Os 7 Melhores Baixistas do Mundo do Rock

Os 7 Melhores Baixistas do Mundo do Rock

Os 7 Melhores Baixistas do Mundo do Rock

Antes de começarmos a lista dos 7 melhores baixistas do mundo do Rock, não quer dizer que um é melhor que o outro, todo mundo tem a sua preferência particular e você não é obrigado a concordar.

E aproveitando diz aí nos comentários a sua preferência o seu gosto, na sua opinião quais são os top Seven baixistas do mundo do rock, diz aí se bate algum com a nossa lista, ou se ficou faltando comente.

Pra criação dessa lista fizemos várias pesquisas, e atribuímos pesos a elas, se não tem o seu preferido aqui, é porque nessas pesquisas não foram encontrados, ou tiveram classificações mais modestas que esses 7 apurados.

Entre os 5 primeiros, a diferença é mínima é praticamente um empate técnico, tem baixistas que em uma lista pode estar em primeiro, e em outra pode estar em quinto, pode variar.

Vale lembrar que, nessa matéria em nosso site clubedorock.tradewebbrasil.com.br, consta um clipe de cada banda citada aqui para você assistir e fazer sua avaliação.

Peter Hook (Joy Division, New Order e Mônaco)

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

New Order – Perfect Kiss

Abrindo os Top7, os 7 melhores baixistas do mundo do Rock, com Peter Woodhead ou Peter Hook do New Order como é mais conhecido.

Peter nasceu  em Salford na Inglaterra em 13 de fevereiro de 1956 e foi um dos fundadores juntamente com Bernard Summer, das Bandas Joy Division em 1976,  e New Order 1980.

Após a morte do vocalista Ian Curtis do Joy Division, Hook e Summer reformulam a Banda que passa a ter um novo nome New Order.

Além do New Order, Hook teve dois projetos paralelos, o Revenge em 89 e o Mônaco em 95 em dois hiatos da banda.

O New Order  vendeu mais de 20 milhões de discos em toda a carreira, divididos em 10 álbuns de estúdio e 4 ao vivo.   Hook deixou a banda em 2007 após desentendimentos com os outros componentes.

O Som que esse cara faz no baixo é sensacional, o mesmo alega ter influências de John Entwistle do The Who, Paul Simonon do The Clash e Dee Dee Ramone dos Ramones.

Peter também foi influenciador para caras como Adam Claiton do U2, Simon Gallup do The Cure, Collin Greenwood do Radiohead, Eric Avery do Jane’s Addiction e Carlos Dengler do Interpool.

Sting (The Police)

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

The Police – Every Breath You Take

Na posição de número 6 dos melhores baixistas do mundo do rock, aparece Gordon Mathew Thomas Sumner ou simplesmente Sting.

Sting nasceu em Walsend também na Inglaterra em  02 de outubro de 1951.  Em 1976 Juntamente com o guitarrista Henry Padovani e o Baterista Stewart Copeland Funda o The Police em Londres.

Um ano depois o guitarrista Andy Summers se junta ao grupo.  Nessa época chegaram até tocar como quarteto por algum tempo, antes de Padovani deixar a banda logo depois.

O The Police é considerado, uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos.  Eles venderam mais de 75 milhões de discos, em toda a carreira sendo 5 álbuns de estúdio 1 ao Vivo e 2 coletâneas.

Após vários hiatos durante a carreira, o The Police se apresentou pela última vez no Madison Square Garden em 8 de agosto de 2008. 

Após esse show o Batera Copeland anuncia que o trio não tocaria mais junto outra vez.  Um pouco antes em dezembro de 2007 eles fizeram um show no Maracanâ, para mais de 70 mil espectadores.

John Entwistle (The Who)

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

The Who – Behind Blue Eyes

No quinto posto dos melhores baixistas do mundo do Rock, aparece John Alec Entwistle do The Who.

John nasceu em 9 de Outubro de 1944 em Londres na Inglaterra.  Em 1964 juntamente com Keith Moon na batera, Roger Daltrey nos vocais e Pete Townsend na guitarra, funda o The Who.

Uma curiosidade sobre o início da banda, foi quando Daltrey conheceu Entwistle. 

O Baixista caminhava pelas ruas de Londres, com seu baixo a tiracolo, quando foi interpelado pelo vocal, perguntando se não queria entrar para sua banda anterior ao The Who chamada The Detours.

