Não há uma regra nem uma explicação simples que seja, para o fato de uma determinada banda usar uma, duas ou até mais guitarras para a composição do seu elenco.
Tem umas até que nem utilizam guitarra em sua formação, pra quem não viu ou não se lembra, na edição de número 3 do clube do Rock contamos em nosso canal no youtube, a história de uma banda, o Royal Blood que é composta só de baixo e batera.
Pra você que não viu, ou quer relembrar é só clicar no player abaixo:
Então, a escolha da quantidade de guitarras pode variar de acordo com o perfil de cada banda, do estilo da mesma, do som que ela pretende passar para o público dela, para sua audiência.
A Banda que tem em sua composição duas guitarras, define as mesmas como guitarras solo e guitarra base.
Guitarra Base
A guitarra Base que também é conhecida como guitarra rítmica, é a responsável pela harmonia do som.
Ela que acompanha o ritmo do vocalista e também outros instrumentos como por exemplo, a bateria que pode ser definida como o esqueleto rítmico da música.
Por sua vez a guitarra base é a estrutura harmônica da música, e é um elemento essencial a composição da mesma.
Guitarra Solo
Costuma-se dizer ou atribuir, que a guitarra solo é a líder da banda, que é o instrumento de maior execução ou em maior grau de importância dentro da mesma, sendo responsável pela parte melódica da música.
O guitarrista solo executa os solos de guitarra, riffs e fills.
Os solos podem ser improvisados ou não, eles geralmente são acompanhados pelo restante da banda, até que se chegue ao clímax ou êxtase da melodia.
Os Riffs são usados na introdução da música e geralmente são repetidos durante a canção.
Já os fills ocorrem durante paradas da música, geralmente entre um verso ou uma estrofe e outra.
Na maioria das músicas de rock, o guitarrista solo entra em ação quando o vocalista abre espaço para o mesmo, tornar aquele momento o espaço principal, dando um novo ar a música.
A maioria dos guitarristas solo famosos, possuem um conjunto de efeitos que ajudam a definir seu estilo. Há vários tipos de efeitos, dentre eles podemos detacar o wah-wah, phaser, delay e reverb.
A distinção entre guitarra solo e guitarra base era muito utilizada pelas bandas, nas décadas de 80 e 90, atualmente não é uma regra muito adotada pelas bandas modernas, há o revezamento dentre as bandas que tem mais de um guitarrista.
Como é o Cenário no Rock Nacional
Nas bandas com uma guitarra só, é óbvio, o guitarrista acumula as duas funções base e solo
No cenário tupiniquim dentre as maiores bandas, prevalecem ou prevaleceram, com uma breve vantagem, aquelas com uma guitarra só, como é o caso da Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havai, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Ira, Skank, Jota Quest.
Mas tem também o time das duas guitarras como: Barão Vermelho, Titãs, Ultraje a Rigor, Nenhum de Nós, Camisa de Vênus
Rock Internacional
No cenário internacional a vantagem para as bandas com duas guitarras é imensa, quase uma regra, tanto que nem vamos dar exemplos aqui, senão a lista seria interminável.
Já entre as bandas internacionais mais famosas, que utilizam 3 guitarristas em sua formação podemos destacar o Lynird Skynird, Iron Maiden e The Eagles.
Quem não se lembra daquele fantástico dueto de solos de guitarra na música Hotel California, provando que uma banda pode ter mais de um solista sem problema algum.
No fundo, não importa se a banda tem um, dois ou três guitarristas, o que importa é o nosso bom e velho rock’n roll ser sempre reverenciado.
E como o assunto de hoje é guitarra, que tal aprender a tocar esse fantástico instrumento, Não sabe como começar?
Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais sobre um curso que te ensina do zero a tocar guitarra.
Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo: