
As bandas que atingiram o sucesso logo no primeiro single. Veja nesse vídeo “7 Singles Matadores Que Levaram Suas Bandas Para O Sucesso”.
Várias das bandas de rock que amamos precisaram de muito tempo para provar o seu valor. Não emplacaram sucesso logo de imediato, mostrando que a vida de astros do rock pode ter começado com muita dureza.
Só pra citar um exemplo de uma banda que já contamos a história aqui em nosso blog. Uma banda que passou por penúrias no começo, foram os caras do Queen. Eles tiveram o sucesso esperado e batalhado, só no 4º álbum de estúdio “A Night at the Opera”. Clique aqui para acompanhar esse artigo.
Por outro lado, teve bandas que precisaram de apenas um lançamento, pra conhecer o sucesso logo de cara. É como ganhar na loteria. Só que como na loteria, no rock esses momentos são raros. Contudo quando acontecem, deixam marcas significativas.
Por essa razão fizemos esse post, com bandas que explodiram logo no primeiro single. 7 Singles Matadores que levaram suas bandas para o sucesso.
Um recado pra você que tá de bobeira aí, que tal baixar um ebook grátis que conta a história do rock n’ roll? Clique aqui ou no banner abaixo, e baixe o Ebook “O Rock n’ Roll Como Ele É. Um livro digital que conta a história do rock n’ roll, ao longo desses últimos 80 anos.

1) Somebody Told Me – The Killers
Apesar ter sido formada em 2001, a banda The Killers só foi lançar seu álbum de estreia em junho de 2004, Hot Fuss.
E esse álbum teve como single matador “Somebody Told Me”, lançado em março de 2004, 3 meses antes do álbum. Uma música de impacto forte, que ajudou a divulgar a sonoridade da banda catapultando o álbum de estreia para o sucesso.
Primeiro single de divulgação e 4ª faixa do álbum inaugural, o single foi crescendo com a banda e conquistando o topo das paradas mundo afora. Tornando-se praticamente um hino da banda, que se vê obrigada a tocar essa música praticamente me todos os shows que realiza pelo globo.
2) Take Me Out – Franz Ferdinand
Outra banda que tem que agradecer muito a seu primeiro single, são os caras do Franz Ferdinand, banda escocesa de Glasgow.
Bem, quase primeiro single na realidade é o segundo. Contudo, mesmo assim não deixa de ser impactante.
Formada em 2002, a banda, assim como o The Killers, teve seu primeiro álbum lançado em 2004, mais precisamente em janeiro daquele ano.
4ª faixa do álbum e 2º single conforme falei, Take Me Out, foi primeiro grande sucesso da banda. Explodindo em rádios e pistas de dança por todo mundo. Fazendo a banda ser convidada para vários festivais de rock naquela época.
3) Last Nite – The Strokes
Outra banda que também teve o seu segundo single, como single matador, foram os caras do The Strokes, com o single Last Nite lançado em novembro de 2001.
Banda formada em 1998 em Nova Iorque os caras do The Strokes, lançaram seu álbum inaugural “Is This It”, em julho de 2001. Contudo o single matdador Last Nite, veio só em novembro, mas veio, chegou arrebentando a boca do balão.
Essa faixa 7ª do álbum, ajudou a definir e moldar uma nova estética sonora para o rock alternativo e indie rock americano do novo milênio.
4) Smells Like Teen Spirit – Nirvana
No quarto posto de nossa lista, aparece um single matador. Que não é do primeiro álbum da banda. Smells Like Teen Spirit dos caras do Nirvana.
Antes que alguém me fale: “Mas peraí Carlão, não é um single do 1º álbum, o que ele faz nessa lista então.?”
E eu respondo, antes de mais nada, o 1º álbum da banda “Bleach”, lançado em junho de 1989 ainda sem Dave Grohl nas baquetas. Elenão alcançou o sucesso esperado. Mesmo sendo bem recebido pela crítica, foi como se o álbum não existisse para a banda.
Diante da frustração do álbum inaugural, já com Grohl na batera, em 10 de setembro de 1991, eles lançam o single “Smells Like Teen Spirit”. Um verdadeiro terremoto na cena do rock alternativo, e para um movimento novo que surgia o chamado Grunge.
Nem preciso dizer que esse single e o famoso álbum “Nevermind”, catapultaram a banda para o sucesso. O que faz dele um single matador, e com justiça figurar nessa lista dos 7 singles matadores que alavancaram suas bandas para o sucesso.
5) I Bet You Look Good on the Dancefloor – Arctic Monkeys
Pulando para o outro lado do atlântico e apostando que você fica bem na pista de dança. No 5º posto de nossa lista aparecem os “macacos do ártico” ou o Arctic Monkeys. Com o single “I Bet You Look Good on the Dancefloor”. 2ª faixa e 1º single do álbum de estreia “Whatever People Say I Am , That’s What I’m Not.
Formada em 2002 em Sheffield na Inglaterra, a banda só foi lançar seu álbum de estreia em Janeiro de 2006. Contudo o single matador, que fez a banda aparecer pro mundo. Foi lançado um pouco antes, em outubro de 2005.
Nessa época a internet começava um jeito novo de descobrir música no chamado compartilhamento online. Esse hit transformou a banda em um símbolo da nova geração do rock da terra da rainha.
6) Supersonic – Oasis
E falando na terra da rainha outra banda que também teve seu primeiro single matador, foram os caras do Oasis. Com o single “Supersonic”, lançado em abril de 1994. 4 meses antes do álbum de estreia da banda “Definitely Maybe”, no qual foi a 6º faixa.
Supersonic abriu caminho não só pra esse álbum (cheio de melodias fortes), como também para o Britpop dominar o Reino Unido, catapultando a banda para um estrondoso sucesso no mundo todo.
Britpop esse, que travou uma espécie de batalha musical com o Grunge. Que estava em franca expansão lá pelos lados de Seattle, do outro lado do atlântico.
7) Molly’s Chambers – Kings of Leon
E pra finalizar a nossa lista dos 7 singles matadores que alavancaram suas bandas para o sucesso. Voltamos para o lado de cá do atlântico, pra desempatar a bagaça a favor do Tio Sam contra o Reino unido Unido. Os caras do Kings of Leon, banda de Nashville do Tenesse com o single matador Molly’s Chambers.
Composta por 3 irmãos e um primo, a banda familiar foi formada em 1999. No entanto só foi lançar seu álbum de estreia em 2003 “Youth & Young Manhood”. Mais precisamente em julho (Inglaterra) e agosto (EUA).
Molly’s Chambers é a 8ª faixa desse álbum e foi o 1º single lançado em 11 de agosto daquele ano. Um single cru e impactante, nada polido. Que projetou a banda com influência sulista para o cenário global.
Conclusão
No frigir dos ovos, esses singles matadores, funcionam quase como um retrato, quando tudo começa a mudar. São melodias que exalam urgência, identidade única e por muitas vezes, uma falta de planejamento. Que só existe mesmo antes da fama. Sem aquela velha pressão de agradar o mercado ou a crítica. Algo tipo assim: “Vamos lançar e ver no que vai dar”.
Mais do que estrondosos sucessos relâmpagos. Esses singles matadores tornaram-se referência dentro da história do rock. Tanto se tornaram referência, que continuam sendo revisitados pelas novas gerações.
No afã da busca de novos sons, a gurizada da nova geração, acaba descobrindo essas bandas. Por esses singles, que muitas vezes acabam se tornando a porta de entrada para uma discografia inteira.
Dica do Blog
Que tal se tornar um mixologista, preparar drinks incríveis, aqueles que você só vê em filmes e na tv? Assim como os melhores bartenders e barmans do mundo? Veja o vídeo no player abaixo:
Clique aqui ou no banner abaixo, e faça sua inscrição no Bebidas Criativas. Um curso online com 5 Ebooks que vão te transformar em um bartender de qualidade, aprendendo com os melhores mixologistas do mundo. Desperte seu mixologista interior.

O que achou desse post? Diz aí nos comentários. Clique no player abaixo para acompanhar um vídeo complementar a esse post.