John aceitou e levou consigo Pete Townsend, sendo que, após a saída de 2 componentes e a entrada de Keith Moon na batera, mar ca o início da banda.

Com 12 álbuns de estúdio 11 ao vivo e inúmeras coletâneas, o The Who já vendeu mais de 100 milhões de cópias, sendo um dos grupos rock mais antigos ainda na atividade e também mais influenciadores.

John Entwistle foi considerado pela Revista Rolling Stones, como o melhor baixista de todos os tempos e herda essa fama não é a toa.

Técnica Pioneira

Ele desenvolveu uma técnica que chamava de estilo ‘”datilógrafo” de tocar baixo.  Consistia em posicionar a mão direita sobre as cordas para que os quatro dedos pudessem ser usados para bater percussivamente nas mesmas, fazendo com que elas atingissem o braço com um distinto som agudo.

Isso dá ao músico a habilidade de tocar três ou quatro cordas de uma só vez, ou de usar diversos dedos em uma só corda, além de permitir a criação de passagens bastante percussivas e melódicas.

Ele usava esta técnica para imitar os preenchimentos usados pelos bateristas, às vezes antes mesmo que os bateristas tivessem a oportunidade de fazê-los.

John morreu de parada cardíaca em Las Vegas no dia 27 de Junho de 2002, um dia antes do início de mais uma turnê do The Who em solo americano

John Paul Jones (Led Zeppelin)

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

Led Zeppelin – Whole Lotta Love

John Baldwin ou artisticamente conhecido como John Paul Jones lendário Baixista e tecladista do Led Zeppelin, nasceu em Kent na Inglaterra em 03 de Janeiro de 1946.

John junto com os companheiros Robert Plant nos vocais, Jimmy Page na guitarra e John bonham na batera fundaram o Led Zeppelin em 1968.

Uma das maiores bandas de Rock de toda a história, com mais de 200 milhões de discos vendidos.  Divididos em 9 álbuns de estúdio e 4 ao vivo, o Led Zeppelin foi encerrado oficialmente em 1980 após a morte do Baterista John Bonham.

Dos quatro álbuns ao vivo, 2 foram compilações e 1 com uma reunião e um show em 2007, onde além de Jones, Plant e Page, em suas respectivas posições, foi convidado para a batera Jason Bonham, filho de John  Boham falecido em 1980.

Jones foi influenciador de notáveis baixista do rock como  Steve Harris (Iron Maiden) John Deacon (Queen) Gene Simons (Kiss) Geddy Lee (Rush), Flea (Red Hot) e Krist Kovaselic (Nirvana).

Paul Mccartney (Beatles)

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

The Beatles – Don’t Let Me Down

Sir James Paul Mccartney nasceu em Liverpool na Inglaterra em 18 de Junho de 1942.

Falar o que do Baixista dos Beatles, é chover no molhado, falar por exemplo que em 79 o Guiness book declarou o mesmo, como o compositor musical de maior sucesso da da história da música?  

Ou que em 2008 a Revista Rolling Stone o colocou como o 11º melhor cantor da história do Rock?

Os Beatles foram uma explosão na década de 60, um fenômeno jamais visto igual.  Lennon e Mccartney fundaram a banda em 1960. 

Em 11 anos de carreira gravaram 13 albuns, que lhe renderam ao longo do tempo mais de 600 milhões de cópias vendidas.

Cliff Burton (Metallica)

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

Metallica – Anesthesia (Pulling Teeth)

Mike Kerr (Royal Blood) Herdeiro de Burton?

Quem só ouviu o Royal Blood tocar, pensa que banda tem guitarras certo, errado.  A Banda é composta só por bateria e baixo.

Clique no player abaixo para acompanhar uma apresentação ao vivo do Royal Blood:

;Royal Blood – Figure It Out

Na edição número 3 do Clube do Rock, contamos a história dessa incrível banda de 2 elementos.  Composta só de baixo e batera.  Clique no player abaixo para acompanhar essa edição:

Vídeo da Edição Número 03 do Clube do Rock

Aí você me pergunta: Ah, mas o Carlão tá ficando doido, o que isso tem a ver com o tema de hoje que são os Top 7 dos melhores baixistas do mundo do rock?

E eu te respondo calma aí galera, não tô ficando doido não, a razão que estou citando isso é que a medalha de prata, o top 2 dos 7 melhores baixistas do mundo do rock, foi o criador desse estilo, de distorcer o som do baixo, fazendo o mesmo parece com a guitarra.

Top 2 Na Área

E esse cara é o Clifford Lee Burton ou simplesmente Cliff Burton.  Ele nasceu em Castro Valley na Califormoa em 10 de Fevereiro de 1962.

Ele entrou para o Metallica em 1982, um ano depois da fundação da banda.  Certa noite, James Hefield vocal e guitarra e Lars Ulrich bateria, estavam em um bar chamado Whisky a Go go  em Los Angeles na California.

Uma Banda chamada Trauma tocava, e um guitarrista da banda chamou a atenção dos dois, com seus solos de guitarra.

Após a apresentação foram conversar com o mesmo e ficaram surpresos, ao perceber que não era um solo de guitarra, mas sim um solo de baixo.

Tentaram a todo custo convencer Cliff a entrar para o Metallica, que acabou aceitando impondo uma condição, que banda se mudasse para San Francisco, pois ele não queria morar em Los Angeles.

O interesse dos dois era tanto que acabaram aceitando a condição  de se mudar para San Francisco.

Cliff chegou na banda a tempo de participar do álbum de estreia Kill Em All, onde mostra esse solo de Cliff que impressionou James e Lars na faixa “Anesthesia”.

No Segundo álbum Ride the Lightining, mostrou o crescimento da banda com as composições de Cliff.  Das 8 faixas, 6 eram creditada a Cliff.

Vida Breve de Cliff

A Carreira de Cliff na Banda foi curta.  Ele morreu em um acidente com o ônibus da Banda na turnê européia em 86

Na noite de 26 de Setembro de 1986 no sul da Suécia, após jogar cartas, Cliff acabou ganhando e como prêmio foi dormir na única beliche disponível no peque ônibus.

O veículo derrapou no gelo e acabou capotando, com o impacto, Cliff foi arremessado para fora do veículo que acabou sendo esmagado pelo do próprio ônibus que caiu em cima do seu corpo.

James suspeitou de embriaguez do motorista, mas nada foi comprovado, foi uma fatalidade do acaso.   Com apenas 24 anos o talentoso baixista nos deixou.

Flea (Red Hot Chilli Pepers

Clique no Player abaixo e assista um clipe do músico e banda:

Red Hot Chilly Pepers – Callifornication

E a medalha de ouro dos Top Seven Baixistas do Mundo do Rock vai para………….Michael Peter Balzary ou simplesmente Flea.

Flea nasceu em Melbourne na Austrália em 16 de Outubro de 1962.  Filho de Pescador, por causa da atividade dele, se mudaram para Nova Iorque quando tinha 5 anos.

Seis anos depois seus pais se divorciaram, Flea e seus irmãos ficaram morando com a mães, que não demorou muito a se casar novamente.

Seu Padrasto, Walter Abdul Urban, era músico de Jazz, e costumava ensaiar com amigos em sua casa.  Já dá pra imaginar de onde veio a criatividade musical de Flea.

Pouco tempo depois a família de Flea muda-se para outra ponta do Tio Sam, Los Angeles, onde Flea desenvolve o gosto e a habilidade em tocar trompete.

Ele se interessava apenas por Jazz, foi descobrindo o gosto por Rock, após conhecer Anthony Kieds (Vocal) e Hillel Slovak (guitarra) na adolescência.

Mais tarde em 1983, em companhia dos 2 amigos e Jack Irons na Bateria formam o Red Rod Chilli Pepers.

Com 11 álbuns de estúdio, 2 ao vivo e 6 coletâneas, o Red Hot vendeu mais de 80 milhões de cópias.

Atualmente considerado como um dos melhores baixistas de todos os tempos, seu trabalho com a banda incorporou diversos estilos musicais, e abrangem, tecnicamente, desde o slap mais agressivo a métodos mais melódicos.  Tem influências do funk e da música punk rock, seu estilo é primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensa a complexidade como um recurso a ser utilizado quando necessário. 

Quer Aprender a Tocar Baixo?

Essa matéria te despertou o interesse em aprender a tocar Contrabaixo?

O Canal Clube do Rock apresenta a Real Bass, um curso que te ensina a tocar esse fantástico instrumento chamado contrabaixo.

Um curso totalmente passo a passo que te ensina do zero, clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais.

Curso de Contra Baixo Real Bass

Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame