

Os 7 Melhores Guitarristas Do Rock And Roll
Chegou o dia pessoal, de falarmos sobre os 7 melhores guitarristas do rock and roll. Os Top Seven do mundo do Rock.
Nessa edição especial de Natal, vamos falar sobre os 7 guitarristas mais influentes do rock internacional.
Fizemos várias pesquisas e atribuímos vários pesos para chegar a esse resultado, espero que gostem.
Por essa lista ser restrita apenas 7, muitos excelentes guitarristas ficaram de fora dela, espero que não me xinguem por ter faltado algum de sua preferência.
Aproveitando a data, dia de Natal, baixe o seu Ebook Grátis sobre a história do Rock and Roll, ao longo dessas 8 décadas passadas. É gratuito, presente do clube do rock para você clique aqui ou no banner logo acima no início desse artigo.
David Gilmour (Pink Floyd)

Uma das virtudes que um bom guitarrista tem que ter é saber improvisar em solos ao vivo. Isso Gilmour faz com maestria em suas apresentações.
David Jon Gilmour de 75 anos, nasceu em Cambridge na Inglaterra em 6 de março de 1946.
Dono de um estilo melódico e um toque mais sentimental, Gilmour e um dos maiores e mais influentes guitarristas de toda a história do rock.
Veja o hit Dogs of War ao vivo no player abaixo:
Filho de professores, aos 13 anos ganhou seu primeiro violão e aí começou a sua história.
Gilmour conheceu Syd Barrett ainda na adolescência, mas não foi um dos fundadores iniciais do Floyd.
Em 1963 sua primeira banda chamava-se Joker Wild, que depois mudou o nome para Flowers em 1967.
Ingresso No Floyd
Ainda em 67 no mês de dezembro, ele foi convidado a ingressar no Floyd pelo amigo Syd, Vocal e guitarra, formando assim um quinteto.
O restante da banda contava com Roger Waters baixo, Richard Wright teclados, e Nick Mason na Bateria.
Em abril de 98, Syd teve que se afastar da banda por problemas de saúde mental. Waters se torna o letrista principal dividindo os vocais com David.
O Pink Floy foi uma das maiores e mais bem sucedidas bandas de rock de toda a história. Até 2013 antes do final da banda um ano depois, eles já haviam vendido mais de 250 milhões de cópias em todo o mundo.
Apesar do sucesso, a história do Floyd é marcada por tretas entre Roger e David ao longo dos anos.
Os dois estão brigados até a presente data e não dão sinais de reconciliação. Na edição de número 9 do clube do rock, contamos as tretas dos dois em detalhes, clique no player abaixo para assistir o vídeo.
Eddie Van Halen (Van Halen)

O ocupante do posto de número 6 da lista dos 7 Melhores guitarristas de todos os tempos, Eddie Van Halen, tem uma curiosidade no início de carreira.
Nascido em Amsterdã na Holanda em 1955 mudou-se com sua família para os EUA em 1962.
Eddie e Alex Van Halen, obrigados pela mãe a frequentar aulas de piano quando adolescentes.
No entanto, desenvolveram um gosto natural por bateria e guitarra respectivamente.
Eles tinham os papeis invertidos antes da fundação da banda.
Como contamos aqui em nosso blog recentemente no post “Irmãos no Rock”. Eddie Tocava bateria e Alex guitarra antes da fundação da banda. Certo dia Eddie pegou seu irmão de surpresa tocando sua batera escondido e falou:
“Tá tocando a minha bateria escondido né, ok vou tocar sua guitarra.”
Ainda bem que isso aconteceu, vai que eles não dessem a mesma sorte, se não trocassem as funções, vai saber.
O Van Halen foi formado em 1972, com Eddie na Guitarra, Alex na batera, David Lee Roth nos vocais e Mark Stone no baixo. Mark, no entanto, ficou pouco tempo, foi substituído Michael Anthony em 1974.
A banda vendeu mais de 90 milhões de discos nos seus 48 anos de existência. Eles encerraram as atividades em outubro de 2020, com o falecimento de Eddie aos 65 anos de idade.
O guitarrista morreu de AVC, no entanto foi constatado que um câncer já estava espalhado pelo corpo.
Veja o Hit Jump no player abaixo:
Eric Clapton

Nem só de riffs e solos de guitarras poderosos, vive o mundo do rock n’roll, com a sonoridade mais leve e melódica pode se fazer sucesso também.
Assim, tem sido a carreira de Eric Patrick Clapton, ou simplesmente Erick Clapton que nasceu em março de 1945 na cidade de Ripley na Inglaterra.
Aos 13 anos de idade Eric ganhou seu primeiro violão de sua avó, e tinha uma certa dificuldade em tocar o mesmo no início.
Contudo seu perfeccionismo em querer tocar igual, aos artistas originais das canções que ouvia, e sua resiliência, fizeram desenvolver sua técnica para dominar o instrumento. Veja o Hit Cocaine no player abaixo:
Primeira Banda
No ano de 1963 ele ingressou na Banda The Roosters, ficou na mesma por 8 meses até ingressar no Yardbirds, banda que seria o embrião inicial do Led Zeppelin.
Eric abandona os Yardbirds em 1965, alegando que a banda estava partindo para uma pegada mais pop.
Ele participou de algumas outras bandas desde então, até partir para a carreira solo em 1970 e se consolidar como um dos melhores guitarristas de toda a história.
Clapton gravou 23 álbuns de estúdio, 13 ao vivo e 17 coletâneas. Seu álbum de maior sucesso Unplugged, vendeu mais de 10 milhões de cópias só nos EUA.
Morte do Pequeno Conor
Um fato curioso e negativo na vida pessoal de Clapton, foi no dia 20 de março de 1991, a morte de seu pequeno filho Conor de 4 anos.
O garoto era fruto de seu relacionamento com a Modelo Italiana Lori Del Santo. Ele caiu de uma janela aberta, do apartamento do casal do 53º andar em Nova York.
Um dos maiores sucessos da carreira de Clapton, Tears in Heaven foi composta para homenagear o filho. Posteriormente outras duas canções, My Fathers Eyes e Circus Left Town também mencionam o garoto.
No ano de 1999 quando tinha 54 anos, Clapton conheceu a artista gráfica Melia McEnery de 25, casaram 3 anos depois, quanto teve mais 3 filas, Julia Rose, Ella May e Sophie.
Keith Richards

No posto de número 4 dos melhores guitarristas de todos os tempos, aparece Keith Richards do Rolling Stones.
Keith nasceu em Dartford também na Inglaterra em 18 de dezembro de 1943 e viveu seus primeiros anos de vida sob ataque dos foguetes nazistas V1.
Fã de Elvis, Muddy Waters e Wilie Dixon, Richards reencontra o amigo de Infância Mick Jagger aos 18 anos em 1961 e começa a investir na formação dos Stones.
No ano seguinte em 1962 Keith na guitarra, Jagger nos vocais, Brian Jones na outra guitarra, Bill Wyman no Baixo e Charlie Watts na bateria fundam os Rolling Stones.
Riff Mais Famoso
Criador do riff de guitarra mais famoso do rock no single Satisfaction (I Can’t Get No), Richards e seus companheiros explodiram em meados da década de 60.
Riff esse, que foi criado em uma noite mal dormida, em um quarto de hotel em Los Angeles no ano de 1965. Veja esse riff no single Satisfaction no player abaixo:
Outro fato que acompanhou Richards durante os anos além do seu talento, foi o envolvimento com drogas.
No ano de 1976 quando Keith estava em excursão, sua primeira mulher, Anita Pallenberg, que também curtia uma onda, assim como o parceiro, encontrou o bebê chamado Tara, terceiro filho do casal morta no berço.
Drogas
Consumir droga pelas estrelas do Rock, era quase que uma obrigatoriedade, mesmo assim Keith abusava.
Richards consumia uma quantidade absurda de Heroína, Cocaína, LSD, maconha e álcool é óbvio.
Esse consumo, levou a revista New Musical Express a classificar Keith no topo em 1973 em sua lista anual, das estrelas do rock coma maior probabilidade de morrer.
Ele sustentou a primeira posição dessa bizarra e agourenta lista por 10 anos, até a revista jogar a toalha e considerar Keith como imortal.
Os Rolling Stones estão na ativa até hoje, e já venderam mais de 250 milhões de discos. O velho e imortal Keith, aos 78 anos completados sábado passado, continua mandando seus riffs e solos por aí mundo afora.
Jimmy Page

Na medalha de bronze para os 7 melhores guitarristas do rock and roll, aparece Jimmy Page.
James Patrick Page nasceu em Heston Também na Inglaterra, em 09 de janeiro de 1944.
No que tange a influência, Jimmy Page é o mais citado dos guitarristas por outros músicos de todo o mundo.
Ele começou a tocar com 12 anos de idade, a música que o inspirou foi “Baby Let’s Play House de Elvis Presley.
Passando por vários grupos experimentais na adolescência, aos 21 anos é chamado pelos Yardbirds, para substituir Eric Clapton.
Contudo, declina da oferta e no ano seguinte em 1966, resolve aceitar o ingresso nos birds. Aí foi o passo inicial para fundar o Led Zeppellin, dois anos depois em 1968. Veja o hit Kashmir no player abaixo:
Com Page na guitarra, Robert Plant nos vocais, John Paul Jones no baixo e teclados e John Bonham na bateria, O Led ficou na ativa até 1980 quando encerram a banda após a morte do baterista Bonham.
Tiveram reencontros esporádicos, em 1985, 88, 95 e 2007, no total eles venderam mais de 200 milhões de discos no mundo todo, só n Tio Sam, foram mais de 100 milhões.
Angus Young

Na medalha de prata para os 7 melhores guitarristas do mundo do rock, aparece Angus Young do AC/DC.
Angus McKinnon Young, nasceu em Glasgow na Escócia em 31 de Março de 1955.
Ele é o caçula de uma família de 7 irmãos, quando tinha 8 anos de idade, em 1963, sua família mudou-se para Sidney na Austrália.
Dez anos depois em 1973 juntamente com seu irmão Malcom Young funda o AC/DC, com ele na guitarra solo, Malcom na base, Larry Van Kriedt no baixo, Dave Evans no vocal e Colin Burgess na bateria.
Sendo que esses 3 últimos não duraram muito na banda. Bon Scott assume os vocais em 1974, Phill Rudy as baquetas em 75 e Cliff Wiliams o baixo em 1977.
Figurino de Angus
Angus até hoje abre os shows do AC/DC, com o velho uniforme escolar, acompanhado da velha pasta nas costas.
Quem deu a ideia de Angus usar o uniforme escolar nas apresentações, foi sua irmã Margareth Young.
Visto que, o então adolescente, mal conseguia esperar chegar em casa depois da escola, para tocar guitarra. Na maioria das vezes nem trocava de roupa antes de ir soltar seus riffs no instrumento.
Na maior parte das listas sobre os melhores guitarristas da história, Angus Young aparece entre os 10 primeiros e na nossa lista não poderia faltar é óbvio.
Melhor Riffer
Angus é considerado como o melhor riffer de todos os tempos. O modo energético dele tocar, é muito influenciado por outros jovens guitarristas.
O seu jeito peculiar de tocar, saltitando enquanto toca com os calcanhares no chão, nada mais é do que um plágio a Chuck Berry, um dos pais do Rock n’ Roll e ídolo de Angus. Veja o hit Dirty Deeds Done Dirt Cheap no player abaixo:
Com dezoito álbuns de estúdio e mais de 200 milhões de cópias vendidas, o AC DC e Angus Young estão na ativa até os dias atuais.
Jimi Hendrix

E a medalha de ouro para os 7 melhores guitarristas de rock do rock and roll vai para Jimi Hendrix.
Em quase todas as listas que pesquisamos para compor a nossa playlist, dos 7 melhores guitarristas do mundo do Rock, Johnny Allen Hendrix, ou simplesmente Jimi Hendrix, ocupa a primeira posição.
Por essa razão fica difícil não colocar ele no topo de nossa lista.
Nascido em 27 de setembro de 1942, Jimi teve uma carreira curta, e morreu aos 27 anos de overdose em quarto de hotel em Londres em 18 de setembro de 1970.
Conforme contamos aqui em nosso blog no post Vencidos Pelas Drogas.
Estilo
Hendrix tirava um som seco de seus amplificadores valvulados de alta potência. Ele chegava com sua guitarra em frente aos alto-falantes para produzir um efeito agradável chamado de “ feedback.”
Para muitos que não conhecem ou não gostam de rock, esse efeito pode ser confundido como “microfonia”, esse sim é desagradável e não soa bem aos ouvidos. Veja no player abaixo onde ele faz esse efeito logo no início do single Foxey Lady:
Em seus 7 anos de carreira, Hendrix teve umas passagens polêmicas.
Certa vez em março de 1977 no Asthoria Theatre em Londres, sentindo que não estava agradando ao público, Hendrix ateou fogo a sua guitarra no meio do espetáculo.
A repercussão foi positiva, mesmo tendo sido levado ao hospital com queimaduras, ele adotou essa prática de colocar fogo nas guitarras nas apresentações futuras.
Legado
Seu inconfundível jeito de tocar deixou um legado que influenciou vários guitarristas, como Prince, John Frusciante do Red Hot, o guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, Stevie REay Vaughan, e também Kirk Hammet do Metallica.
Dica do Blog
Curtiu a lista dos 7 melhores guitarristas do rock and roll? Concorda com a nossa lista? Ficou faltando alguém? Diz aí nos comentários.
Despertou também aquele desejo de aprender a tocar esse fantástico instrumento que a guitarra? Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça um curso nota dez, que te ensina a tocar guitarra do zero.

E pra você curtir esses clipes sem importunar ninguém, apresento a vocês o Airphone, um fone de ouvido sem fio.
Com o Airphone, você se conecta via bluetooth, ao seu computador, notebook, tablet, celular, seja ele Android ou IOS.
O Airphone é resistente à água, sua qualidade de som é fantástica e sua autonomia de carga da bateria dura cerca de 4 horas. Ele é o fone queridinho dos famosos, e o preço, você nem vai acreditar.

Clique aqui ou na imagem acima e acesse já esse produto.
Se desejar acompanhar esse artigo em vídeo, basta clicar no player abaixo: