U2 Uma Das Mais Bem Sucedidas Bandas De Rock Do Mundo

U2 Uma Das Mais Bem Sucedidas Bandas De Rock Do Mundo
O Rock N' Roll Como Ele é

U2 Uma Das Mais Bem Sucedidas Bandas De Rock Do Mundo

U2 uma das mais bem sucedidas bandas de rock do mundo, a origem, a formação, o legado, o sucesso, Bono Beijoqueiro, confira!

Eles eram ainda adolescentes quando se conheceram e formaram a banda.

Hoje são referências no mundo do rock, para explicitar uma banda de sucesso.

Você vai conferir a trajetória, álbum por álbum, o sucesso, o legado, as influências e o caso do Bono Beijoqueiro, quem não se lembra?

Tem um presente pra você aqui de nosso Blog e Canal, um ebook grátis que conta a história do Rock ao longo das oito décadas de existência, é gratuito baixe já o seu, basta clicar aqui ou no banner logo acima.

Origem e Formação

Tudo começou em setembro de 1976, quando Larry Mullen Jr, com apenas 14 anos de idade fez um anúncio na escola Mount Temple Comprehensive School em Dublin na Irlanda.

Mount Temple Comprehensive School

Nesse anúncio ele recrutava companheiros para formação de uma banda e foi prontamente atendido por Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox, David Evans o The Edge e seu irmão mais velho, e Ivan McCormick.

Ficou assim a formação inicial Bono Vox nos vocais, The Edge junto com seu irmão mais velho Dik Evans e Ivan McCormikc nas guitarras, Adam Clayton no Baixo e Larry, o idealizador da Banda na bateria.

Primeiras Tretas e Nome

Larry achou que por ter tido a ideia da banda, ele iria mandar, ser o chefe, ledo engano, já no primeiro ensaio Bono tomou as rédeas da banda e não largou mais.

A “The Larry Mullen’s Band” não saiu da cabeça do próprio.  O primeiro nome da banda foi “Feedback”  e inicialmente tocava só covers.

Ivan McCormick foi a primeira baixa, o baixista Adam Clayton ligou para ele duas semanas após o início da banda.  Na ligação ele dizia que iam tocar em um Pub e que Ivan, com 13 anos na época, era muito jovem para isso.

No entanto o restante da banda, tinha a mesma faixa etária, entre 13 e 14 anos, somente Dik Evans, (irmão mais velho do The Edge) era um pouco mais velho.

McCormick compreendeu, que isso foi uma maneira sútil de ser dispensado, e que na realidade seu ritmo, não se encaixava com o restante da banda.

Nome

Em março de 1977 a banda muda de nome, passa a se chamar The Hype, um ano depois, Dik Evans deixa a banda para ingressar na faculdade, a banda ficou reduzida ao quarteto que é a formação até os dias atuais.

Com a saída de Dik, eles mudam o nome para U2 devido a sua ambiguidade de interpretações, como “você também” e não satisfação com o antigo nome.

Primeiros Álbuns

Em outubro de 1980 eles lançam seu álbum inaugural chamado Boy, que teve os singles A Day Without Me e I Will Follow, como destaques.

Essa última foi composta baseada na realidade de Bono, que perdeu a mãe quando tinha quatorze anos de idade.

Para estreia o álbum foi muito bem, vendendo cerca de 2 milhões de cópias.

Em outubro de 1981 é lançado o segundo álbum de estúdio da banda, “October”.  Sendo que apenas a faixa título teve um relativo destaque nas rádios e suas vendas foram fracas.

Sucesso Comercial

Embora, os dois primeiros álbuns foram focados mais na adolescência e espiritualidade.  O terceiro álbum de estúdio da Banda War, foi centrado mais na guerra, o que refletia da percepção da banda para o mundo na época.

O álbum foi lançado em fevereiro de 1983. sendo um sucesso comercial, onde a banda recebeu vários discos de platina e ouro em vários países.

As canções de maior sucesso do álbum foram Sunday Bloody Sunday e New Years Day.  Sendo a primeira refletindo o que se vivia na Irlanda na época, domingo, sangrento domingo.

Esse álbum chegou a superar o álbum Thriller do rei do pop, Michael Jackson na época, sendo número no Reino unido e décimo segundo nos Estados Unidos.

A turnê desse álbum War Tour, lotou estádios e Arenas pela Europa e Estados Unidos.  Isso ocasionou o lançamento de um mini LP ao vivo com 8 faixas no final do mesmo ano, que vendeu muito bem, mais de 2 milhões de cópias, com os dois singles de sucesso do War e mais singles do primeiro e segundo álbum.

Novo Som

Um pouco mais sério, um pouco mais artístico é assim que o baixista Adam Clayton definiu o som da banda no álbum Unforgetable Fire, quarto álbum de estúdio da banda lançado em outubro de 84.

Além da faixa título, um dos carros chefes do álbum foi o single Pride (In the Name of Love).

Após uma participação no Live Aid em 1985, a Revista Rolling Stone classificou o U2 como a banda da década de 80. Dizendo para os fãs do Rock, que estava em franco crescimento, que o U2 era uma das bandas mais importantes daquele cenário, senão a mais.

Consolidação do Sucesso Internacional

O quinto álbum de estúdio da banda The Joshua Tree, foi lançado em março de 1987 e consolida a banda de vez como uma potência mundial do Rock.

Com um som mais cru e vibrante do que o álbum anterior, o Joshua vende mais de 25 milhões de discos em todo o mundo e fica no topo das paradas de mais de 20 países.

Entre seus sucessos destacamos os hits, With or Without you, One Tree Hill, I Still Haven’t Found What I’m Looking For e Where The Streets Have No Name.

Sendo que na promoção do álbum, a banda tocou essa última faixa citada, em um telhado na cidade de Los Angeles, fato esse que contamos aqui na edição de número 59 Bandas que tocaram no telhado, vou deixar um link na descrição para você acompanhar.

Rattle and Hum

O sexto álbum de estúdio da banda Rattle and Hum, foi lançado em outubro de 1988, e ainda nesse ano é lançado um documentário da banda com o mesmo nome.

Os dois contaram com regravações ao vivo, covers e músicas inéditas como All I Want Is You, Desire e Angel of Harlem.

No entanto, esse álbum ficou longe de ter uma performance como seu antecessor Joshua Tree.

Anos 90 e Nova Mudança na Sonoridade

Após as críticas ao álbum anterior, eles lançam em novembro de 91 o sétimo álbum de estúdio Achtung Baby.

Buscando um rock mais alternativo, fazendo junções de música eletrônica e dance e com várias imagens na capa.  Eles procuram ser mais abertos e descontraídos perante o público.

Foi bem recebido pela crítica e vendeu mais de 18 milhões de cópias.

Dentre as faixas destacamos Even Better Than the Real Thing, One, The Fly, Mysterious Ways e Who’s Gonna Ride Your Wild Horses.

Zooropa

O oitavo álbum de estúdio Zooropa foi lançado em julho de 93 e segue a mesma linha de sonoridade com o álbum anterior.

Apesar de ser um sucesso nas vendas, performou menos que o antecessor, vendeu cerca de 7 milhões de cópias.

Os destaques desse álbum foram os hits, Lemon, Stay e Numb.

Pop foi o nono álbum de estúdio da banda.  Lançado em março de 1997, o declínio nas vendas continuou.  Foram vendidos mais de 3 milhões de cópias.

Já com a crítica a opinião ficou dividida.  Dentre as faixas destacam-se Staring at the Sun, Discotèque, Please, Last Nieght on Earth, Mofo e If God Will Send His Angels.

Volta as Origens

The Edge afirmou no final da década de 90, que com o álbum Pop havia perdido a sua verdadeira musicalidade.

E ele estava certo, com o lançamento do décimo álbum de estúdio da banda, All That You Can’t Leave Behind, as vendas emplacaram novamente e chegou a vender mais de 12 milhões de cópias.

Lançado em outubro do ano 2000, eles voltaram a suas origens sem as incorporações eletrônicas dos álbuns anteriores, deixando a a guitarra, baixo e bateria mais expostos.

Dentre as faixas destacaram- se Beautifull Day, Walk On, Stuck in a Moment You Can’t Get Out Of e Elevation.

How to Dismantle na Atomic Bomb

Em novembro de 2004 lançaram o décimo primeiro álbum de estúdio da banda How to Dismantle na Atomic Bomb.

Aclamado pela crítica e muito bem-sucedido comercialmente, o álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias e rendeu 8 grammys para a banda.

Seguindo a musicalidade e sonoridade do anterior eles continuam a volta as origens, Bono assim descreveu o álbum:

“O nosso primeiro álbum de rock. Levamos 20 anos, ou seja, o que for, mas este é o nosso primeiro álbum de rock”.

Dentro os hits do álbum destacamos Sometimes You Can’t Make It on Your Own, Vertigo, All Because of You e City of Bliding Lights.

Novos Experimentos

Novos experimentos prometidos para o décimo segundo álbum de estúdio da banda No Line On The Horizon, não foram muito bem interpretados pela crítica.

lançado em fevereiro de 2009 e vendeu relativamente bem, 5 milhões de cópias.  No entanto a banda esperava a mesma performance dos dois anteriores o que não ocorreu.

Dentre os singles de destaque estão, Magnificent, Get on Your Boots e I’ll Go Crazy fi I Don’t Crazy Tonight.

Download Grátis

O Décimo terceiro álbum de Estúdio, Songs of Innocense, expressa o período de adolescência dos integrantes da banda.

O U2 inovou em seu lançamento, em 9 de setembro de 2014.  O álbum ficou disponível gratuitamente para download digital por 34 dias na iTunes Store.

Disponibilizou-se para mais de 500 milhões de usuários. No entanto, apenas 26 milhões baixaram o conteúdo gratuito.

As avaliações dessa atitude dos irlandeses, foi variada, visto que o álbum foi adicionado automaticamente a biblioteca de áudio dos usuários iOS.

Isso o tornou indesejado por parte dos usuários que não haviam consentido tal download.

Último Álbum de Estúdio

Em dezembro de 2017 lançaram o último álbum de estúdio da banda, Song of Experience.

Esse álbum é um complemento do anterior que se refere a inocência, esse refere-se a maturidade.  Com Bono escrevendo as letras com um contexto político, após um acidente de bicicleta que sofreu em 2014.

O Ativismo Social

Desde sua fundação o U2 se envolveu em pacifismo e questões relativas a doença, pobreza e injustiça social.

Em janeiro de 2002 Bono co-fundou a Ong ONE, que tinha como objetivo melhorar o social e político financeiro da África.

No mês de abril de 2020, ele doou mais de 10 milhões de euros, para ajuda no combate a pandemia de Covid 19. 

Segundo o jornal Daily Mail, o dinheiro destinou-se a compra de equipamentos para trabalhadores que estavam na linha de frente.

O Legado

Com os 14 álbuns de estúdio, 3 ao vivo e 3 coletâneas, o U2 vendeu mais de 175 milhões de cópias, fazendo deles, uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente.

Segundo o Jornal Sunday Times, estima-se que a riqueza coletiva do grupo gire em mais de 630 milhões de euros.

Cinco dos 14 álbuns de estúdio, figuram nos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

De 34 indicações ao Grammy, a banda ganhou 22, isso os faz recordistas do prêmio.

A banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2005.

Influências

Os caras do U2 citam como influências nas suas criações as bandas: The Who, The Clash, Television, Ramones, Elvis Presley, The Beatles, Joy Division, Siouxsie and the Banshees e Patti Smith.

O Beijoqueiro Bono

O Assunto teve grande repercussão na época e trouxe fama para a bancária Katilce Almeida em um show da banda em São Paulo no estádio do Morumbi.

Entre uma música e outra, Bono que caminhava pela passarela, puxou pelos braços a jovem e a conduziu até o palco.

Ele ficou abraçado a ela durante toda a execução do hit With or Without You, com ela fazendo carícias no vocalista.  A seguir, ele a conduz ao seu lugar original e despede-se com uma bitoca.

Bono costumava fazer isso nos shows da banda ao redor do mundo.

Aqui no Brasil, trouxe fama momentânea a jovem, na rede social da época o finado Orkut.

Clique no player abaixo para acompanhar o vídeo desse momento de Bono com a Fã no palco.

U2 – With or Without You

Dica do Blog

Por fim um recado para você que gosta de Guitarra, que tal aprender a tocar esse fantástico instrumento?

Curso Guitarra Rock 2.0

Clique aqui ou na imagem acima e conheça um curso de guitarra totalmente passo a passo.

O que achou desse artigo sobre o U2? Diz aí nos comentários se gostou ou não? Se desejar pode acompanhar essa matéria em vídeo, basta clicar no player abaixo.

Vídeo desse artigo

Fontes: Wikepedia, U2, Google, G1, Youtube e Revista Rolling Stone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame