7 Bandas Que Acertaram A Escolha Do 2º Vocalista
Você vai conferir nesse artigo, bandas que acertaram a mão, 7 bandas que acertaram a escolha do 2º vocalista.
Assim como o casamento, os relacionamentos dentre os integrantes dentro de uma banda de rock variam muito.
Muitas constroem suas relações interpessoais, de forma duradoura e respeitosa. Outras já nem tanto, mostram instáveis e conflituosas.
Em razão disso, muitas bandas preferem por um ponto final nessa relação, demitindo ou expulsando os integrantes problemáticos do grupo.
Com os vocalistas também acontece isso. E por serem o “porta-voz da banda,” muitos confundem esse espaço e passam a se sentirem os “donos do pedaço.”
Em virtude disso, fizemos essa lista com as 7 bandas que acertaram a escolha do segundo vocalista, após a troca do primeiro. Algumas delas de forma até mais significativa.
Pink Floyd
A primeira banda dessa lista, das 7 bandas que acertaram a escolha do 2º vocalista, é nada mais nada menos que o Pink Floyd.
Formado em 1965, o Pink Floyd trocou de vocalistas no início de 1968. Um dos fundadores o guitarrista e vocalista Syd Barret foi convidado a sair da banda.
Syd abusava do uso de drogas na ocasião e se negava a fazer um tratamento psiquiátrico.
Em janeiro de 1968 eles anunciam a chegada de David Gilmour a banda como segundo guitarrista. A ideia inicial, era manter Barret como compositor fake da banda.
No entanto 3 meses depois, a banda optou pela saída de Syd. Passando a ter 2 vocalistas que se revezavam nos vocais da banda. O guitarrista David Gilmour e o Baixista Roger Waters.
Sucesso e Treta
Com dois segundos vocalistas, a banda conheceu o sucesso desde então, emplacando vários álbuns de sucesso.
O Pink Floyd se torna uma das bandas mais bem-sucedidas da história, tendo vendido mais 250 milhões de discos até 2013.
Só que como nem tudo são flores, esses 2 vocalistas, arrumaram, o que seria uma das tretas mais longas da história do rock n’ roll.
Como contamos na edição de número 9 do clube do rock. Clique no player abaixo, pra você acompanhar essa super treta com mais detalhes.
Deep Purple
Uma das bandas 7 bandas que acertaram na escolha do 2º vocalista foi o Deep Purple. Um dos pioneiros do Heavy Metal, eles também trocaram de vocalista já no segundo ano de formação.
Na Fase 1 que continha Rod Evans como vocalista e um dos fundadores da banda em 1968 ocorreu um fato estranho.
Já não satisfeitos com o desempenho do vocal. O tecladista John Lord e o guitarrista Ritchie Blackmore, chegaram a tocar em paralelo com outra banda a Episode Six.
Banda essa que tinha o vocalista Ian Gillan e o Baixista Roger Glover na sua formação.
Com a aprovação do batera Ian Paice, não demorou muito, e no ano seguinte em 1969 eles assumem a nova formação. Iniciando a fase 2 da banda.
A partir daí o sucesso veio e eles conquistaram o mundo com seu som vibrante e alucinado.
Saída de Gillan
Essa fase 2 durou 4 anos, até quando Gillan para surpresa geral, decidi sair da banda no final de 73.
Um terceiro vocalista foi recrutado para seu lugar, David Coverdale com apenas 21 anos assume o posto. Ele ficou até 76 na banda, quando entraram em hiato até 1984.
Coverdale sai e monta o Whitesnake. Gillan retorna a banda após o hiato em 84 e reassume o posto de vocalista.
AC/DC
Muita gente pensa que Bon Scott era o primeiro vocalista do AC/DC. Contudo na realidade ele era o segundo.
Conforme contamos em nosso canal na edição de número 15 do clube do Rock, Como Bon Scott Morreu. Clique no player abaixo para acompanhar:
Formado em 1973 pelos irmãos guitarristas, Malcom e Angus Young, a banda tinha como vocalista inicial Dave Evans.
Um ano depois em 1974 insatisfeitos com as performances de Evans, eles o trocam pelo motorista da van da banda, Bon Scott.
O que se viu daí, foi a explosão da banda a nível mundial, até a fatídica morte de Scott no fatídico dia 19 de fevereiro de 1980, quando ele foi encontrado morto e congelado dentro de um carro de um amigo em Londres.
Terceiro Vocalista
Depois da comoção da morte de Bon, a banda chegou até a pensar em encerrar a carreira. No entanto continuaram firmes, e contrataram Brian Johnson.
Ex vocalista da banda Geordie, Johnson já tinha sido visto cantando por Malcom e Scott anteriormente.
O que não foi difícil para a banda tomar a decisão de recrutar Brian para o posto que ocupa até os dias de hoje.
Genesis
Formado em 1967 o Genesis ficou com seu primeiro vocalista e um dos fundadores Peter Gabriel até 1975.
Já viu aquela história eu sou maior que vocês? Era assim que Gabriel se sentia com relação a banda. Ele achava que teria mais sucesso em sua carreira solo e deixou a banda em 75.
Não só ele, mas muita gente achava que o Genesis não sobreviveria sem Gabriel nos vocais.
Caíram do cavalo, Phil Collins o até então baterista da banda, assume os vocais e transforma o Genesis. Provando que eles eram muito mais do que uma banda de suporte como seu ex-líder achava.
Novo Genesis
Collins deu uma nova dinâmica para a banda, transformando-a em uma das maiores e mais bem-sucedidas bandas de Rock Progressivo.
A banda com Collins nos vocais, vendeu mais de 100 milhões de discos em toda a carreira.
Phil também lançou sua carreira solo, onde ficou por vários anos em paralelo com a banda.
A quantidade de discos vendidos por Collins em sua carreira solo atingiu número similar ao da banda. E bem mais do que Gabriel em sua carreira solo.
Fizemos um vídeo em nosso canal edição número 6 do clube dorock, onde mostramos a saída de Gabriel e a ascensão do Gênesis. Clique no player abaixo para acompanhar:
Black Sabbath
Os caras do Black Sabbath também são um dos precursores do Heavy Metal. Formada em 1968, seu primeiro vocalista Ozzy Osbourne é considerado por muitos como um dos “Pais do Metal.”
Inclusive esse era o título da edição número 12 do Clube do Rock, onde contamos a história do primeiro vocalista e parte da banda. Clique no player abaixo para acompanhar:
Apesar de ser um dos fundadores da banda, Ozzy Osbourne foi demitido por seus companheiros no ano de 1979.
Segundo os parceiros, o vício em álcool e drogas de Ozzy, estava comprometendo a estrutura da banda.
É recrutado para o seu lugar Ronnie James Dio, ex vocalista do Rainbow.
Dio x Iommi
Dio ficou na banda até 1982, onde nas mixagens do álbum ao vivo “Live Evil” desse referido álbum. Teve discussões acaloradas entre ele e Tony Iommi.
Iommi chegou a acusar Dio, de ir ao estúdio durante a noite para aumentar o volume de sua voz nas faixas.
Tony chegou a chamar Dio de Pequeno Hitler, o que acabou contribuindo para a saída do mesmo em seguida.
Após a saída da Dio, entre 82 e 96 passaram ainda como vocalistas na banda, Ian Gillan (Deep Purple), Glenn Hughes, Ray Guillen e Tony Martin.
Ozzy voltaria aos vocais do Black em reuniões esporádicas a partir de 97, e retorno oficial em 2011.
Em 2017 a banda encerra a carreira na mesma Birmingham, cidade de origem da banda.
Iron Maiden
Ao contrário do que muita gente pensa ou afirma, Bruce Dickinson não é o segundo vocalista do Iron Maiden, e sim o terceiro.
Como contamos aqui em nosso Blog na história do Iron Maiden. Paul Day foi o primeiro vocalista do Iron no ano de 1975, ano de formação da banda.
Em 1978 chega o segundo vocalista da Banda Paul Di’anno. Ele fica até 81 quando é demitido pela banda por seu envolvimento com drogas.
Todo mundo sabia que a trupe de Steve Harris não era muito favorável ao consumo de drogas. Contudo, Paul exagerava no consumo de cocaína.
No Comunicado de dispensa, a banda alegou que o mesmo não ter “energia e carisma em cima do palco.
Dickinson o Cara
A banda acerta em cheio na contratação do terceiro vocalista, um casamento perfeito com Bruce Dickinson.
Bruce interpretava as canções de forma diferente, expressava um tom mais melódico.
Tanto que o terceiro álbum de estúdio da banda “The Number of the Beast” (primeiro com Bruce), se torna o mais aclamado da banda, vendendo só ele mais de 16 milhões de cópias.
No entanto, nem só de rosas viveu o casamento entre Bruce e Iron. Pelo contrário, alguns atritos com o baixista Steve Harris, fizeram com que Bruce saísse em carreira solo em 1993.
De 93 a 99 Blaze Bayley assumiu os vocais da donzela de ferro.
Não satisfeitos com o desempenho de Bayley no final da década de 90 eles dão cartão vermelho para o vocalista.
Na busca por um novo vocal, Steve Harris é convencido por Rod Smallwood, empresário da banda, a chamar Bruce de volta, e lá está até os dias de hoje.
Van Halen
O Van Halen foi formado em 1972 na California pelos irmãos Eddie e Alex Van Halen.
Conforme contamos aqui na matéria Irmãos no Rock, ao pé da letra mesmo o primeiro vocalista da banda era o guitarrista Eddie Van Halen. Vou deixar um link na descrição para você acompanhar.
Contudo Eddie não sentia bem, cantando e tocando guitarra ao mesmo tempo. Para isso foi recrutado David Lee Roth, que era amigo dos irmãos.
Roth ficou na banda até 1985, quando os desentendimentos dele com Eddie se tornaram insuportáveis. Adivinha por quê? É isso mesmo que você está pensando, consumo excessivo de drogas por parte de David.
Hagar
Foi recrutado para a vaga de segundo vocalista do Van Halen, o guitarrista e cantor Sammy Hagar.
Sammy ficou por 11 anos na banda e participou de 4 álbuns de estúdio. Em 96 por não concordar com Eddie no lançamento de uma coletânea, Sammy deixa a banda e segue em carreira solo.
Para o seu lugar foi chamado Gary Cherone,(Ex-extreme) que ficou por dois anos na banda, que ficaria em hiato entre 99 e 2004.
Em 2004 Sammy retorna a banda onde fica por mais 3 anos.
Contudo sai novamente em 2007, sendo que David Lee Roth retorna a banda, e está até os dias atuais.
Dica do Blog
Um recado pra você que é fã de contrabaixo, sempre teve vontade de aprender a tocar baixo e nunca teve oportunidade?
O Canal e Blog Clube do Rock apresenta o Real Bass, um curso que te ensina a tocar esse fantástico instrumento chamado contrabaixo.
Um curso totalmente passo a passo que te ensina do zero, clique aqui ou no banner acima e saiba mais.
Gostou desse post? Deixe sua opinião nos comentários. Para acompanhar esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:
Fontes: Google, Wikipedia e Whiplash.