Você sabe quais são os 7 mais famosos mascotes do Rock internacional? Não? Então se liga aí que o que vc vai saber nesse artigo, confira…
Mascotes são figuras carimbadas das bandas de heavy metal, que se confundem com a própria identidade e trajetória das bandas.
E falo Heavy Metal, por que é nesse subgênero do Rock onde as bandas são mais ligadas aos mascotes onde servem de parâmetros para suas criações.
Os outros subgêneros do Rock, não exploram muito esse filão, onde no metal causam um grande impacto, como falei se tornando sinônimo das bandas, e tão ou até mais populares que os integrantes das bandas.
A cultura do Metal, sempre transpareceu a imagem de nós contra o mundo, ou seja, mentalidade similar a de equipes esportivas. Talvez esteja aí a explicação de algumas bandas serem obcecadas pelos mascotes.
Em razão disso, pesquisamos e fizemos esse artigo com os 7 mais famosos mascotes do Rock Internacional.
The Ghost of War (Slayer)
O primeiro mascote de nossa lista é o The Ghost of War ou o Fantasma de Guerra da banda da California de Trash Metal os caras do Slayer.
Formada em 1981 as letras de arte dos álbuns da banda são baseadas em serial killers, religião, satanismo e guerra.
E é justamente desses dois últimos temas que é baseado o mascote da banda The Ghost of War.
Um crânio de esqueleto diabólico, usando um capacete da segunda guerra mundial e gritando, assim é o mascote dos caras.
Mensagem
A mensagem sombria e sangrenta da banda através do mascote, quer dizer que a humanidade e os horrores que criamos, são o verdadeiro diabo nesse mundo.
No começo era visto apenas como um decalque mal feito para um fã clube da banda.
No entanto, logo assumiu uma expressão mais marcante e assustadora se tornando símbolo oficial e mascote da banda e um representante final do Trash Metal do “Mal.”
Devido a essa falsa imagem do mal, a banda enfrentou vários processos judiciais ao longo da carreira, mas isso é um assunto para outra ocasião.
Manowarrior (Manowar)
Na sexta posição dos 7 mais famosos mascotes do Rock Internacional, aparece o Manowarrior do Manowar.
Os caras do Manowar banda de Power Metal de Nova Iorque formada em 1980 se inspiraram em guerreiros para a criação do seu mascote, Manowarrior.
O próprio nome da já é uma derivação de Man Of War, homem de guerra ou guerreiro em português.
Suas canções são baseadas na mitologia nórdica e dos vikings. E a imagem do mascote é associada ao lendário personagem guerreiro Conan o Bárbaro.
Sempre com o rosto imerso numa sombra, o mascote guerreiro é um reflexo fiel das letras, que são como hinos para a legião de fãs dessa banda, que não é a toa que são chamados de Manowarriors.
Murray Maor (Dio)
Antes de criar sua própria banda Dio em 1982, Ronnie James Dio teve uma carreira de sucesso nas bandas Rainbow e Black Sabbath.
Um dos precursores a usar o símbolo da mão chifrada no rock n roll (conforme mostramos aqui no post sobre símbolos do rock), Dio atendeu aos fãs e nomeou Murray Maor, (ser maligno da capa do primeiro álbum da banda holy Diver) como mascote de sua nova banda.
Um ser maligno sobrenatural, que observa o mundo da forma noturna. Uma criatura que dormiu por um trilhão de anos, após beber uma porção dada por sua mãe para fugir de uma perseguição.
Ele acorda com esse aspecto monstruoso e maligno, e vira mascote de Dio sendo capa de três álbuns, o primeiro já citado e Dream Evil e The Last in Line.
Jack O ou Pumpkin Head(Helloween)
No quarto posto dos mascotes do rock n’ roll, aparece o cabeça de abóbora Jack O. Lantern da banda de Power Metal alemã Helloween.
Desde sua formação em 1984 em Hamburgo na Alemanha, o Helloween utiliza a abóbora como mascote.
Até na arte gráfica do nome da banda, a abóbora está presente no lugar da letra O de Helloween. O que faz uma alusão ao Halloween dia das bruxas.
A banda troca o “a” do halloween tradicional pelo “e” de Hell, inferno em português.
Lenda Urbana
Jack O. Lantern ou Jack da Lanterna não foi criado pela banda, ele é uma lenda urbana que foi associado ao dia das bruxas.
Diz a lenda que um irlandês bêbado, havia feito um pacto com o diabo e o teria trapaceado.
Após sua morte, Jack não é aceito nem no céu, nem no inferno, sendo condenado pelo diabo a ficar vagando como uma alma penada.
Já como mascote da banda, basicamente só a cabeça de abóbora permaneceu, variando sua forma física do corpo de álbum pra álbum.
Vic Rattlehead (Megadeth)
O terceiro lugar, a medalha de bronze da nossa lista dos 7 mascote mais famosos do rock internacional é o Vic Rattlehead do Megadeth.
Vic Rattlehead foi criado pelo artista Ed Repka, que já tinha criado capas para as bandas Death e Venom.
Um fã da banda havia desenhado Vic de forma mais simples.
Repka incrementou o desenho, adicionando um tapa olhos rebitado, tapa ouvidos acorrentado e grampos de ferros cravados na boca.
Inspiração
Trechos da música The Skull Beneath the Skin do primeiro álbum de estúdio da banda Killing is my Business… and Business is Good, dizem:
“Metal atravessa seus ouvidos, ele não ouvirá o que dizemos. Visor sólido de aço cravado, cruza seus olhos. Grampos de ferro fecham seu maxilar, então ninguém ouvirá os seus lamentos.”
Trecho da música The Skull Beneath the Skin do Helloween
Esse conceito baseia-se no provérbio japônes que diz:
“Não olhe para o mal, não escute o mal, e não pronuncie o mal.”
Provérbio Japonês
Poder do Mascote
Por ter os ouvidos, olhos e boca presos, faz do mascote Vic Rattlehead um cara poderoso, porém não tão legal assim.
Pois, ele não podendo ouvir, falar e ver, torna-se a personificação da morte por ignorância, por falta de conhecimento.
Vestido de terno como um político, Vic é a digna representação do Trash, onde o metal não se concentra mais nos magos e passa a reagir ao mundo.
A partir do segundo álbum de estúdio da banda Peace Sells… but, Who’s buying? Vic passa a ser figura sempre presente nas capas.
Snaggletooth (Motorhead)
O segundo lugar a medalha de prata da nossa lista dos 7 mascotes mais famosos do rock internacional é do Snaggletooth da banda inglesa Motorhead.
Banda que por sinal contamos a história aqui na semana passada, vou deixar um link na descrição pra você acompanhar.
O dente torto é a tradução literal do mascote, inspiração no próprio Lemmy Kilmister, líder, fundador, baixista e vocalista da banda.
Mistureba
Snaggletooth é um mistura de gorila, lobo, cão e javali, que se transforma num porco de guerra com capacete militar.
O mascote lembra muito o som da banda, por sua rusticidade, aura primitiva, potência e robustez.
O primeiro esboço foi feito pelo artista Joe Pentagno que disse na época:
“A inspiração veio de um bastardo naturalmente irritado! E Lemmy é o mesmo! Então, era obrigatório ser um casamento poderoso; de uma ‘natureza primordial’. Eu fiz muitas pesquisas sobre tipos de caveiras e descobri que uma combinação cruzada de gorila, lobo e cão funcionariam bem com alguns chifres de javali. Lemmy adicionou capacete com pontas, correntes, espigas e grão”.
Joe Pentagno
E se você reparar bem, vai notar que a língua do mascote, tem o formato de um pênis ereto.
Conforme mostramos no artigo anterior, toda a discografia da banda contém o mascote caracterizado com o tema de cada álbum.
Eddie (Iron Maiden)
E o primeiro lugar a medalha de ouro da nossa lista dos 7 mais famosos mascotes do rock internacional vai para Eddie The Head do Iron Maiden!
Eddie o cabeça, é de longe o mascote de maior lembrança, quando se fala em mascotes do Rock.
Ele é uma criação do desenhista Derek Riggs, que se inspirou uma cabeça gigante, colocada por um cenógrafo amigo da banda em um canto do palco onde a banda se apresentava.
Essa cabeça expelia sangue falso, que sujava o cabelo do baterista da época Doug Sampson. Logo ganhou vida nos desenhos de Riggs.
O Boneco
Eddie o the head, se transformou em um boneco gigante de 3 metros de altura e passa a frequentar o palco.
Batizado de Eddie The Head, o mascote faz parte de todos os álbuns da banda inclusive o homônimo inaugural.
Eddie vai mudando de figurino e formato a cada novo álbum interagindo com o tema. Ele já foi múmia, cyborg, samurai, alien, soldado e por aí vai.
Ele impera entre os mascotes, por participar e interagir com a banda em praticamente todas as suas apresentações. Veja no player abaixo uma dessas interações no hit The Evil That Men Do, no show da banda no Rock in Rio de 2011:
Os anos passaram, e a aparições de Eddie nos shows, ficaram cada vez mais sofisticadas, com direito a pirotecnia e sonoplastia.
Em 2008 até um avião contratado pela banda para uma turnê, foi caracterizado com a imagem do mascote e ganhou o nome de Ed Force One.
Dica do Blog
Diz uma coisa pra mim, já teve vontade de tocar esse fantástico instrumento chamado guitarra? O mais charmoso dos instrumentos musicais? E nunca teve oportunidade?
Clique aqui ou no banner abaixo e conheça um curso de guitarra nota mil brother, totalmente passo a passo, que te ensina a tocar esse instrumento do zero mesmo sem saber nada.
Gostou do post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo clique no player abaixo:
Fontes: Google, Wikipedia, Consultoria do Rock, Amino Apps, Bandalheira, Rock de Verdade e Segredos do Mundo R7.