Uma das maiores bandas de Hard Rock e Heavy Metal do mundo. Os Alemães do Scorpions, chegam a 2022 com mais de 50 anos de uma carreira muito bem consolidada e firme.
Apesar do perrengue que o vocalista passou no ano de 1982, que eu vou te contar qual foi daqui a pouco como foi.
Eles participaram da última edição do Rock in Rio no ano de 2019. Trabalharam durante a pandemia na preparação do último álbum que recém saiu do forno agora em fevereiro de 2022.
Vamos então discorrer sobre essa banda, que na minha humilde opinião, é uma das melhores bandas de heavy metal de todos os tempos.
Origem e Formação
Tudo começou com o guitarrista RudolF Schenker em 1965 em Hannover na Alemanha. Ele começou a procurar músicos para formar uma banda.
Rudolf também era vocalista da banda que no início ganhou o nome de The Scorpions. Além dele, compunham a banda Wolfgang Dziony na bateria, Karl Heinz Vollmer na outra guitarra, e Achim Kirchhoff no baixo.
Inicialmente a banda tocava apenas covers. Com o passar dos anos que eles passaram a compor suas músicas. Diferentemente das outras banda alemãs, eles passaram a compor e cantar em inglês, com o objetivo de serem mais conhecidos em toda a europa.
Primeiro Álbum e Mudanças
Michael Schenker, irmão mais novo de Rudolf entra na banda em 1969. Quem também entrou na banda nessa mesma época, e assumiu os vocais foi Klaus Meine.
No ano de 1972 lançam seu primeiro Álbum Lonesome Crow. Foi quando saíram em turnê na Alemanha, abrindo shows para a banda UFO.
Mais famosos na época, a galera da UFO convidou o Schenker mais novo, para o posto de guitarrista da banda.
Michael aceitou de imediato, Uli Jon Roth, foi recrutado para terminar a turnê em seu lugar.
Vendas Fracas e Dissolução
As vendas do disco inaugural não foram boas e a banda foi dissolvida após essa turnê.
Um ano depois em 1973 Rudolf e Klaus Chamam Uli Jon Roth para se juntar a eles e reativar o Scorpions. Para a surpresa da dupla, Uli recusa e continua com a sua banda chamada Dawn Road.
O Estrategista Rudolf, entra então para o Dawn Road, e logo em seguida convence Klaus a fazer o mesmo.
Além de Klaus, Rudolf e Oli, compunham o restante da nova banda o baterista Jurgen Rosenthal, o baixisa, Francis Buchholz e o tecladista Achin Kirshing.
Novo Scorpions
Mesmo sendo minoria, Rudolf e Klaus convencem o restante da nova banda a mudar o nome para Scorpions.
Compreendeu a jogada de Rudolf? Convidou ele para sua banda, não aceitou, entrou na banda do mesmo como estratégia, para aí sim mudar o nome e conseguir seu objetivo final.
Capas Polêmicas e o Início do Sucesso
Nos anos de 1974, 75 e 76, foram lançados os segundo, terceiro e quarto álbuns de estúdio da banda. Em ordem cronológica Fly To The Rainbow, In Trance e Virgin Killer.
Esses álbuns foram importantes para o Scorpions, porque marcaram o início do sucesso e as polêmicas com as capas.
O segundo álbum ficou marcado, pela capa não dizer nada com nada. Os mesmos produtores do excelente trabalho feito com a capa inaugural. Dessa vez, deixaram a qualidade de lado, e o lado criativo não funcional.
O Guitarrista falou sobre a capa:
“Não me pergunte o que significa essa capa… Eu não gostei desde o começo. Parecia ridículo para mim naquela época e parece muito pior hoje.”
Nudez
Com o terceiro e quartos álbuns da banda, o problema já foi relacionado a nudez.
O terceiro continha uma modelo seminua, com um dos seios de fora, segurando uma guitarra. Dando a entender que ela estaria se masturbando com a guitarra.
Já a capa do quarto álbum, Virgin Killer, eles resolveram escrachar de vez, colocaram uma adolescente nua na capa. O que naturalmente foi censurado, tendo que lançar outra capa com os integrantes da banda.
Novas mudanças
Em 1974 o Scorpions sofre duas baixas, logo após a gravação do segundo álbum. O tecladista Achim Kirshing, e o batera Jurgen Rosenthal deixam a banda.
Para os teclados não chamaram ninguém, finalizando a passagem de um tecladista na banda.
Já para a bateria recrutaram Rudy Lenners, que ficou só até 1977 quando teve que largar a banda por problemas cardíacos.
Ele deu lugar para Herman Rarebell nas baquetas.
Por discordar mais da pegada heavy metal do que psicodélico, sua predileção, Uli Jon Roth deixa a banda em 1978.
Para o seu lugar chamam Mathhias Jabs, que ao lado de Rudolf e Klaus são os mais antigos da banda ainda em atividade.
Drama de Klaus
Após o sucesso do sétimo álbum Animal Magnetism de 1980. Em 1982 durante as gravações do oitavo álbum de estúdio Blackout, Klaus Meine tem problemas nas cordas vocais.
Ele foi ao médico e foi orientado pelo mesmo a mudar de profissão. Decepcionado Meine decide abandonar a banda.
Rudolf falou a respeito dessa decisão de Meine:
“Nunca passou pela nossa mente substituir Klaus, eu disse que iria esperar ele se recuperar, não importando se o disco fosse adiado. Pensamos em nos separar se Klaus não pudesse continuar, porque ele é fundamental para a banda.”
Motivação
Diante disso, Klaus se motivou e foi procurar outros especialistas para tentar resolver o seu problema.
Ele fez duas cirurgias bem-sucedidas com um médico especializado em cantores de ópera. Após um longo treinamento, voltou com uma voz mais cristalina.
Inclusive, um crítico da revista Rolling Stone o classificou da seguinte forma na época:
“Agora foi dado a Klaus uma voz de metal.”
Love At First Sting
Após o consagrado álbum anterior Blackout, O Scorpions lança o seu nono álbum de estúdio, Love At First Sting em 1984.
Esse álbum foi o de maior sucesso da banda. Ele atingiu a sexta posição da Bilboard nesse ano.
Foi a turnê desse álbum, que trouxe a banda pela primeira vez ao Brasil. Eles tocaram em duas noites no primeiro Rock in Rio em 1985.
Entre as nove faixas do disco, as que mais fizeram sucesso foi a balada Still Loving You, Big City Nights, Bad Boys Running Wild e Rock You Like a Hurricane.
Queda do Muro
Em 1990 o Scorpions lança seu décimo primeiro álbum de estúdio, Crazy World. Dentre as faixas destacam-se Wind of Change, Hit Between the Eyes e Send me an Angel.
Sendo que a primeira, ficou conhecida na época como uma espécie de hino da queda do muro de Berlim e o fim da União Soviética.
O single ficou entre os top 50 mais vendidos de toda a história com 14 milhões de cópias.
Ele fez parte não só do álbum Crazy World, mas também do Live Bites (ao vivo em 1995), Momento of Glory, (outro ao vivo com a Orquestra Filarmônica de Berlim em 2000), e o Acoustica (mais um ao vivo em 2001).
Veja o vídeo do hit Wind of Change gravado com a referida orquestra no player abaixo:
O Single rendeu também, até um inesperado convite do líder soviético na época Mikhail Gorgachev. Eles tocaram na praça do Kremlin, evento único na história da ex União Soviética e da história do rock.
o Baixo
Por razões pessoais, o baixista Francis Buchholz deixa a banda em 1992. Por indicação do baterista Rarebell, Ralph Rieckermann é recrutado.
No ano seguinte me 1993, é lançado álbum Face the Heat, décimo segundo álbum de estúdio da banda. Ele é considerado, um dos mais pesados de toda a discografia. A música destaque do álbum é o hit Under the Same Sun.
Outra Troca de Batera
Após o lançamento do terceiro álbum ao vivo Live Bites de 1995, Herman Rarebell, também alegando motivos pessoais, deixa a banda.
Provisoriamente usam Curt Cress para a gravação do álbum Pure Instinct, décimo terceiro álbum de estúdio dos caras.
Esse álbum foi mais um que teve a sua capa original censurada pela nudez. Tendo que ser substituída.
Para a turnê promocional do álbum, contratam o batera James Kottak, primeiro integrante não alemão da banda.
Outra Troca no Baixo
Parece que os caras gostaram de ter um não alemão na banda. Em 2004 antes do lançamento do décimo quinto álbum de estúdio, Unbreakable, eles trocam Ralph Rieckermann pelo polonês Pawel Maciwoda.
Em 2007 eles lançam o décimo sexto álbum de estúdio Humanity: Hour 1, um disco conceitual da banda. Ele fala sobre a humanidade e seus conflitos.
A turnê desse álbum dura 3 anos, o que levou a banda a lançar um DVD, chamado Amazônia Live in the Jungle.
Gravado em Manaus no ano de 2007, o show contou com um público de mais de 40 mil pessoas.
Contando com a parceria do Greenpeace, parte dos direitos sobre a venda desse DVD, foram destinados a essa instituição.
Última Troca na Bateria e Últimos Álbuns
Em 2016 houve a última troca na banda, James Kottak é substituído por Mikkey Dee, ex baterista do Motorhead.
No ano de 2010 é lançado o 17º álbum de estúdio da banda Sting The Tail. Cinco anos depois em 2015, eles lançam o décimo oitavo e penúltimo álbum de estúdio Return to Forever.
E agora recentemente em fevereiro de 2022 eles lançam o décimo nono e mais recente álbum de estúdio da banda Rock Believer.
A banda completa esse ano, 50 anos do lançamento do seu primeiro álbum Lonesome Crow.
Confiantes no Rock
Antes de começarem a trabalhar no álbum, o letrista Klaus Meine se perguntou:
“Será que ainda temos gasolina no tanque? Será que ainda temos combustível para mais um álbum? Mesmo depois de 50 anos de estrada?”
E ele mesmo respondeu em uma das 16 faixas desse álbum:
“Vamos tocar mais alto, tocar forte. Me dê um riff sujo meu amigo, Tem que haver mais gasolina no tanque”.
Influências
Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Cream, Jimmy Hendrix e Uriah Heep, dentre outras, são algumas de suas influências citadas.
Em 2011 eles lançaram um álbum de covers Comeblack, onde mostram um pouco dos sons que ouviam quando eram jovens.
Legado
Com 20 álbuns de estúdio, sendo um cover, 7 ao vivo e 12 coletâneas, os Scorpions venderam mais de 160 milhões de discos em toda a carreira.
Eles são considerados os pioneiros de grupos de hard rock. E também um dos maiores contribuidores no desenvolvimento do Heavy Metal nas décadas de 70 e 80.
Algumas de suas composições foram incluídas na lista de Greatest Hits. Como a Bilboard, em sua lista Top 100 hits hard rock, estão incluídas as músicas “Still Loving You”, “No One Like You”, “Rock You Like a Hurricane”e Rhythm of Love.
Em 2009 foi levantado que, agregando álbuns de estúdio, singles e compilações, a banda tenha ficado um total de 3147 semanas nas paradas de sucesso em mais de 30 países.
Dica do Blog
Um recado pra galera que gosta de tatuagens, e quer empreender nessa área, que deseja ser um tatuador profissional.
Tem um curso online que te ensina passo a passo a ser um profissional dessa área, onde as possibilidades de ganho são muito boas.
Clique aqui ou no banner acima e saiba mais.
E aí, gostou desse post? Deixe sua resposta nos comentários. Para ver esse artigo em vídeo utilize o player abaixo:
Fontes: Wikipedia, Google, Consultoria do Rock e Banda Scorpions.