grolh líder do Foo Fighters, classifica a banda como “A Maior banda de rock de Todos os Tempos.”

Dica do Blog

Por fim um recado para você que gosta de Guitarra, que tal aprender a tocar esse fantástico instrumento?

Clique aqui ou no banner abaixo e conheça um curso de guitarra nota que te ensina passo a passo a ser um exímio guitarrista.

Curso Guitarra Rock 2.0

Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários. Se desejar acompanhar essa matéria em vídeo clique no player abaixo:

Vídeo dessa matéria

Fontes: Google, Wikipedia e Led Zeppelin.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame