7 Bandas De Rock Que Serviram De Embriões Para Outras Bandas
Já ouviu falar de bandas embriões? Confira nesse artigo 7 bandas de rock que serviram de embriões para outras bandas.
O Rock é um gênero musical que está em constante evolução, e nessa evolução, existem bandas que podemos classificar de “bandas embriões.”
Essas bandas serviram de alicerce ou base para a criação e formação de outras bandas de grande sucesso na carreira.
Muitas dessas bandas embriões, não são muito conhecidas pelo público em geral. No entanto foram fundamentais como base, para a formação de grandes bandas do Rock Nacional e Internacional.
Esse é o assunto de nosso artigo de hoje, as 7 Bandas de Rock que serviram de embriões para outras bandas.
Atomic Mass
A primeira banda de nossa lista das 7 bandas de rock que serviram de embriões para outras bandas, foi a banda inglesa Atomic Mass.
Atomic Mass foi uma banda embrião para a formação do Def Leppard, uma das bandas de rock mais famosas de todos os tempos.
Em 1977, o vocalista Joe Elliott, o baixista Rick “Sav” Savage e o baterista Tony Kenning, que na época tocavam juntos na Atomic Mass, decidiram formar uma nova banda.
Na realidade eles apenas demitiram o guitarrista Pete Willis e mudaram o nome para Def Leppard. Muitos dizem que essa mudança se deu, pelo fato de soar parecido com uma grande banda na época, o Led Zeppelin.
Os caras sempre negaram esse fato, embora sempre admiraram e respeitaram a trupe de Plant e Page.
Eles recrutaram o guitarrista Steve Clark e, posteriormente, o baterista Rick Allen, e assim nasceu o Def Leppard.
Leopardo Surdo
Ao longo dos anos, o Def Leppard se tornou uma das bandas de rock mais influentes e populares do mundo, com sucessos como “Pour Some Sugar on Me”, “Love Bites” e “Photograph”.
Banda natural de Sheffield na Inglaterra, os caras o “Leopordo Surdo,” venderam mais de 100 milhões de discos na carreira, divididos em 12 álbuns de estúdio.
Embora não seja conhecido por muitos, o Atomic Mass é frequentemente lembrado como a banda precursora que deu origem a esse ícone do rock chamado Def Leppard.
Vimana
No cenário nacional, também aparece uma das 7 Bandas De Rock Que Serviram De Embriões Para Outras Bandas uma banda de rock. Que serviu de base pra criação de pelo menos 3 grandes nomes do Rock Tupiniquim, foi a Banda Vimana, banda carioca formada em 1974.
Em meio à efervescência cultural e musical que marcaram a década de 70 no país, a banda contou com a participação de músicos renomados da cena musical brasileira.
Ninguém mais ninguém menos, caras como Lulu Santos, Ritchie e Lobão, que na época ainda não haviam alcançado o sucesso que viriam a ter posteriormente em suas carreiras solo.
Na sua formação inicial Lulu Santos é guitarrista e vocalista. No ano seguinte chegam à banda, Lobão na batera e o Anglo-Brasileiro Ritchie nos vocais e flauta.
Ruptura
Em 1977 aporta na banda o tecladista suíço Patrick Moraz, (ex-Yes), que queria fazer da banda sua “Patrick Moraz Band.
Começou ali uma treta entre Lulu e o suíço, que acabou resultando na saída de Lulu da banda nesse mesmo ano.
Isso gerou um certo desgaste entre o tecladista gringo e o restante da banda, que acabou encerrando as atividades no ano seguinte em 1978.
Aborto Elétrico
Outra banda tupiniquim que foi embrião para dois gigantes do Rock Nacional, foi a banda Aborto Elétrico de Brasília.
Conforme contamos no post sobre a História da Legião Urbana, a banda serviu de base para a formação da Legião Urbana e também do Capital Inicial.
O Aborto Elétrico foi formado em 1978 por Renato Russo na guitarra e vocal e os irmãos Fê e Flávio Lemos, na bateria e baixo respectivamente.
Eles faziam parte do que era chamado na época de Turma da Colina, que contava também com os membros da Plebe Rude e também do incipiente Paralamas do Sucesso.
Dissolução
O Aborto durou de 1978 a 1981, os frequentes desentendimentos entre o baterista Fê Lemos e Renato Russo, que chegou até a ser tomar baquetadas do batera no palco, ocasionou o fim da banda.
Eles não chegaram a gravar nenhum álbum, as canções compostas foram divididas entre os irmãos que fundaram o Capital Inicial e Renato que montou a Legião em Formada em agosto de 1982.
Feedback
Conforme contamos no post sobre a História do U2, a banda surgiu de uma banda embrionária chamada Feedback.
Eram todos garotos na faixa dos 14 anos de idade quando em setembro de 1976, o baterista Larry Mullen colocou um anúncio na escola que estudava em Dublin na Irlanda, onde recrutava jovens para formar uma banda.
Ficou assim a formação inicial Bono Vox nos vocais, The Edge junto com seu irmão mais velho Dik Evans e Ivan McCormikc nas guitarras, Adam Clayton no Baixo e Larry, o idealizador da Banda na bateria.
Larry achou que por ter tido a ideia da banda, ele iria mandar, ser o chefe, ledo engano, já no primeiro ensaio Bono tomou as rédeas da banda e não largou mais.
A “The Larry Mullen’s Band” não saiu da cabeça do próprio. O primeiro nome da banda foi “Feedback” e inicialmente tocava só covers.
Reformulação
Essa fase de 3 guitarristas na banda embrionária do U2 não duraria muito. Já nos primeiros ensaios, eles dispensam McCormick por ser o caçulinha da trupe.
No mês de março de 1977 eles mudam o nome da banda para The Hype e um ano depois, Dik Evans, o irmão mais velho do The Edge, deixa a banda por causa dos estudos.
Nesse ano de 1978 os quatro integrantes restantes, mudam o nome para U2 e permanecem assim com os mesmos integrantes por 45 anos depois.
Joy Division
A Joy Division foi uma das bandas mais influentes do pós-punk britânico. Formada em Manchester em 1976, a banda era composta por Ian Curtis (vocal), Bernard Sumner (guitarra e teclado), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria).
A sonoridade da Joy Division era caracterizada por um som denso e atmosférico, com letras melancólicas que abordavam temas como a solidão, a angústia e a desesperança.
O estilo da banda era uma mistura de punk rock, rock gótico e música eletrônica, o que resultava em uma sonoridade única e inovadora para a época.
O álbum de estreia da Joy Division, “Unknown Pleasures”, lançado em 1979, foi um marco na história do rock. O disco trazia faixas como “Disorder”, “She’s Lost Control” e “Transmission”, que se tornaram clássicos da banda.
O som do álbum era sombrio e intenso, com um clima de angústia que se tornaria marca registrada da Joy Division.
Morte de Curtis
Infelizmente, a carreira da Joy Division foi interrompida abruptamente com a morte de Ian Curtis, em maio de 1980. Curtis sofria de epilepsia e depressão, e acabou cometendo suicídio aos 23 anos.
Apesar disso, a banda deixou um legado incrível para a música, influenciando inúmeras bandas ao longo das décadas seguintes.
Após a morte de Ian Curtis, os membros remanescentes da Joy Division formaram a banda New Order, que seguiu em frente com um som mais eletrônico e dançante.
Mesmo assim, a influência da Joy Division pode ser ouvida em diversas bandas contemporâneas, que ainda se inspiram no som denso e atmosférico da banda de Manchester.
A música da Joy Division permanece viva e atual, e continua a cativar novas gerações de fãs em todo o mundo.
Como Joy Division eles lançaram 2 álbuns, já como New Order, foram 10 álbuns de estúdio, tendo vendido mais de 20 milhões de discos na carreira.
Nirvana
Assim como a banda Joy Division foi um embrião um pouco forçado para o New Order, devido ao suicídio de Ian Curtis. O trio do Nirvana foi o mesmo caso para o Foo Fighters.
Só que com uma diferença, no caso do Nirvana, nem todos os remanescentes foram pra a nova banda, após o suicídio de Kurt Cobain, apenas o baterista David Grohl.
Inclusive contamos aqui no post sobre os 7 suicidas mais importantes do Rock and Roll, não só esse suicídio de Kirtu Cobain, como também o Ian curtis do Joy Division, vou deixar um link na descrição pra você acompanhar.
Em seus 7 anos de carreira o Nirvana gravou 3 álbuns de estúdio e 3 ao vivo, vendendo ao todo mais de 75 milhões de discos.
Isso reflete o contrário do exemplo entre Joy Division e New Order, onde a banda sucessora, vendeu bem mais discos do que a embrionária. Visto que o Foo Fighters vendeu cerca de metade da quantidade de álbuns vendidos pelo Nirvana.
The Yardbirds
E por fim á ultima banda de nossa lista das 7 bandas de rock que serviram de embriões para o surgimento de novas bandas foi os caras do The Yardbirds.
The Yardbirds é uma banda inglesa de rock formada em Londres em 1962. Eles são amplamente considerados como uma das bandas mais influentes da história do rock. Tendo influenciado muitas outras bandas famosas, como Led Zeppelin, The Who e Pink Floyd.
O som distintivo da banda foi uma mistura única de blues rock e psicodelia. Que foi desenvolvido principalmente pelos guitarristas Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, simplesmente 3 dos guitarristas mais famosos de todos os tempos.
Clapton e Beck seguiram suas carreiras solo, muito bem-sucedidas por sinal e page foi um dos remanescentes do fim da banda em 1968, montando o Led Zeppelin.
Conforme contamos aqui no post sobre a história do Led Zeppelin.
Embrião do Metal
Ao longo dos anos, a banda lançou vários sucessos, incluindo “For Your Love”, “Heart Full of Soul” e “Shapes of Things”.
The Yardbirds foi uma das primeiras bandas a explorar o uso de feedback e distorção de guitarra. O que ajudou a estabelecer as bases do rock pesado e do metal.
Eles também foram pioneiros na utilização de técnicas de estúdio inovadoras, como overdubs e efeitos de som.
Embora a banda tenha passado por várias mudanças de formação ao longo dos anos, sua influência na música popular continua a ser sentida até hoje.
Eles são verdadeiramente uma banda que deixou uma marca indelével no mundo do rock and roll. Sua música é uma parte essencial da história do gênero.
Dica do Blog
Tá precisando trocar de celular? Tá querendo trocar o seu velho aparelho 4G por um da nova tecnologia 5G?
Saiba que só Amazon tem os melhores celulares, as melhores marcas e os melhores preços do mercado.
Clique aqui ou no banner acima e acesse direto a página de celulares da Amazon. Lá você encontra aquele celular desejado com os melhores preços com descontos exclusivos. Só pra você que é expectador aqui de nosso canal, e tudo dividido em 10 vezes sem juros acesse já.
O que achou desse post? Diz aí nos comentários, para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo: