
As músicas lentas que marcaram época, Veja nesse artigo as 7 baladas do rock inesquecíveis e mais impactante, confira!
Nem só de “bateção” de cabeças, vive uma banda de rock. Muitas bandas não abrem mão das power ballads, ou as famosas músicas lentas, aquelas que embalam e as vezes até ajudam a machucar mais ainda o velho e sofrido coração.
E geralmente a letra dessas músicas, contam as histórias de amores não correspondidos e ou corações partidos deixando um drama e melancolia no ar das melodias.
Procurando entender um pouco mais da “sofrência” das power ballads pegamos 7 músicas das décadas de 70, 80 e até da década de 90, e reunimos nessa lista desse artigo das 7 baladas do rock inesquecíveis e mais impactantes.
Um recado antes de começar, que tal baixar um Ebook Grátis que conta a história do Rock and Roll? Clique aqui ou no banner abaixo, e baixe já o seu gratuitamente.

1) Nothing Else Matters / Metallica
Começando a nossa lista das 7 baladas do rock inesquecíveis e mais impactantes com uma clássica, a balada Nothing Else Matters sem sombra de dúvida, a música mais popular do Metallica.
8ª faixa e 3º single de promoção do 5º álbum de estúdio autointitulado e também conhecido como “Black Album”, lançado em agosto de 1991, essa música quase foi engavetada por James Hetfield.
Ele compôs essa música, por sentir saudades de casa, nas turnês a banda. E achava que essa música, destoava da identidade da banda, que era mais “bateção de cabeça.
Felizmente ele criou coragem, e mostrou a melodia pros demais companheiros da banda. E o resultado vocês já sabem, uma das maiores baladas da história do rock. Com mais de 1,5 bilhões de visualizações no youtube, esse hit atingiu o topo das paradas em todo o mundo, se tornando um clássico dos anos 90.
2) Changes / Black Sabbath
Com bem menos views do que a música do Metallica, apenas cerca de 750 mil, mas não menos impactante, aparece a música Changes do Black Sabbath.
3ª faixa do 4º álbum de estúdio da banda, intitulado apenas como Volume 4 da banda. Essa música se destaca, não só pelo vozeirão de Ozzy e os teclados de Tony Iommy e Geezer Butler. Mas também pelo encaixe perfeito da letra em nossa rotina de relacionametos.
Sim, a tradução literal da música fala que mudanças estão por vir, e foi inspirada na separação do batera Bill Ward. Ela mostra o sofrimento causado por um fim de relacionamento.
Bem antes de James Hetfield, tentar engavetar a música do primeiro posto. Changes mostra lá no começo da década de 70, que o Heavy Metal não vive só de “bateção de cabeça,” desde os primórdios, lá no início desse subgênero.
3) Lover Why / Century
Com um pouco mais de views que Changes do Sabbath, cerca de 2 milhões e 750 mil visualizações no youtube. Aparece uma das baladas mais famosas da década de 80, Lover Why da banda francesa de rock progressivo Century.
2ª faixa do álbum de estreia da banda francesa “…And Soul it Goes.” A música é uma digna representante dos famosos “melas cuecas”, da década de 80. As chamadas músicas lentas, que embalavam em mais de 90% as festinhas dessa década que aqui em MG. Na minha cidade, o pessoal chamava de “brincadeiras”, onde o pessoal tirava todos os móveis da sala, som no talo, e a disputa pelas “minas” mais bonitas.
Assim como Changes do Sabbath, a letra fala de o sofrimento pelo fim de um relacionamento. Mostrando a saudade da amada, e a “sofrência” existente em cada um de nós, haja lenços, lamúrias e cervejas para minimizar a dor.
4) Love Hurts / Nazareth
Por falar em dor, o amor machuca, e como machuca. No quarto posto de nossa lista aparece um clássico das músicas lentas, Love Hurts dos escoceses do Nazareth.
Falar de músicas lentas, de baladas, e não falar de Love Hurts, é a mesma coisa de falar de futebol e não falar da bola. 8ª faixa e 1º single de promoção do 6º álbum de estúdio “Hair of the Dog,” lançado em 1975, a música se tornou um dos maiores sucessos da banda.
Com cerca de 130 milhões de visualizações no youtube, a música se consolidou como um dos hinos das músicas lentas de todos os tempos. O amor machuca, e a intensidade dolorosa dessa música, deixa claro que essa situação pode se tornar até destrutiva.
O que muita gente não sabe, que essa música, não é de autoria da banda, e sim um cover. A música foi composta, pelo compositor americano Boudleaux Bryant, e gravada pela primeira vez pela dupla americana “The Everly Brothers” em 1960.
5) It Have Must Been Love / Roxette
Sei que muitos vão falar, mas afinal o que a banda Roxette tá fazendo aqui nas baladas do hard rock? Calma, eu já aviso de antemão, só o fato de ela ter quase um bilhão de views no youtube, fazendo dessa música a terceira dessa lista em visualizações já é um motivo.
E também pelo começo impactante de It Have Must Been Love, com uma entrada de bateria e um riff de guitarra pra quebrar o bico do pica-pau.
Apesar da música ter sido composta em 1987, ela só foi fazer parte do 4º álbum da banda Tourism – Songs from Studios, Stages, Hotelrooms & Other Strange Places. Lançado em agosto de 1992. Antes, ela ficou famosa por fazer parte da trilha sonora do filme “Uma Linda Mulher”, com Julia Roberts e Richard Gere de 1990.
Diferentemente das músicas anteriores, a letra da música não tem muita “sofrência”. Inclusive originalmente era uma balada natalina. Que teve mudanças na letra, pra ser adaptada na comédia romântica vivida Gere e Roberts.
6) Love of My Life / Queen
Com quase meio bilhão de views (juntando todas as versões). Love of My Life da banda Queen é mais uma balada “machucante”, da década de 70.
Segunda faixa do lado B, do 4º álbum de estúdio “A Night at the Opera”, lançado em novembro de 1975. Love of my Life ajudou a impulsionar as vendas do álbum que foi praticamente o primeiro da banda a fazer sucesso. E também fazer com que a banda fosse popularmente conhecida no mundo todo.
Freddie Mercury compôs a letra em homenagem a sua ex-companheira Mary Austin, após o fim do relacionamento amoroso que perdurou nos primeiros anos da banda.
Mesmo após o fim do relacionamento, Mary permaneceu como figura central na vida de Mercury. Mantendo uma amizade que durou até o fim da vida de Freddie em 1991.
Isso torna a música, muito mais que uma balada romântica. Significa que mesmo mudando de forma, o amor verdadeiro, o afeto, permanece firme, mesmo diante da distância e da dor.
7) November Rain / Guns N’ Roses
E pra finalizar a nossa lista das 7 baladas do Rock inesquecíveis e mais impactantes, as chuvas de novembro não poderiam faltar. November Rain do Guns N’ Roses.
Com quase 9 minutos de duração, November Rain é a música mais longa da banda. Ela é a 10ª faixa e 3º single de promoção do 3º álbum de estúdio “Use Your Illusion 1”. Lançado em setembro de 1991 pelos caras.
O Contexto da letra a música, mostra a dificuldade de manter a esperança e fé, diante das dores e adversidades da vida. Como uma fria e chuva ácida de novembro, que teima em cair.
Em matéria de visualizações no youtube, essa música é a campeã dessa lista, com mais de 2 bilhões e meio de views. Também pudera seu videoclipe é um dos mais caros da história. Ao todo foram gastos mais de um milhão e meio de dólares na produção vídeo.
Uma curiosidade sobre essa música, que ela começou a ser escrita por Axl, lá em 1983, quando a banda ainda era incipiente, antes do sucesso.
Dica do Blog
Um recado pra você que já pensou em gravar vídeos. Contudo não consegue segurar a timidez e simplesmente trava diante das câmeras, veja esse vídeo abaixo…
Com o treinamento Fale Pra Câmera você aprende as técnicas necessárias para gravar seus vídeos com confiança e segurança diante das câmeras. Dê voz a sua autenticidade diante das câmeras, clique aqui ou no banner abaixo e faça sua inscrição.

O que achou desse post? Diz aí nos comentários e clique no player abaixo para ver um vídeo complementar desse artigo.