Os 7 Álbuns Mais Vendidos Da História Do Rock

Os 7 Álbuns Mais Vendidos Da História Do Rock
Ebook A História do Rock N Roll

Muito se fala da discografia das bandas de rock.  Anterior ao serviço de streaming, a vendagem de discos, era um termômetro e parâmetro para saber a popularidade de uma banda.

No entanto, não é a quantidade de discos vendidos, que determinam a qualidade ou não de uma obra.

Contudo é correto afirmar, que a grande vendagem, é determinante para saber o que as pessoas estão desejando ouvir.

Pensando nisso, pesquisamos fizemos um levantamento e disponibilizamos nesse artigo os 7 álbuns mais vendidos da história do Rock.

Led Zeppelin IV / Led Zeppelin / 37 Milhões

Álbum Led Zeppelin IV

Na casa dos 37 milhões de discos vendidos o quarto disco do Led Zeppelin, Led Zeppelin IV inicia a nossa lista.

Depois de receber comentários nada agradáveis da crítica, em relação a seu álbum anterior o Led Zeppelin III, Jimmy Page (guitarrista e um dos líderes da banda), decidiu que o álbum não teria nome.

Chamado de Led Zeppelin IV pela gravadora, só nos EUA, ele vendeu mais que 23 milhões de cópias.  Para a banda era apenas o 4º álbum.

Gravado entre dezembro de 1970 e março de 1971, ele foi lançado em novembro desse mesmo ano.  A essa altura, o Led era intitulado como a maior banda de rock do mundo.

Esse álbum é apontado até hoje, como o álbum mais importante de rock de todos os tempos.

Legado e Capa

A Faixa Stairway To Heaven é considerada a música mais pedida e mais tocada de todos os tempos, nas rádios FMs.  Além dela destacam-se entre as 8 faixas,  Misty Mountain Hop, Black Dog e Rock and Roll.

Ele teve 4 faixas lançadas como singles.  Além das três citadas acima, a segunda faixa do lado b, Four Sticks também virou single.

Logo no lançamento o álbum atingiu o segundo lugar da Bilboard 200, e arrancou ótimas avaliações da crítica, dizendo que o álbum sintetizava não só o som da banda, mas de todo o Hard Rock dos anos 70.

A capa do disco foi inspirada em um pintura que Page encontrou na cidade de Reading na Inglaterra, que traz um velho camponês carregando um fardo de galhos nas costas.

Essa figura simbolizaria, que as pessoas deveriam plantar mais e cuidar da terra, e não colher em demasia e destruir o planeta.  Esse era o pensamento dos caras naquela ocasião.

Rumours / Fletwood Mac / 40 Milhões

Álbum Rumours

Na sexta posição dos 7 álbuns mais vendidos da história do rock, aparece o 11º álbum de estúdio da Banda Fletwood Mac, chamado Rumours.

Rumours vendeu na faixa de 40 milhões de discos, e levou a banda inglesa a receber 19 discos de platina só nos EUA.

Gravado no final de 1976, Rumours foi lançado em fevereiro de 1977, e seu sucesso fez os integrantes da banda serem transformados em superstar do rock.

O álbum foi aclamado pela crítica desde o seu lançamento.  Jornais especializados o chamavam de mais consistente e excêntrico da banda.

Apesar dos integrantes viverem problemas pessoais na época da gravação, a interação entre os 3 vocalistas Stevie Nicks, Linsay Buckingham e Christine McVie, foi um dos pontos altos do álbum.

Legado e Singles

No ano de 2004 a Revista Rolling Stone, classificou o álbum no 26º lugar dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Já o jornal USA Today o colocou em 23º do seu top 40, e o canal VH1 em 16º de sua lista dos 100 maiores álbuns de todos os tempos.

No mês de maio de 2011, o seriado Glee em sua segunda temporada em um episódio chamado Rumours o álbum foi homenageado.

Atores e bailarinos interpretaram os três primeiros singles do álbum citados abaixo:

Os singles de lançamento desse álbum foram:  Go Your Own Way lançado em dezembro de 1976; Don’t Stop, lançado em março de 1977; Dreams também em março desse ano; e You Make Loving Fun em setembro também em 77.

Appetite for Destruction / Guns N’ Roses / 40 milhões

No quinto posto de nossa lista dos 7 álbuns mais vendidos da história do Rock, aparece o álbum inaugural dos caras do Guns n’ Roses, Appetite for Destruction.

Appetite figura também na ponta dos álbuns inaugurais mais vendidos do rock com cerca de 40 milhões de discos vendidos.

Gravado entre 1986 e 1987, o álbum foi lança do em julho de 87 mas não obteve sucesso logo no início.

As vendas só começaram a deslanchar, quando a banda iniciou turnês abrindo shows dos caras do The Cult, Aerosmith e do Alice Cooper.

Esse álbum aparece ainda no topo, da lista dos 10 melhores álbuns de todos os tempos, elaborada pela revista Kerrang.

Singles e Capa

Praticamente, todas as 12 faixas fizeram sucesso.  Dentre elas as escolhidas que foram lançadas como singles foram: It’s So Easy lançada em julho de 87; Welcome to the Jungle no mês seguinte em agosto; Sweet Child O’ Mine em março de 88; Paradise City em novembro de 88 e Nightrain em julho de 1989.

A ilustração original da capa, retratava uma mulher com as calcinhas no joelho, sendo vítima de um estupro cometido por um robô, na iminência de ser punido por uma máquina voadora.

Appetite for Descruction Capa 1

Contudo ela foi proibida nos EUA e outros países, no lugar colocaram a imagem de um crucifixo, com 5 caricaturas dos integrantes representados como caveiras.

Appetite for Descruction Cap 2

No Brasil a capa original foi liberada e a crítica tanto aqui quanto fora, o álbum foi aclamado pela crítica como um dos melhores álbuns dos anos 80.

Apesar do sucesso do álbum, antes dele a banda passou por uma penúria de dar dó, conforme contamos aqui em nosso blog no artigo, as 7 bandas ou artistas de rock que passaram por aperto financeiro.

Bat Out of Hell / Meat Loaf / 43 Milhões

Álbum Bat Out of Hell

Na quarta posição dos 7 álbuns mais vendidos da história do rock aparece um álbum de um cantor que não é tão famoso quanto os demais dessa lista.

Trata-se do cantor Meat Loaf, nome artístico de  Michael Lee Aday, que infelizmente, faleceu em janeiro agora de 2022.

O álbum Bat Out of Hell segundo álbum de estúdio do cantor e seu primeiro álbum solo, vendeu na casa dos 43 milhões de discos.

Com apenas 7 faixas o álbum foi lançado no ano de 1977 e até hoje é uma referência no mundo do rock.

Ele combina elementos teatrais e operísticos, como dá pra notar na 6ª faixa do álbum, Paradise By The Dashboard Light.  Essa faixa também mostra um rock poderoso e forte, assim como a faixa título.

Veja a faixa título Bat Out of Hell no player abaixo:

Meat Loaf – Bat Out of Hell

Their Greatest Hits / Eagles / 44 milhões

Álbum Their Greates Hits Eagles

A medalha de bronze da nossa lista dos 7 álbuns mais vendidos da história do rock vai para uma compilação, a primeira da banda da Califórnia os caras do Eagles.

Essa coletânea vendeu mais de 44 milhões de álbuns, 38 só nos EUA.

Se você reparar nas 10 faixas dessa compilação, vai sentir falta da música mais famosa da banda Hotel Califórnia.

Essa música não consta, porque ela fez parte do quinto álbum de estúdio da banda que leva o mesmo nome. Lançado em dezembro desse mesmo ano de 76.

Gravado entre março e outubro daquele ano e vendeu cerca de 33 milhões de discos até o momento.

Apologia ao Satanismo e Drogas?

Uma controvérsia sobre essa música Hotel Califórnia, uns dizem que a letra da música Hotel Califórnia do Eagles, é uma adoração ao diabo.

Outros falam que é uma alusão as drogas, inclusive já ouvi de alguns amigos, que a letra ao contrário, invertida também faz adorações satânicas, só que de maneira explícita e não subliminar como na letra normal.

Ficou interessado em saber mais sobre isso?  Clique aqui pra acompanhar um artigo em que falamos sobre esse assunto e analisamos estrofe por estrofe, dessa que é uma das músicas mais famosas do rock n’ roll.

The Dark Side of the Moon / Pink in Floyd / 45 milhões

Álbum The Dark Side of The Moon
A vinyl LP for “Dark Side of the Moon” by Pink Floyd, a band signed to the EMI music label, sits on display at a record store in London, U.K., on Wednesday, Feb. 2, 2011. EMI Group Ltd., seized by Citigroup Inc. after breaching loan covenants, may fetch about $2 billion in a sale, according to Needham & Co., narrowly covering its $1.94 billion debt. Photographer: Chris Ratcliffe/Bloomberg via Getty Images

Na medalha de prata de nossa lista dos 7 álbuns mais vendidos da história do Rock, aparece o famosíssimo The Dark Side of the Moon dos caras do Pink Floyd.

Esse álbum é um dos mais renomados da história do rock, ele vendeu cerca de 45 milhões de discos.

Gravado entre junho de 72 e janeiro de 1973, o lançamento ocorrem em 1 de março de 1973.  Os singles usados para promover esse álbum foram as faixas Money lançada em maio de 73 e Us and Them, lançada em fevereiro de 74.

O álbum explora diversos temas, entre eles doença mental, cobiça e envelhecimento.

Inspiração

Todos eles inspirados no guitarrista Syd Barret, que deixou a banda em 1968, após ter sua saúde mental deteriorada.

O álbum foi um sucesso desde o início, chegando logo ao topo da parada da Bilboard 200.  E permaneceu 777 semanas nessa parada, o que corresponde ao recorde de permanência, ficando lá desde o ano de 1973 até 1988.

No ano de 2003 a revista Rolling Stone colocou o álbum na segunda colocação dos 200 álbuns definitivos no Rock n’ roll of fame.

Álbum Xará

Uma curiosidade sobre The Dark Side of the Moon, é que era pra ter não ter esse nome.

Sim, é isso mesmo que você ouviu, um dos álbuns mais famosos do rock era pra se chamar Eclipse.

O que acontece, é que quando os caras decidiram colocar esse nome no meio das gravações, descobriram que já existia outra banda, o Medicine Head, com um álbum homônimo.

Temporariamente abortaram esse nome escolhendo Eclipse, mas voltaram atrás e resolveram utilizar, ao descobrir que o álbum xará dessa outra banda tinha sido um fracasso nas vendas.

Back in Black / AC/DC / 50 milhões

E a medalha de ouro da lista dos 7 álbuns mais vendidos da história do rock, vai para……………………….Back in Black dos caras do AC/DC.

O álbum é o sétimo de estúdio da banda, gravado nos meses de abril e maio de 1980 e lançado três meses depois em julho.

O álbum vendeu mais de 50 milhões de discos se tornando número um do rock, e o segundo da história da música, ficando atrás somente do álbum thriller do rei do pop Michael Jackson.

O curioso é que esse álbum quase que não sai. Conforme contamos na edição número 15 do clube do rock em nosso Canal no Youtube sobre a morte de Bon Scott em fevereiro de 1980, a banda quase acabou devido a essa fatídica morte.

Clique no player abaixo para acompanhar essa edição:

Vídeo da edição 15 do Clube do Rock

No entanto, algum tempo depois, os irmãos Young resolveram dar sequência e chamaram Brian Johnson para os vocais.

Sucesso

E pra nossa sorte com a sequência da banda, nasceria ali o álbum mais vendido da história do rock, álbum esse que era pra ter as letras escritas por Bon Scott, mas acabou sendo composto pelos dois irmãos e pelo novo vocalista Brian.

Os singles de promoção desse álbum foram as faixas:  You Shook me All Night Long, lançada em agosto de 1980; Hells Bells em outubro de 80; a faixa título Back in Black em dezembro de 80 e Rock and Roll Ain’t Noise Pollution lançada em março de 1981.

Esse álbum está na 17ª posição dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Dica do Blog

Um recado pra você que é fã de contrabaixo, sempre teve vontade de aprender a tocar baixo e nunca teve oportunidade?

O Canal Clube do Rock apresenta a você o Real Bass, um curso que te ensina a tocar esse fantástico instrumento chamado contrabaixo.

Real Bass

Um curso totalmente passo a passo que te ensina do zero, clique aqui ou no banner acima e saiba mais.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários, para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:

Vídeo desse artigo

Fontes: Google e Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
Instagram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Me Chame