Quando falamos em shows de rock, a primeira que vem a nossa cabeça, é esse show ocorrendo em algum estádio, ginásio, teatro, arena, etc.
Contudo os artistas dessa lista, resolveram inovar, e realizar shows nos lugares mais inusitados que se possa imaginar.
Tudo começou quando os caras dos Beatles resolveram inovar e gravar no telhado de sua gravadora em Londres, no ano de 1969.
Dali em diante, outras bandas seguiram esse exemplo de tocar no telhado, como os caras do U2 em Los Angeles e até o Ultraje a Rigor em uma marquise de um prédio em São Paulo.
Conforme contamos aqui em nosso blog, sobre as bandas que tocaram no telhado, vou deixar um link na descrição para você acompanhar.
Entretanto, os caras dessa lista foram mais longe, e fizeram seus shows nos lugares mais inusitados possíveis, os lugares mais estranhos.
Johnny Cash (Prisão)
O primeiro de nossa lista já é inusitado pela quantidade de gêneros e estilos musicais que desfilou em sua carreira, Johnnie Cash.
Nascido no Arkansas, Johnny desenvolveu sua carreira musical nos estilos, Folk, Rockabilly, Country, Blues, Gospel e claro Rock and Roll.
Se ele já era versátil assim no formato de suas músicas, imagina nos shows.
No final da década de 60, mais precisamente no mês de janeiro de 1968, ele fez um show dentro de uma prisão.
É isso mesmo que você ouviu, o cara fez um show dentro de uma prisão, que acabou resultando em um álbum ao vivo At Folsom Prisom.
Fucked Up (Vitrine de loja)
Já os caras do Fucked Up, banda canadense de punk rock, inovaram até no nome, que em bom português traduzindo significa f*dido!
Eles figuram nessa lista, não apenas por um show em um lugar estranho ou inusitado, mas sim por 2.
O primeiro foi no banheiro da MTV canadense no mês de outubro de 2008. Sim, os caras tocaram no banheiro da emissora.
A ideia era tocar 3 músicas, mas não passou da primeira. Os caras da banda planejaram com os fãs que iam apontar o maior quebra pau no banheiro. No entanto não avisou a emissora.
Eles destruíram o teto e pintaram as paredes com spray, até uma motocicleta foi trazida à toalete como adereço.
Vitrine
E o segundo lugar estranho foi uma vitrine de loja, que eles usaram para promover o 2º álbum de estúdio da banda The Chemistry of Common Life.
Eles tocaram por 12 horas em uma vitrine de uma loja em Manhattan, anunciando antes que seria o melhor e pior show da história da banda. Veja um trecho no player abaixo:
Para os clientes da loja, não era uma das visões mais contemplativas digamos assim.
Os shows dos caras, já são marcados por sangues e vômitos, e naquele pequeno e calorento espaço então, nem se fala. O vocalista Damian Abraham, já estava tirando a roupa na segunda música pra você ter uma ideia.
Unfathomable Ruination (Caixa de aço)
E por falar em espaço pequeno, os caras do Unfathomable Ruination são imbatíveis.
Os caras dessa banda de Death Metal inglesa, tocaram dentro de uma caixa de aço em uma calçada no centro de Londres no ano de 2014.
Eles foram fechados dentro de um cubo de metal e tocaram até acabar o oxigênio dentro da caixa.
Durante 19 minutos eles tocaram dentro desse objeto que fazia parte do projeto “Sculpture in the City”, idealizado pelo artista português João Onofre.
O artista dizia que:
“Era um comentário sobre a natureza sufocante e pressão da cultura de escritório.”
João Onofre
Veja no player abaixo esses malucos tocando dentro do caixote:
Katie Melua (Plataforma de Gás e Petróleo)
Falando em pressão, que tal um show a 330 metros de profundidade? Parece loucura né, mas foi isso que fez a cantora da Georgia radicada na Inglaterra Katie Melua em 2006.
Nessa década ela chegou a ser uma das cantoras que mais vendia discos no Reino Unido.
Ela teve a ideia de cantar e tocar numa plataforma de gás e petróleo a 330 metro de profundidade na costa norueguesa.
Pra isso teve semanas de treinamento intensivo, para saber lidar com a pressão desse show que entrou pro livro Guiness Book, como o show mais profundo da história, não musicalmente falando, se é que vcs me entendem…
Assista um trecho dessa apresentação no player abaixo:
Foo Fighters (Garagens de Fãs)
Criatividade é algo que não falta para os caras do Foo Fighters. O sétimo álbum de estúdio da banda Wasting Light foi gravado na garagem da casa de Dave Grohl.
Até aí nada demais, se não fosse o fato da banda ter aberto inscrições para os fãs, que desejariam receber a banda em suas garagens para um pocket show.
E foi isso que eles fizeram para promover esse álbum, tocaram em algumas garagens de fãs sorteadas para esses minisshows.
Criatividade nota 10 da trupe de Grohl que chamou Butch Vig, o mesmo produtor do famoso álbum Nevermind de seus tempos de Nirvana.
Acompanhe parte dessa garage tour do Foo Fighters no player abaixo:
Metallica (Antartida)
De uma coisa os caras do Metallica têm certeza, eles nunca tocaram para uma plateia tão fria, pelo menos até o ano de 2013.
Foi um show para um pequeno e privilegiado público, que entrou para história do rock e da música como um todo.
A banda se apresentou nada mais nada menos do que na Antártida, o continente gelado, num show que foi chamado de Freeze’ Em All.
Esse show, transformou o Metallica, na única banda a tocar em todos os continentes desse nosso mundão véio sem porteira, como dizem os caipiras aqui de MG.
O concerto foi realizado dentro de uma cúpula, em um base científica, para não causar danos ambientais.
Foram utilizadas 15 toneladas de equipamentos para esse show, que teve 120 privilegiados como público presente, divididos entre cientistas, jornalista e 19 sortudos que ganharam um concurso em parceria com a Coca-cola!
Veja essa apresentação gelada dos caras no player abaixo:
Sex Pistols (Barco)
E falando em Antártida, lembramos de gelo, Iceberg. E falando de Iceberg lembramos de mar e barcos.
Pois é dentro de um barco que a próxima banda fez um show em junho de 1977.
Os caras do Sex Pistols, banda de Punk Rock Inglesa, subiram a bordo de um barco no Rio Tâmisa, para os sucessos de seu primeiro álbum de estúdio Never Mind the Bollocks.
Os fãs privilegiados, se deleitaram ao som dos caras nessa embarcação, que nessa época era uma das bandas mais importantes do cenário punk.
No entanto, eles não foram os primeiros a tocar em um barco nesse famoso rio londrino.
Conforme contamos aqui no 5º artigo da série Clipes criativos, os caras da Banda Christie já haviam tocado dessa forma em 1970, porém sem público.
Veja no player abaixo o vídeo com os caras do Sex Pistols tocando nesse barco, confira!
Red Hot (Pirâmides do Egito)
E por fim uma banda, que pela sua irreverência e extravagância, não poderia ficar de fora dessa lista de forma alguma, os caras do Red Hot Chili Pepers.
E eles demoraram pra fazer um show em algum lugar inusitado, foi recente agora, em 15 de março de 2019.
Os caras desembarcaram nessa data lá no Egito, para tocar em um show nas famosas Pirâmides Gizé naquele país.
Ou mais precisamente falando, em um palco armado próximo a essas pirâmides, num show que foi transmitido ao vivo pelas suas redes sociais. Assista um trecho dessa apresentação no player abaixo:
Dica do Blog
Diz uma coisa pra mim, já teve vontade de tocar esse fantástico instrumento chamado guitarra? O mais charmoso dos instrumentos musicais? E nunca teve oportunidade?
Clique aqui ou no banner abaixo e conheça um curso de guitarra nota mil brother, totalmente passo a passo, que te ensina a tocar esse instrumento do zero mesmo sem saber nada.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:
Fontes: Wikipedia, Google, Artescetera e Redbull.