Os 8 Guitarristas do Red Hot Chilli Pepers

Os 8 Guitarristas do Red Hot Chilli Pepers
Ebook O Rock'n Roll Como Ele é

Os 8 guitarristas do Red Hot Chilli Pepers. Brigas, tretas, confusões, desentendimentos, costumam ser uma tendência nas bandas de rock ao longo dos tempos.

Embora muitas bandas as trocas aconteçam por doenças e até mortes, sejam elas acidentais ou não.  A maioria absoluta são por diferenças musicais ou pessoais.

No entanto existem bandas, mesmo sendo em menor número, que se caracterizam por se manterem fiéis a sua formação original.  Ou praticamente não terem efetuado trocas ou substituições durante as suas jornadas.

Só pra citar 2 exemplos de bandas mais longevas, que praticamente se mantiveram as mesmas desde suas formações ainda em atividade.  Podemos citar o Rolling Stones e Aerosmith a nível internacional, e o Paramas do Sucesso e Biquini Cavadão a nível tupiniquim.

8 Guitarristas do Red Hot Chilli Peppers

Falando especificamente de guitarristas que é o tema de hoje, uma grande banda nos chama a atenção pela quantidade de trocas efetuadas ao longo de sua jornada.

Trata-se do Red Hot Chilli Peppers, quem em seus 38 anos de existência teve 8 guitarristas em sua formação.

Formação e Nome

O Red Hot foi formado em Fevereiro de 1983 em Los Angeles, pelos amigos Anthony Kiedis (vocais) Flea (Baixo) Hillel Slovak (guitarra) e Jack Irons (bateria).

Inicialmente a banda do asterisco de 8 pontas, chamava-se “Tony Flow and Miraculously Majestic Master of Mayhem”.  Contudo esse “nominho” não vingou e logo mudaram para Red Hot Chilli Peppers.

E por que esse nome?  Com a palavra Anthony Kiedis:

“Estava eu, caminhando em Hollywood Hills e vi um arbusto de pimentas todo doidão, psicodélico mesmo”.

Contudo, muita gente não levou a sério essa explicação de Anthony, acharam mais piada do que a realidade.

A explicação mais plausível para o nome, é que eles eram fãs de comida mexicana, a base de pimenta chilli.

Flea também era muito fã da banda de apoio de Louis Armstrong, chamada Red Hot Peppers.  Enquanto que Kiedis, não esquecia da banda londrina chamada Chilli Willy.

Hillel Slovak

Hillel Slovak

Deixando um pouco de lado o nome da banda e partindo para o tema de hoje em si.  Hillel Slovak e Jack Irons, tocavam em outra Banda chamada What is This?, e preferiram continuar com essa banda.

Slovak não participou do álbum de estreia homônio da banda.

No entanto, retornou em 85 e participou de outros 2 álbuns Freaky Styley desse mesmo ano e The Upflit Mofo Party Plan de 1987.

Como já tratamos aqui em nosso Blog, os roqueiros Vencidos Pelas Drogas. Slovak morreu de overdose de heroína em 1988.

Clique no Player abaixo para acompanhar essa referida matéria em vídeo:

Jack Sherman

Jack Sherman

Com a saída de Slovak e Irons ainda em 83, Flea e Kiedis ficaram extremamente desapontados com os amigos.

No entanto tinham compromisso assinado com a gravadora, para o lançamento de seu primeiro álbum homônimo que já falamos, já para o início de 84.

Chamaram então Jack Sherman para a guitarra e Cliff Martinez para as baquetas.

Já na turnê de lançamento do primeiro álbum, começaram os atritos entre Sherman e Kiedis que se tornariam insustentáveis.

Flea e Kiedis dão cartão vermelho para Sherman no começo de 85, reconduzindo Slovak ao posto de guitarrista, tudo em paz novamente na banda entre os amigos.

DeWayne McKnight

DeWayne McKnight

Após a morte de Slovak  o Red Hot quase acabou.  Kiedis ficou arrasado com a morte do companheiro e se mandou para um lugarejo no México para tentar se livrar das drogas.

Kiedis e Slovak abusavam do uso de heroína, sendo que Kiedis já havia sido internado uma vez e se recuperado.

No entanto, teve uma recaída e voltou a consumir a droga.  Flea até achou que era ele que tinha morrido quando tocou seu telefone, No entanto era Slovak.

Entretanto, Kiedis se recupera novamente e voltam a tocar a banda, Flea acabava de se tornar pai de uma menina.

O Terceiro guitarrista da banda DeWayne Mcknight foi o guitarrista com a segunda menor participação no Red Hot, ele participou de apenas 4 shows e apenas uma música gravada chamada Blues for Meister.

Contudo essa música só foi lançada 6 anos depois em 1984.

John Frusciante

John Frusciante

Como a experiência com McKnight não foi muito boa e duradoura, pinta o quarto guitarrista da banda o preferido dos fãs, John Frusciante.

Apesar de ser o mais criativo de todos os guitarristas que passaram pela banda, ele saiu da banda por duas vezes e atualmente está na sua terceira passagem.

Frusciante Parte I

Além da chegada de Frusciante na Banda em 88, chega também Chad Smith, compondo assim a formação atual mais longeva e criativa da banda.

Em 89 eles lançam o 4º álbum de estúdio Mother’s Milk. O integrante do Eleven Alain Johannes comentou assim a performance de Frusciante:

“Meu, o cara toca igualzinho o Slovak, até no jeito de se movimentar no palco”.

John tinha apenas 18 anos quanto entrou para o Red Hot, e tinha o Slovak como ídolo, vem daí a tal semelhança.

Esse álbum Mother’s Milk, foi o que catapultou os Pimentas para o sucesso, vendendo mais de 5 milhões de cópias.

Se o quarto álbum já tinha vendido muito bem, o quinto “Blood Sugar Sex Magik” de 1991, arrebentou com a boca do balão, com mais de 19 milhões de cópias.

Esse álbum contava com os hits “Give it Away”, “Under The Bridge”, Suck My Kiss, que alcançaram o topo das paradas no mundo todo.

Arik Marshall

Arik Marshall

Após a cansativa turnê ao redor do mundo, Frusciante pede para sair e deixa o resto da trupe com uma batata quente nas mãos.

Eles eram a principal atração para o festival Lolla pallooza, que começaria em questão de dias.

Foi recrutados as pressas o 5º  guitarrista dessa lista Arik Marshall, que treinava até 5 horas por dia para tentar se entrosar com a banda.

Kiedis achava Marshall um bom músico, contudo perdia de longe em criatividade para Frusciante.

Jesse Tobias

Jesse Tobias

Eles entraram em consenso de que precisavam de outro guitarrista.  Em 93 chamaram Jesse Tobias para o lugar de Marshall.

Mais um que durou pouco na banda, apenas 3 meses sem tocar em nenhum show e também não gravou nenhuma música com a Banda.

Dave Navarro

Dave Navarro

Pro lugar de Tobias é recrutado Dave Navarro ex guitarrista do Jane’s Addiction, o 7º guitarrista da Banda.

Navarro tocou em seu primeiro show com o Red Hot no Woodstock em 94.  Eles ainda saíram em uma pequena turnê nesse ano onde eles abriram um show para os Rolling Stones.

Kiedis, não gostou nada dessa apresentação, teve uma recaída no uso da heroína e voltou a ser dependente da droga.

Em Abril de 94 Kurt Cobain se suicida, Flea e Kiedis eram muito ligados a Kurt.  Flea fica sabendo pela Tv, e conta para Anthony.

Essa morte faz Kiedis refletir sobre a vida, eles começam a trabalhar no novo álbum e em setembro de 95 lançam o  One Hot Minute, o único álbum que Navarro participou.

Em abril de 98, alegando que iria trabalhar em um novo projeto “Spread”, deixando a banda de forma amistosa.

Frusciante Parte II

Novamente sem ideia do que fazer, Flea e Kiedis viam no retorno de Frusciante como essencial para a continuidade da banda.

Frusciante desde sua saída dos Peppers, esteve envolvido com drogas, chegando a ser dependente químico da heroína.

Ele quase morreu com a droga, que também o levou as ruínas financeiramente falando.

Em Janeiro de 98 ele se internou em uma clínica para tratamento que foi até o mês seguinte.  Ele concluiu o tratamento ficando livre das drogas naquele período.

Convite

No mês de abril de 98, Flea visitou John e o convidou para reintegrar a banda, Frusciante explodiu de alegria e começaram a trabalhar no novo álbum.

Californication foi lançado em 99, e na opinião de Frusciante, o melhor trabalho dele com a banda.

O álbum teve hits como a faixa título do álbum, Scar Tissue, Around the World e Otherside.

Em Julho de 2002 Lançaram o oitavo álbum de estúdio da banda By The Way e finalmente todos os integrantes estavam livres das drogas.

Esse álbum foi o primeiro onde nenhum componente usaria drogas para a composição e trouxe canções um pouco mais balada.

Mesmo assim teve Hits como Zephyr Song, a faixa título By the Way, Dosed e Can’t Stop.

Em 2006 sai o nono álbum de estúdio da banda Stadium Arcadium, que logo na primeira semana alcançou o topo na bilboard 200.

Josh Klinghoffer

Josh Klinghoffer

Em 2008 a banda toda resolve dar um tempo, ficaram um ano de férias. 

Eles afirmavam que precisavam descansar pois já haviam se passado 10 anos desde a volta de Frusciante com exaustivas turnês, o hiato era necessário.

No entanto, mesmo sem rusgas, Frusciante decidiu continuar com seu projeto solo.

No dia 08 de fevereiro de 2010, a banda anunciou Josh Klinghoffer como novo guitarrista dos Pimentas.

O título do décimo álbum de estúdio da Banda “I’m With You,” foi sugestão do novo guitarrista sendo prontamente atendida pelo restante da banda.

Esse álbum foi lançado em 30 de junho de 2011, tendo como primeiro single “The Adventures Of Raindance Maggie”.

Para lançar esse álbum eles subiram em um telhado em Venice Beach e gravaram a música ao vivo, atraindo a atenção de uma multidão que frequenta o final da tarde naquela praia.

Veja esse vídeo no player abaixo:

Josh ainda participaria do décimo primeiro álbum de estúdio da banda, The Getaway, o último a ser lançado em maio de 2016.

A turnê de lançamento desse álbum terminou em maio de 2017.  Eles anunciaram logo em seguida que não haveria shows em 2018.

Eles retomaram os shows no início de 2019, em junho eles lançam uma edição comemorativa de 20 anos do álbum californication.

Demissão de Josh

Em outubro desse ano tocam como headlinear do Rock in Rio 2019.  Em dezembro desse mesmo ano despedem Josh Klinghoffer em um comunicado no instagram que dizia:

“Josh é um excelente músico que nós respeitamos e amamos. Somos profundamente gratos por ter ele conosco, e pelos incontáveis presentes que ele compartilhou com a gente. Também anunciamos, com grande entusiasmo e corações completos, que John Frusciante está se juntando ao grupo. Obrigado.”

Em entrevista, Josh alegou ter sido pego de surpresa, contudo já esperava isso acontecer, Pois sabia que Flea e Frusciante andavam tocando juntos em sessões.

Todavia em momento algum demonstrou irritação por isso, pelo contrário, agradece os 10 anos que ficou como guitarrista de uma das maiores bandas de rock.

Frusciante Parte III

2020 chegou e ao invés do novo álbum dos Pimentas, veio a pandemia, e nada de álbum ou shows.

Há rumores que indicam que o novo álbum deve sair ainda em 2021, já com Frusciante assumindo as guitarras pela terceira vez na banda.

Que venham os shows e o novo álbum da banda, para o nosso deleite, que somos fãs dessa grande banda chamada Red Hot Chilli Peppers.

Dica

E já que falamos tanto de guitarra no vídeo de hoje, que tal aprender a tocar esse fantástico instrumento?

Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça um curso de guitarra que te ensina do zero.

Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame